2006/08/31

06-05-35/Festival des Inrocks 2006


Para quem quiser ir até a Cidade Luz ver o cair da folha... aceitam-se sugestões para o desafio. O que está sublinhado é o que curtia mesmo assistir.

9.11

Lily Allen, Cirkus featuring Neneh Cherry, Giant Drag, Keny Arkai (@ La Cigale)
Tendere Forever, Joan as Police Woman, Au Revoir Simone (@ La Boule Noire)

10.11

The Kooks, The Spinto Band, Boy Kill Boy, Mumm-Ra (@ La Cigale)
The Automatic, Blood Arm, Rock & Roll (@ La Boule Noire)

11.11

Gang of Four, Midlake, Guillemots, Love Is All, Bat For Lashes (@ La Cigale)
Jim Noir, The Goodbooks, Beirut (@ La Boule Noire)


12.11

Jarvis Cocker
, The Pipettes, Plan B, Arman Méliès, Tapes 'N Tapes (@ La Cigale)

2006/08/30

06-04-35/Agenda de 2006.08.30-Algumas Sugestões

02.09 - Pluto @ Festival AngraRock, Recinto do Bailhão, Angra do Heroísmo
04 e 05.09 - My Morning Jacket @ Pavilhão Atlântico, Lisboa (1ª parte dos Pearl Jam)
15.09 - You Should Go Ahead (Showcase) @ Fnac-Chiado, Lisboa
15.09 - Veados Com Fome @ Lounge, Lisboa
16.09 - You Should Go Ahead @ Santiago Alquimista, Lisboa
16.09 - Submarine @ Uptown, Porto
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
23.09 - You Should Go Ahead @ Maus Hábitos, Porto
25.09 - Liars, Deerhunter @ Porto Rio, Porto
26.09 - Liars, Deerhunter @ Club Lua, Lisboa
28.09 - Natacha Atlas @ Casa da Música, Porto
28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Old Jerusalem @ ZdB, Gaia
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.10 - Final Fantasy @ Teatro Miguel Franco, Leiria
15.10 - Final Fantasy @ Club Lua, Lisboa
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa
09.11 - Marc Ribot @ Casa da Música, Porto
10.11 - Client @ Casa da Música, Porto
03.12 - Yo La Tengo @ Aula Magna, Lisboa
10.12 - Lambchop @ Aula Magna, Lisboa

2006/08/29

06-03-35/The Pipettes


Se a música pop actual parece ser uma espécie de som pré-fabricado que se pode comprar num qualquer pronto-a-ouvir, os 7 membros do grupo The Pipettes tentam fazer uma inversão nesse mercado fast-music.

Provenientes de Brighton, UK, 3 dos elementos da banda são 3 meninas bonitas (a saber, Becki, Rose e Gwenno) que desafiam o público através das suas vozes, guarda-roupa e estilo. Na união total com o grupo, a ideia será a de fazer renascer a música pop, no seu mais clássico conceito, mas sem tocar nos lados kitsch e retro do tipo de música. Apenas trazer algum glamour perdido ao género musical.

Apesar do eclectismo musical dos vários elementos do colectivo os quais variam, segundo afirmam, desde o hip-hop aos Abba, as The Pipettes tentam fazer uma música muito audível aos adolescentes dos anos 2000 onde a insolência e a rebeldia dos amores desejados e desencontrados misturam alguma inocência dos anos '60 com o conhecimento induzido da malícia do século XXI.

'We Are The Pipettes' é o álbum debut o qual parece reinvindicar qb todas as facetas acima descritas, não tendo tido o boom esperado por terras britânicas.

:: "Your Kisses Are Wasted On Me" pelos The Pipettes, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

.:: English version (automatic) powered by Google.

2006/08/28

06-02-35/Damon Albarn


Para aqueles que gostam muito dos Blur, ou mais precisamente de Gorillaz, eis que Damon Albarn anunciou ter iniciado o trabalho para um novo álbum com Danger Mouse (actualmente envolvido no Projecto Gnarls Barkley), com quem trabalhou no último álbum dos Gorillaz, 'Demon Days'.

O novo projecto, a saber, 'The Good, The Bad And The Queen', parece ser qualquer coisa inspirada num seu antigo projecto a solo, prevendo-se o lançamento de um single já para Out '06.

Para além dos cabeças de grupo, este novo trabalho vai também contar com outros nomes sonantes, desde o ex-baixista dos Clash ao ex-guitarrista dos Verve, também antigo colaborador dos Blur e dos Gorillaz.


Prevê-se o lançamento do novo álbum em Jan '07.

.:: English version (automatic) powered by Google.

2006/08/27

06-01-35/Liberation Transmission (Lostprophets)


Os Lostprophets regressaram este ano com o seu novo e 3º álbum, 'Liberation Transmission'. Dentro do género, não deixa de ser um disco com algum interesse, até porque segundo o que li, este é bem melhor que os anteriores (desconheço os anteriores trabalhos).

Fiéis ao metal, com um álbum mais pesado que os anteriores dentro do género, mas com um ligeiro toque emo (tipo My Chemical Romance), com alguns fluxos retro-pop que se podem sentir no tema "4:am Forever" (muito anos '80), com alguns sons que nos obrigam a bater o pé e fugir para a pista e com outros que, inevitavelmente, temos uma tendência para atirar o disco pela janela de tão maus que são.

Com alguns temas apropriados para os teenagers apaixonados por Hoobastank, Deftones, Green Day, Foo Fighters, Fall Out Boy, My Chemical Romance e afins, este álbum pode correr o risco de se restringir a um determinado mercado, sem ultrapassar algumas fronteiras que alguns temas o exigiriam, apesar de haver músicas completamente escusadas, como já referi.

No que diz respeito ao conteúdo do que cantam, não vale a pena tecer grandes comentários, pois neste tipo de música, as letras são completamente absurdas.

Digamos que 'Liberation Transmission' é mesmo o rock 'n roll típico das rádios convencionais. Não se justifica o investimento, excepto para os verdadeiros apreciadores e seguidores dos Metallica e Alice In Chains.

Atenção a alguns temas, nomeadamente
"The New Transmission", "A Town Called Hypocrisy", "For All These Times Son, For All These Times" e "4:am Forever".

:: "For All These Times Son, For All These Times" pelos Lostprophets, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

.:: English version (automatic) powered by Google.

2006/08/26

06-07-34/(Short)Clip: Superconnected (Broken Social Scene)

Uma pequena recordação da passagem dos Broken Social Scene pelo palco de Paredes de Coura, no passado dia 15 Ago '06. Clica na imagem abaixo. :)

.:: English version (automatic) powered by Google.

2006/08/25

06-06-34, #4/We Are Scientists @ Festival de Paredes de Coura


Os We Are Scientists foram de tal forma a desilusão da noite e do Festival que não tive outra hipótese em sair do concerto ao fim da 6ª música. Não gostei da pose, não gostei do equilíbrio em palco, não gostei da interpretação. Uma coisa é gravar um disco em estúdio, com todo o apoio que isso proporciona, outra coisa é actuar ao vivo e os WAS não o souberam fazer. O próprio álbum 'With Love And Squalor' já deixava algumas evidências segundo o que aqui escrevi.

Tinha alguma expectativa no concerto, até porque parece que arrasaram em Benicàssim e era uma das grandes apostas da Organização do Festival de Paredes de Coura. Para mim saíram goradas, mesmo com o tema "Nobody Moves, Nobody Get Hurt". Nem quis ver mais nada. Tudo muito déjà vu e aquelas bocas intervaladas aos Bloc Party irritaram-me bastante. Falta de assunto e inveja. Foram ridículos.

.:: English version (automatic) powered by Google.

2006/08/24

06-05-34/TV on the Radio


Não tendo propriamente participado no hype TV on the Radio em 2004, relativo ao seu primeiro álbum 'Desperate Youth, Blood Thristy Babes', o novo álbum dos TVotR, 'Return to Cookie Mountain', conseguiu desta vez fazer as pazes comigo, tendo o mérito, desta vez, de cativar-me. Razão: é muito mais interessante que o primeiro álbum, sendo um dos melhores trabalhos da carreira dos TVotR.

Catalogados no mundo musical no género 'Rock', os TVotR insistem em afirmar que não estão por estas paragens propriamente a fazer rock. As suas misturas de estilo e sons pelo meio dos seus próprios temas dão sinais evidentes de tal desordem. Chamo-lhe "desordem" porque o som do grupo não me seduz de todo, embora reconheça que seja interessante e que tenha melhorado bastante do 1º para o 2º álbum, apesar de haver uma grande familiaridade entre os 2 álbuns. A questão é que este soa melhor!

Uma breve passagem pelos temas:
"I Was a Lover" e "Playhouses" são uma verdadeira seca! Não gosto mesmo. A primeira tem uma letra muito parva e foi uma muito má escolha para abertura do álbum. A segunda é seca pura e dura. "Wolf Like Me" é sem dúvida o tema mais agradável do álbum: é sexy, apela ao contacto, suplica pelo toque e roga por um corpo transpirado ao lado. Adiciona-se "Province" (Hello Bowie?), "Dirtywhirl", "Hours" e "Tonight" e temos aí um belo desfile da representação de vários estados, quer musicais quer de espírito, presentes neste álbum.

Seguramente eleito nas melhores listas TOP '06.

:: "Wolf Like Me", pelos TV on the Radio, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

.:: English version (automatic) powered by Google.

06-06-34, #3/Bloc Party @ Festival de Paredes de Coura


No seguimento do post anterior relativo ao Festival de Paredes de Coura, eis que hoje venho falar do concerto mais desejado daquela noite, e provavelmente, de todo o Festival: os Bloc Party os quais marcaram em Paredes de Coura a sua estreia por terras portuguesas.

Foi para mim o MELHOR concerto a que assisti em Paredes de Coura. Os Bloc Party souberam muito bem como conquistar o público, mesmo aqueles que só conheciam "Banquet" via anúncio da Vodafone. Muito bem estruturados em palco, bastante comunicativos, com uma disposição extraordinária, especialmente de Kele Okereke que foi bastante simpático e expressivo sem o cliché das frases feitas. Este pelos vistos adorou estar em Portugal e em particular, no Festival.


Em síntese, os Bloc Party conseguiram o melhor da noite, não só pelos temas escolhidos (o alinhamento foi muito bom) mas também por todas as características do grupo, acima apresentadas, as quais em conjunto com a qualidade das canções, deve ter convencido mesmo os mais cépticos.



O álbum 'Silent Alarm' (um dos melhores álbuns de 2005) foi praticamente todo passado a pente fino, desde "Like Eating Glass", "The Price of Gas", "Banquet", "Helicopter", "This Modern Love" ao encerramento do concerto com chave de ouro, com as duas melhores músicas do álbum, "So Here We Are" e "Pioneers", além de nos ter premiado com dois novos temas.

Kele repetiu pelo menos duas vezes a intenção de voltar a Portugal. Cá vos aguardo!

:: "So Here We Are" pelos Bloc Party, em audição no side-bar deste blog, nesta data. "Pioneers" em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

2006/08/23

06-04-34/Agenda de 2006.08.23-Algumas Sugestões

25.08 - Submarine, Houdini Blues @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
26.08 - Pop dell'Arte @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Rocky Marsiano (Showcase) @ Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa
02.09 - Pluto @ Festival AngraRock, Recinto do Bailhão, Angra do Heroísmo
04 e 05.09 - My Morning Jacket @ Pavilhão Atlântico, Lisboa (1ª parte dos Pearl Jam)
15.09 - You Should Go Ahead (Showcase) @ Fnac-Chiado, Lisboa
15.09 - Veados Com Fome @ Lounge, Lisboa
16.09 - You Should Go Ahead @ Santiago Alquimista, Lisboa
16.09 - Submarine @ Uptown, Porto
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
23.09 - You Should Go Ahead @ Maus Hábitos, Porto
25.09 - Liars, Deerhunter @ Porto Rio, Porto
26.09 - Liars, Deerhunter @ Club Lua, Lisboa
28.09 - Natacha Atlas @ Casa da Música, Porto
28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Old Jerusalem @ ZdB, Gaia
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa
09.11 - Marc Ribot @ Casa da Música, Porto
10.11 - Client @ Casa da Música, Porto
10.12 - Lambchop @ Aula Magna, Lisboa

2006/08/22

06-03-34/The Sounds


Após o bem interessante álbum de estreia dos The Sounds, 'Living in America', passados 3 anos fazem o lançamento do seu segundo disco, 'Dying to Say This to You', com 11 temas que poderiam ser todos singles.

Com muita influência à Blondie, estes 5 suecos (outra vez Suécia?) sabem como compor e tocar músicas que entram rapidamente pelos nossos ouvidos (curiosamente correndo também o risco de sairem muito depressa), produzindo um pop/rock de alta qualidade e criatividade, sendo obrigatório aqui citar a voz poderosa da vocalista Maja Ivarsson.


Para este último álbum contaram com a ajuda de vários cadastrados no mundo musical que produziram ou participaram em diversas áreas na produção/realização dos discos dos The Killers, A Perfect Circle, Radiohead e Pixies, por exemplo.


Perigo: começa-se a ouvir em constante repeat e parece que temos a sensação de estarmos a ouvir Roxette, o que lembra de imediato música do tipo teens'-disco-dance o que pode fartar rapidamente, até porque muitos temas são bastante parecidos.

Sugestão: Ouvir com calma e atenção os sons que os The Sounds encontraram (pode ser aqui), com especial destaque para "Queen of Apology" (deliciosa), "24 Hours" (I love you!), "Tony the Beat", "Painted by Numbers", "Hurt You" e a balada "Night After Night".

06-06-34, #2/Yeah Yeah Yeahs @ Festival de Paredes de Coura


Este poderia ter sido para mim o MELHOR concerto que vi em Paredes de Coura. Mas não. Foi o segundo melhor.

O regresso dos Yeah Yeah Yeahs a este Festival, com ou sem ananás, foi magnífico. Qual efeito novidade qual quê (lê-se cada coisa por esta web fora...)! Karen O esteve fantástica (mesmo quando foi ao papel) tanto na voz como na indumentária, assim como todo o grupo presente que demonstrou uma coerência formidável.



Belíssima
como sempre, Karen O mostrou-se como uma verdadeira leoa, gata, felina profissional em todo o domínio do concerto, realçando mesmo a sua evolução tanto em termos musicais como em termos artísticos.


Do set da noite, temas como "Gold Lion", as fabulosas "Maps" e "Turn Into", "Fancy", "Phenomena", entre outros, preencheram o estado de espírito dos presentes, para além de alegrar a maioria das almas lá presentes. Ficaram a faltar "Dudley" e "Rich".

Um concerto 6 estrelas! Um recado para os YYY's: acho bem que regressem rapidamente a Portugal!

:: "Dudley", pelos Yeah Yeah Yeahs, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

2006/08/21

06-02-34/Lo-Fi-Fnk


Fica aqui mais um (obrigatório) registo vindo de terras suecas: os Lo-Fi-Fnk.

Este grupo é formado por 2 rapazes que lançaram em 2002 o primeiro (promo) EP, 'We Is', o qual parece ter sido um verdadeiro êxito pela Suécia. A partir daí aprimoraram técnicas,
lançaram o single "Unighted", participaram em festivais (salienta-se o grande evento sueco "Hultsfredsfestivalen") e os bloggers deram o sinal de saída por toda a web, especialmente há um ano e meio atrás.

O resultado está à vista: um novo EP em 2005, 'Lo-Fi-Fnk', seguido de cerca de 30 digressões pela Europa até que este ano os Lo-Fi-Fnk decidiram enfrentar o mundo extra-Suécia com o seu primeiro álbum 'Boylife', com 11 temas de grande interpretação pop. Disponível apenas na Suécia, prevê-se a sua realização a nível europeu no dia 28 Ago '06. Enquanto tal disco não sai, podemos ouvir por aqui alguns dos seus top-temas, com especial destaque para "Wake Up" (uma delícia!).


Actuam dia 16 Set '06 no Razzmatazz, em Barcelona e no mesmo mês andarão em gig pela Alemanha com os Hot Chip.

06-06-34/Gang of Four @ Festival de Paredes de Coura


No Paredes dia #2, passei ao lado dos concertos dos The Vicious Five e dos Eagles of Death Metal, para aparecer no recinto ao início da prestação dos Gang of Four. Queria apenas marcar aqui o registo do evento porque efectivamente acabei também por passar este concerto.

Há bandas que já tiveram a sua importância, sem dúvida, mas pergunto-me o que faziam estes veteranos anos '70/'80 neste Festival?

Apesar de toda a sua influência em bandas da actualidade, os Gang of Four tiveram uma prestação muito pouco apelativa (o som também não ajudou muito), sem grandes destaques na noite.


Realço apenas a substituição da televisão a preto e branco pelo micro-ondas... (não há pachorra!). Apenas nessa noite concluí porque nunca comprei nenhum álbum dos Gang of Four.

2006/08/20

06-01-34/Enemies Like This (Radio 4)


À parte o single "Enemies Like This" ser o melhor tema do 4º álbum dos Radio 4 e curiosamente a primeira faixa a rodar do mesmo e a que também dá nome ao disco, este novo CD dos Radio 4 não é, na minha opinião, nada de extraordinário, como aqui já tinha feito uma pequena referência.

Não é que o disco tenha que ir de imediato para a prateleira, mas em conjunto com o single acima referido, os temas "Grass Is Greener", "Ascension Street" (apesar de um pouco reggae) e "Everything's in Question" (esta realmente tem algo de original) são as melhores coisitas que podemos ouvir num álbum com 10 temas.

Talvez o mercado se tenha esgotado com tantos sons similares e por este motivo, seria prudente que uma série de bandas começassem a rever a sua postura no mundo musical, Radio 4 incluídos, apesar de quererem insistir na manutenção do mesmo estilo. Como parece ser este o caso, eles fazem-no de uma forma perfeita.


Não gosto muito do CD, se calhar devido à presença (algo) massiva dos Gang of Four, grupo que nunca me cativou totalmente, apesar das suas influências se alastrarem por diversos tipos de música que hoje em dia tenho estado a ouvir, reconheço.

Após o fabuloso álbum 'Gotham!' de 2002, pelos vistos os Radio 4 não conseguem (ou não querem) definir algo de verdadeiramente completo e novo, o que pode levá-los a breve prazo a um conjunto de músicas que caem em saco roto, especialmente quando há bandas que estão precisamente a trabalhar neste campo (veja-se o caso dos The Rapture).

06-06-33, #5/Fischerspooner @ Festival de Paredes de Coura


Pelas 00h45 entraram em palco os Fischerspooner a finalizar a noite, digamos que muito bem, no palco principal do Festival de Paredes de Coura. O concerto do duo Fischerspooner foi um verdadeiro Espectáculo.

Pleno de cenários e indumentárias que a cada passo eram mudadas, quer seja pelo Casey Spooner quer pelas bailarinas, num verdadeiro show à Flaming Lips. Um dos momentos mais bem dispostos da noite, com muita chuva de papel e encenações, para além de um electroclash formidável.

Sendo o foco principal do concerto o último e excelente álbum 'Odissey', passaram em revista vários temas do álbum desde "Just Let Go", "Never Win", "Cloud", "We Need a War" até a célebre "Emerge", o grande hit dos Fischerspooner.

Foi um grande encerramento. Muito bom!

:: "Never Win" by Fischerspooner, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

2006/08/19

06-06-33, #4/Morrissey @ Festival de Paredes de Coura


Cerca de 22000 pessoas aguardavam com grande entusiasmo pela entrada em cena do veterano Morrissey. E à hora prevista, Morrissey entra em palco no seu melhor e actual estilo pequeno-burguês o qual durante muitos anos foi o seu cavalo de batalha.

Sem querer entrar em grandes pormenores, até porque do que assisti do concerto foi via écran gigante, não quero de todo ser injusto com a prestação do ex-Smiths. Aproveitei o meu pouco entusiasmo para o ver e ao facto de ter começado a chover para sair e comer qualquer coisa.

Não sei exactamente se o concerto foi o que o público esperava (não fui vasculhar a web para saber), mas conheço pessoas que foram a Paredes de Coura propositadamente só para ver Morrissey. Do que assisti e do que ouvi, penso que o concerto teve o nível adequado, embora não tenha havido muita paciência para o feitio de Morrissey.

Bocas foleiras durante o concerto do tipo "a porta de entrada é a porta de saída", "quem não gosta de mim, não tem que cá estar", "há cá malta em Portugal que comprou o meu último álbum, mas não sei quem são", "já estão chateados de cá estar?", para além do concerto ter terminado de uma forma que ninguém estava à espera...!! Francamente, Morrissey deve pensar que ainda é a vedeta de outrora.

Bem, também não quero bater tanto no ceguinho, Morrissey teve palavras bonitas e conseguiu aquecer e manter o público em pé, mesmo quando chovia em pleno recinto e arredores. Curiosamente, aqueles que tanto queriam ve-lo, na hora em que São Pedro lavava o céu, bazaram para longe. Vi eu! LOL.

Estrela da Noite? Concerto da Noite? Por favor, isso era na década de '80 quando orientava os Smiths.

4 God sake, keep your english heart to your friend Oscar Wilde.
:P

06-07-33/(Short)Clip: Love Is A Number (White Rose Movement)

Uma pequena recordação da passagem dos White Rose Movement pelo palco de Paredes de Coura, no passado dia 15 Ago '06. Clica na imagem abaixo. :)


06-06-33, #3/Broken Social Scene @ Paredes de Coura


...E mais uma vez on time, os Broken Social Scene entraram em palco pelas 20h20. Aguardava com expectativa o concerto deste grande super-colectivo canadiano.

Os BSS ultrapassaram todas as minhas expectativas, podendo mesmo considerar, na minha modesta opinião, que foram os Reis da noite. Pela primeira em Portugal, o super-grupo proporcionou um espectáculo de nível superior, repleto de uniformidade e qualidade e com grande interacção com o público, embora ainda com o fantasma da actuação dos Arcade Fire em Paredes de Coura, em 2005.


O concerto regeu-se basicamente por temas do último e homónimo álbum dos BSS, desde "Ibi Dreams of Pavement (A Better Day)" a "Superconnected", passando também por "7/4 (Shoreline)", "It's All Gonna Break" e por outros tantos temas indie e indie-rock inocentes e ao mesmo tempo independentes.

Serviu para mostrar que os BSS estão aí para continuar e não para acabar, como se havia especulado pela imprensa nacional e estrangeira. Espero que tal como prometido pelo vocalista, os BSS regressem a Portugal, mas num espectáculo próprio. Só para eles :)

:: "Superconnected", by Broken Social Scene, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

2006/08/18

06-06-33, #2/Madrugada @ Festival de Paredes de Coura


Pontualmente, pelas 20h20 apareceram em palco os noruegueses Madrugada, proporcionando um concerto com grande energia rock, mas com uma assistência talvez pouco interessada. Possivelmente uma grande parte não fazia a mínima ideia quem eram os tipos que andavam ali a cantar. O horário também não foi o melhor: foi a hora em que a maior parte do público foi comer qualquer coisa.

De qualquer forma, gostei bastante do concerto e de os ter visto ao vivo. Os Madrugada são para mim um grupo muito especial há já bastante tempo. O set da noite incluiu temas hit do último álbum 'The Deep End' ("The Kids Are on High Street", "Hard to Come Back"), mas também algumas coisas de álbuns anteriores, nomeadamente "Black Mambo" de 'The Nightly Disease'. De fora ficaram algumas das melhores músicas do último álbum, "Elektro Vakuum" e "Sail Away", mas também fomos premiados com a fabulosa "Strange Color Blue", do primeiro e formidável álbum debut 'Industrial Silence' (faltou a "Shine" do mesmo álbum :P).

Os Madrugada souberam bem estar em palco e reforçaram o conceito de uma das melhores bandas rock (extra Reino Unido e US) da actualidade. Foi uma verdadeira entrega em palco.

06-06-33/Gomez @ Festival de Paredes de Coura


Pontualmente pelas 19h00 entraram em palco os Gomez, estes que têm o cliché de serem um dos colectivos ingleses mais americano. Com uma assistência superior ao grupo anterior (White Rose Movement), os Gomez continuam a conquistar mais espaço entre o público nacional, embora já tenham perdido alguns.

Não querendo ser crítico relativamente ao grupo, pois já me interessei mais por eles do que actualmente, afirmo apenas que o concerto foi bastante interessante, apesar do constante apelo da banda pelas palminhas e pela participação do público. Foi um bom concerto, na sua generalidade. Os Gomez souberam estar em palco e conseguiram proporcionar um bom espectáculo, especialmente com o magnífico fim de tarde que (ainda) foi possível ter nesta edição do Paredes de Coura '06.

Curiosamente o momento ALTO do concerto foi, para mim (e possivelmente para muitos outros presentes), o tema "Whippin' Piccadilly" do álbum 'Bring It On' ('98).


::
"Whippin' Piccadilly" by Gomez, em audição no side-bar deste blog nesta data.

2006/08/17

06-05-33/White Rose Movement @ Festival de Paredes de Coura


Pontualmente às 18hs e com um fim de tarde solarengo e simpático, teve início o concerto dos White Rose Movement, o qual aguardava com alguma ansiedade, pois tinha muita curiosidade em vê-los em palco.

Com o seu álbum de estreia, 'Kick', já aqui comentado, a experiência on stage dos WRM foi interessante. Alguma pose desnecessária, alguns atrofios com o microfone, algumas cenas lamentáveis em palco (pensava eu que seriam muito arty's...), mas digamos que a actuação nem foi má.
Abriram bem a tarde/noite de concertos e a assistência até estava razoavelmente completa. Gostei muito de os ver. O que eles precisam é mais calo e confiança em palco. A pouco e pouco lá chegarão com o seu lugar certo no mundo pós-punk.


O concerto durou apenas 30 minutos, o que foi pena. Mais 10 minutos não faziam mal a ninguém. Desfilaram os principais temas do álbum, como por exemplo, "Kick", "Cruella", "Girls in the Back", "Love Is A Number" e "Alsatian", entre outros.

Fazia falta um encore neste concerto. Provavelmente outra garrafa de JB também. :P

06-04-33/Agenda de 2006.08.17-Algumas Sugestões

25.08 - Submarine, Houdini Blues @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
26.08 - Pop dell'Arte @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Rocky Marsiano (Showcase) @ Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa
02.09 - Pluto @ Festival AngraRock, Recinto do Bailhão, Angra do Heroísmo
04 e 05.09 - My Morning Jacket @ Pavilhão Atlântico, Lisboa (1ª parte dos Pearl Jam)
15.09 - You Should Go Ahead (Showcase) @ Fnac-Chiado, Lisboa
16.09 - You Should Go Ahead @ Santiago Alquimista, Lisboa
16.09 - Submarine @ Uptown, Porto
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
23.09 - You Should Go Ahead @ Maus Hábitos, Porto
25.09 - Liars @ Porto Rio, Porto
26.09 - Liars @ Club Lua, Lisboa
28.09 - Natacha Atlas @ Casa da Música, Porto
28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa

2006/08/14

06-02-33/X-Wife


Merecem! Após o excelente álbum de estreia 'Feeding the Machine' ('04) bem como o seu último trabalho, 'Side Effects' ('06), e no seguimento dos vários espectáculos feitos em Portugal, Nova Iorque, Londres, Paris e Madrid, assim como algumas pequenas gigs em conjunto com os LCD Soundsystem, Soulwax, Love Is All e Liars, os X-Wife passaram no crivo do radar do conhecido (e cara de enjôo) James Jam, na secção "Breaking Bands" da NME (edição de 12 Ago '06). "Great Portuguese synth-punk in the vein of DFA1979 or underrated electro loons Add N To (X)."

Bem-haja!

2006/08/13

06-01-33/A Blessing and a Curse (Drive-By Truckers)


É possível que os Drive-By Truckers sejam uma das melhores bandas alt-rock norte-americanas. A provar está o seu mais recente trabalho, nada mais que o 7º álbum, 'A Blessing and a Curse'. Ninguém fica indiferente a este disco após a sua primeira audição.

Com um conjunto de temas fascinantes, este álbum parece ser uma prova à inteligência dos seus realizadores. Elaborado com muita alma e sensibilidade, parece quererem deixar uma herança musical e poética para todos os seus fãs e seguidores musicais, recuperando um pouco do seu passado, a retroceder ao ano de 2001, quando se afirmaram definitivamente no mundo sonoro com o álbum 'Southern Rock Opera'.

Relativamente ao último álbum, o desfile começa com "Feb. 14", uma espécie de apetitosa canção dedicada ao amor e aos namorados (ou à falta deles). O refrão é delicioso: "Be My Valentine, Be My Valenntiiine". Segue-se a fantástica "Gravity's Gone" onde as guitarradas se agarram aos nossos ouvidos como lapas nas rochas. A passarelle continua com "Easy on Yourself" a qual nos transporta ao underground dos anos '90, seguida de "Aftermath USA" que em conjunto com o tema #7-"Wednesday", formam aquelas canções óptimas para serem ouvidas em hora de ponta dentro do carro. Só apetece mesmo deitar os bancos para trás, ouvir e deixar os restantes condutores apitarem à vontadex. Deixai-vos seduzir pelo próximo tema "Goodbye" até ao alcance da sucessora "Daylight", talvez a melhor música do álbum.

Poderia aqui continuar a falar de cada um dos temas (na realidade já corri mais de metade do álbum), mas isto às tantas começa a ser enfadonho. Só chamo a atenção para o trio alma-paixão-carinho presente em "Little Bonnie" bem como noutro poderoso tema "Space City".

O álbum é todo coerente e não desilude ninguém. Mais que recomendado. R+!

:: "Easy on Yourself" by Drive-By Truckers, em audição no Paixaum >+++'>, nesta data.

2006/08/12

06-07-32/Clip: Young Folks (Peter, Bjorn and John)

Uma delícia de clip... é mesmo um HIT! "Young Folks" dos suecos Peter, Bjorn and John.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não pretende ensinar ninguém a assobiar...
:)




Video Credits: youtube.com

2006/08/11

06-06-32/The Strokes @ Lisboa Soundz


Este post vem tarde, mas acaba por chegar... O tempo não dá para tudo e há tanta coisa para ser escrita que acontecimentos como este começam a ficar de lado e a não justificar o atraso.

Finalmente e após uma falsa largada em Paredes de Coura (2004), eis que os The Strokes actuaram pela primeira vez (espero que a primeira de muitas outras) em Portugal.


Um pouco ressacado pelos 2 grupos anteriores (SWR e DPT) (continuo a achar que os The Strokes deveriam actuar num concerto só deles), os The Strokes não se deixaram renegar para segundo plano, o que foi notório com a assistência a cantarolar uma série de refrões de temas, tanto do último álbum, como do seu primeiro álbum. Foi sem dúvida uma excelente selecção para o alinhamento da noite.


Típico concerto de uma banda que, com alguma carreira, actua pela primeira vez num determinado país, passaram em revista muitos temas de álbuns anteriores num espectáculo cheio de coerência, personalidade e firmeza.
O próprio vocalista Julian Casablancas, conhecido por não ser muito comunicativo em palco, conseguiu quebrar a barreira da distância criando alguma interacção com o público (desde o 'Psychological' ao extravio da bagagem de um companheiro de grupo, creio que o baterista) que muito vibrava, dançava, gritava e cantarolava.

Temas como "Juicebox", "12:51", "Last Nite", "New York City Cops", "You Only Live Once", "Vision of Division", "Is This It" houve momentos formidáveis, especialmente com "Ask Me Anything", desfilaram pelo Terrapleno de Santos, terminando a noite com "Take It Or Leave It". Tive pena de não terem tocado "On the Other Side", talvez uma das melhores músicas do último álbum.



Um concerto formidável, embora não tenha sido como eu esperava (a fasquia para mim era demasiada elevada), mas MUITO satisfeito por ter tido o privilégio de os ter visto ao vivo. Isto ninguém me tira!

Por favor, a próxima vez é para um Concerto só vosso :P

2006/08/10

06-05-32/The Sunshine Underground



Mais um sabor refrescante para este verão sufocante. Desta vez, a brisa indie-dance vem de Leeds (UK) e dá pelo nome de The Sunshine Underground, nome inspirado num tema dos Chemical Brothers.

Com diversas e variadas influências (Doves, Muse, Blur, Radiohead, ...) e como eles mesmo dizem, assumem não ter propriamente um estilo definido, já que para eles é muito difícil produzir dois temas que soem ao mesmo, para além de curtirem tocar diferentes músicas a diferentes ritmos para diferentes idades.


'Raise the Alarm' é o álbum de estreia dos The Sunshine Underground o qual será lançado no próximo dia 28 Ago '06. O single 'Put You in Your Place" que já anda para aí a rodar e a ser promovido, sai já na próxima 2ª feira, 14 Ago '06 e alguns dos temas podem aqui ser ouvidos.


Obrigatório para quem gosta de iForward, Russia!, Boy Kill Boy e The Rifles.

2006/08/09

06-04-32/Agenda de 2006.08.09-Algumas Sugestões

10.08 - Wraygunn @ Seca do Bacalhau, Vila do Conde
11.08 - Pluto @ Seca do Bacalhau, Vila do Conde
12.08 - Clã @ Seca do Bacalhau, Vila do Conde
12.08 - Dandy Warhols @ Estádio do Dragão, Porto (1ª parte dos Rolling Stones)
13.08 - DJ Rui Vargas, Souls of Fire, Tiga @ Viana do Castelo
14.08 - Vitalic @ Viana do Castelo
15.08 - Morrissey, Gomez, White Rose Movement, Fischerspooner, Madrugada, Broken Social Scene @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
16.08 - Yeah Yeah Yeahs, Nightmare Of You, Bloc Party, Gang Of Four, We Are Scientists, Members Of The Public @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
17.08 - Shout Out Louds, !!! (Chk Chk Chk), The Cramps, Bauhaus @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
25.08 - Submarine, Houdini Blues @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
26.08 - Pop dell'Arte @ Noites Ritual, Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Rock Marsiano (Showcase) @ Centro Comercial Vasco da Gama, Lisboa

02.09 - Pluto @ Festival AngraRock, Recinto do Bailhão, Angra do Heroísmo
04 e 05.09 - My Morning Jacket @ Pavilhão Atlântico, Lisboa (1ª parte dos Pearl Jam)
15.09 - You Should Go Ahead (Showcase) @ Fnac-Chiado, Lisboa
16.09 - You Should Go Ahead @ Santiago Alquimista, Lisboa
16.09 - Submarine @ Uptown, Porto
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
23.09 - You Should Go Ahead @ Maus Hábitos, Porto
28.09 - Natacha Atlas @ Casa da Música, Porto
28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa

2006/08/08

06-03-32/James Figurine (aka Jimmy Tamborello)


Nada como passar estes dias em convalescença em casa e ter mais tempo para assistir e/ou ouvir as emissões da MTV2 a qual divulga estes novos sons que andam a poluir a minha mente neste verão '06.

Aos norte-americanos só lhes faz mesmo bem, passarem uma pequena temporada na Europa, especialmente na Alemanha. Não sendo caso único, desta vez a sorte coube a Jimmy Tamborello (The Postal Service) que renasceu através da label berlinense Monika com o nome artístico James Figurine e com o seu novo álbum a solo, 'Mistake Mistake Mistake Mistake'.


Produzido pelo techno-lover John Tejada, este álbum apresenta uma espécie de techno-pop-lo-fi (minimalista) de mãos dadas com um som electrónico indie e alternativo onde potentes vozes como as de Jenny Lewis e de Erlend Øye ajudam a carregar as alianças.

Atenção aos temas "55566688833" que é uma clara influência à New Order-"Bizarre Love Triangle", "Apologies" e "You Again" (com a participação de Jenny Lewis).

Este é mais um disco que seguramente nos ajuda a suportar as altas temperaturas. :)

2006/08/07

06-02-32/Peter, Bjorn and John



Queria só chamar a atenção e agradecer ao Povd pela divulgação deste grupo sueco Peter, Bjorn and John o qual lança hoje (*) o seu terceiro álbum, 'Writer's Block. Este contém aquele formidável e sibilante tema que anda a contagiar a MTV2 (e adeptos), "Young Folks", que tem a participação vocal de Victoria Bergsman (The Concretes), que é para mim a surpresa deste verão.

Não conheço o álbum, apenas o
single acima referido que é efectivamente uma fatia indie-pop que nos deve acompanhar pelas águas que derivam dos lagos de Estocolmo.

Este é mais um grupo sueco a acrescentar à lista indie-pop, depois dos internacionais The Concretes (ao que parece já acabaram), El Perro del Mar entre outros.

Mais canções dos Peter, Bjorn and John podem ser aqui ouvidas.

Eu QUERO este disco!

(*) Parece que o álbum só está disponível a partir do dia 14 Ago '06. [Rectificado neste post em 8 Ago '06]

2006/08/06

06-01-32/Inside In/Inside Out (The Kooks)


Sem a (grande) atenção merecida por parte dos media, pois esta tem ido para os Monkeys, Lily's e Plan's B's da vida, os The Kooks conseguiram lançar um dos melhores álbuns début de 2006, 'Inside In/Inside Out', na minha opinião.

Com um tipo de música muito diferente do típico hype para 2006, estes meninos não perdem grande tempo com os problemas gritantes da sociedade britânica ou da vida suburbana da cidade onde vivem, mas sim dão corpo a outro tipo de temas como o mar, a timidez, as raparigas, tudo isto conjugado com uma sonoridade pop, transformando este disco em algo melódico, próprio e natural.


Alguns exemplos desta suavidade singela estão presentes nos temas "Seaside", "Eddie's Gun", "Sofa Song", "Jackie Big Tits", "I Want You Back", "Naive", "You Don't Love Me", "She Moves in Her Own Way" e a fabulosa "Time Awaits".

Os The Kooks não são a banda rock do momento, mas serão certamente uma referência propícia num futuro próximo. Talento e qualidade têm eles para isso. Atenção ao próximo álbum (2008?), já que 'Inside In/Inside Out' é obrigatório ter em casa.

2006/08/05

06-07-31/Learn To Fly (Foo Fighters)

Um delicioso clip dos Foo Fighters: "Learn To Fly" do álbum 'There Is Nothing Left to Lose'.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não pretende ensinar ninguém a voar ...
:)




Video Credits: youtube.com

2006/08/04

06-06-31/Dirty Pretty Things @ Lisboa Soundz


Lá pela hora (mais ou menos) programada (22h40?), seguiu-se o penúltimo e melhor concerto da noite, pelo menos para mim: Dirty Pretty Things.

Agarrados um pouco ainda ao mito The Libertines, conseguiram justificar para alguns dos presentes (não para a maioria que estaria muito excitada pelo colectivo que desfilaria a seguir, pelo que pude constatar) que estão no mundo musical para triunfar no seu próprio mixed-style indie rock, garage rock e punk. Foram para mim os melhores da noite (já disse!) e pelo que li, o vocalista Carl Bârat, ficou bastante satisfeito com esta estreia dirty por Lisboa.



Cheios de energia em palco e sem grandes salamaleques, pois na realidade estavam ali para tocar, cantar, dançar e vibrar, com grande interacção com o público que realmente estava a curtir, tocaram a maior parte dos temas do último álbum como por exemplo "Deadwood", "Gin And Milk", "Bang Bang, You're Dead", para além de uma ou outra coisa dos ex-Libertines.



Foi um grande seguimento, após a actuação dos She Wants Revenge. Não costumo dar classificações nem aos concertos nem aos discos que opino, tipo nota de exame final, mas se tivesse que atribuir um valor para este concerto, seria 18/20 (não levam 20 porque houve ali pelo meio umas falhas estranhas...). Posso ser suspeito na avaliação porque gosto bastante dos Dirty Pretty Things, mas acreditem que estou a (tentar) ser o mais isento possível.

:P

2006/08/03

06-05-31/Elefant


Depois do álbum de estreia 'Sunlight Makes Me Paranoid', os Elefant regressam (com uma pausa de 3 anos) este ano com o novo álbum 'The Black Magic Show' o qual já roda cá em casa há alguns dias.

As minhas primeiras impressões do álbum vão mais ao menos ao encontro do que já li pela web: é um álbum engraçado, mas cheira a qualquer coisa familiar... o álbum só me lembra de facto os (extintos) Suede! Mas parece que atingem também as (queridas) Elastica.

O álbum é bem agradável! Gosto, embora não acrescente nada de novo. Há alguns temas que são óptimos para a pista! :P


:: "My Apology", by Elefant, em audição no side-bar deste blog nesta data.

2006/08/02

06-04-31/Agenda de 2006.08.02-Algumas Sugestões

03.08 - Jay-Jay Johanson, Brazilian Girls, The Kooks @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
04.08 - The Prodigy, Brakes, Goldfrapp, Nouvelle Vague, X-Wife @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
05.08 - Who Made Who, Loto @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
06.08 - Zero7, Final Fantasy, The Legendary Tiger Man, José Gonzalez, Israel Vibration @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
---------------------------------------------------------
15.08 - Morrisey, Gomez, White Rose Movement, Fischerspooner, Madrugada, Broken Social Scene @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
16.08 - Yeah Yeah Yeahs, Nightmare Of You, Bloc Party, Gang Of Four, We Are Scientists, Members Of The Public @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
17.08 - Shout Out Louds, !!! (chk chk chk), The Cramps, Bauhaus @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
---------------------------------------------------------
02.09 - Pluto @ Festival AngraRock, Recinto do Bailhão, Angra do Heroísmo
04 e 05.09 - Pearl Jam, My Morning Jacket @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa