2007/06/03

07-02-23/Andrew Bird @ Cinema São Jorge, Lisboa


Alguns minutos depois das 22h00 e após uma espécie de mini-sessão proporcionada por um dos elementos da Comitiva Bird, eis que o passarinho mais aguardado, o estiloso e refinado norte-americano Andrew Bird, entra pelo palco com aquele seu ar inocente e tímido (tive por acaso a sorte de o comprovar antes do início do concerto à entrada do São Jorge) para dar início a (mais) um fabuloso concerto a que compareceu, praticamente sem abstenções, todo aquele público que encheu por completo a sala do Cinema São Jorge (para mim foi gratificante verificar que Andrew Bird conseguiu praticamente esgotar a sala).

Sem mais demoras, iniciou o seu espectáculo com o maravilhoso tema "Imitosis", extraído
de um dos melhores álbuns realizados em 2007, pelo menos no meu entender - 'Armchair Apocrypha' -. Andrew Bird demonstrou uma vez mais a sua multiplicidade de funções em palco, desde a sua magnífica voz aos instrumentos que utilizou [o habitual violino
e o famoso xilofone usado nalguns temas por Bird compostos (isto tudo sem contar com os assobios)], passando também por todo o "improviso" comandado em palco. Já me esquecia de referir as interessantes sound-layers que auxiliaram o loop do sucesso de todo o espectáculo.


Claro está que a maioria dos temas tocados passaram pelo último álbum, como por exemplo, "Imitosis" (já referida), "Fiery Crash", "Simple X", "Heretics", "Plasticities" ou a fabulosa e arrepiante música "Armchairs". Mas Andrew Bird não se esgotou por aí: também foi buscar maravilhas de glórias passadas, como por exemplo, "Weather Systems" (acho que foi com esta que ele encerrou o concerto, já na fase dos encores).

Para além de tudo isto, o Mr. Multitasking vinha ainda acompanhado por umas fabulosas meias (quero umas iguais!) e por um macaco de peluche que lhe foi oferecido num concerto em Detroit (segundo as suas palavras) e que fez questão de o apresentar ao público.


Foi um concerto 6 Estrelas que eu espero tenha conseguido definitivamente esclarecer algumas vozes armadas em cépticas que Andrew Bird não precisa seguir determinadas concepções (mais que) ambiciosas à la Sufjan Stevens para marcar o seu lugar no mundo indie norte-americano: é que ele não chegou ontem; já anda nisto há muito tempo.

[photos by Kraak/Peixinho @ Cinema São Jorge, Lisboa, 31 Mai '07]

:: "Fiery Crash" por Andrew Bird, (ainda) em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Andrew Bird neste blog: 1. An Indie Ring by Kraak; 2. Editors-Novo Álbum; 3. Armchair Apocrypha (Andrew Bird) [links para artigos mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.


14 comentários:

extravaganza disse...

O Sr. Bird destila talento musical por todos os poros e alvéolos pulmonares... Continuo a achar que anda aí muito boa gente com bolas de queijo nos ouvidos (à la René)... Quem diz bolas de queijo, diz rolhões cerosos...

PS: aquelas meias eram o máximo!! O que me faz indagar... como seria o resto que não se via? :))

Fio de Beque disse...

já lá estão as fotos :)

Sea disse...

sinto-me possuída por um pecado capital...

beijos invejosos!!!!

Unknown disse...

Extravaganza :) Podes crer que sim, minha querida! O homem é mesmo um mestre.

Essa das bolas à la René é formidável! HAHA! (já me tinhas mandado pelos National :P)

... e as meias! Eu QUERO aquele merch. Será que há à venda com o seu nome? LOL.

Quanto ao resto da indumentária, digo, a escondida, não sei. Entretanto tu com os teus dotes de mails, bem lhe poderias enviar um e perguntar :)

!!

Unknown disse...

Magoonífico :) WEE! Kaiser Chiefs??

Unknown disse...

Sea :) LOLLL! Irias certamente ADORAR o concerto! 4ª feira apareces?

Sea disse...

acho que num vai dar... :( a companhia falha :(
mas, vou tentar que passemos por lá!

(acho que quando aparecer, vais puxar as orelhas por tanta falha!)

Anónimo disse...

.
no circo foi magnífico!
.

Unknown disse...

Sea :) HAHA! Vês? Apareceste e não te aconteceu nada. Apenas a questãozita de pormenor de uma das colunas ao som dos The National. :Z

Unknown disse...

Corpo Visível :) WEE! Imagino! Esse senhor não deixa nenhum pormenor de lado. :))

Anónimo disse...

Ouvi dizer que em LX foi "fraquito".
Em Coimbra foi fantástico!
Miguel

Unknown disse...

Anónimo aka Miguel :) Bem... eu não sei como foram os concertos em Coimbra e em Braga, mas se em Lisboa foi "fraquito" por comparação a Coimbra, nem sei como imaginar como terá sido magnífico por aí :))

Sea disse...

num me fales em the national, em colunas e em músicas pedidas! ainda não me refiz!!

p.S.: by the way...
muito boa selecção de músicas!
depois sinto-me um bocado totó, porque há coisas que conheço mas, não consigo identificá-las quando passam.
popr exemplo, quando te perguntei uma música que tinha tocado.
sou mesmo dah! loira!

Unknown disse...

Sea :) HAHA! Espero que já estejas refeita... :)

Obrigado pelo elogio, mas também não abuses. Estavas lá a curtir o som com o Amazing e vocês iam falando sobre os temas que desfilavam. Nem sempre uma pessoa está atenta aos sons.

Imagina comigo: às vezes é uma baralhada completa de tanto som que vagueia na minha cabeça. Qdo vou ao Incógnito é normal perguntarem "o que é isto?" e eu fico ali a pensar, a pensar, a pensar, ... e às vezes é tão evidente que não me lembro. :Z

LOL.