2008/03/31

Guillemots-Novo Álbum: 'Red'


Os Guillemots lançaram há muito pouco tempo o seu segundo álbum de originais, 'Red', que tal como o nome indica e pelo primeiro single dele extraído, "Get Over It", é mesmo um sinal vermelho para me manter afastado de tais sonoridades.

Como quase sempre, estes novos grupos que alcançaram alguma fama com o seu álbum-debut, quando investem no seu álbum sucessor, gostam de enveredar por caminhos que, para além de muita gente não perceber, nem as próprias bandas o sabem. Depois de 'Through the Windowpane', um dos melhores álbuns de 2006, na minha opinião, a amostra do single "Get Over It", comparada ao magnífico tema "Trains to Brazil", só demonstra mesmo que o melhor que têm a fazer é criar um novo tema chamado "Cars to Hell", porque efectivamente, tanto como "Get Over It" como o seu clip, são de fugir e para bem longe. Se o electro-pop manhoso que propõem em 2008 está em modo ON na casa dos Guillemots se calhar eu é que estou em modo OFF para esse peditório.

Socorro. "Get Over It" pode ser ouvida no MySpace dos Guillemots.

:: "Trains to Brazil" pelos Guillemots, em audição via Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>.

.:: Artigos relacionados com os Guillemots neste blog: 1. Amplificador '07; 2. Gigs '07; 3. Top Concertos 2007; 4. A Colecção de Discos dos Guillemots [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/30

D'Age @ Forum Municipal Romeu Correia (Fim de Página), 8 Mar '08


... E após alguns anos de paragem, eis que os saudosos D'Age regressam ao figurino musical nacional, desta vez em formato self-man-band, recuperado pelo guitarrista e vocalista da antiga formação, Toné. Numa formação original composta por 4 elementos e após também uma paragem lá pelo fim dos anos '80, os D'Age lançaram em '92 o seu primeiro e infelizmente único álbum, 'Todo Este Mar', onde um dos temas nele presentes rodou há pouco tempo pelo Paixaum >+++'>.

Eu como fã incondicional dos D'Age não poderia deixar de marcar presença neste concerto, em modo acústico, ocorrido em Almada no passado dia 8 Mar '08. Aí revisitou-se a maioria dos temas contidos no álbum 'Todo Este Mar', uma grande maioria deles com sonoridades diferentes, mas com a beleza das letras, esta inalterável. Para além deste reviver o passado no presente, ainda foram apresentados alguns inéditos os quais se esperam para breve uma maior divulgação. Conto poder em breve voltar a falar deste novo Projecto D'Age.

Se 'Todo Este Mar' já me tinha conquistado em '92, foi com muito prazer que em 2007, à procura de novos horizontes, encontrei o espaço adequado para, mais uma vez, voltar a reviver todo o prazer dos temas nele contidos. Metáforas das metáforas, nunca ninguém me tinha dedicado uma música, muito menos num concerto. Obrigado, D'Age. "Todo Este Mar" também para ti.

[photo by Manuel Barrisco @ Fim de Página, Almada, 8 Mar '08]

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/29

Clip: After Hours (We Are Scientists)


Os norte-americanos We Are Scientists (que muito gostariam de ser conotados como arty-band) lançaram há cerca de 15 dias o seu segundo álbum intitulado 'Brain Thrust Mastery'. Antes disso e como habitualmente, lançaram um single que anda aí a rodar, "After Hours", extraído do mesmo álbum.

Após o seu primeiro álbum 'With Love and Squalor' o qual tinha momentos muito bons, sempre desejei que os WAS se afirmassem de uma forma positiva, pois o potencial de crescimento para a banda era enorme. Infelizmente não achei que tivesse sido essa a opção. Para mim, acho que o problema dos WAS foi a pose com que se começaram a assumir, pelo menos do que vi em Paredes de Coura em 2006 e pelo que li por esta web fora. Hoje vemos o ex-trio WAS reduzido a 2 elementos, um single engraçadito, mas que poderia ser mais do que aquilo que é, tendo sido essa a opção dos WAS. Não conheço o resto do álbum, mas "After Hours" e especialmente o seu clip oficial são, na minha opinião, uma espécie de déjà vu nas áreas mais comerciais do rock alternativo.

Ao clicares na imagem abaixo, acedes ao site onde se encontra alojado o referido clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. A decisão é tua, mas depois não te admires se, quando os WAS lançarem o 3º álbum, o nome da banda passar a ser I Am Scientist. :P



Video Credits: wearescientists @ youtube.com

2008/03/28

The Moog-"I Like You"


Enquanto muita importância se tem dado a alguns vampiros, managements, campeões não sei bem do quê, aos velhos Hércules que vão pedir vozes bonitas emprestadas, continuo, apesar de não excluir tais importâncias, a preferir e a divulgar a simplicidade que, sem grandes armarices, ainda povoam o mundo musical em modo pop-rock.

Os húngaros The Moog são mais um exemplo da variedade simples reunida num conjunto de influências do rock dos anos '60, passando pela era punk vivida nos anos '70/'80, até alcançarem muito do que se fez nos anos '90 até aos dias de hoje. Parece um verdadeiro trabalho de casa para reunirem muito do que se fez ao longo de todos estes anos, vividos por mais que uma geração, até terem lançado em 2007 o seu primeiro álbum, 'Sold for Tomorrow'.

O primeiro single extraído de 'Sold for Tomorrow', "I Like You", é verdadeiramente apetitoso e destaca-se em qualquer dj-set não influenciado por batidas em exagero e por vozes produzidas por máquinas. Tem a beleza daquela pop clássica e inocente que, por vezes e por razões de modas ou tendências, são sempre conotadas com termos algo depreciativos, mas que no fundo no fundo, a maior parte dos ouvintes até gostam e não admitem. Como se os Kinks, Blondie, Iggy Pop, Nirvana ou mesmo os The Strokes não fazem parte da inspiração de muitas bandas completamente sobrevalorizadas no mundo musical actual.

A passagem pelo MySpace dos The Moog é mesmo recomendável. Temas como "Survive", "I Like You", "I Don't Want You Now", entre outros lá em audição são muito fixes. Para quem não quiser fazer o click, fica pelo menos aqui registado o clip oficial do tema "I Like You".


Video Credits: TheMoogChannel @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/27

The Subways-"Girls & Boys"

Os The Subways... estão de regresso! Depois do delicioso álbum-début 'Young for Eternity' o qual trazia temas estupendos como, por exemplo, "With You", "Rock and Roll Queen", "Oh Yeah" [MP3 aqui] e "I Want to Hear What You Have Got to Say", entre outros, os tão "mal-amados", no seu próprio país de origem, The Subways regressam em 2008 com o seu segundo álbum, 'All Or Nothing', a sair lá para o princípio do verão.

O primeiro avanço, bem como primeiro single do novo álbum, "Girls & Boys", foi lançado no passado dia 25 Mar '08 assim como o seu explosivo clip que o acompanha. Os The Subways estão, através do seu site, a disponibilizar o descarregamento gratuito do novo tema o qual, entretanto, também pode ser ouvido no MySpace da banda.

Nada como, apesar do tempo ainda fresco, começar bem a primavera, com um tema cheio de alegria e vontade de viver. A ver se é desta que os The Subways têm o reconhecimento que efectivamente merecem. Recomendado!


Video Credits: pulsefilmsltd @ youtube.com

:: "Oh Yeah" pelos The Subways, em audição via Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>.

.:: Artigos relacionados com os The Subways neste blog: 1. No Love Lost (The Rifles); 2. Calling at Omaha-Set, 21 Jul '06; 3. Coachella '06; 4. Rentrée para Roubar-Kraakinho Bónus.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/26

Agenda de 26 Mar-Algumas Sugestões

26.03 - Portishead, A Hawk and a Hacksaw @ Coliseu do Porto, Porto
26.03 - Shout Out Louds, Rita Redshoes @ Aula Magna, Lisboa
27.03 - Portishead, A Hawk and a Hacksaw @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
28.03 - Alla Polacca @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
28.03 - Loto, Hipnótica @ Ar de Rato, Coimbra
29.03 - Micro Audio Waves @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
02.04 - Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
03.04 - Editors @ Coliseu do Porto, Porto
03.04 - Colleen @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
04.04 - Sean Riley & The Slowriders @ Casa das Artes, Arcos de Valdevez
04.04 - Colleen @ Theatro Circo, Braga
05.04 - Colleen @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
09.04 - The Hives @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
10.04 - The Bleeps @ Plano B, Porto
11.04 - The Bleeps, Julia Marcell in Festival Overlive @ Marinha Grande
11.04 - U-Clic @ Associação Espontânea, Vila Real
12.04 - The Bleeps, Suprah @ MusicBox, Lisboa
12.04 - The Purgatory Line (DJ-Session), by Kraak @ MusicBox, Lisboa
12.04 - The Kills, The Whip @ Casa da Música, Porto
19.04 - Anja Garbarek @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
21.04 - Black Lips @ Porto-Rio, Porto
21.04 - Nick Cave & The Bad Seeds @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
22.04 - Black Lips @ Lux, Lisboa
22.04 - Nick Cave & The Bad Seeds @ Coliseu do Porto, Porto
23. 04 - Mão Morta @ Culturgest, Lisboa
29.04 - José González @ Aula Magna, Lisboa
30.04 - José González @ Passos Manuel, Port
30.04 - The Gutter Twins @ Santiago Alquimista, Lisboa
03.05 - Einstürzende Neubaten @ Casa da Música, Porto
04.05 - Einstürzende Neubaten @ Aula Magna, Lisboa
08.05 - Diamanda Galás @ Casa da Música, Porto
09.05 - Smartini @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
10.05 - Diamanda Galás @ Aula Magna, Lisboa
11.05 - The National @ Aula Magna, Lisboa
16.05 - John Cale Acoustimatic Band @ Casa das Artes, Famalicão
16.05 - Revl9n @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
17.05 - John Cale Acoustimatic Band @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
26.05 - Cat Power @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
26.05 - CocoRosie @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
27.05 - Animal Collective @ Cinema Batalha, Porto
27.05 - CocoRosie @ Theatro Circo, Braga
28.05 - Cat Power @ Coliseu do Porto, Porto
29.05 - Animal Collective @ Lux, Lisboa
31.05 - Young Marble Giants @ Casa da Música, Porto
10.06 - Feist @ Coliseu do Porto, Porto
11.06 - Feist @ Aula Magna, Lisboa
28.06 - Rufus Wainwright @ Casa das Artes, Famalicão
29.06 - Rufus Wainwright @ Casa das Artes, Famalicão
07.07 - Peixe : Avião @ Teatro Virgínia, Torres Novas
10.07 - The National, Rage Against the Machine, Spiritualized, Peaches (DJ Set) in Oeiras (Optimus) Alive! @ Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
10.07 - Digitalism in Festival Super Bock Super Rock Lisboa @ Parque Tejo, Lisboa
12.07 - Neil Young, The Gossip, Roisin Murphy in Oeiras (Optimus) Alive! @ Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
15.07 - M.I.A. @ Somewhere in Lisbon
16.07 - M.I.A. @ Somewhere in Porto
18.07 - Arctic Monkeys @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
20.07 - Beirut in Festival Músicas do Mundo @ Sines
22.07 - Kings of Convenience @ Casa da Música, Porto
27.07 - Beirut @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
31.07 - Sex Pistols, The Wombats, The Long Blondes in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Primal Scream in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
07.08 - Björk in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar

2008/03/25

Battant-"Kevin (1989)"


Outro grupo que precisa realmente ver a luz do dia são os britânicos Battant. Após terem começado na senda musical através de um tema de aniversário que a vocalista dos Battant, Chloe, escreveu para uma amiga, foi este mesmo tema que permitiu a formação dos Battant, começando a sua promoção, primeiro num bar local, seguindo-se outros mais longe da zona habitual do grupo, até finalmente uma digressão por todo o Reino Unido.

Foi em 2005 que lançaram uma edição limitada de um single 7'' cujo vídeo promocional, "Jump Up", começou a ser rotulado de "Nu-wave da New Wave". Seguiu-se durante o ano de 2006 mais um single, 'Socket/I Am Spider' e posteriormente, já em 2007, um EP 12'', 'Kevin (1989)' o qual contem o fabuloso tema que saiu recentemente na compilação da Rough Trade, 'Counter Culture 07', "Kevin (1989)". Curiosamente este EP só teve edição em França. Qualquer um dos temas acima descritos são formidáveis e "Kevin (1989)" tem andado em alta rotação pelo meu iPOD. Uma espécie de punk-pop que agarra..., como se fosse um comeback das Elastica!

Fica a sugestão para visitarem o MySpace da banda bem como assistir ao vídeo de "Kevin (1989)".



Video Credits: bongobillybongo @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/24

John Maus e o Seu Real Amor


Mais um belo disco que eu perdi em 2007 foi 'Love Is Real', do norte-americano (Hawai) John Maus. Isto é assim, não dá para ir a todos ao mesmo tempo. Lançado em Nov '07, o tão falado tema "Rights for Gays" deu o mote. Mas não só, pois por trás deste, há outros temas muito mais interessantes. Andava mesmo à procura de uma oportunidade para o comprar.

Conjugando Casiotone for the Painfully Alone em modo por vezes mais acelerado, John Maus consegue neste interessante trabalho um pouco como Panda Bear faz com os seus dedos sobre os seus sintetizadores que apanha a jeito. Prepara para atacar aquilo a que se pode chamar a música para o futuro, mas em modo retro. É isto que me faz permanecer, ao ouvir o disco, com uma presença mais clara e contínua do falecido Ian Curtis.

Pop Music do melhor, conjugado com uma espécie de electrónica lo-fi. Após uma tarde em baixa fidelidade e após uma reunião de seca, foi óptimo ter ido comprar este disco e ter descoberto o tesouro que nele se encontra. O amor é mesmo verdadeiro e o MySpace de John Maus está mesmo aqui ao lado!

:: "Times Is Weird" por John Maus, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/23

Elliott Brood-"The Bridge" no SXSW '08

Foi preciso que os Elliott Brood dessem o ar da sua graça no SXSW '08 para começarem a ser mais falados pelos meios da inteligentzia musical. Para quem não conhece este trio canadiano que já passou por Portugal, sugiro uma visita de emergência ao MySpace do grupo para se aperceberem de toda a energia e grandeza que resulta do casamento da Power-Pop com o Folk-Rock. Para aguçar o apetite fica aqui o clip oficial de "The Bridge", um dos temas do belíssimo álbum 'Ambassador' o qual está formidavelmente representado pelas imagens abaixo.

2008/03/22

Clip: Story Problem (The Envy Corps)

Vindos de uma terra onde nada de importante acontece, Ames, (Des Moines, Iowa), os norte-americanos The Envy Corps pretendem fixar o nome de tal cidade no mapa das boas audições sonoras. E de facto bem o podem fazer, pois os The Envy Corps talvez sejam a primeira grande descoberta de 2008, a qual foi revelada pelo primeiro single a ser extraído do seu primeiro álbum, 'Dwell', a ser lançado a 28 Abr '08.

O single "Story Problem" não é novo. Apareceu em 2006/7 no EP 'Story Problem', numa espécie de edição local, mas que felizmente e rapidamente começou a ser espalhado pelo espaço norte-americano, tendo recentemente aterrado no velho continente. Já agora aterrem também no MySpace da banda para terem uma ideia do trabalho do grupo ("Rooftop", "Keys to Good Living" e "Wires and Wool" são, por exemplo, outras pequenas maravilhas para serem ouvidas).

À parte algum amadurecimento que a banda tem que fazer (já lhes foram feitas comparações aos Radiohead e aos Doves), fica aqui como isca o clip oficial de "Story Problem", uma espécie de folar da Páscoa com amêndoas e chocolate. Delicioso.

Ao clicares na imagem abaixo, acedes ao site onde se encontra alojado o referido clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. A decisão é tua, mas depois disto não me digas que quererias participar numa espécie de Jogos sem Fronteiras com difusão japonesa em directo. Para isto já bastam as figuras embaraçosas que fazemos no dia a dia. :P


Video Credits: mercuryrecordsuk @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/21

Supergrass-Novo Single: "Diamond Hoo Ha Man"


... e os Supergrass estão de regresso. Surpresa? Sim, fiquei de boca aberta com o choque que tive ao ver o clip do primeiro single extraído do novo álbum 'Bad Blood'. Nem quero falar muito, pois não se percebe que destino ainda pensam os Supergrass seguir. Polémicos e possuidores nos anos '90 de um pop-rock algo à frente, com uma garra sem travões (alguém ainda se lembra de "Caught by the Fuzz" do primeiro álbum 'I Should Coco'?), depois de em 2005 terem lançado o algo fracassado e algo acústico 'Road to Rouen' o qual não deixou muitas saudades, pelo menos para mim (não sei se queriam dar alguma prova de maturidade?), aparecem 3 anos depois com isto? Não sei se quero ouvir o resto do disco. :S

Ok, podem praguejar à vontade que eu não me importo.

.:: Artigos relacionados com os Supergrass neste blog: 1. Little Death (Pete and The Pirates); 2. The Fratellis.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/20

Little Death (Pete and The Pirates)


Em conjunto com o álbum dos Atlas Sound, os Pete and The Pirates têm alegrado algumas das minhas horas deste ano de 2008. Com um belíssimo single lançado em 2007, "Knots", eis que 2008 foi o ano do lançamento do primeiro álbum deste colectivo britânico: 'Little Death', sendo para mim o segundo álbum de 2008 que até agora me agarrou.

'Little Death' é a verdadeira demonstração de como as coisas simples funcionam bem. Com 13 temas onde a maioria das letras são verdadeiras geradoras de inspiração para muitos pensamentos e escritos, as suas melodiosas harmonias desenvolvem-se em várias áreas musicais (como juntar os Franz Ferdinand, os Field Music, os Supergrass, os Clap Your Hands Say Yeah, os Wolf Parade e os Blur no mesmo saco), numa magnífica sintonia de ritmos lo-fi-pop-rock proporcionando um verdadeiro prazer aos ouvidos dos indie-lovers que se deixaram, sem dificuldade, que esta infecção se alastrasse pelo corpo.

E se no campo musical funcionam bem, em palco, pelo que já vi por clips soltos pela web, este pessoal é grandioso. Os seus concertos parece serem espectaculares, abrilhantados pela voz melancólica do vocalista e líder dos P&TP, Tom Sanders, o qual não é novo nestas cenas musicais, nem neste blog, sendo um dos responsáveis por um dos belos álbuns saídos em 2006, 'Lanzafame', dos Tap Tap (a banda irmã dos P&TP).

Neste mundo indie, para que realmente as bandas não sejam tentadas a cair em áreas grotesco-futebolísticas (aka Kaiser Chiefs e respectivas ramificações), basta que as suas canções sejam melodiosamente belas, a energia alta e o entusiasmo com tendência crescente. Os P&TP com o seu vocalista e a sua voz delicadamente bela em conjunto com as guitarradas e bateria, agradam inequivocamente aos apreciadores dos escritos dos Arctic Monkeys, a la joie de vivre presente nos The Go! Team assim como todo o charme indie definido pelos Mystery Jets.

Os temas em destaque do álbum 'Little Death' são praticamente todos, mas deixo uma menção especial para "Ill Love", "Come on Feet" [MP3 aqui], "She Doesn't Belong to Me", "Moving", "Knots", "Humming", "Dry Wings", "Mr. Understanding" [MP3 cortesia de Galaxy FM], "Eyes Like Tar" e "Bright Lights" (talvez o melhor tema do álbum). Alguns destes temas estão em audição no MySpace da banda.

Álbum recomendado!

:: "Bright Lights" pelos Pete and the Pirates, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Pete and the Pirates/Tap Tap neste blog: 1. Up on the Rooftop-Set, 28 Fev '08; 2. Pete and the Pirates-Novo Single: "Knots" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 2.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/03/19

Agenda de 19 Mar-Algumas Sugestões

21.03 - Linda Martini @ Alfa, Leiria
21.03 - Born a Lion, Murdering Tripper Blues @ ZdB, Lisboa
21.03 - Ölga @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
21.03 - Bunnyranch @ O Meu Mercedes, Porto
21.03 - Lobster, Etna, Too Titan to Fall @ Passos Manuel, Porto
22.03 - d3ö, The Hypers, Sidewalkers @ Stress Less, Praia de Pedrógão, Leiria
25.03 - A Hawk and a Hacksaw @ Passos Manuel, Porto
26.03 - Portishead, A Hawk and a Hacksaw @ Coliseu do Porto, Porto
26.03 - Shout Out Louds, Rita Redshoes @ Aula Magna, Lisboa
27.03 - Portishead, A Hawk and a Hacksaw @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
28.03 - Alla Polacca @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
28.03 - Loto, Hipnótica @ Ar de Rato, Coimbra
29.03 - Micro Audio Waves @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
02.04 - Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
03.04 - Editors @ Coliseu do Porto, Porto
03.04 - Colleen @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
04.04 - Sean Riley & The Slowriders @ Casa das Artes, Arcos de Valdevez
04.04 - Colleen @ Theatro Circo, Braga
05.04 - Colleen @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
09.04 - The Hives @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
10.04 - The Bleeps @ Plano B, Porto
11.04 - The Bleeps, Julia Marcell in Festival Overlive @ Marinha Grande
11.04 - U-Clic @ Associação Espontânea, Vila Real
12.04 - The Bleeps, Suprah @ MusicBox, Lisboa
12.04 - The Purgatory Line (DJ-Session), by Kraak @ MusicBox, Lisboa
12.04 - The Kills, The Whip @ Casa da Música, Porto
19.04 - Anja Garbarek @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
21.04 - Black Lips @ Porto-Rio, Porto
21.04 - Nick Cave & The Bad Seeds @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
22.04 - Black Lips @ Lux, Lisboa
22.04 - Nick Cave & The Bad Seeds @ Coliseu do Porto, Porto
23. 04 - Mão Morta @ Culturgest, Lisboa
29.04 - José González @ Aula Magna, Lisboa
30.04 - José González @ Passos Manuel, Port
30.04 - The Gutter Twins @ Santiago Alquimista, Lisboa
03.05 - Einstürzende Neubaten @ Casa da Música, Porto
04.05 - Einstürzende Neubaten @ Aula Magna, Lisboa
06.05 - Liars @ Lux, Lisboa
07.05 - Liars @ Cinema Batalha, Porto

08.05 - Diamanda Galás @ Casa da Música, Porto
09.05 - Smartini @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
10.05 - Diamanda Galás @ Aula Magna, Lisboa
11.05 - The National @ Aula Magna, Lisboa
16.05 - John Cale Acoustimatic Band @ Casa das Artes, Famalicão
16.05 - Revl9n @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
17.05 - John Cale Acoustimatic Band @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
26.05 - Cat Power @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
26.05 - CocoRosie @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
27.05 - Animal Collective @ Cinema Batalha, Porto
27.05 - CocoRosie @ Theatro Circo, Braga
28.05 - Cat Power @ Coliseu do Porto, Porto
29.05 - Animal Collective @ Lux, Lisboa
31.05 - Young Marble Giants @ Casa da Música, Porto
10.06 - Feist @ Coliseu do Porto, Porto
11.06 - Feist @ Aula Magna, Lisboa
28.06 - Rufus Wainwright @ Casa das Artes, Famalicão
29.06 - Rufus Wainwright @ Casa das Artes, Famalicão
07.07 - Peixe : Avião @ Teatro Virgínia, Torres Novas
10.07 - The National, Rage Against the Machine, Spiritualized in Oeiras (Optimus) Alive! @ Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
10.07 - Digitalism in Festival Super Bock Super Rock Lisboa @ Parque Tejo, Lisboa
12.07 - Neil Young, The Gossip, Roisin Murphy in Oeiras (Optimus) Alive! @ Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
18.07 - Arctic Monkeys @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
20.07 - Beirut in Festival Músicas do Mundo @ Sines
22.07 - Kings of Convenience @ Casa da Música, Porto
27.07 - Beirut @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
31.07 - Sex Pistols, The Wombats in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Primal Scream in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
07.08 - Björk in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar

2008/03/18

Glasvegas (Para o Dia do Pai, err Ausente)


Se quiserem uma espécie de batido onde o rock e a pop de outros tempos se encontram nos nossos actuais dias, apesar de ligeiramente em modo emo-shoegaze, sugiro a audição de algo a que já chamaram "o melhor vindo da Escócia nos últimos 20 anos" (tenho algumas dúvidas...), ou seja, porta aberta aos escoceses Glasvegas.

Todo o burburinho centrado nos Glasvegas deve-se ao nome de Alan McGee, produtor e editor independente cujo nome está altamente conectado, por exemplo, com os Primal Scream, The Jesus & Mary Chain, My Bloody Valentine, The House of Love, Oasis ou os Teenage Fanclub. Além disto (medo) quase cerca de 150 críticos/bloggers/produtores britânicos especializados na área musical, elegeram no Top #3 dos seus favoritos para 2008, os Glasvegas como banda de referência.

Após algumas digressões que muito chamaram a atenção em 2006 (chegaram a abrir para os Dirty Pretty Things ou para Ian Brown), já pelas mãos de Alan McGee, os Glasvegas lançaram um poderoso single, "Daddy's Gone", o qual chegou a ser classificado como o melhor single britânico após o grande nascimento dos Arctic Monkeys com "I Bet You Look Good on the Dance Floor" [MP3 aqui], chegando mesmo a ser considerado pela conhecida publicação britânica NME, como o 2º melhor tema de 2007.

"Daddy's Gone" é um tema bastante interessante (a puxar o lado emo dentro de si com uma grua) e que me despertou alguma atenção, sobretudo por ter sido incluído na mais recente compilação produzida pela Rough Trade, 'Counter Culture 07'. A banda lançou há pouco tempo um segundo single, "It's My Own Cheating Heart That Makes me Cry" (disponível para audição no MySpace da banda), o qual reune um conjunto orquestral muito agradável, que em conjunto com "Daddy's Gone", faz com que aquela atmosfera minimalista produzida com 2 guitarras e um baixo se aproxime de um concerto de música clássica.

Vale a pena uma passagem pelo MySpace dos Glasvegas.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.