2006/09/30

06-07-39/Clip: Folder (Plastic Operator)

Um clip delicioso, que só ontem descobri! "Folder" dos Plastic Operator, um electro-pop sediado em Londres, feito por 2 amigos, um canadiano e um belga.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não te permite o acesso ao telhado de um prédio qualquer à tua escolha :P




Video Credits: youtube.com

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/29

06-06-39/Sugarcubes


Lembram-se deles? Pois... o antigo grupo onde a famosa Björk andava antes de iniciar a sua carreira a solo, nos idos anos de '93 (Björk chegou mesmo a gravar 4 álbuns com os Sugarcubes). De qualquer forma, ela não esquece os seus antigos camaradas e prepara-se para festejar, em conjunto, os 20 anos de existência dos Sugarcubes. Para tal ocorrerá em Reykjavik, IS, um concerto no próximo dia 17 Nov '06 cujos benefícios reverterão a favor da Editora (sem fins lucrativos) que o próprio grupo criou, Smekkleysa SM, responsável pela ascensão de grupos conhecidos entre nós, como por exemplo, os Sigur Rós e os Múm.

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-05-39/J. Tillman


Para os apreciadores da Pop-Folk há um novo e sonante nome oriundo daquela cidade norte-americana, aquela que há alguns anos atrás era conhecida pela capital mundial do Grunge: Seattle. Desta cidade, já presenteados com Band of Horses, Walkabouts, entre outros grupos, aparece agora Josh Tillman, mais conhecido por J. Tillman, lançado pela editora local Sub-Pop, com as suas melodias e poemas plenos de elegância, sensibilidade e melancolia. Quem quiser apreciar esta nova luminosidade pode ouvir aqui 2 temas muito interessantes. Para iluminar o fim-de-semana.

O seu primeiro álbum, 'Minor Works', será lançado a nível europeu, já em Out '06. Neste momento, J. Tillman anda em digressão pela Europa e para quem quiser ou puder, mais uma vez o sítio mais perto para se apreciar tal sonoridade é em Espanha...

Dia 7 Nov '06 em Madrid (El Sol), dia 8 Nov '06 em Guadalajara (Teatro Buero Vallejo) e dia 9 Nov '06 em Barcelona (Bikini). Só mais um pormenor: estas 3 actuações terão o acompanhamento de... Josh Rouse.

Como é bom sermos periféricos...

[ photo credits: Chris Zasche ]

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/28

06-05-38/Andrew Bird


Nos últimos tempos temos vindo a assistir a um aumento do número de DVD's editados e previstos para comercialização, quer relativamente a bandas actuais quer relativamente a outras bandas passadas. É o caso dos Joy Division, Outkast, Jeff Buckley, entre outros.

O simpático, excelente cantor/compositor e mestre do assobio Andrew Bird não fugiu à vaga. Está previsto para o próximo mês de Nov '06, o lançamento de um DVD (live) pela Editora Francesa Fargo, com a versão integral do concerto de Andrew Bird em Paris, no passado mês de Out '05. No referido concerto, ao que parece, o desempenho de Andrew Bird foi excepcional, talvez mesmo um dos seus concertos de sempre.


Quase dois anos após o lançamento do seu último e formidável álbum 'The Mysterious Production Of Eggs', Andrew Bird já finalizou o seu novo álbum o qual, segundo Bird afirma, vai possibiltar um marior espaço às guitarras, possuindo assim uma tendência mais rock. Prevê-se o seu lançamento para a primavera de 2007.

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-05-37/Kasabian


É impressão minha ou o novo álbum dos Kasabian, 'Empire', tende debochadamente para a seca? Pode ser um álbum mais sofisticado que o primeiro (uma super-produção por trás, ok!), mas sinceramente 'Empire' fica a uma distância muito grande do auto-intitulado 'Kasabian' de 2004. É um álbum muito pouco inspirado e com músicas que não lembram os anos '90. Parece que foi scanado de alguns mitos das décadas passadas.

Não há dúvida que as bandas inglesas tanto sobem rapidamente como caem num ápice. Também não sei como continua a haver determinados meios de comunicação social que insistem em promover este novo álbum de uma forma absurda e muito pouco isenta.

A espreitar com (mais alguma) atenção os temas: "Empire", "The Dobermann", "Shoot the Runner" ("I'm a king and she's my queen... bitch!" - LOLLL!) e "By My Side".

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/27

06-03-39/Van She


Este novo quarteto oriundo de Sydney, AU, não me convence de nenhuma forma. Lançaram recentemente um auto-intitulado EP, onde o grande destaque tem sido o tema "Kelly".

Podem dizer maravilhas, achar que o single "Kelly" é o reviver na pop inserido numa espécie de nova New Wave, compará-los mesmo aos Pet Shop Boys (o que para mim é absurdo), mas sinceramente acho que os Van She estariam muito bem nos anos '80 onde poderiam ter deixado muito pessoal de boca aberta, numa altura onde muita gente andava ocupada com a música soft de Phil Collins.


O vídeo de "Kelly" é irritante (a menininha que vai, não se sabe bem onde, perder a virgindade) e classificar os Van She como um "guilty pleasure" é, na minha opinião, indecente. Como dizia o outro, não precisamos destas coisas em 2006.

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-04-39/Agenda de 2006.09.27-Algumas Sugestões

28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Old Jerusalem @ ZdB, Lisboa
29.09 - Danças Ocultas @ Forum Municipal do Seixal, Seixal
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Old Jerusalem @ Teatro Passos Manuel, Porto
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
06.10 - Electro-Domésticos (Planeta POP) by Astronauta+Cosmonauta @ Incógnito, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.10 - Comets On Fire @ Porto-Rio, Porto
14.10 - Final Fantasy @ Teatro Miguel Franco, Leiria
15.10 - Final Fantasy @ Club Lua, Lisboa
16.10 - Final Fantasy @ Casa das Artes, Famalicão
18.10 - Matthew Herbert @ Casa da Música, Porto
19.10 - Matthew Herbert @ Lux, Lisboa
25.10 - Xavier Rudd @ Aula Magna, Lisboa
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa
09.11 - Marc Ribot @ Casa da Música, Porto
10.11 - Client @ Casa da Música, Porto
11.11 - Fish @ Aula Magna, Lisboa
27.11 - Gotan Project @ Coliseu do Porto, Porto
29 e 30.11 - Lisa Germano @ Teatro Circo, Braga
30.11 - Who Made Who @ Clube Mercado, Lisboa
02.12 - Lisa Germano @ Santiago Alquimista, Lisboa
03.12 - Yo La Tengo @ Aula Magna, Lisboa
09.12 - Opeth @ Paradise Garage, Lisboa
10.12 - Wim Mertens @ Teatro São Luiz, Lisboa
10.12 - Lambchop @ Aula Magna, Lisboa

2006/09/26

06-03-38/Hope Of the States


... já se suspeitava e agora aqui fica a confirmação. Mais um fim.

Os Hope Of The States confirmaram a sua separação. Após a realização do seu 2º álbum, 'Left', o sucessor do brilhante 'The Lost Riots', os HotS afirmam que se sentem orgulhosos do trabalho efectuado, agradecendo (obviamente) a todos os fãs que os suportavam bem como todos aqueles que aclamaram o seu trabalho.
A decisão foi tomada logo após as duas (espantosas) actuações do grupo nos Festivais de Reading e Leeds (Carling).

Eu até gostava deles... embora o álbum 'Left' deixasse um bocadinho a desejar, pelo menos por comparação ao primeiro.

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-03-37/You Should Go Ahead


"Tocar sem pré-concepções musicais e fazer qualquer coisa que soasse diferente dos velhos projectos musicais": foi esta a meta dos You Should Go Ahead que resultou muito bem.

A banda, inicialmente formada por Pedro Lourenço (voz/guitarra) e David Ferreira (guitarra), cedo aumentou para "mais um" o seu número de membros, com a chegada de Tiago Salsinha para a bateria. Mais tarde elevado em mais um elemento, com a entrada de Inês Vicente (baixo). 2 Demos em 2005 lançaram-nos para a ribalta através do seu universo pleno de emoções retro-rock com alguma influência pop, bastante relaxado e ao mesmo tempo repleto de energia.

Terem actuado no Festival SW em 2005, no mesmo palco que os Maxïmo Park, LCD Soundsystem, Devendra Banhart e Ladytron só poderia ter dado frutos positivos para os YSGA que rapidamente ficaram (bem) expostos às notícias divulgadas pelos media, nomeadamente pelas rádios nacionais.

2006 foi o ano do lançamento do 1º álbum tendo o 1º single, "Like When I Was Seventeen", sido trabalhado em Nova Iorque por Howie Weinberg, conhecido por trabalhar com nomes tais como Nirvana, Franz Ferdinand, Metallica, Sonic Youth, Smashing Pumpkins, entre outros. O 2º single, "Wake Up Song" foi lançado no passado dia 22 Set.

E assim foram noticiados os YSGA no NME de 16 Set '06 na secção 'Breaking Bands' do editor britânico James Jam ("Tetchy new wave from Lisbon, Portugal, with scratchy guitars pinned down by squelchy synths and a pop pervert vocal"), à semelhança dos X-Wife, já aqui falado.

[ Logo Image Credits: YSGA Official Website ]

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/25

06-02-39/Arab Strap


Pois é... é o Adeus. The End.

Os escoceses Arab Strap chegaram ao fim após 10 anos de lágrimas e humor, após 6 álbuns em estúdio e 3 álbuns live. Decidiram o fim da banda sem dramas e sem animosidades. "Sentimos simplesmente que chegámos ao fim do caminho", afirmou Aidan Moffat, vocalista do grupo.


O verdadeiro "final feliz" não será com o lançamento de um novo álbum, mas será antes celebrado com o lançamento de uma compilação retrospectiva da carreira dos Arab Strap, intitulada 'Ten Years Of Tears'. Esta prevê não apenas os melhores momentos do grupo, mas também temas tocados ao vivo, remixes, Peel Sessions ou outras coisas raras. Prevê-se o seu lançamento a 23 Out '06.

Entretanto, os Arab Strap já têm prevista uma digressão europeia que se inicia precisamente a 23 Out '06 em Copenhaga, terminando em Glasgow, no dia 4 Dez '06. Não escalarão Portugal (novidade!), e estarão, para os mais interessados, nas seguintes cidades espanholas mais próximas:

16 Nov em Valência (Cormoran), 17 Nov em Madrid (Joy), 18 Nov em Bilbao (Fever) e 19 Nov em Barcelona (Razzmatazz 2).

[ Image Credits: Arab Strap Official Website ]

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-02-38/The Mountain Goats


Um outro álbum absolutamente obrigatório é o novo dos The Mountain Goats, 'Get Lonely', sucessor do excelente 'The Sunset Tree', de 2005. O vocalista, John Darnielle, que anda nestas lides desde '93 continua a encher-nos o peito com todas as cordas da sua guitarra e com todo o ar (ainda fresco) da sua garganta. Canções muito doces, elaboradas com uma estética excepcional, com um conjunto de instrumentos clássicos que salientam toda a beleza e elegância dos temas compostos pelos The Mountain Goats.

Quem é que precisa de um guarda-chuva com o som dos The Mountain Goats nos ouvidos? Apesar de não ser tão bom como o anterior álbum, 'Get Lonely' é uma boa alternativa no actual mundo lo-fi. Atenção especial aos temas: "Moon Over Goldboro", "In the Hidden Places", "Song For Lonely Giants" e "Woke Up Now".

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-02-37/Espers


O novo álbum dos Espers, 'II', já aí está disponível para quem quiser. Um álbum bem interessante o qual segue a continuidade esperada deste colectivo norte-americano. Toda aquela magia do jogo de vozes entre os seus membros transportam-nos para um céu azul onde de vez em quando aparecem uns castelos de nuvens que nos permitem repousar ao som das composições originais dos Espers.

Com a qualidade esperada em todos os temas, deixo um especial destaque para "Children of Stone".

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/24

06-01-38/Axis of Evol (Pink Mountaintops)


Drogas, música e rock 'n roll parece terem sido sempre um trio perfeito de ingredientes para a produção de uma trip sonora que roce no fascinante. Com ou sem estes elementos, Stephen McBean, vocalista dos Pink Mountaintops, parece começar a carrilar o seu comboio.

Após o 1º álbum em 2004, 'Pink Mountaintops', apareceu em 2005 sob o nome 'Black Mountain' com o lançamento do álbum homónimo, 'Black Mountain' e neste ano de 2006 lançou mais um álbum, 'Axis of Evil', sob a égide Pink Mountaintops. Nada mais nada menos que o 3º álbum de Stephen McBean em menos de 2 anos.

Um álbum interessante, tenebroso, fascinante, alucinante, com aquele tique à voz de doente, figurativo de Stephen McBean e próprio de um eremita saído de uma qualquer furna perdida a reclamar por um indie-folk distinto.

Atenção aos temas: "Comas", "Slaves", "New Drug Queens" e "How We Can Get Free" (este encerra o álbum de uma forma perfeita). 4 temas, num álbum de apenas 8 músicas, com cerca de 35 minutos na totalidade. Interessante.

Recomendado para os amantes do género indie lo-fi.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/23

06-07-38/Clip: Cheated Hearts (Yeah Yeah Yeahs)

Um clip fresco para o regresso das férias! "Cheated Hearts" do álbum 'Show Your Bones' dos Yeah Yeah Yeahs.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não te desculpa o facto de não teres ouvido esta música no set do passado dia 21 :P




Video Credits: youtube.com

.:: Automatic English Version powered by Google.

06-07-37/Clip: Tony the Beat (The Sounds)

Um clip bem disposto para o fim do verão! "Tony the Beat", na sua versão clip sem censura, saído do álbum 'Dying to Say This to You' dos The Sounds.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este vídeo is not for you lovers!! :D




Video Credits: youtube.com

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/22

06-06-38/ToKIL Set @ Bar Agito, 21 Set '06

1. Cat Power - Living proof

2. Hot Chip - Colours

3. Stephen Malkmus - Kindling for the master

4. Lupen Crook - Love 80

5. Secret Machines - All at once (It's not important)

6. Grandaddy - Elevate myself

7. Sonic Youth - Incinerate

8. My Latest Novel - Sister sneaker sister soul

9. The Organ - I am not surprised

10. Fields - Heretic

11. The Dears - There goes my outfit

12. The Futureheads - Skip to the end

13. Drive-By Truckers - Easy on yourself

14. Howling Bells - Setting sun

15. Bright Eyes - I believe in symmetry

16. Electric President - Ten thousand lines

17. !!! (Chk Chk Chk) - Hello? Is this thing on?

18. Robots In Disguise - Girl

19. Dirty Pretty Things - Wondering

20. Serena Maneesh - Un-Deux

21. The Stills - Still in love song

22. Wolf Parade - Same ghost every night

23. Clearlake - It's getting light outside

24. The Knife - Marble house

25. Editors - All sparks

26. The Spinto Band - Did I tell you

27. The Longcut - A tried and tested method

28. The Rifles - Repeated offender

29. Art Brut - My Little brother

30. Bloc Party - This modern love

31. Clap Your Hands Say Yeah - Upon this tidal wave of young blood

32. Tapes 'N Tapes - Cowbell

33. Interpol - NARC

34. Giant Drag - Kevin is gay

35. She Wants Revenge - I don't wanna fall in love

36. Datarock - FA-FA-FA

37. The Automatic - Recover

38. Peter Bjorn & John - Young folks

39. You Say Party! We Say Die! - The gap (Between the rich and the poor)

40. Broken Social Scene - Superconnected

41. The Pipettes - Your kisses are wasted on me

42. Kasabian - Empire

43. Midlake - Roscoe

44. Love Is All - Make out fall out make up

45. Razorlight - America

46. LCD Soundsystem - Tribulations

47. The Strokes - Reptilia

48. X-Wife - Lost lines

49. Hard-Fi - Hard to beat

50. Infadels - Girl that speaks no words

51. White Rose Movement - Speed

52. The National - Mr. November

53. Muse - Starlight

54. The Sounds - Tony the beat

55. Pulp - Common people

56. The Rapture - Get myself into it

57. Boy Kill Boy - Civil sin

58. Yeah Yeah Yeahs - Cheated hearts

59. Josh Rouse - Love vibration

60. TV on the Radio - Wolf like me

61. The Sunshine Underground - Put you in your place

62. Guillemots - São Paulo

2006/09/12

Kraak FM <'+++< Vai de Férias


Oops! Já me esquecia de avisar que o Kraak FM está a gozar as suas merecidas Férias. O seu dono regressa entretanto no dia 21 Set '06 para uma Sessão ToKIL-Towards Kraak Indie Lines, em pleno Bairro Alto, mais concretamente, no Bar Agito, Rua da Rosa nº 261. A partir das 22h00 e até às 2h00, para quem quiser.

Até breve!

2006/09/10

06-01-37/Derdang Derdang (Archie Bronson Outfit)


O segundo álbum dos Archie Bronson Outfit, 'Derdang Derdang', é algo bastante bom e que recomendo a todos os apreciadores do género garage-rock, embora possa haver algumas dúvidas quanto ao seu verdadeiro estilo musical.

Nos tempos actuais, os ritmos de dança têm-se desenvolvido num sentido diferente daquele que os ABO nos propõe. Nota-se bem pela audição do disco que o sentido das palpitações sonoras
se sobrepõe a uma tendência generalizada para a batida ininterrupta, embora quem esteja a dançar ao som de 'Derdang Derdang' bem precisa de uma toalhita para secar a transpiração, porque esta nunca seca. Talvez seja este o segredo dos ABO, pois conseguiram de certa forma afunilar todos os impulsos num som especial, com o auxílio permanente daquelas guitarras repetitivas que nos impulsionam directamente para o centro da pista. Impulsos que se transformam simplesmente em impulsos: seja para o sexo, seja para o álcool, seja para a dança, mas que de repente não passa mesmo de um impulso: o prazer do impulso. Para já, só a voz e a maneira como canta o vocalista Sam Windett provam o tão intenso e peculiar que é este disco.

Algumas sugestões de escuta vão para "Cherry Lips", "Dart For My Sweetheart", "Dead Funny", "Kink", "Jab Jab" e "Modern Lovers".

Recomendado.

.:: Automatic English Version powered by Google

2006/09/09

06-07-36/Clip: Ticket To Immortality (The Dears)

Na sequência do post anterior, aqui fica um clip que não sendo nada de especial, apresenta uma música bem agradável de mais um dos álbuns do ano! "Ticket To Immortality" do álbum 'Gang of Losers' dos The Dears.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não te dá direito a ser imortal, apenas ficas a saber que o Mundo também gosta de ti...
:)




Video Credits: youtube.com

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/08

06-06-36/The Dears


Acabadinho de sair e tal como eu esperava, o novo álbum dos canadianos The Dears, 'Gang of Losers', já anda a fazer as delícias cá por casa. O disco é elegantemente belo, foi realizado e pensado com muito talento o que o eleva a um nível de sucesso merecido.

Destaco algumas canções do álbum como, por exemplo, "Ticket to Immortality", "Hate Then Love", "There Goes My Outfit", "You and I Are a Gang of Losers", "Ballad of Humankindness", "Find Our Way to Freedom" (talvez a melhor do álbum) e "Whites Only Party". Todas excelentes, com um toque especial pela voz do vocalista Murray Lightburn.


Sem expressar de uma forma mais detalhada algo mais sobre este álbum, só acrescento que recomendo vivamente a sua escuta. Seguramente que não passará ao lado de quem gosta e acompanha o fenómeno indie canadiano, especialmente a quem aprecia Broken Social Scene, The New Pornographers, The Decemberists e Of Montreal. Para mim, mais um dos álbuns do ano de 2006!

.::
Automatic English Version powered by Google.

2006/09/07

06-05-36/The National


Boas notícias vindas do lado oeste do Atlântico-Norte, segundo a nossa localização geográfica, pois os The National, que lançaram em 2005, na minha opinião, o melhor álbum do ano (Alligator), estão nos tempos que correm, a gravar o seu novo álbum o qual deverá sair para o mercado na primavera de 2007 pela Editora Beggars Banquet.

O novo álbum ainda não tem nome e o alinhamento também ainda não está decidido. Só se sabe que há 16 canções em jogo, prevendo-se o fim do trabalho de estúdio lá para Nov '06. Segundo deixou escapar um dos irmãos Dessner, o novo álbum parece trazer uma panóplia de instrumentos musicais, desde clarinete, órgão, violino, viola e mais não sei quantas coisas (estão quase a ser uma orquestra, estes rapazes). Para isto também têm contribuído um dos elementos dos The National que trabalha bastante bem outros tipos de instrumentos, ditos mais clássicos, no seu projecto lateral Clogs.

Para quem quiser ou para quem estiver por Perpignan, FR, os The National actuam amanhã, 8 Set '06, no Perpignan Guitar Festival, regressando logo de seguida para uma pequena tour pelas principais cidades norte-americanas, incluindo a cidade canadiana de Vancouver.

[ photo by Kraak/Peixinho @ Koko, Londres, 2006.05.31 ]

:: "Abel" pelos The National, em audição no Rádio.Blog do Paixaum >+++'>.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/06

06-04-36/Agenda de 2006.09.06-Algumas Sugestões

07.09 - RRS-Retro Refresh Sessions by Vilas @ Incógnito, Lisboa
08.09 - Electro-Domésticos by Planeta POP @ Incógnito, Lisboa
15.09 - You Should Go Ahead (Showcase) @ Fnac-Chiado, Lisboa
15.09 - Veados Com Fome @ Lounge, Lisboa
16.09 - Tree Eléctrico by Puto @ Radio Bar, Porto
16.09 - You Should Go Ahead @ Santiago Alquimista, Lisboa
16.09 - Submarine @ Uptown, Porto
16.09 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
17.09 - Vetiver @ Casa da Música, Porto
21.09 - ToKIL-Towards Kraak Indie Lines by Kraak @ Bar Agito, Lisboa
23.09 - You Should Go Ahead @ Maus Hábitos, Porto
25.09 - Liars, Deerhunter @ Porto Rio, Porto
26.09 - Liars, Deerhunter @ Club Lua, Lisboa
26.09 - Peaches @ Santiago AlquimistaParadise Garage, Lisboa (enviado por e-mail por Carla Araújo)
--> (Actualizado em 9 Set '06)
--> (Actualizado em 10 Set '06)
28.09 - Natacha Atlas @ Casa da Música, Porto
28.09 - U-Clic @ Clube Mercado, Lisboa
28.09 - The Ultimate Architects @ Casa das Artes e Espectáculos, Portalegre
29.09 - Old Jerusalem @ ZdB, Lisboa
29.09 - Souls of Fire @ Hard Club, Gaia
30.09 - Souls of Fire @ Club Lua, Lisboa
30.09 - The Feeling @ Aula Magna, Lisboa
10.10 - iForward, Russia! @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.10 - Final Fantasy @ Teatro Miguel Franco, Leiria
15.10 - Final Fantasy @ Club Lua, Lisboa
18.10 - Matthew Herbert @ Casa da Música, Porto
19.10 - Matthew Herbert @ Lux, Lisboa (Sugerido por Spaceboy)
--> (Actualizado em 9 Set '06)
26.10 - Muse @ Campo Pequeno, Lisboa
09.11 - Marc Ribot @ Casa da Música, Porto
10.11 - Client @ Casa da Música, Porto
11.11 - Fish @ Aula Magna, Lisboa
29 e 30.11 - Lisa Germano @ Teatro Circo, Braga
02.12 - Lisa Germano @ Santiago Alquimista, Lisboa
03.12 - Yo La Tengo @ Aula Magna, Lisboa
09.12 - Opeth @ Paradise Garage, Lisboa
10.12 - Wim Mertens @ Teatro São Luiz, Lisboa
10.12 - Lambchop @ Aula Magna, Lisboa

2006/09/05

06-03-36/Datarock


Mais uma vez a cidade norueguesa de Bergen marca pontos e desta vez através de dois amigos, Fredrik Saroea e Ketil Mosnes, os quais na última transição de século começaram a reparar que na cidade acima referida, a verdadeira música alternativa já não passava pelas clássicas salas de rock dos idos anos '90, mas sim pelos clubs mais resguardados onde se descobriam pessoas e músicas verdadeiramente interessantes.

Tal como os Röyksopp ou os Kings of Convenience no início das suas carreiras DJ-pop-electrónicas, estes 2 amigos (designados pelo grupo de nome Datarock) decidiram fazer-se à estrada e começaram, via Daft Punk, a mostrar o seu electroclash promissor, no meio de um corrente e enorme estufado musical. Inspiraram-se e começaram a produzir músicas com letras que falavam do próprio dia-a-dia e imaginário (libertino) das pessoas (sexo com robots, mulheres com pénis, etc), criando uma espécie de arte de libertação para elas próprias.

Após alguns singles gravados a nível local, o grande salto ocorreu no Festival Sonar '03 através de um pequeno EP lançado que lhes permitiu o pulo para algumas gigs internacionais, nomeadamente pela Suíça e pelo Canadá. A necessidade de lançar um verdadeiro álbum era cada vez mais premente, até porque a sua participação em determinados festivais estava condicionada pela falta de material.

Em 2005, os Datarock lançaram a nível norueguês o álbum 'Datarock Datarock', produzido pelos próprios e com grande destaque no meio musical norueguês. Em Julho '06, o álbum foi lançado em Inglaterra com sinais bastante positivos. De facto: acho o álbum formidável. Uma verdadeira New Rave Order! Experimentem este fenómeno Datarock e preparem-se para uma espécie de pop-funk agressiva e perversa, para uma espécie de electro-pop inovadora, completamente diferente do habitual, desde a potente bateria regada ao som de maracas, do tipo tosta de presunto, queijo e salmão. Pergunta monga habitual nestes casos: mas eles serão mesmo noruegueses?

Especial atenção aos temas: "I Used To Dance With My Daddy", "Computer Camp Love", "Nightlife To Uranus", "Sex Me Up", "Ugly Primadonna", "The Most Beautiful Girl", "Bulldozer" e "FA-FA-FA" (novo single a ser lançado no próximo dia 25 Set '06).

Delírio! Álbum obrigatório, especialmente para os admiradores de LCD Soundsystem, Tom Vek, Le Tigre, Daft Punk e Talking Heads/David Byrne!

:: "FA-FA-FA" pelos Datarock, em audição, nesta data pelo side-bar deste blog.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/04

06-02-36/King Biscuit Time


Após todo o sucesso, todo o ódio, todas as cópias feitas dos extintos The Beta Band, eis que o vocalista do colectivo, Steve Mason, através do seu projecto lateral a solo King Biscuit Time, lançou recentemente (Maio '06) o seu primeiro álbum, 'Black Gold', após o EP 'No Style' realizado no ano 2000.

Pelo que se pode constatar, é um disco barrado a ouro, como se de um maestro iluminado da pop se tratasse, mas também com todo o humor negro bastante conhecido de Mason, tendo o disco sido totalmente trabalhado na sua própria casa, na Escócia.

Neste novo álbum recebemos o brinde de haver variadas misturas de géneros musicais, desde o hip-hop, dub, pop, techno e mesmo aquilo a que se pode chamar rock-psicadélico.

À boa velha maneira que os Beta Band sempre tentaram fazer.
Continuemos a (nova) saga Beta Band. Com algumas bolachas. E também LSD qb.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/03

06-01-36/The Trials of Van Occupanther (Midlake)


Após o lançamento do 1º trabalho dos Midlake em 2004, 'Bamnan & Slivercork', este quinteto originário de Denton, Texas (US), aparece em 2006 com o extraordinário álbum 'The Trials of Van Occupanther', seguramente um dos melhores álbuns de 2006, na minha opinião. Já tinha antecipado aqui qualquer provável boom, pelo menos na minha mente, deste grupo norte-americano.

Na mesma linha de mutação dos Grandaddy ou mesmo dos Mercury Rev e dos The Flaming Lips, os Midlake apresentam uma espécie de indie-rock bastante suave cujas origens passam pelo rock made in California dos anos '70. Os temas do novo álbum são de uma frescura e beleza contínua do princípio ao fim. Música que nos entra pelos ouvidos de forma temperada e que de tema para tema, cuja tendência de escuta aumenta de forma exponencial, mas sempre com algum alisamento. Trazem consigo uma mão-cheia de emoções, intimidações e melancolias, sem qualquer pretensão. Este é um factor ligeiramente diferente de alguns dos grupos existentes (similares) que produzem o mesmo tipo de canções.

O universo actual dos Midlake gira à volta das guitarras eléctricas, pianos e sobretudo nas vozes. Canções como "Roscoe" (rodou no Paixaum >+++'>), "Van Occupanther", In This Camp", "Branches", "Young Bride", "We Gathered in Spring", "Bandits" e "Head Home" (rodou por este blog) são as demonstrações claras deste extraordinário álbum bem como um convite do colectivo em convidar-nos para uma confortável viagem à volta da Terra e possivelmente com ramificações para outros mundos.

O disco, uma vez começada a sua audição, será muito difícil fazer uma paragem. Parece que temos que o ouvir todos os dias. É mesmo genial. Brilhante!

Este álbum é mais que recomendado!

:: "We Gathered in Spring", pelos Midlake, em audição, nesta data no side-bar deste blog.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/02

06-07-35/Clip: Made Up Love Song #43 (Guillemots)

Um videoclip... de um dos álbuns do ano! "Made Up Love Song #43" do álbum 'Through the Windowpane' dos Guillemots.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blog. É contigo a escolha, mas atenção que este clip não pretende ensinar ninguém a fazer canções de amor...
:)




Video Credits: youtube.com

.:: Automatic English Version powered by Google.

2006/09/01

06-06-35/Top '06 (Provisório), #2

Na sequência deste post e encerrado que está o 2º quadrimestre de 2006, aqui fica uma lista (ainda provisória) das minhas preferências do ano corrente. Poderá haver alguns álbuns que se encontram numa transição entre 2005 e 2006... ou editados no país de origem em 2005 com chegada ao mercado internacional em 2006. Esta cena das datas dos álbuns mata-me o juízo. :)

Classificação A
- Electric President, "S/t"- Midlake, "The Trials Of Van Occupanther"- Guillemots, "Through The Windowpane"
- Cat Power, "The Greatest"
- Infadels, "We Are Not the Infadels"- Peter Bjorn & John, "Writer's Block"
- Two Gallants, "What the Toll Tells"

Classificação A-
- The Futureheads, "News And Tributes"
- The Organ, "Grab That Gun"- TV On the Radio, "Return To Cookie Mountain"
- Thom Yorke, "The Eraser"
- Hot Chip, "The Warning"
- The Longcut, "A Call and a Response"- The Knife, "Silent Shout"
- Man Man, "Six Demon Bag"- Metric, "Live It Out"
- My Latest Novel, "Wolves"
- Serena-Maneesh, "Serena Maneesh"
- Tunng, "Comments of the Inner Chorus"
- Drive-By Truckers, "A Blessing and a Curse"
- Secret Machines, "Ten Silver Drops"- Boy Kill Boy, "Civilian"
- The Kooks, "Inside In Inside Out"
- (NAC) X-Wife, "Side Effects"

Classificação B+
- Yeah Yeah Yeahs, "Show Your Bones"- The Rifles - "No Love Cost"
- Sonic Youth - "Rather Ripped"
- Cosmic Rough Riders, "The Stars Look Different from Down Here"- Elliott Brood, "Ambassador"
- Archie Bronson Outfit, "Derdang Derdang"- Pink Mountaintops, "Axis Of Evil"
- Islands, "Return To the Sea"- Datarock, "Datarock Datarock"
- King Creosote, "K. C. Rules OK"- Semifinalists, "Semifinalists"- The New Amsterdams, "Story Like a Scar"
- Howling Bells, "The Howling Bells"- iLiKETRAiNS, "Progress Reform"
- The Automatic, "Not Accepted Anywhere"- Boards of Canada, "Trans Canada Highway"
- Muse, "Black Hole And Others Revelations"- The Delgados, "The Complete BBC Peel Sessions"- Matmos, "The Rose Has Teeth in the Mouth of a Beast"- Tapes 'N Tapes, "The Loon"
- The Vines, "Vision Valley"- Belle & Sebastian, "The Life Pursuit"
- Giant Drag, "Hearts and Unicorns"
- Nathan Fake, "Drowning in a Sea of Love"- Arctic Monkeys, "Whatever People Say I Am, That's Why I Am Not"
- Love Is All, "Nine Times That Same Song"
- Dirty Pretty Things, "Waterloo To Anywhere"
- (NAC) Pop dell'Arte, "POPlastik (1985-2005)"

Classificação B
- Band of Horses, "Everything All the Time"- Absentee, "Schmotime"- The Open, "Statues"- Scritti Politti, "White Bread, Black Beer"- The Sounds, "Dying To Say This to You"
- Gossip, "Standing in the Way of Control"- Grandaddy, "Just Like the Fambly Cat"- White Rose Movement, "Kick"
- Swearing at Motorists, "Last Night Becomes This Morning"
- Lupen Crook, "Accidents Occur Whilst Sleeping"
- The Flaming Lips, "At War With the Mystics"
- Crystal Skulls, "Outgoing Behaviour"- She Wants Revenge - "She Wants Revenge"
- Lostprophets, "Liberation Transmission"
- iForward, Russia!, "Give Me a Wall"- Ladyfuzz, "Kerfuffle"
- Brian Eno+David Byrne, "My Life in the Bush of Goasts"
- El Perro del Mar, "El Perro del Mar"
- Morning Runner, "Wilderness Is Paradise Now"
- Panic! At the Disco, "A Fever You Can't Sweat Out"- Stellastarr*, "Harmonies for the Haunted"- Ambulance LTD, "New English EP"
- Sondre Lerche, "Dupper Sessions"
- The Zutons, "Tired of Hanging Around"- Yellowcard, "Lights and Sounds"- Devics, "Push the Heart"
- The Concretes, "In Colour"
- The Strokes, "First Impressions of the Earth"- (NAC) Cindy Kat, "Vol. I"

Classificação B-
- Robots in Disguise, "Get Rid!"- Film School, "Film School"- Brakes Co-Op, "The Sound Inside"
- The Delays, "You See Colours"
- Jenny Lewis & The Watson Twins, "Rabbit Fur Coat"- Hope of the States, "Left"
- The Blue Aeroplanes, "Altitude"
- Mystery Jets, "Making Dens"- Psapp, "The Only Thing I Ever Wanted"- Raconteurs, "Broken Boy Soldiers"- Radio 4 - "Enemies Like This"
- Clearlake, "Amber"- Liars, "Drum's Not Dead"
- Be Your Own Pet, "Be Your Own Pet"
- (NAC) The Weatherman, "Cruisin' In Alaska"

Classificação C+
- Josh Rouse, "Subtítulo"- Every Move a Picture, "Heart=Weapon"- The Feeling, "Twelve Steps & Home"
- Elefant, "The Black Magic Show"- Razorlight - "Razorlight"
- The Research - "Breaking Up"
- The Tyde, "Three's Co."
- Humanzi, "Tremors"
- Isolée, "Western Store"- The Upper Room, "Other People's Problems"
- I Love You But I've Chosen Darkness, "Fear Is On Our Side"
Classificação C
- Wolfmother, "Wolfmother"
- Towers of London, "Blood Sweat and Towers"
Classificação C-
- Beirut, "Gulag Orkestar"
- Snow Patrol, "Eyes Open"
- Isobel Campbell & Mark Lanegan, "Ballad of the Broken Seas"

Perdidos em 2005 e felizmente achados em 2006
- Wolf Parade, "Apologies to the Queen Mary"
- Nightmare of You, "Nightmare of You"
- The Spinto Band, "Nice and Nicely Done"