2007/08/13

07-02-33/The National @ Festival SW, 5 Ago '07



Não vou prolongar muito este martírio, mas este post também fazia cá falta. Muito já se falou sobre o concerto dos The National, no Festival Sudoeste, no passado dia 5 Ago '07. A minha primeira impressão, para além de vários comentários deixados por esta blogosfera, reside aqui.

Muito entusiasmado que estava, só mesmo os The National tiveram o "poder" de pôr o meu carro a fazer 450 km em poucas horas com a agravante de uma das viagens ser entre as 4 e as 6 da manhã.

Arrependido eu? Não. Apesar do deboche apresentado pelos The National, valeu por ter visto Guillemots e Of Montreal. Valeu também pelo contacto directo que tive com alguns membros dos The National, nomeadamente o vocalista Matt Berninger, o qual estava bastante sóbrio antes e depois do concerto.

Relativamente ao espectáculo propriamente dito, começou bem, com uma animada concentração de pessoas e fãs próxima às grades, com uma resposta positiva pelo lado da banda e em particular, uma grande satisfação pessoal para mim.

Em termos de alinhamento, o concerto foi muito bem equilibrado, abrangendo temas de 'Alligator' ("Abel", "Mr. November", "Secret Meeting" (a abrir), "Lit Up", "Baby, We'll Be Fine"), do recente trabalho 'Boxer' (felizmente os melhores temas, "Mistaken for Strangers", "Apartment Story", "Fake Empire", "Brainy", "Start a War") e do EP 'Cherry Tree' ("About Today" a encerrar).

Se as coisas estavam a correr bastante bem, a partir de determinada altura começaram a correr (bastante) mal. O som começou a falhar não se sabe bem por qual motivo. Matt Berninger começou a armar-se em teatral e exagerou na sua performance alcoólica, só vindo a perder com esta atitude. Perdeu em competência, pois a sua voz parecia não existir, sendo mesmo imperceptível em determinadas alturas. Perdeu em assistência e expressões faciais risonhas, pois as pessoas começaram a torcer o nariz. Perdeu em paciência, pelo menos para mim.

Não se tem determinado comportamento (exagerado, no meu ponto de vista) quando se sabia à partida que às 2 da manhã a maioria das pessoas ali estava por eles, sem esquecer que haveria ainda cerca de 200 km de regresso a casa.

O concerto a que assisti em Londres ano passado foi (ligeiramente) parecido, mas Matt Berninger nunca chegou a parecer perder o norte, como o demonstrou no Festival Sudoeste. É fácil pedir-se desculpas no fim, após tamanha decadência. Deve ter andado na mesma escola que a Chan Marshall, aka Cat Power.

Felizmente os The National não são apenas Matt Berninger. Aguarda-se então pelo regresso prometido num espectáculo exclusivo para eles. A ver se esta sensação de desconforto é ultrapassada. Espero que seja rápido.

:: "Apartment Story" pelos The National, (ainda) em audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Abel" pelos The National, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The National neste blog: 1. ... And You Will Know Us By the Trail of Dead-Festival SW, 5 Ago '07; 2. Of Montreal-Festival SW, 5 Ago '07; 3. Apartment Story (The National); 4. Boxer (The National) [links para artigos mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim sim. Ele devia mesmo saber que algum do pessoal ainda tinha 200km para fazer essa noite. LOL

Unknown disse...

Anónimo :) Podes acreditar que o Matt Berninger e o Aaron Dessner sabiam disso.