2005/07/24

Feeder (UK)



Originários do Reino Unido (Londres) e formados pelo intérprete e guitarrista Grant Nicholas e pelo baterista Jon Lee, o qual pertenceu inicialmente a um grupo galês chamado Temper Temper, os Feeder tiveram grandes influências de The Police e Pixies, pelo menos nos seus maiores hits. As suas melodias e letras são muito provocativas, agressivas por vezes e com uma boa dose de reflexão. Com estas características, estes rapazes assemelham-se muito a grupos como Manic Street Preachers, Bush, Foo Fighters, Moist e outros da mesma linha.


Originalmente conhecidos como Reel, a nova formação do grupo ficou completa com a inclusão do baixista japonês Taka Hirose. De género Rock (puro) no seu estilo Post-Grunge/Alternative Metal, os Feeder tiveram a sua primeira aparição com 'Two Colours' seguido de um pequeno álbum com 6 faixas, Swin, com uma série de singles muito bem sucedidos, como por exemplo, "Stereo World", "Tangerine" and "Cement". A meio de 1997 apareceu o seu primeiro grande álbum Polythene como o hit "Day In, Day Out". Seguiu-se em 1999 o álbum Yesterday Went To Soon.

Sem grande popularidade nos US, os Feeder mantiveram a sua popularidade a nível europeu e dão o grande salto em 2001 com a aparição do single 'Buck Rogers' (para ouvir, aqui, o qual já rodou no paixaum >+++'>) incluído no seu 3º álbum, Echo Park. Antes do fim de 2001, a banda teve ainda no Top 20 britânico outro single, 'Just A Day', que se seguiu um tour na companhia dos Stereophonics. Seguiu-se o 4º álbum, cuja composição ainda estava a ser feita na altura do suicídio, em Miami e em Janeiro de 2002, de um dos seus membros fundadores, Jon Lee, que tinha apenas 33 anos.

O 4º album, Comfort In Sound, talvez um dos melhores trabalhos dos Feeder, na minha modesta opinião, aparece em Outubro de 2002. Em Agosto de 2004, os Feeder lançam uma colecção tipo B-sides para o seu aclamado grupo de fãs, com o título Picture of Perfect Youth, até que, por fim em 2005, Pushing the Senses, passa a ser o seu último álbum.


Actualmente, uma das suas músicas mais passadas chama-se 'Feeling a Moment' (podem ouvir aqui), do seu último álbum, e normalmente quem ouve Feeder, tem os ouvidos bem correlacionados com Stereophonics (UK), Ash (UK), Idlewild (UK) e Muse (UK).

Recentemente, no passado dia 20 Jun '05, os Feeder anunciaram a edição de um novo single, 'Pushing The Senses', do seu último álbum com o mesmo nome. Esta pequena edição incluirá ainda duas novas faixas, ’I For You’ e ’Crowd Of Stars’.

Obrigatório ver o vídeo de 'Feeling a Moment' (Feeder), realizado por Jonas, do grupo Franz Ferdinand. Pode ser visto
aqui.

Texto elaborado com a ajuda de algumas fontes:

1. Jason Ankeny, All Music Guide, 2. Audioscrobbler, 3. NME, 4. Jon Ford, XFM, 5. Capa-CD by Mp3.com

8 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem, MskFrk :) Ao menos este blog serve para ti!

Beijo grande

Cardoso disse...

Também venho cá ler-te. Se este Kraak FM não existisse, já te tinha contratado pró giradiscos :)

Unknown disse...

Hey Dracul :) Obrigado! Mas podes contratar-me na mesma para o giradiscos, LOL. Qto pagas? Hehe :)

Hugzzz

Cardoso disse...

Giradiscos s.a.c.
Sociedade de amor à camisola, com fins não lucrativos
Todos os lucros serão utilizados na compra de bilhetes para concertos e discos de vinil
giradiscos

Unknown disse...

MskFrk, Dracul :) :)

Preciso comprar um livro de recibos "verdes" pq o que tinha já se esgotou. LOL.

Acho que deveríamos mandar fazer umas t-shirts, tipo com dizeres "giradiscos", "kraak fm" e "discos das nossas vidas". É uma questão de arranjarmos uma frase que venda :)

Merchandising, hihi

Hugzz + Kiss

isabel mendes ferreira disse...

Bem já agora tb para mim. embora eu me sinta um pouco perdida...perdi o pé ou as músicas? deve ser da idade...(sorriso) mas vir aqui dançar é recuperar o som dos dias...tu és fonte. inesgotável...beijo.

Unknown disse...

Hey Mendes Ferreira :) Recupera tudo a que tens direito! Mas eu acho que naum perdeste nada!! Dança e reencontra o som do beijo!

Bjzz dançantes

Unknown disse...

MskFrk, vamos pensar no assunto!
:D