2005/11/29

Rubrica # 3-Fait-Divers da Semana # 49 (Razorlight)



Os Razorlight estiveram este mês na Câmara dos Comuns para se agregarem à massa de pessoas associadas ao ActionAid contra as regras de comércio injustas sujeitas pela reunião do World Trade Organisation a realizar-se em Hong Kong no próximo mês. A banda juntou-se a mais de 8000 militantes vindos de todo o Reino Unido e Johnny Borrell (vocalista do Razorlight) disse: "É um esforço em curso para a justiça e igualdade para as pessoas de todo o mundo. As gentes que fazem funcionar estas correntes de caridades merecem o meu respeito e se pudermos destacar o trabalho que eles fazem, então é mesmo para isto que aqui estamos."
    :)

    2005/11/28

    Noise & Confusion '05


    Realiza-se em Cardiff (GB) o grande festival do Fim do Ano de 2005, o Noise & Confusion '05, no próximo dia 10 de Dezembro. Por enquanto, já estão confirmadas as presenças dos Oasis, Razorlight, The Coral e Foo Fighters. Curiosamente e sem haver mais confirmações de outras bandas, os bilhetes para o Millenium Stadium (local onde se realizará o evento) já estão ESGOTADOS!

    Rubrica # 2-Novidade da Semana # 49 (Freebass)


    Um super grupo composto por membros de algumas das mais notáveis bandas britânicas no universo indie pop está a começar a tomar corpo e de uma forma conjunta. Os Freebass que extraem os talentos de Peter Hook (baixista dos New Order/Joy Division), Andy Rourke (baixista dos Smiths) e Mani (baixista dos Stone Roses) começaram já a trabalhar na composição das canções mas ainda não encontraram ninguém com dotes vocais para preencherem os seus requisitos musicais, mas afirmam que continuam a procurar por uma cara fresca para conduzir a banda. Além do alto valor das estrelas componentes da banda, os Freebass caracterizam-se por uma formação base de três baixistas.

    2005/11/26

    Rubrica # 7-CD da Semana # 48 (George Best Plus-The Wedding Present)

    Elejo como o CD da semana, o álbum George Best Plus, dos The Wedding Present, editado em '87. Esta grande colecção de músicas resume uma pequena porção do que era até à data a carreira dos The Wedding Present, numa altura em que se tentava reinventar o indie-pop. Este CD compila o primeiro álbum da banda bem como os seus dois primeiros singles ("Nobody's Twisting Your Arm" e "Why Are You Being So Reasonable Now?") e contem 23 faixas carregadas de um pop pela qual a banda é conhecida. 'George Best Plus' foi considerado como sendo a melhor forma possível de se começar a ter o contacto com os The Wedding Present e com o rock britânico. Formidável CD e eleito pelo Kraak em homenagem ao ex-futebolista, George Best, que ontem faleceu em Londres.

    Para ouvir e/ou roubar:
    :: Why Are You Being So Reasonable Now

    2005/11/25

    Rubrica # 6-Letra da Semana # 48 (The Salt Wound Routine-Thirteen Senses)


    "Red letters on the dashboard, oh what a GAP
    They pursue us to the deep end and then depart
    Watch as the cracks in the wall feel pain
    For only patterns on a snake's back give us genuine fear
    And I cannot lie, faces drop into the fire
    I get by all the time on a shelf above the door
    And it shouldn't be clear but it's not for me to decide
    It's a delicate degree
    It's a number I can see
    Could prison cells be in my brain
    For they're safe inside the cover of a dirty face
    And everybody finds a college graduate with joy
    While I'm happy just sipping tonic water with lemon and lime

    (...)"

    :: The Salt Wound Routine, by Thirteen Senses, Álbum "The Invitation", 2005

    2005/11/24

    Rubrica # 5-Agenda de 2005.11.24- Algumas Sugestões

    24.11 - Rodrigo Leão @ Aula Magna, Lisboa
    26.11 - Jamie Lidell + Who Made Who + Jackson & His Computer @ Sabotage Club [Lisboa]

    30.11 - Wraygunn @ Santiago Alquimista, Lisboa
    01.12 - Vitalic @ LUX, Lisboa
    02.12 - Vitalic @ Via Latina, Coimbra
    03.12 - Vitalic @ Indústria, Porto

    04.12 e 05.12 - dEUS @ Aula Magna, Lisboa (1ª parte: Absynthe Minded)
    06.12 - dEUS @ Casa da Música, Porto (1ª parte: Absynthe Minded)
    07 a 10.12 - Festival Best.Off @ Casa da Música, Porto
    22.12 - Rocky Marsiano @ ZdB, Lisboa
    13.01 ('06) - God Is An Astronaut @ Santiago Alquimista, Lisboa (1ª parte: Linda Martini)
    08.02 ('06) - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico [Lisboa]

    2005/11/23

    Mercury Rev @ CCB

    Regressados a Portugal, os Mercury Rev, seguidores dos Velvet Underground e dos Sonic Youth, actuaram ontem no CCB para um concerto, no mínimo sublime, de migração e magia, com uma assistência receptiva e a vibrar calmamente com os quase 100 minutos de canções aquecidas, movimentos sinfónicos espontâneos e clips gigantes a fazerem-nos voar para um universo onde só as aves conseguem planar naquela filosofia musical em tudo a ver com os temas tocados e cantados. Tudo isto motivado pela apresentação do seu último álbum, The Secret Migration, editado este ano.
      Um concerto mais impressionante do que se supunha, como uma verdadeira equipa a trabalhar em conjunto, onde a linguagem visual entre todos era de uma sintonia perfeita e preconizada pelo vocalista Jonathan Donahue, também ele Flaming Lips. Temas como "Secret for a song", "Vermillion", "In the wilderness", "Black Forest", "Holes", aqueceram mais ainda a sala do CCB que infelizmente não estava cheia.
        O lado escuro dos Mercury Rev que permitiu fazer um concerto em grande escala. Digam o que disserem os mais críticos.

        2005/11/21

        Sigur Rós @ Coliseu de Lisboa

        Sem palavras foi como me senti ao sair do Concerto. Ou melhor, conseguia dizer: "estou cheio de dores nas pernas!" :) Foi um concerto deslumbrante, numa noite diluviana onde o mau tempo não foi motivo para o afastamento de ninguém daquele Coliseu completamente esgotado.


        A primeira parte coube às meninas Amina que foram de alguma forma antecipando o imaginário dos Sigur Rós com todos aqueles instrumentos (quase que) artesanais produzindo um som de uma calma celestial. Muito bom.

        Pelas 22hs lá apareceram por trás de um pano, os tão aguardados Sigur Rós a abrir a noite com Glósóli e onde quase todo o público teve a oportunidade de voar através do salto que deu de um promontório onde a guitarra, o jogo de luzes, a bateria e a voz fluíam como uma qualquer corrente marítima a impulsionar a descolagem. Um espectáculo bem equilibrado com canções do último álbum Takk... (obrigatório) e algumas dos anteriores álbuns :)

        Curioso como o público tentava adivinhar qual seria a canção seguinte e quando se descobria, havia uma espécie de saudação como se estivéssemos num concerto pop-rock. Foi lindo!


        Deixo uma nota negativa a muitos dos espectadores que deveriam ter o bom senso de saberem onde estavam, pois o silêncio era algo que deveria ter sido respeitado e não o foi por vezes (pessoas a falar ao telemóvel durante o concerto - francamente! -), bem como alguém que recebeu uma mensagem sms no meio de um dos momentos de rara beleza do espectáculo. Outra nota negativa: como é possível ser permitido fumar no Coliseu? Que falta de respeito! O ambiente já estava quente e tornou-se demasiado abafado com o fumo que pairava pelo ar. Ó pessoal: aprendam! (Eu também fumo, porra!)


        Um concerto contagiante. E emotivo. :)

        2005/11/17

        Agenda de 2005.11.17- Algumas Sugestões

        17.11 - Donavon Frankenreiter @ Casa da Música, Porto
        18.11 - Electro-Domésticos @ Incógnito [Lisboa]
        19.11 - Sigur Rós @ Coliseu do Porto [Porto]
        20.11 - Sigur Rós @ Coliseu dos Recreios [Lisboa]
        22.11 - Mercury Rev @ CCB [Lisboa]
        23.11 - Coldplay @ Pavilhão Atlântico [Lisboa] (1ª parte: Goldfrapp)

        24.11 - Rodrigo Leão @ Aula Magna, Lisboa
        26.11 - Jamie Lidell + Who Made Who + Jackson & His Computer @ Sabotage Club [Lisboa]
        01.12 - Vitalic @ LUX, Lisboa

        02.12 - Vitalic @ Via Latina, Coimbra
        03.12 - Vitalic @ Indústria, Porto
        04.12 e 05.12 - dEUS @ Aula Magna, Lisboa
        06.12 - dEUS @ Casa da Música, Porto

        22.12 - Rocky Marsiano @ ZdB, Lisboa
        08.02 ('06) - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico [Lisboa]

        2005/11/16

        Aversão à Sony-BMG

        Alertado por este post no blogue Planeta POP e na sequência do meu último post (Armados em Anjos), fiz algumas investigações sobre o assunto e deixo-vos aqui um pequeno resumo sobre o que se passa.
          Após um perito em segurança informática ter revelado o uso secreto, por parte da Sony-BMG, de um software com o objectivo de combater a pirataria ilegal da cópia de ficheiros, software este que deixa as portas abertas aos hackers, ficou demonstrado por peritos informáticos a existência de tal software, através de alguns testes efectuados os quais tiraram partido da fraqueza do software da Sony.

          A Sony rapidamente encontrou-se no meio de um turbilhão legal através dos direitos dos utilizadores após o perito Mark Russinovich ter descoberto que ao tocar certos CD’s Sony-BMG em computadores com o sistema operativo Windows, determinados programas secretos são instalados no pc por forma a interferir na cópia do álbum. Este tipo de programas, conhecidos por XCP, sendo um programa de roolkit (altera os arquivos de raíz do computador), instala-se sozinho e de forma automática quando os utilizadores concordam em instalar um player que se encontra presente em certos CD’s áudio. O XCP corre continuamente no background dos computadores sem que os utilizadores notem a sua presença, uma vez que foi escrito por forma a ser mascarado e não perceptível pelos utilizadores.

          A vigilância constante dos computadores cujos proprietários são fãs musicais teve grandes repercussões. Primeiro, potencialmente retarda a velocidade dos computadores assim como está sempre a correr em modo não visível via Windows, desperdiçando memória e energia para manter sob vigilância outros possíveis ficheiros e sistemas infectados. O que mais preocupa os utilizadores é o facto das máquinas estarem muito susceptíveis a ataques de hackers através do uso de trojans, ou seja, programas que são escritos com um código malicioso para furtivamente estes serem alvos de máquinas ditas não-suspeitas. 2 trojans foram descobertos pela BitDefender Labs no passado dia 10, em computadores britânicos cujos utilizadores instalaram involuntariamente o software.

          Devido a alguns problemas na sua composição, o XCP, desenvolvido pela First 4 Internet Systems é muito difícil de ser desinstalado, devido à sua natureza de alterar os arquivos de raíz do computador, e apagá-los manualmente pode ser bastante perigoso pois podem trazer consequências imprevistas no computador. Para remediar esta situação a Sony lançou uma patch, embora os utilizadores já se tenham queixado da perda de dados e da instabilidade do sistema.

          Ao que se sabe, os utilizadores mais exigentes não estão a papar esta manobra pois o The Washington Post noticiou que uma classe de advogados vocacionados para este tipo de problemas afirmou que o software viola os Direitos dos Consumidores bem como o Direito à Protecção contra o Spyware.

            Aqui fica uma lista de alguns dos CD's conhecidos que trazem de presente o software XCP:

            Trey Anastasio, Shine (Columbia)
            Celine Dion, On ne Change Pas (Epic)
            Neil Diamond, 12 Songs (Columbia)
            Our Lady Peace, Healthy in Paranoid Times (Columbia)
            Chris Botti, To Love Again (Columbia)
            Van Zant, Get Right with the Man (Columbia)
            Switchfoot, Nothing is Sound(Columbia)
            The Coral, The Invisible Invasion (Columbia)
            Acceptance, Phantoms (Columbia)
            Susie Suh, Susie Suh (Epic)
            Amerie, Touch (Columbia)
            Life of Agony, Broken Valley (Epic)
            Horace Silver Quintet, Silver's Blue (Epic Legacy)
            Gerry Mulligan, Jeru (Columbia Legacy)
            Dexter Gordon, Manhattan Symphonie (Columbia Legacy)
            The Bad Plus, Suspicious Activity (Columbia)
            The Dead 60s, The Dead 60s (Epic)
            Dion, The Essential Dion (Columbia Legacy)
            Natasha Bedingfield, Unwritten (Epic)
            Ricky Martin, Life (Columbia)

            2005/11/15

            Armados em Anjos

            Depois de ter comprado e ouvido o novo CD dos Depeche Mode, 'Playing the Angel', eis que decidi hoje passar o CD para o meu leitor mp3. Inútil. O CD nem no pc toca. Depois fui ler o conteúdo das informações do mesmo e deparo-me com a seguinte informação:
              "This hybrid SACD is designed to play in stereo on both CD and SACD players, as well as SACD-Compatible DVD players. Super Audio CD, DSD and their logos are registered trademarks. Super Audio CD is a joint development of Philips and Sony."

              Isto não tem explicação possível. Cambada de anormais. Depois ainda querem combater a pirataria. Acho que vou à loja devolver o CD. O que acham?

              2005/11/14

              Mogwai-Novo Álbum

              Chama-se 'Mr.Beast' o novo álbum dos escoceses Mogwai e será lançado em 6 de Março de 2006. Os Mogwai, provenientes de Glasgow já actuaram em Portugal, recentemente no Festival Lisboa Soundz, junto com os Franz Ferdinand, Jimmy Chamberlin Complex e Bunnyranch. O quinteto é actualmente considerado um dos grupos mais importantes da vaga post-rock.

              Fonte: Diário Digital-SAPO

              2005/11/13

              Devendra Banhart @ Aula Magna de Lisboa

              Após uma 1ª parte (algo atribulada e sinceramente desagradável) dos Caveira, um projecto português que não cheguei a perceber exactamente que linha segue, eis que Devendra Banhart pelas 22h10 pisa o palco da Aula Magna acompanhado dos seus amigos dos San Francisco a quem carinhosamente alcunhou de 'Hairy Fairy'. Um espectáculo magnífico, cheio de cumplicidade com o seu (fiel) público a quem Devendra chegou a pedir (mais) barulho porque o silêncio daquela sala o incomodava :). Repetiu a proeza de convidar um forasteiro para o palco para tocar e cantar algo de autoria do convidado. Desta vez, a sorte coube ao Gonçalo. Segundo dizem, esta atitude não foi inédita pois já havia acontecido na sua actuação no Festival SW, em Agosto '05, o qual não cheguei a tempo de assistir.

              Devendra não deixou passar em claro as suas nítidas preferências do universo Caetano Veloso, deixando neste concerto malhas assumidas dos Lambchop e Chet Baker. Muito bom. Jóia, né? :)

              2005/11/12

              Devendra Banhart



              Aquele que nos fez crer que a música folk ainda existe está de volta a Portugal, e desta vez em Lisboa para um (magnífico) concerto hoje na Aula Magna. Amanhã regressarei para comentar :)

              2005/11/11

              Bright Eyes-3º Álbum em 2005

              Os Bright Eyes estão prestes a lançar o seu 3º álbum de 2005 o qual será um LIVE CD.

              O principal membro da banda, Conor Oberst

              [ Photo by Ed Pearce @ Somerset House, London and uploaded from http://www.thestoryinthesoil.com ]

              anunciou o lançamento de " Motion Sickness' ", o seu primeiro álbum live no próximo dia 15 de Novembro, através da sua própria editora, Team Love. Esta versão, que será limitada, foi gravada ao longo dos vários sítios por onde actuaram durante a Oberst’s Tour na promoção do seu álbum 'I'm wide akake, it's morning'. O novo álbum contem um par de novidades em termos de covers, nomeadamente "The Biggest Lie" de Elliott Smith e "Mushaboom" dos Fiest.

              Oberst está a colar o seu som indie a uma campanha anti-corporativa no sentido de serem evitados os espectáculos promovidos pela Clear Channel, a qual possui uma política que conduziu recentemente a uma alteração de horário num espectáculo em St. Louis, nos Estados Unidos e por este motivo Oberst cancelou o seu show de amanhã, 12 Nov e alterou-o para a Universidade do Missouri, Columbia. Por este motivo o novo álbum será vendido exclusivamente em lojas de música, ditas independentes.

              2005/11/10

              Agenda de 2005.11.10- Algumas Sugestões

              04 a 11.11 - Número Festival @ Lisboa
              12.11 - Devendra Banhart @ Aula Magna, Lisboa
              16.11 - Donavon Frankenreiter @ Aula Magna, Lisboa
              17.11 - Donavon Frankenreiter @ Casa da Música, Porto
              18.11 - Electro-Domésticos @ Incógnito [Lisboa]
              19.11 - Sigur Rós @ Coliseu do Porto [Porto]
              20.11 - Sigur Rós @ Coliseu dos Recreios [Lisboa]
              22.11 - Mercury Rev @ CCB [Lisboa]
              23.11 - Coldplay @ Pavilhão Atlântico [Lisboa] (1ª parte: Goldfrapp)
              24.11 - Rodrigo Leão @ Aula Magna, Lisboa
              26.11 - Jamie Lidell + Who Made Who @ Sabotage Club [Lisboa]
              04.12 e 05.12 - dEUS @ Aula Magna, Lisboa
              06.12 - dEUS @ Casa da Música, Porto
              08.02 ('06) - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico [Lisboa]

              2005/11/09

              Athlete-Novo Single

              Pediram e aí está o novo single dos Athlete, 'Twenty Four Hours' do álbum 'Tourist', disponível a partir de 14 de Novembro. Uma das canções mais bonitas do álbum e que pode ser ouvida no Rádio.Blog do meu blog principal, Paixaum >+++'>.

              2005/11/08

              Embrace-Live em Leeds

              Após o grande sucesso da actuação "por casa" dos Embrace no Millenium Square em Leeds, a qual os próprios McNamara e compinchas não queriam acreditar na espantosa concentração de fãs e simpatizantes da sua música, estando esgotadas as noites do espectáculo, foi ontem lançado o live DVD ‘A Glorious Day: Live in Leeds’ cujo alinhamento é o seguinte:

                'Ashes', 'All You Good Good People', 'Looking As You Are', 'Someday', 'Gravity', 'Wish 'Em All Away', 'New Adam New Eve', 'Keeping', 'Come Back To What You Know', 'Save Me', 'Out Of Nothing', 'A Glorious Day', 'Wonder', 'The Good Will Out' e ainda os clips de 'Gravity', 'Ashes', 'Looking As You Are' e 'A Glorious Day', contando ainda com algumas entrevistas e outras cenas documentais.

                Os Embrace, sobreviventes do mundo indie e sem andar a pendurar-se no que se anda a fazer ao lado (como alguns artistas em voga actualmente), regressaram em 2004 com o álbum 'Out of Nothing' e mais algumas raridades escondidas nos chamados Lados B, e preparam-se para lançar, em breve, um novo álbum, ‘Exploding Machines’, que segundo definição da banda, é "tudo, excepto para consumo público".


                Para os fãs ou para quem tiver oportunidade, estando longe ou perto, aqui ficam algumas datas das próximas actuações destes meninos:

                Rock City, Nottingham (13.12)
                Alexandra Palace, London (15.12)
                Evening ews Arena, Manchester (16.12)
                SECC, Glasgow (17.12)

                2005/11/07

                Electro Again :) aka Planeta POP @ Incógnito


                Aí estão eles novamente!!!!! HOORAY! Mais uma super noite PLANETA POP no próximo dia 18, a partir das 23h30 @ Incógnito, Lisboa, :D, animada pelo amigo blogger Astronauta e partner Paulo Lizardo. Uma noite para durar até às 5h30m da madrugada e de seguida sair para o pequeno-almoço!

                  Mais detalhes e informações, consultar este link.

                  [Astronauta, vê lá mas é se me dás uma comissãozita, LOL]

                  2005/11/06

                  MTV Europe Awards


                  Sem querer comentar o show, ironicamente (?) alcunhado de Eurovisão, aqui fica o que toda a gente já sabe, ou seja, os vencedores do Festival da noite do dia 3/11.

                    Melhor Álbum: "American Idiot"/Green Day (voto do Kraakinho: "X&Y"/Coldplay)
                    Melhor Artista Alternativo: System Of A Down (voto do Kraakinho: Bloc Party)
                    Melhor Artista Feminina: Shakira (voto do Kraakinho: Alicia Keys)
                    Melhor Artista Hip-Hop: Snoop Dogg (voto do Kraakinho: Akon)
                    Melhor Artista Masculino: Robbie Williams (voto do Kraakinho: Robbie Williams) !!
                    Melhor Artista Pop: The Black Eyed Peas (voto do Kraakinho: Gorillaz)
                    Melhor Artista Português: The Gift (voto do Kraakinho: The Gift) !!
                    Melhor Artista R & B: Alicia Keys (voto do Kraakinho: Alicia Keys) !!
                    Melhor Artista Revelação: James Blunt (voto do Kraakinho: Kaiser Chiefs)
                    Melhor Artista Rock: Green Day (voto do Kraakinho: Foo Fighters)
                    Melhor Banda: Gorillaz (voto do Kraakinho: Gorillaz) !!
                    Melhor Canção: "Speed of Sound"/Coldplay (voto do Kraakinho: "Galvanize"/The Chemical Brothers)
                    Melhor Clip: "Believe"/Chemical Brothers (voto do Kraakinho: "Feel Good Inc"/ Gorillaz)

                    Acertei em 4. Faltam as estrelas. Uma acompanha o post :)

                    2005/11/04

                    Final Fantasy @ ZdB

                    Estou de rastos... pois uma confusão no meu pobre cérebro alterou a data da aparição de Owen Pallett na ZdB. Pensava eu que seria hoje e afinal foi ontem. :(
                    Owen Pallett é apenas um dos violinistas mais solicitados na zona de Toronto o qual participou no Projecto Arcade Fire.
                    Com os canadianos cada vez mais a dar em força na pop actual (caso dos New Pornographers e depois os Arcade Fire), um dos artistas mais em destaque nos últimos tempos é precisamente Owen Pallett, com o seu projecto Final Fantasy, apoiado no seu violino na (re)construção de uma pop sentimental anos '80, espelhada através do seu debut CD, 'Has a good home', com semelhanças, influências e escolas de Andrew Bird, Patrick Wolf, entre outros.

                    'Has A Good Home' é o primeiro de cinco projectos a solo (já) anunciados.

                    2005/11/03

                    White Stripes-Novo EP



                    Os norte-americanos The White Stripes editam um EP especial com uma versão de "Walking With A Ghost", um original do duo canadiano Tegan and Sara. A edição apresenta ainda temas captados ao vivo.
                    A cover do duo canadiano dá título ao EP, que compila ainda gravações no Brasil e na estação de rádio KCRW.
                    O registo está disponível na Internet a partir de 14 Novembro e nas lojas a 5 de Dezembro.

                    2005/11/02

                    Agenda de 2005.11.02 - Algumas Sugestões

                    04 a 11.11 - Número Festival @ Lisboa
                    04.11 - The Young Gods @ Hard Club, Gaia
                    06.11 - The Young Gods @ Aula Magna, Lisboa
                    12.11 - Devendra Banhart @ Aula Magna, Lisboa
                    16.11 - Donavon Frankenreiter @ Aula Magna, Lisboa
                    17.11 - Donavon Frankenreiter @Casa da Música, Porto
                    19.11 - Sigur Rós @ Coliseu do Porto [Porto]
                    20.11 - Sigur Rós @ Coliseu dos Recreios [Lisboa]
                    22.11 - Mercury Rev @ CCB [Lisboa]
                    23.11 - Coldplay @ Pavilhão Atlântico [Lisboa] (1ª parte: Goldfrapp)
                    24.11 - Rodrigo Leão @ Aula Magna, Lisboa
                    04.12 e 05.12 - dEUS @ Aula Magna, Lisboa
                    06.12 - dEUS @ Casa da Música, Porto
                    08.02 ('06) - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico [Lisboa]

                    2005/11/01

                    Gorillaz-Novo Vídeo


                    O novo clip dos Gorillaz ,do seu novo single 'Dirty Harry', continua a trazer-nos mais animação, como de costume. Este foi eleito 'vídeo da semana' pela revista Q 4Music. Está disponível aqui. :)