2006/03/31

06-06-13/Need To Shout (Architecture in Helsinki)


There's a sword in your side, but you ignore until blood shows
And later on when it's gone, when somethings wrong the violence grows
and it's designed to spy and try to poke your eyes, while laying low

Beneath the seven different reasons for satellites
Eleven different reasons for fists in fights
There's never been a reason for shouting where it's quite, but no ones ever listening

Seven different reasons for satellites
Eleven different reasons for fists in fights
There's never been a reason for shouting where it's quite, but no one's ever listening

The need to shout!
The need to shout!
The need to shout! No one's ever listening

And don't go dragging yout name, through the mud and rain
When it dries I know some dust that wants to get in your eyes
Put a stethoscope on, you'll notice the beat is gone
All that's left is hesitations from your previous life

2006/03/30

06-05-13/Danko Jones


Com alguns anos de vida, os canadianos Danko Jones sobrevoam a Europa e preparam-se para aterrar em Lisboa e em Gaia nas datas aqui indicadas.

Inspirados inicialmente no funk '70, e ultimamente influenciados pelo rock mais duro e pesado, o grupo formou-se em Toronto no ano de 1996 iniciando a sua carreira com um EP homónimo em 1999. Após alguma interrupção no trajecto dos Danko Jones, seguiu-se em 2002 'Born a Lion' seguido de 'We Sweat Bloods' em 2003, discos que tiveram grande adesão a nível europeu (o que os obrigou a fazer ligeiras adaptações para o acolhimento do álbum nos Estados Unidos).
Com esta espécie de viragem e melhor afirmação a nível internacional, o grupo decidiu começar a explorar significativamente o mercado internacional, especialmente o europeu, através desta digressão em curso. Muito em breve cá estarão a divulgar o seu novo trabalho, 'Sleep Is The Enemy', mostrando efectivamente como fazer rock, mesmo com a substituição do seu tradicional baterista.
    Clip de "Baby Hates Me", disponível aqui.

    2006/03/29

    06-03-13(#2)/Snow Patrol


    Especialmente após a leitura deste post no blogue do Ledbetter, decidi investigar o que andavam a fazer os Snow Patrol. Com uma super digressão pelo Reino Unido + Irlanda escalonada para Maio, os Snow Patrol vão lançar o primeiro single, "You're All I Have", do seu novo e 4º álbum, sucessor do fenomenal 'Final Straw', intitulado 'Eyes Open', já a 24 Abr '06. Este vai para as lojas a 1 Mai '06.

    06-04-13/Agenda de 2006.03.29- Algumas Sugestões

    31.03 - Ladytron (DJ Set) @ Casa Mãe Rota dos Vinhos, Palmela
    07.04 - Sofa Surfers @ Club Lua [Lisboa]
    08.04 - Sofa Surfers @ Casa da Música [Porto]
    08.04 - Peter Hammill @ Gouveia Artrock 2006 [Teatro-Cine, Gouveia]
    11.04 - Danko Jones @ Paradise Garage, Lisboa
    12.04 - Danko Jones @ Hard Club, Gaia
    21.04 - Art Brut @ Sushi, Leiria
    22.04 - Black Dice @ Casa das Artes, Famalicão
    29.04 - Kings of Convenience @ Aula Magna, Lisboa
    14.05 - Dianne Reeves @ CCB, Lisboa
    18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
    23.05 - Dresden Dolls @ Casa das Artes, Famalicão
    26.05 - Tool, Placebo, Deftones @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
    07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
    16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
    20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
    20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
    28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
    03 a 06.08 - Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
    04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
    14 a 17.08 - Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura

    2006/03/28

    06-03-13/I Love You But I've Chosen Darkness


    Pode haver grupo com um nome mais interessante que este? Não sei. Talvez seja um tema para investigar... Nomes de lado, esta banda é possivelmente uma candidata a fazer com que os The Killers, Editors e outros nomes emergentes do último ano desapareçam momentaneamente da imprensa musical.

    Definidos como os cantores dos estudantes românticos, apesar de já terem ultrapassado esta fase, estes 5 rapazes de Austin, Texas (US) querem mesmo jogar com a força das hormonas mostrando aquilo que de mais viril possa existir, com raiva, garra, drama, estilo, muita agitação e alguma obscuridade.


    Acabaram de lançar o seu álbum longa-duração de estreia, 'Fear is on Our Side', (após um primeiro e homónimo EP em 2003) o qual parece possuir alguma familiaridade com os sons dos introspectivos retro anos '80 à la Joy Division, mas sabendo tirar partido de toda uma nova era século XXI, com especial relevo para a música electrónica combinada com o indie rock.
    Um grupo a explorar.

    2006/03/27

    06-02-13/The Wedding Present


    Após o lançamento do último e elegante álbum dos veteranos The Wedding Present, 'Take Fountain', após uma interrupção de 9 anos desde a edição do então último álbum, 'Saturnalia' (1996), eis que o grupo apresenta agora um novo disco, 'Search For Paradise 2004-05', o qual retrata uma compilação de vários singles da carreira do grupo, bem como algumas maravilhas e raridades escondidas, designadas como habitualmente por "Lado B". Esta colectânea apresenta também um DVD com actuações live e clips do grupo.

    David Gedge, vocalista e cabeça do grupo, é que teve razão ao abandonar o seu curso superior de Matemática e dedicar-se em exclusivo à música. Eu deveria ter feito o mesmo.

    2006/03/26

    06-01-13/And The Glass Handed Kites (Mew)


    Há uns meses atrás, li casualmente uma crítica sobre o (então) último álbum dos Mew, 'Frengers', a qual não me causou grande vontade de despertar, curiosamente. Sendo os Mew originários da Dinamarca, não sei porque fiquei a pensar que seriam mais uns secas chatinhos como os Michael Learns To Rock. No fim de 2005, voltei a ler uma outra review dos mesmos rapazes, só que desta vez relativa ao último álbum lançado, sucessor de 'Frengers' e 4º (!!) álbum, 'And The Glass Handed Kites'. Fiquei bastante curioso com tamanhos elogios (sobretudo pela imprensa onde li tal artigo e também pelo facto da Amazon estar a recomendar-me o álbum), que decidi, antes de investir na descoberta dos Mew, ouvir alguma coisa e saber mais sobre o grupo.

    E voilà, sem arrependimentos!
    Este último álbum é contagiante, bastante original e suplica pela nossa atenção, apesar de algumas canções serem muito parecidas, sendo divergentes apenas nas letras. Mais: para mim, este último trabalho não deve ser ouvido em qualquer lado. Creio que é preciso algum ambiente especial à volta. Talvez o silêncio e o relax.

    Com um som muito especial, não sei bem como classificar musicalmente os Mew, mas segundo o que li, assentam bem num ambiente do tipo Sigur Rós, M83, Elbow e mesmo Pet Shop Boys (?).


    Voltando ao álbum, há uma beleza contida no mesmo que é inexplicável... Canções (que já são/foram
    singles) como "Apocalypso" (já rodou no Paixaum >+++'>), "Why Are You Looking Grave?" e "Special" são verdadeiramente muito agradáveis de se ouvir, mas volto a dizer que a atmosfera da escuta deve ser privilegiada, bem como o uso de headphones também podem ajudar à criação da perfeita envolvência, pois as músicas parecem ter outra dimensão. Confesso que se houver uma maior atenção às letras, chega-se ao ponto de verter uma ou outra lágrima.

    Além de tudo isto, este disco é uma espécie de álbum com uma só música, pois não existem intervalos entre as faixas, ou seja, é qualquer coisa que emite um som contínuo que exerce um extraordinário poder de satisfação aos nossos ouvidos.


    Especial atenção a outras canções, que não singles, "The Zookeepers Boy" (single a ser lançado a 17 Abr '06), "White Lips Kissed" e "Louise Louisa".


    Uma verdadeira viagem emocional ao longo de 50 minutos, onde fiz questão de pagar o bilhete!

    2006/03/25

    06-07-12/Clip: Better Do Better (Hard-Fi)

    Para quem quiser registar o novo single (sai a 10 Abr) de mais um dos melhores álbuns début de 2005, aí está o clip de "Better Do Better" do álbum 'Stars Of CCTV' dos HARD-Fi. Clica na imagem abaixo. :)



    2006/03/24

    06-06-12/Seagull (Shout Out Louds)


    "I came across, I came across,
    I came across a friend I didn't trust.

    I kissed his feet I kissed his feet
    and I broke his knees.


    I came across, I came across,
    I came across, a friend I didn't trust.

    I looked into his eyes and I saw myself,
    I saw myself.

    I came across, I came across,
    I came across a friend I didn't trust.

    I kissed his feet and I broke his knees.

    I came across, I came across,
    I came across, a friend I didn't trust.

    I looked into his eyes and I saw myself
    I looked into his eyes and I saw myself
    I looked into his eyes and I saw my... self

    2006/03/23

    06-05-12/Muse


    Está em fase final de produção o 4º álbum dos Muse, sucessor de 'Absolution'. Prevê-se o seu lançamento para Jul '06 e ao que parece, será um álbum carregado de intervenção e recados políticos.

    A utilização de factos recentes ocorridos pelo mundo parece uma corrente que tem afectado vários grupos (lembrei-me agora do último álbum dos Elbow).

    Segundo Matt Bellamy (vocalista e guitarrista) parece haver um senso comum de que "qualquer coisa em grande está para acontecer, seja uma guerra nuclear ou a chegada dos extra-terrestres ao nosso planeta".


    Neste novo álbum há canções intituladas "A Soldier's Poem" (uma canção escrita de acordo com a perspectiva de um soldado) ou "Knights of Cydonia" (Cydonia é uma região marciana onde parece ter existido vida)...

    Não há dúvidas que a guerra no Iraque tem afectado muito a população mundial, mas sobretudo os ingleses e os norte-americanos. Ou será apenas um Sindroma de Estocolmo?

    2006/03/22

    06-04-12/Agenda de 2006.03.22- Algumas Sugestões

    22.03 - The Vicious Five + Wraygunn @ Santiago Alquimista, Lisboa
    23.03 - The Weatherman @ ZdB, Lisboa
    24.03 - Fingertips @ Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
    31.03 - Ladytron (DJ Set) @ Casa Mãe Rota dos Vinhos, Palmela
    08.04 - Sofa Surfers @ Casa da Música [Porto]
    08.04 - Peter Hammill @ Gouveia Artrock 2006 [Teatro-Cine, Gouveia]
    09.04 - Sofa Surfers @ Club Lua [Lisboa]
    21.04 - Art Brut @ Sushi, Leiria
    22.04 - Black Dice @ Casa das Artes, Famalicão
    29.04 - Kings of Convenience @ Aula Magna, Lisboa
    14.05 - Dianne Reeves @ CCB, Lisboa
    18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
    23.05 - Dresden Dolls @ Casa das Artes, Famalicão
    26.05 - Tool, Placebo, Deftones @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
    07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
    16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
    20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
    20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
    28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
    03 a 06.08 - Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
    04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
    14 a 17.08 - Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura

    2006/03/21

    06-03-12/Secret Machines


    Pronto a sair (Abril '06) está também o novo álbum dos Secret Machines, 'Ten Silver Drops', o qual sucede o primeiro e formidável álbum (sem contar com o EP) do trio, 'Now Here Is Nowhere'.

    Com um instinto bem afiado na escrita das canções (o qual parece mais realçado neste último álbum) e sem qualquer dúvida um pilar importante do rock indie que tanto é privilegiado neste blogue, os Secret Machines formaram-se no Texas em meados do ano 2000 e dois anos depois acabaram por emigrar para Nova Iorque, a sua nova cidade de permanência.


    Apadrinhados por Noel Gallagher (Oasis), devido aos Secret Machines dedicarem ao rock os seus valores mais tradicionais, esta nova experiência do último álbum revela, de forma elegante, uma aproximação muito soft-ballade tipo The Flaming Lips.


    Tem todos os ingredientes para encher uma sala de espectáculos :)

    2006/03/20

    06-02-12/The National @ Koko (Londres)



    "Abel, my mind's gone loose inside the shell

    My mind's not right,
    My mind's not right
    My mind's not right"

    2006/03/19

    06-01-12/Howl Howl Gaff Gaff (Shout Out Louds)


    Um bocadito atrasados a nível europeu (excepto no seu país de origem e arredores escandinavos), já que a investida dos suecos Shout Out Louds foi corajosamente iniciada nos Estados Unidos, com todas as desvantagens daí existentes, nem que seja no gosto entre europeus e americanos, eis que este interessante e enérgico álbum começa a dar os seus sinais no velho continente, como se os membros do grupo gritassem, "por favor, estamos também aqui para vós".

    Na sequência do que de melhor tem aparecido neste século XXI, como Interpol, Yeah Yeah Yeahs, The Killers, The Strokes, Arcade Fire, Wolf Parade, Clap Your Hands Say Yeah!, entre outros do mesmo estilo ou parecido, surgem os Shout Out Louds também na tentativa de recuperar uma espécie de rock dos heróis do passado, mas com algum toque disco à la anos '80, negando um pouco o típico rock sueco/escandinavo e privilegiando o rock garage americano, sem perder a invocação aos The Stone Roses e dos The Cure, mesmo que dormindo com os Velvet Underground.

    O álbum 'Howl Howl Gaff Gaff' (com um título nonsense) reune uma compilação de várias canções (hits já conhecidos a nível sueco) que poderiam ser verdadeiros singles (e foram se pensarmos no mercado escandinavo). "Very Loud", "100o", "Hurry Up! Let's go", "Shut Your Eyes", "Please Please Please" e "The Comeback" são apenas alguns exemplos.

    Espero que este romance sueco não termine nem que passe à fase de memória, convertendo os Shout Out Louds numa espécie de aparição que se extinguiu de seguida. O que virá após este brilhante álbum de estreia?

    A reter, da faceta obscura do grupo e contrariamente ao seu lado galvanized, as faixas: "A Track and a Train" e "Seagull".

    2006/03/18

    06-07-11/Clip: All Night Disco Party (Brakes)

    Para quem quiser recordar um dos singles de um dos melhores álbuns debut de 2005, aí está o clip de "All Night Disco Party" do álbum 'Give Blood' dos Brakes. Clica na imagem abaixo. :)



    2006/03/17

    06-06-11/I Am Not Surprised (The Organ)


    "I am not surprised I got my head caught underneath the ice
    No, I am not surprised
    That I got my big head

    Caught underneath the ice

    And on it goes...


    Someway, somehow

    I'm going out now

    It's all about myself
    And I'm on to someone else


    Well, I know that you are near

    But I feel alone even you're here

    I know that you are near

    But I feel alone even you're here

    And on it goes..."

    2006/03/16

    06-05-11/The Like


    A terminarem uma digressão pelo Reino Unido na apresentação do seu debut álbum 'Are you thinking what I'm thinking?', as The Like são um grupo de 3 jovens meninas, a Charlotte no baixo, a Tennessee na bateria e a vocalista Z. Berg, muito directas e quase todas originárias de Los Angeles (US), à excepção da drummer Tennesse, vinda do Reino Unido.
      Com um som rock indie, as meninas tiveram muitas influências de grupos como os The Sundays ou mesmo Throwing Muses, e formaram o grupo no passado ano de 2001, contando já com 3 EP's e o mais recente álbum na sua carreira.
        Apesar da jovialidade rebelde presente nas 3 meninas, a sua música (não me parece que destinada ao target de público da sua idade em fase terminal do liceu - estes preferem ouvir grupinhos como Maroon 5 e análogos -) é muito melodiosa e parece-me com letras interessantes. Não conheço o álbum por completo, apenas os singles que andam a rodar desde o início do mês, "June Gloom" e "What I say and what I mean".
          Curiosamente, o nome da banda surgiu devido ao excesso de vezes que os jovens anglo-saxónicos dizem a palavra 'like', em especial destaque para a juventude norte-americana, situação que foi retratada no recente filme Transamerica.

          2006/03/15

          06-04-11/Agenda de 2006.03.15- Algumas Sugestões

          17.03 - Danças Ocultas @ Casa da Música, Porto
          22.03 - The Vicious Five + Wraygunn @ Santiago Alquimista, Lisboa
          23.03 - The Weatherman @ ZdB, Lisboa
          24.03 - Fingertips @ Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
          31.03 - Ladytron (DJ Set) @ Casa Mãe Rota dos Vinhos, Palmela
          08.04 - Sofa Surfers @ Casa da Música [Porto]
          08.04 - Peter Hammill @ Gouveia Artrock 2006 [Teatro-Cine, Gouveia]
          21.04 - Art Brut @ Sushi, Leiria
          29.04 - Kings of Convenience @ Aula Magna, Lisboa
          18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
          23.05 - Dresden Dolls @ Santiago Alquimista, Lisboa
          26.05 - Tool, Placebo, Deftones @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
          07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
          20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
          28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
          03 a 06.08 - Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar

          2006/03/13

          06-02-11/Nine Black Alps


          Sai hoje o novo EP dos Nine Black Alps, intitulado 'Glitter Gulch'. Entretanto a banda continua a trabalhar arduamente no seu segundo álbum, cujo vocalista, Sam Forrest, afirma que estão a compor e a escrever as músicas no momento, daí serem um pouco mais pesadas e mesmo complexas. Pretendem assim marcar a diferença lançando um novo álbum com um som um pouco mais atmosférico.

          O que é um som mais atmosférico?

          2006/03/12

          06-01-11/Apologies To The Queen Mary (Wolf Parade)


          Depois do boom dos Arcade Fire, eis que enquanto estes preparam o 2º álbum, os Wolf Parade, aparecem como uma espécie de "a grande promessa que se segue aos Arcade Fire".

          E tudo começou em Montréal (CA), apesar de serem originários de Victoria (CA), após o lançamento do homónimo EP 'Wolf Parade' ao que se seguiu a participação, como 1ª parte, de um concerto dos Arcade Fire. Após várias audições deste 1º álbum, 'Apologies to the Queen Mary', é fácil concluir que o mesmo se tornou um acontecimento no cenário musical canadiano e suas ramificações mundiais, sobretudo via Europa. Um verdadeiro entusiasmo.

          Originários de Montréal (CA), estes 4 rapazes (que pelo seu aspecto poderiam ser eles chamados de Arctic Monkeys), este 1º álbum é, na minha opinião, um excelente disco. Uma espécie de mistura pop com música clássica (barroca, dizem os críticos), com alguns momentos de depressão ilustrada nas suas letras, mas com um cuidado extremo na escolha do alinhamento do CD para não parecer que ao fim da 3ª faixa tenhamos que tomar uma sucessiva dose de xanax's, lexotan's ou prozac's. Como se de uma mistura se tratasse: oiçam a nossa música e tomem atenção ao que dizemos.

          Transições entre faixas à parte, canções como "You Are A Runner And I'm A Father's Son", "Same Ghost Every Night", "Shine A Light", "I'll Believe In Anything" e "This Heart's on Fire", são as mais fortes do CD e possuem uma força interior saída das caves mais frias da Região do Quebec.

          "Give me your eyes, I need sunshine
          Your blood, your bones
          Your voice and your ghost"

          Atenção aos fiéis seguidores de Arcade Fire e Hot Hot Heat: Wolf Parade é uma referência obrigatória. Em viagem, no leitor do carro, no leitor mp3, no iPod, a pedalar, a tomar café ou um chá, a ler, antes de dormir ou mesmo a fazer amor. Um dos melhores CD's de 2005 que não ouvi na altura devida.

          2006/03/11

          06-07-10/Clip: Heart In a Cage (The Strokes)

          Para quem quer, aí está o clip do novo single "Heart in a Cage" do álbum 'First Impressions of Earth' dos The Strokes. Clica na imagem abaixo. :)



          2006/03/10

          06-06-10/Still In Love Song (The Stills)


          A amiga e blogger Extravaganza disponibiliza o clip, eu disponibilizo a letra. Obrigado por me recordares esta fantástica canção, bem como o maravilhoso álbum. Fui buscá-lo para girar no stereo do bus do Kraakinho. :)

          "oooh ooooooh oooh ooooooh oooh ooooooh oooh ooooooh

          we were lovers
          we were kissers
          we were holders of hands
          we were make believers
          just losing time

          and you said you'd rather live in tv land
          than say that you care
          but you don't
          that's heartless and i will not cry

          but i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love

          your dreams of acting onscreen
          what do they mean
          you'll be dancing senseless in your bedroom

          and you find yourself out of a job
          and before too long
          you'll be selling lemonade to the overpaid

          and i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love

          oooh ooooooh oooh ooooooh oooh ooooooh oooh ooooooh

          i remember
          it was summer
          i was out of my head
          but you weren't you're selfish
          and a waste of space

          but i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in love
          i'm still in love
          and i'm still in love
          and i'm still in
          love"
            :: Still In Love, by The Stills in 'Logic Will Break Your Heart' (2003)

            2006/03/09

            06-05-10/Inrocks Indie Club


            A publicação (isenta) francesa Les Inrockuptibles anda a promover o chamado L'Inrock Indie Club, uma espécie de promoção do regresso do rock às salas de concerto francesas, nomeadamente parisienses.
              Assim sendo, decidiram organizar uma noite especial com frequência mensal, baptizada "Inrocks Indie Club", totalmente dedicada ao Indie.
                Os eventos ocorrem em cada 3ª quinta-feira de cada mês e para quem quiser e estiver interessado, caso esteja pela cidade luz, o evento ocorre na Maroquinerie (23, rue Boyer 75020 Paris), prometendo uma espécie de digressão trimestral por outras cidades francesas.
                  E já no próximo dia 16 Mar, às 20hs, para os sortudos, podem contar com Dungen, My Latest Novel e Bat For Lashes. No próximo mês (20 Abr) aguardam-se Architecture in Helsinki, Field Music e Vanessa & The O's.

                  2006/03/08

                  06-04-10/Agenda de 2006.03.08- Algumas Sugestões

                  A RUBRICA "AGENDA" PASSOU PARA A QUARTA-FEIRA

                  09.03 - Espers + Richard Bishop @ Casa da Música, Porto
                  10.03 - The Weatherman (Showcase) @ FNAC NorteShopping, Matosinhos
                  10.03 - Electro-Domésticos @ Incógnito, Lisboa
                  22.03 - The Vicious Five + Wraygunn @ Santiago Alquimista, Lisboa
                  31.03 - Ladytron (DJ Set) @ Casa Mãe Rota dos Vinhos, Palmela
                  08.04 - Sofa Surfers @ Casa da Música [Porto]
                  08.04 - Peter Hammill @ Gouveia Artrock 2006 [Teatro-Cine, Gouveia]
                  21.04 - Art Brut @ Sushi, Leiria
                  29.04 - Kings of Convenience @ Aula Magna, Lisboa
                  18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
                  23.05 - Dresden Dolls @ Santiago Alquimista, Lisboa
                  25 a 26.05 - Festival Super Bock Super Rock
                  20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
                  28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
                  03 a 06.08 - Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar

                  2006/03/07

                  06-03-10/Radio 4


                  O grupo nova-iorquino Radio 4 iniciou a gravação do seu próximo álbum 'Enemies Like This', sucessor de 'Stealing Of A Nation', no passado mês de Dezembro '05. A boa notícia prende-se com o facto das gravações já terem terminado e já foi avançada a data de lançamento do novo álbum: 16 Mai '06. O alinhamento ainda permanece no segredo dos deuses, mas já existem alguns downloads disponíveis, especialmente no site da editora, Astralwerks.

                  2006/03/06

                  06-02-10/My Latest Novel


                  Comparados musicalmente com os Belle and Sebastian e com os Velvet Underground, pela utilização de instrumentos de música clássica no acompanhamento das suas canções folk-pop e também com grandes semelhanças aos Arcade Fire, os escoceses My Latest Novel lançam no próximo dia 8 Mar '06 o seu primeiro álbum 'Wolves' cuja experiência inicial parece ser bastante positiva (segundo a crítica a reter o maravilhoso single "Sister Sneaker Sister Soul"). Não se estranha uma vez que no seu rol de influências contam os Mogwai, Sigur Rós e (Smog), aliás os My Latest Novel já fizeram as primeiras partes de concertos dos British Sea Power e de (Smog). A sua popularidade pelo Reino Unido tem sido cada vez maior. Com tendência a crescer.

                  2006/03/05

                  06-01-10/Clip: Hide Another Mistake (The 88)

                  Para quem gosta, aí está o clip "Hide Another Mistake" do álbum 'Over And Over' dos The 88. Clica na imagem abaixo. :)



                  2006/03/04

                  06-07-09/With Love And Squalor (We Are Scientists)


                  Após alguns singles soltos produzidos pelo próprio grupo, eis que os We Are Scientists lançaram, a nível europeu, o seu primeiro álbum, 'With Love And Squalor' no passado mês de Janeiro.

                  Os We Are Scientists compõem-se de 3 rapazes que se associaram mais uma vez em Nova Iorque, claramente influenciados pelos Gang of Four. Conseguiram abrir o ano de 2006 com um álbum agradável na cena musical, apesar de haver opiniões que divergem neste aspecto, já que se assemelha em vários sons a alguns outros grupos da praça. Melhor que ouvir falar e ler críticas, nada como ouvir mesmo o álbum. É uma surpresa, pois acho que não é nada daquilo que se estaria à espera, mesmo que imagines que te vais rapidamente fartar. Não vai haver lugar a arrependimentos, mesmo que tenham chegado depois dos The Killers, Hot Hot Heat e Franz Ferdinand e que já estejas farto de ouvir o "Somebody Told Me" dos The Killers.

                  A melhor canção do álbum para mim é "Can't Lose", um dos momentos mais altos do álbum. As letras das canções ressaltam um pouco a hormonas ao rubro, mas que com a sua piada ficam retidas nos nossos ouvidos ("My body is your body / If you want to use my body / Go for it" da canção "Nobody Move Nobody Get Hurt").

                  Espero que o grupo evolua no próximo álbum, para apagar um pouco a imagem que deixaram nalguns críticos que o classificaram como "Indie Rock For Dummies".

                  2006/03/03

                  06-06-09/The Skin Of My Yellow Country Teeth (Clap Your Hands Say Yeah!)


                  Once - The dogs have quit their barking
                  "Son," - my neighbor said to me.
                  "Know the emptiness of talking blue the same old sheep.
                  " Run - I'll do no more this walking
                  Haunted by a past I just can't see
                  Anymore
                  Anymore
                  But let me tell you I have never planned
                  To let go of the hand that has been
                  Clinging by its thick country skin
                  To my yellow country teeth
                  Far - Far away from West Virginia
                  I - Will try on New York City
                  Explaining that the sky holds the
                  Wind the sun rushes in and a child
                  With a shotgun can shoot down
                  Honeybees that sting
                  BUT THIS BOY COULD USE A LITTLE STING!
                  Who - Will get me to a party? Who - Do I have yet to meet?
                  You - You look a bit like coffee And you taste a bit like me
                  How - Can I keep me from moving?
                  Now - I need a change of scenery
                  Just listen to me I won't pretend to
                  Understand the movement of the wind
                  Or the waves out in the ocean or how
                  Like the hours I change softly slowly
                  Plainly blindly oh me oh my!

                  2006/03/02

                  06-05-09/Agenda de 2006.03.02- Algumas Sugestões

                  03.03 - Cindy Kat (Showcase) @ FNAC Chiado, Lisboa
                  04.03 - Cindy Kat (Showcase) @ FNAC Santa Catarina, Porto
                  04.03 - Cindy Kat (Showcase) @ FNAC NorteShopping, Matosinhos
                  05.03 - Cindy Kat (Showcase) @ FNAC Colombo, Lisboa
                  09.03 - Espers + Richard Bishop @ Casa da Música, Porto
                  10.03 - The Weatherman (Showcase) @ FNAC NorteShopping, Matosinhos
                  10.03 - Electro-Domésticos @ Incógnito, Lisboa
                  22.03 - The Vicious Five + Wraygunn @ Santiago Alquimista, Lisboa
                  31.03 - Ladytron (DJ Set) @ Casa Mãe Rota dos Vinhos, Palmela
                  08.04 - Sofa Surfers @ Casa da Música [Porto]
                  08.04 - Peter Hammill @ Gouveia Artrock 2006 [Teatro-Cine, Gouveia]
                  29.04 - Kings of Convenience @ Aula Magna, Lisboa
                  18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
                  20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
                  28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
                  03 a 06.08 - Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar

                  2006/03/01

                  06-04-09/Arctic Monkeys


                  Relativamente a este post e alguns dos seus comentários, fica aqui uma pequena resenha sobre os Arctic Monkeys, uma espécie de punk inspirado nos gostos dos admiradores alternativos da Britpop. Formaram-se em Sheffield em 2003, lançando o primeiro CD-Single em Outubro '05, com o famoso "I Bet You Look Good on the Dancefloor". Recentemente (Jan '06) lançaram o álbum 'Whatever People Say I Am, That's What I'm Not' que vendeu mais de 118 000 cópias só no Reino Unido, atingindo um verdadeiro record de vendas, pois foram vendidas mais cópias do álbum do que todos os que, na altura, estavam no Top 20 britânico.

                  Não se percebe o hype à volta dos Arctic Monkeys, dizem. Eu percebo. É um álbum com graça e inteligência, com malhas à Clash, Smiths entre outros. Além disso, cresceram no passa-palavra via web, tal como os CYHSY!, e quer queiramos ou não, isto ajuda muito.

                  O que eu não percebo, e acho mesmo abusivo, é considerarem (NME de 28 Jan '06) este álbum como o 5º melhor (entre 100) álbum britânico de sempre, à frente mesmo de The Clash (London Calling), Radiohead (The Bends), Elastica (Elastica), Massive Attack (Blue Lines), Pulp (His 'N' Hers), Suede (Suede), PJ Harvey (Dry), entre outros.
                    Dia 18 Mai '06 há Arctic Monkeys no Paradise Garage!