2008/07/31

Music for an Accelerated Culture (Hadouken!)


Se nunca dei muito para o peditório da chamada "histeria musical", tenho que abrir uma excepção (como já havia referido há tempos neste blog) para os britânicos Hadouken! e o seu bombástico-histérico álbum de estreia, 'Music for an Accelerated Culture'.

Quando o punk e o electro se engatam mutuamente, a explosão orgásmica é inevitável: sente-se no disco, lê-se nos escritos, vê-se nos concertos que os Hadouken! têm proporcionado pelo Reino Unido.

Depois de singles deliciosos como "Liquid Lives", "That Boy That Girl"e "Crank It Up", depois daquela magnífica "Tuning In" (que não consta no álbum), depois daquela potente USB-mixtape 'Not Here to Please You' [a qual curiosamente comprei em Aveiro (huh?)] e mesmo sabendo que o target dos Hadouken! não é propriamente para o público da minha geração (como se se tratasse de uma especie de música interdita a maiores de 18 anos), eu só tenho a dizer bem desta rapaziada com as hormonas ao rubro.

Fruto, com certeza, de uma adolescência alucinada, como a maioria dos putos do século XXI que poupa nas palavras e na grafia para gritar aquilo que pensa ser a confusão total de uma geração perdida, onde o que está a dar é ser agressivo, desmedido, desbocado, robotizado e escurecido pelas 'jolas em excesso que os põem rapidamente embriagados, é só imaginarmos como seria se os The Fall e os Happy Mondays voltassem a ser o que foram há anos atrás, mas num único colectivo, com o apoio dos extintos Test Icicles, dos belgas Lords of Acid ou mesmo dos The Prodigy.

Não é um álbum para todos, volto a dizer. Só mesmo para aqueles que realmente têm uma cultura muito acelerada, como indica o próprio nome do álbum e que, por razões óbvias, não caiu nas graças da maioria dos críticos musicais.

Mesmo assim, o álbum tem momentos de maior paz, nomeadamente em temas como "Declaration of War", "Mister Misfortune", "Driving Nowhere", "Spend Your Life" e "Wait for You". De qualquer forma, garanto que a uma determinada hora da madrugada, é mosh seguro em qualquer dancefloor espalhada sobretudo pelo mundo anglo-saxónico.

Ideal para se ouvir em momentos de agonias e atrofios melancólicos, atenuando uma certa mágoa que necessita, por razões de subsistência mental, ser afastada da tola. Por consequência, pode trazer alguns momentos de raiva que também ajudam a afastar os mesmos atrofios. É a minha banda sonora matinal a caminho do trabalho, quer seja de carro, quer seja de comboio, via iPOD. Óptimos para abrirem um concerto para os Rage Against the Machine.

Destaques do álbum: "Get Smashed Gate Crashed", "That Boy That Girl", "Liquid Lives", "Crank It Up", "Mister Misfortune" e "Driving Nowhere".

"We are the wasted youth and we are the future too"

(Recomendado!)
:P

.:: Artigos relacionados com os Hadouken! neste blog: 1. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 17 Jul '08; 2. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 5 Jun '08; 3. Clip: Crank It Up (Hadouken!) [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 3.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/30

Agenda de 30 Jul-Algumas Sugestões

31.07 - The Mae Shi, X-Wife, Bunnyranch, Sex Pistols in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Two Gallants, These New Puritans, The Sounds, Editors, Primal Scream, The Long Blondes in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
02.08 - Wraygunn, Sean Riley & The Slowriders, Woman in Panic, dEUS, The Mars Volta in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura

03.08 - Ra Ra Riot, Caribou, Au Revoir Simone, The Lemonheads, Thievery Corporation in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
07.08 - Tinariwen, Clã, Björk, Gui Boratto in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
08.08 - The Chemical Brothers, Tindersticks, Goldfrapp in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
09.08 - Moulinex in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
10.08 - Cut Copy, Shout Out Louds, Franz Ferdinand, Junior Boys, Jamie Lidell in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
14.08 - Riot on the Roundabout, by Kraak [Dj-Set] @ MexeCafé, Lisboa
29.08 - Micro Audio Waves in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Linda Martini, Rita Redshoes in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
05.09 - X-Wife in Festa do Avante @ Quinta da Atalaia, Seixal
06.09 - Ladytron, Trentemøller in Beat It @ Praia do Castelo do Queijo, Porto
08.09 - The Gutter Twins @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.09 - Madonna, Robyn @ Parque da Bela Vista, Lisboa

29.09 - The Mary Onettes @ MusicBox, Lisboa
01.10 - The Mary Onettes @ O Meu Mercedes, Porto
07.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Incrível Almadense, Almada
08.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa
14.11 - Infadels @ Santiago Alquimista, Lisboa
15.11 - Infadels @ Plano B, Porto
20.11 - Blood Red Shoes @ Santiago Alquimista, Lisboa
29.11 - Mercury Rev @ Aula Magna, Lisboa

2008/07/29

Born Ruffians


Há alguns dias atrás vi um clip de uma banda que me deixou do avesso: "Hummingbird", dos canadianos Born Ruffians. Finalmente hoje fui averiguar quem eram estas personagens. Após ter passado um tempo considerável no MySpace deste trio a ouvir em repeat os 5 temas que lá existem para audição, decidi de imediato inventar uns escritos para esta turbulência vinda de Toronto (CA).

Classificar o seu recente e primeiro álbum 'Red, Yellow & Blue' como figura de destaque no Top '08 pode ser (muito) abusivo (até porque ainda não tenho o álbum), mas acho que já arranjei álbum-fetiche para 2008. Esta rapaziada conseguiu reunir uma série de influências que passam pelos Pixies, com ramificações pelos Modest Mouse, Violent Femmes e Built to Spill, não negando a própria origem territorial comum com os Clap Your Hands Say Yeah, Wolf Parade e os Sunset Rubdown. Este cenário pareceu-me magnificamente aerodinâmico.

gOD, lançaram há pouco tempo um single "I Need a Life", curiosamente a mais fraquita do MySpace, mas com um vídeo delicioso. Dos 5 temas disponíveis no MySpace da banda (sugiro uma visita urgente), destacam-se desde já as imperdíveis "Hummingbird", "Barnacle Goose" e "Foxes Mates for Life". Um outro tema, "Badonkadonkey", que não se encontra no MySpace, é outra excitação vinda dos Born Ruffians e para ser ouvida TOO LOUD [para conferir, através do MP3 disponibilizado por cortesia de somuchsilence].

Isto é que é não ser conformista. O álbum já cá fazia falta. Era mesmo bom que já cá tivesse chegado.



Video Credits: BORN ruffians @ MySpaceTV

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/28

Cold War Kids-"SOMETHiNG iS NOT RiGHT WiTH ME"


... E cá estão eles novamente: os putos da guerra fria mais amados por Tom Waits. Os norte-americanos Cold War Kids anunciaram o lançamento do seu novo álbum, 'Loyalty to Loyalty', para o próximo dia 23 Set '08. Para além da notícia, divulgaram, via MySpace, o primeiro single a ser extraído do álbum, "Something Is Not Right With Me" [MP3 cortesia de RockSellout], o qual também está no mesmo website disponível para audição.

Se o primeiro avanço do álbum sucessor de 'Robbers and Cowards' é o que é, o melhor mesmo é agarrar este lo-fi, via Talking Heads, da melhor forma, porque estou a imaginar que o disco seja uma bomba. Aguardemos por mais avanços para que estes putos tenham mesmo uma longa vida, longe da guerra fria.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/27

April (Sun Kil Moon)


Esta semana voltei a sentir alguns momentos de melancolia, sobretudo porque me deixei hipnotizar pelo novo álbum 'April' de Sun Kil Moon, também conhecido por Mark Kozelek.

Após várias identidades numa carreira com uma duração considerável (desde o ter adoptado o seu próprio nome, a Red House Painters, a covers dos Modest Mouse entre outros, após o fim dos Red House Painters), Mark Kozelek decidiu seguir caminho com o seu mais recente alter-ego, Sun Kil Moon. 'April', o álbum sucessor do delicioso 'Ghosts of the Great Highway', só me apareceu à frente este mês e portanto tenho desde já vontade de o baptizar como 'July'.

Numa espécie de verão invadido pela primavera refinada que existia em Abril e neste últimos dias algo nublados, porém abafados, o que mais me tem sabido bem é estar na companhia íntima de temas como "Tonight in Bilbao", "Heron Blue", "Lost Verses", "Tonight the Sky", "Blue Orchids" ou "Unlit Hallway", só para dar alguns exemplos. Algumas destas em audição no MySpace de Sun Kil Moon.

A edição de 'April' traz também um cd-bónus, 'Night', o qual contém versões alternativas de 4 temas de 'April' (de modo particular, eu gosto muito mais das versões contidas em 'April'). 'April' conta ainda com a participação vocal de Will Oldham (Bonnie 'Prince' Billy) e Ben Gibbard (Death Cab For Cutie), o que só por si, embeleza ainda mais este álbum. Quando eu começar a tomar a verdadeira atenção às letras dos temas que compõem 'April' é que vai ser um real problema porque a altura amargo/doce auto-reflectiva entrará em acção. Como se fosse outono.

Recomendado!

:: "Blue Orchids" por Sun Kil Moon, em audição via side-bar deste blog, nesta data.



..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/26

The Grass Is Green Enough-Set, 25 Jul '08


Fica aqui o registo de mais um (curto) dj-set ocorrido no Sound Club, no passado dia 25 Jul '08.

Um agradecimento especial ao Alexandre Barbosa (que também tocou alguns temas), à Catarina e ao pessoal amigo que por lá estava, em especial, à menina Té e ao menino Rick que apareceram por lá para partilharmos momentos conjuntos de boa disposição
.

Eis aqui o set da noite "The Grass Is Green Enough":

1. Grand National - Drink To Moving On [do álbum 'Kicking the National Habit']
2. Apparat - Hailin from the Edge [do álbum 'Walls']
3. Ellen Allien & Apparat - Way Out [do álbum 'Orchestra of Bubbles']
4. Fujiya & Miyagi - Ankle Injuries [do álbum 'Transparent Things']
5. Junior Boys - In the Morning [do álbum 'So This Is Goodbye']
6. Maps - Elouise [do álbum 'We Can Create']
7. The National - Baby, We'll Be Fine [do álbum 'Alligator']
8. The Cinematics - Sunday Sun [do álbum 'A Strange Education']
9. Elefant - Bokkie [do álbum 'Sunlight Makes Me Paranoid']
10. Cocteau Twins - Iceblink Luck [do álbum 'Heaven or Las Vegas']
11. PJ Harvey - Good Fortune [do álbum 'Stories from the City, Stories from the Sea']
12. The Kills - Cheap And Cheerful [do álbum 'Midnight Boom']
13. Maxïmo Park - Our Velocity [do álbum 'Our Earthly Pleasures']
14. The Rifles - Repeated Offender [do álbum 'No Love Lost']
15. Moving Units - Wrong Again [do álbum 'Hexes for Exes']
16. Ladytron - Destroy Everything We Touch [do álbum 'Witching Hour']
17. LCD Soundsystem - Us V Them [do álbum 'Sound of Silver']
18. Joy Division - Love Will Tear Us Apart (Permanent Mix) [da colectânea 'Permanent Joy Division']
19. Arcade Fire - No Cars Go [do álbum 'Neon Bible']
20. The Killers - Shadowplay [do álbum 'Sawdust']
21. Heróis do Mar - Paixão [do maxi 'Paixão']
22. Nine Inch Nails - The Hand That Feeds [do álbum 'With Teeth']
23. Radio 4 - Party Crashers [do álbum 'Stealing of a Nation']
24. The Faint - Your Retro Career Melted [do álbum 'Danse Macabre']
25. WhoMadeWho - Satisfaction [do álbum 'WhoMadeWho']
26. Woman In Panic - When I Saw You [do álbum 'Party Killer?!']
27. The Presets - My People [do álbum 'Apocalypso']
28. Cut Copy - Nobody Lost, Nobody Found [do álbum 'In Ghost Colours']

2008/07/25

!! The Grass Is Green Enough, by Kraak-Hoje no Sound Club !!


Se não tiverem nada de mais interessante para fazerem, é só aparecerem hoje no Sound Club (Largo de Santos, 9, em Lisboa), a partir das 23h30, para mais uns momentos de boa disposição, hehe! "The Grass Is Green Enough" para o delírio das pedras da calçada, haha!

:)

Clip: Sixteen (The Indelicates)


Outros que também têm sido usados como uma espécie de Brise na atmosfera deste verão de más luas são os britânicos The Indelicates. Com algumas semelhanças amargas partilhadas pelos seus compinchas Art Brut, os The Indelicates, um grupo composto por um vocalista que parece estar sempre mal disposto, Simon Indelicate e pela vocalista, Julia Indelicate, das extintas The Pipettes (para além de outros elementos), traduzem nas suas músicas aquela forma de vingança que um dia gostaríamos de ter, mesmo que seja para acalmar algum tumulto existente nas rebeliões contidas no nosso interior.

Lançaram há pouco tempo o álbum 'American Demo' onde alguns dos temas podem ser ouvidos através do MySpace da banda. Os singles entretanto lançados têm clips bem engraçados, nomeadamente "Sixteen" e "Julia, We Don't Live in the 60's". Outros temas engraçados a ouvirem são por exemplo "America" e "We Hate the Kids". Deixo uma pequena sugestão para quem quiser tentar destruir alguma obliquidade presente na matéria humana.

Fica aqui o registo do clip oficial de "Sixteen".

Ao clicares na imagem abaixo, acedes ao site onde se encontra alojado o referido clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. A decisão é tua, mas depois não me digas que não valeu a pena aprender um pouco a dançar com as lições no fim do clip. :P


Video Credits: windowslaws @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/24

Collapsing Cities-"Fear of Opening My Mouth"


Se há determinadas bandas novas que me fazem realmente rejuvenescer e sentir alguma euforia quando as oiço, não posso deixar passar em branco e citar por aqui os neo-zelandeses Collapsing Cities.

Sediados em Londres, esta rapaziada, por aquilo que tem disponível no seu MySpace para audição, pode já começar a recolher alguns louros pelo trabalho que tem vindo a desenvolver. Temas como a orelhuda "Seriously" [MP3 cortesia do blog The World's Greatest Music] , "So I Said Last Weekend" [MP3 cortesia de Pinglewood.com] ou o mais recente single lançado por terras britânicas, "Fear of Opening My Mouth", são realmente aqueles mimos sonoros que espero não sejam sol de pouca dura, como normalmente e infelizmente acontecem às bandas pop/rock que nascem como cogumelos.

Embuídos de uma subtileza sem roçar nos clichés e sem se aproximar da actual música futebolística feita pelos Kaiser Chiefs ou pelos The Fratellis, realmente os Collapsing Cities podem ter orgulho em definir a sua música como "prozac pop". É mesmo disto que se precisa neste verão apático de 2008.

Espero sinceramente que deixem (ou pelo menos o vocalista deixe) de ser operador de call center muito em breve [isto é uma citação do single "Fear of Opening My Mouth"].

Fica aqui o clip oficial de "Fear of Opening My Mouth".


Video Credits: tvand @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/23

Agenda de 23 Jul-Algumas Sugestões

24.07 - Kings of Convenience in Cool Jazz Fest @ Ciudadela, Cascais
26.07 - MAU @ MusicBox, Lisboa
31.07 - The Mae Shi, X-Wife, Bunnyranch, Sex Pistols in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Two Gallants, These New Puritans, The Sounds, Editors, Primal Scream, The Long Blondes in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
02.08 - Wraygunn, Sean Riley & The Slowriders, Woman in Panic, dEUS, The Mars Volta in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura

03.08 - Ra Ra Riot, Caribou, Au Revoir Simone, The Lemonheads, Thievery Corporation in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
07.08 - Tinariwen, Clã, Björk, Gui Boratto in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
08.08 - The Chemical Brothers, Tindersticks, Goldfrapp in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
09.08 - Moulinex in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
10.08 - Cut Copy, Shout Out Louds, Franz Ferdinand, Junior Boys, Jamie Lidell in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
14.08 - Riot on the Roundabout, by Kraak [Dj-Set] @ MexeCafé, Lisboa
29.08 - Micro Audio Waves in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Linda Martini, Rita Redshoes in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
05.09 - X-Wife in Festa do Avante @ Quinta da Atalaia, Seixal
06.09 - Ladytron, Trentemøller in Beat It @ Praia do Castelo do Queijo, Porto
08.09 - The Gutter Twins @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.09 - Madonna, Robyn @ Parque da Bela Vista, Lisboa

29.09 - The Mary Onettes @ MusicBox, Lisboa
01.10 - The Mary Onettes @ O Meu Mercedes, Porto
07.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Incrível Almadense, Almada
08.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa
14.11 - Infadels @ Santiago Alquimista, Lisboa
15.11 - Infadels @ Plano B, Porto
20.11 - Blood Red Shoes @ Santiago Alquimista, Lisboa
29.11 - Mercury Rev @ Aula Magna, Lisboa

2008/07/22

K-Surprise.Sometimes [Mr. S + Kraak]-Set, 19 Jul '08


!!! K-Surprise.Sometimes is not a Fake Brand !!!

E... com muitas surpresas à mistura, não só às vezes, mas praticamente durante toda a noite, fica aqui mais um post conjunto [desta vez, em meu nome e no do Mr. S] para o primeiro dj-set "sortido rico" do Mr. S e do Kraak, numa noite baptizada "K-Surprise.Sometimes". Aproveitamos para agradecer a presença dos amigos e dos amigos dos amigos que apareceram e lá permaneceram pelo Bar do Bairro para mais uma noite bastante animada pelas bandas do Bairro Alto :D. Deixamos também um agradecimento aos clientes habituais daquele bar, bem como à sua equipa de serviço na noite do passado dia 19 Jul '08.

Fica então aqui registado o set da noite "K-Surprise.Sometimes".

1. Bon Iver - Skinny Love
2. Fleet Foxes - Ragged Wood
3. Sigur Rós - Vid Spilum Endalaus
4. It Hugs Back - Carefully
5. Envelopes - I'd Like 2 C U
6. Shout Out Louds - Time Left for Love
7. Stephen Malkmus & The Jicks - Gardenia
8. The Lionheart Brothers - Bring It Down
9. The Pinker Tones - Working Bees
10. MGMT - Time to Pretend
11. The Shins - Australia
12. Maxïmo Park - Books from Boxes
13. Los Campesinos - You! Me! Dancing!
14. Clap Your Hands Say Yeah - Satan Said Dance
15. Wraygunn - She's a Go-Go Dancer
16. Tapes 'N Tapes - Hang Them All
17. Spoon - You Got Yr. Cherry Bomb
18. The Raveonettes - Sleep Walking
19. Autolux - Turnstile Blues
20. Film School - Dear Me
21. Jesus & Mary Chain - Happy When It Rains
22. The Mary Onettes - Lost
23. My Bloody Valentine - Feed Me With Your Kiss
24. LCD Soundsystem - Us V Them
25. Friendly Fires - Paris
26. Cut Copy - Nobody Lost, Nobody Found
27. Bloc Party - Two More Years
28. Arctic Monkeys - Teddy Picker
29. Arcade Fire - No Cars Go
30. Joy Division - Love Will Tear Us Apart (Permanent Mix)
31. Pixies - Debaser
32. The Duke Spirit - Lassoo
33. Les Savy Fav - The Year Before the Year 2000
34. Queen of the Stone Age - First It Giveth
35. The Horrors - Draw Japan
36. The Hives - Hate to Say I Told You So
37. Sonic Youth - Kool Thing
38. Yeah Yeah Yeahs - Y Control
39. Sons & Daughters - Guilt Complex
40. The Rapture - Pieces of the People We Love
41. !!! (Chk Chk Chk) - All My Heroes Are Weirdos
42. Klaxons - Gravity's Rainbow (Soulwax Remix)
43. Justice Vs. Simian - We Are Your Friends
44. Interpol - C'Mere
45. Infadels - Code 1
46. Cazals - Somebody Somewhere
47. MAU (c/ MDC-Macacos do Chinês) - Fake Booming Shit
48. Woman in Panic - When I Saw You
49. Digitalism - Idealistic
50. Editors - An End Has a Start
51. dEUS - Suds & Soda
52. The Kills - Cheap and Cheerful
53. Peaches - Fuck the Pain Away
54. The Chemical Brothers - Setting Sun
55. These New Puritans - Elvis
56. The Young Gods - Kissing the Sun
57. Battles - Atlas
58. Whitey - Intro
59. Beastie Boys - Intergalatic
60. Radiohead - Idiotheque
61. New Order - Temptation
62. Daft Punk - Face to Face (Cut Copy Remix)
63. The Presets - Truth and Lies
64. MSTRKRFT - Work On You
65. Does It Offend You, Yeah? - Let's Make It Out (Extended Mix)
66. Nine Inch Nails - Closer
67. Faith No More - Midlife Crisis
68. Rage Against the Machine - Bulls on Parade
69. The Mary Onettes - Slow

2008/07/21

Of Montreal: Novo Álbum-'Skeletal Lamping'


Após 1 ano de árduo trabalho, os Of Montreal já anunciaram o álbum sucessor de 'Hissing Fauna, Are You the Destroyer?', 'Skeletal Lamping' o qual está previsto ser lançado em Outubro '08.

Após a chatice do álbum, pelo menos na minha opinião, 'Hissing Fauna, Are You the Destroyer' e após um excelente concerto no Festival Sudoeste em 2007, o líder do colectivo norte-americano, Kevin Barnes, parece estar muito contente com a finalização de mais um álbum, pelo menos a fazer fé nas palavras contidas no MySpace da banda.

Apesar da sua felicidade, Kevin encontra-se um pouco preocupado com os potenciais clientes dos Of Montreal que segundo ele, podem não compreender o álbum na sua globalidade, embora reconheça que não criou um álbum para as pessoas gostarem, mas sim porque a isso foi obrigado.

What?

Na tentativa de fazer um álbum imprevisível (para não dizer impossível) e, por vezes, surpreendente, aguardemos para ver se os Of Montreal conseguem fotografar a complexidade labiríntica da minha consciência.

.:: Artigos relacionados com os Of Montreal neste blog: 1. Amplificador '07; 2. Gigs '07; 3. Clip: Sisters in the Struggle (Lesbians on Ecstasy); 4. Top '07 (Provisório), #2; 5. The National-Festival SW, 5 Ago '07; 6. Yeah Yeah Yeahs-Yeah! Is Is Fantastic!; 7. Of Montreal-Festival SW, 5 Ago '07 [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 7.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/20

Evil Urges (My Morning Jacket)


Depois da sofisticação expressa cerca de 3 anos atrás com o álbum 'Z' (um dos melhores álbuns de 2005), os My Morning Jacket regressam à ribalta em 2008 com o seu novo álbum 'Evil Urges' o qual seguramente marca uma transformação no colectivo norte-americano. Transformação em vários aspectos, desde a mudança do grupo para Nova Iorque bem como a própria transformação visual dos membros da banda e a transformação musical que fixou a elaboração de 'Evil Urges'.

Deixando (quase que) de lado o rock clássico e/ou a pop pastoral característica dos My Morning Jacket, estes apostam, desta vez, na inovação das suas sonoridades, curvando-se aos estilos funk e rock experimental, algo psicadélico, reunindo um conjunto de temas inspirados basicamente nos melhores momentos musicais vividos nos anos '70, passando sobretudo por Neil Young, Pink Floyd, Fleetwood Mac e Electric Light Orchestra.

Classificados de modo incorrecto, na minha opinião, no mesmo lote de bandas como os Drive-By Truckers e os Kings of Leon (nada contra as duas bandas: Drive-By Truckers gosto bastante e Kings of Leon, também conhecidos como os Strokes do sul dos Estados Unidos, só gosto mesmo do álbum 'Aha Shake Heartbreak'), os My Morning Jacket demonstram com 'Evil Urges' que o seu espaço é único, podendo eu afirmar, quase que por abuso de linguagem, que sempre tiveram o seu próprio planeta, não ficando a dever colagens a ninguém.

A relembrar tempos passados que muitas vezes gostamos ou a imaginar como seria em tal data, os tempos em que se vivia, desde os verões quentes aos carros que rolavam a alta velocidade com muita droga no seu interior, imaginando que o paraíso seria viver numa cabana à beira-mar, são estes banhos de sol que agora parecem insuficientes, que os My Morning Jacket nos trazem de tal paraíso, como se pudéssemos crer que as depressões pessoais eram momentos figurados de livros eruditos, tentando passar a mensagem/imagem, no século XXI, que efectivamente tal época existiu.

Os temas (paradisíacos) em destaque são muitos neste delicioso álbum: "Evil Urges," "Touch Me I'm Going to Scream, Pt. 1", "Highly Suspicious", "I'm Amazed", "Two Halves", "Aluminum Park" (talvez o melhor tema do álbum - MP3 cortesia de Gregor via Captains Dead -), "Remnants" e "Touch Me I'm Going to Scream, Pt. 2".

'Evil Urges' é efectivamente uma grande alternativa a explorar e a viver em cada uma das vezes em que se ouve o disco, pois há sempre uma parte, um som ou uma deixa para se descobrir, traduzindo-se em algo totalmente novo.

Recomendado, apesar de algo inferior a álbuns como 'Z' e 'It Still Moves'.

:: "Remnants" pelos My Morning Jacket, em audição via side-bar deste blog, nesta data.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/19

Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 17 Jul '08

!!! Hooray! Mais um set que já pertence ao passado... Fica hoje aqui registado não o set da noite do passado dia 17 Jul '08 no MusicBox, mas sim o que ainda é possível lembrar do conjunto de temas elegidos por mim e pelo amigo Alexandre Barbosa do Sound Club!

Como habitualmente, os meus agradecimentos a todo o pessoal amigo que por lá apareceu, aos amigos dos amigos e aos clientes que se foram deixando estar pelo local. Ainda um agradecimento especial à equipa do MusicBox que, em todo o conjunto, proporcionou uma agradável noite a todos os que por lá passaram.


O set conjunto desta noite andou pelos seguintes artistas:

The Longcut, The National, The Pinker Tones, Snowden, 120 Days, Heróis do Mar, Placebo, IAMX, Hot Chip, Arcade Fire, Joy Division, New Order, Daft Punk, The Presets, The Stills, MSTRKRFT, Friendly Fires, Primal Scream, Hadouken!, Klaxons, The Jam, The Cure, The Stranglers, Spoon, The Kills, Ladytron, Nine Inch Nails, Infadels, Simian Mobile Disco, LCD Soundsystem, Soulwax, Buzzcocks, The Killers, Happy Mondays, CSS, The Pretenders, Los Campesinos, Yo La Tengo, Bow Wow Wow, Blood Red Shoes, The Young Gods, Pop dell'Arte, Interpol, The Go! Team, Bloc Party, Blondie, Pixies, Sonic Youth, Polytechnic, Nirvana, Justice Vs. Simian, The Clash, Death From Above 1979, !!! (Chk Chk Chk) e outras coisas que se enquadram na linha indie-rock-electronic.

--> Hoje continua a saga musical: Kraak e Mr. S na noite K-Surprise.Sometimes no Bar do Bairro, a partir das 23h30. :)

2008/07/18

Cake's Time aka A Hora do Bolo na RADAR



Os Mr. S e Mr. Brightside estarão na Radar (sábado, 19 Jul '08, 17hs/domingo, 20 Jul '08, 16hs) para publicarem e falarem sobre a sua playlist enviada para a Hora do Bolo (apesar de a lista ter sido apenas premiada esta semana, a mesma foi enviada há cerca de 2 anos...).

Fica aqui a playlist premiada e encontrada no blog s2s:

interpol - untitled
my bloody valentine - feed me with your kiss
spinto band - oh mandy
death from above 1979 - blood on your hands
duke spirit - cuts across the land
the walkmen - the rat
klaxons - magick
nine inch nails - every day is exactly the same
eagles of death metal - solid gold
liars - drums ant the unconfortable can
i love you but i've chosen darkness - according to plan
sonic youth - the diamond sea
pixies - gouge away

2008/07/16

Agenda de 16 Jul-Algumas Sugestões

17.07 - Liars in MANTA @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
17.07 - Shout Out Louds in Festival Marés Vivas @ Praia do Areinho, Gaia
17.07 - Kraak (c/ Alexandre Barbosa) [Dj-Set] @ MusicBox, Lisboa
18.07 - The Prodigy, Tricky in Festival Marés Vivas @ Praia do Areinho, Gaia
18.07 - The National in MANTA @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
19.07 - Kraak (c/ Mr. S) [Dj-Set] @ Bar do Bairro, Lisboa
19.07 - Rinôçérôse in MANTA @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
19
.07 - Macy Gray, James in Festival Marés Vivas @ Praia do Areinho, Gaia

19.07 - Leonard Cohen @ Passeio Marítimo de Algés, Algés
19.07 - Sean Riley & The Slowriders @ ZdB, Lisboa
22.07 - Kings of Convenience @ Casa da Música, Porto
24.07 - Kings of Convenience in Cool Jazz Fest @ Ciudadela, Cascais
26.07 - MAU @ MusicBox, Lisboa
31.07 - The Mae Shi, X-Wife, Bunnyranch, Sex Pistols in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Two Gallants, These New Puritans, Editors, Primal Scream, The Long Blondes in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
02.08 - Wraygunn, The Pigeon Detectives, dEUS, The Mars Volta in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
03.08 - Ra Ra Riot, Caribou, Lemonheads, Thievery Corporation in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
07.08 - Tinariwen, Clã, Björk, Gui Boratto in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
08.08 - The Chemical Brothers, Tindersticks, Goldfrapp in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
09.08 - Moulinex in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
10.08 - Cut Copy, Franz Ferdinand, Junior Boys in Festival Sudoeste @ Zambujeira do Mar
14.08 - Riot on the Roundabout, by Kraak [Dj-Set] @ MexeCafé, Lisboa
29.08 - Micro Audio Waves in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
30.08 - Linda Martini, Rita Redshoes in Noites Ritual @ Jardins do Palácio de Cristal, Porto
05.09 - X-Wife in Festa do Avante @ Quinta da Atalaia, Seixal
06.09 - Ladytron, Trentemøller in Beat It @ Praia do Castelo do Queijo, Porto
08.09 - The Gutter Twins @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.09 - Madonna, Robyn @ Parque da Bela Vista, Lisboa
29.09 - The Mary Onettes @ MusicBox, Lisboa
01.10 - The Mary Onettes @ O Meu Mercedes, Porto
07.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Incrível Almadense, Almada
08.10 - Porcupine Tree, Pure Reason Revolution @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
11.11 - Sigur Rós @ Campo Pequeno, Lisboa
14.11 - Infadels @ Santiago Alquimista, Lisboa
15.11 - Infadels @ Plano B, Porto
20.11 - Blood Red Shoes @ Santiago Alquimista, Lisboa
29.11 - Mercury Rev @ Aula Magna, Lisboa

2008/07/15

Nouns (No Age)


Se o primeiro álbum dos norte-americanos No Age, 'Weirdo Rippers', não me conquistou por aí além, o mesmo não posso afirmar relativamente ao seu sucessor, 'Nouns', que para mim pode mesmo ser classificado como o seu verdadeiro álbum de estreia.

Num pop-rock estranhamente sujo, mas completamente efervescente com bolhinhas a durarem o tempo certo para cada um dos temas, o duo No Age conseguiu com 'Nouns' enfeitiçar-me com uma beleza suplementar, às habituais distorções sonoras criadas por Dean Spunt e Randy Randall, numa semelhança territorial dos My Bloody Valentine, entre outros grupos do mesmo tipo.

Ao contrário de 'Weirdo Rippers', a barulheira trazida à baila por 'Nouns' é muito simpática, real, concisa, óptima para afastar maus espíritos, com uma mistura extraordinária de géneros musicais, sobressaindo aquele lo-fi adorável cá por estes lados, vindo das catacumbas de uma Califórnia sedenta de coisas improváveis que surfam pelas ondas do Pacífico.

Tal como as ondas do mar e as respectivas marés, por vezes encontro alguma acalmia no disco, o que também não deixa de ser muito bem-vinda, mas aquele ruidoso sabor da distorção, mesmo nos temas mais lentos, lá se encontra presente, até que as ondas voltem a rebentar na praia. Delicioso.

Os temas em destaque para este álbum são muitos: "Miner", "Eraser" [MP3 cortesia de The PhiLL(er)], "Things I Did When I Was Dead", "Cappo", "Sleeper Hold", "Errand Boy", "Here Should Be My Home", "Ripped Knees" e "Brain Burner". Ou seja, praticamente todo o disco!

Recomendado!

:: "Things I Did When I Was Dead" pelos No Age, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/14

Kraak @ Sound Club-Set, 12 Jul '08


Era para ter sido um set conjunto, mas por motivos de força maior, acabei por ficar à solta no comando do som. E depois resultam estas listas de músicas, hehe. Fica aqui o registo de mais um dj-set ocorrido no Sound Club, no passado dia 12 Jul '08.

Um agradecimento especial ao Alexandre Barbosa, à Catarina e ao pessoal amigo que por lá estava, em especial, à menina Carla que apareceu por lá a dar o ar da sua graça
.

Eis aqui o set da noite:

1. Doves - Pounding [do álbum 'The Last Broadcast']
2. Queens Of The Stone Age - The Lost Art Of Keeping A Secret [do álbum 'R']
3. The Mary Onettes - Lost [do álbum 'The Mary Onettes']
4. Editors - An End Has A Start [do álbum 'An End Has A Start']
5. Suprah - Groom Lake [do EP 'Suprah']
6. Yo La Tengo - I Should Have Known Better [do álbum 'I Am Not Afraid Of You And I Will Beat Your Ass']
7. Radio 4 - Party Crashers [do álbum 'Stealing Of A Nation']
8. Munk & James Murphy - Kick Out The Chairs (WhoMadeWho Version) [original no single 'Kick Out The Chairs']
9. Feist - My Moon My Man (Boys Noize Classic Mix) [original no álbum 'The Reminder']
10. PJ Harvey - Good Fortune [do álbum 'Stories From The City, Stories From The Sea']
11. MAU (c/ MDC) - Fake Booming Shit [do álbum 'Tales Of Wonder, Fur And Deception']
12. Fischerspooner - The Best Revenge [do EP 'The Best Revenge']
13. Cut Copy - Nobody Lost, Nobody Found [do álbum 'In Ghost Colours']
14. The Presets - My People [do álbum 'Apocalypso']
15. The Cure - Just Like Heaven [da colectânea 'The Cure-Greatest Hits']
16. Hard-Fi - Living For The Weekend [do álbum 'Stars Of CCTV']
17. Sons & Daughters - Dance Me In [do álbum 'The Repulsion Box']
18. Does It Offend You, Yeah? - Let's Make Out (Extended Mix) [original no álbum 'You Have No Idea What You're Getting Yourself Into']
19. Datarock - FA-FA-FA [do álbum 'Datarock Datarock']
20. Goose - Bring It On [do álbum 'Bring It On']
21. Infadels - Jagger '67 [do álbum 'We Are Not The Infadels']
22. Joy Division - Love Will Tear Us Apart (Permanent Mix) [da colectânea 'Permanent Joy Division']
23. Franz Ferdinand - The Fallen [do álbum 'You Could Have It So Much Better']
24. MGMT - Kids [do álbum 'Oracular Spectacular']
25. Cazals - Somebody Somewhere [do single 'Somebody Somewhere']
26. Woman In Panic - When I Saw You [do álbum 'Party Killer?!']
27. Friendly Fires - Paris [do single 'Paris']
28. Midnight Juggernauts - Into The Galaxy [do álbum 'Dystopia']
29. Bloc Party - Two More Years [do single 'Two More Years']
30. Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent [do álbum 'Favourite Worst Nightmare']
31. Arcade Fire - No Cars Go [do álbum 'Neon Bible']
32. The Killers - Somebody Told Me [do álbum 'Hot Fuss']
33. Kubichek! - Night Joy [do álbum 'Not-Enough-Night']
34. Little Man Tate - Sexy In Latin [do álbum 'About What You Know']
35. Cold War Kids (extr.) - Rubidoux [do álbum 'Robbers And Cowards']
36. Yeah Yeah Yeahs - Y Control [do álbum 'Fever To Tell']
37. The Kills - Cheap And Cheerful [do álbum 'Midnight Boom']
38. Operator Please - Just A Song About Ping Pong [do álbum 'Yes Yes Vindictive']
39. UNKLE - Hold My Hand [do álbum 'War Stories']

2008/07/13

Supreme Soul @ Festival MUSA, 5 Jul '08


Depois de um bruto hamburguer nos Bar dos Gémeos, em Carcavelos, eu e a Rita Maria Josefina fomos assistir ao vivo a uma das melhores recentes sonoridades nacionais, com inspirações claras dos saudosos anos '80: os Supreme Soul os quais subiram ao palco do Festival MUSA 2008 no passado dia 5 Jul '08 a mostrar realmente quem são e o que valem. Num concerto algo curto, mas que se queria mais longo, os Supreme Soul mostraram em 7 temas tocados, como direccionar uma nova alternativa pop/rock electrónica perante a assistência presente.

Com 2 EPs em carteira, 'Vision' e 'Love and Shadows', os Supreme Soul (Tiago Dias na voz, João Melo nas teclas, Susana Nogueira na guitarra/teclas e recentemente com a presença do baixista Pedro Valério) que se preparam para lançar o 1º álbum ainda em 2008, conseguiram alcançar uma excelente renovação musical que já há algum tempo se aguardava no figurino alternativo português, tendo mesmo sido, uma grande revelação no Festival MUSA 2008, não ficando a dever nada a muitos grupos do mesmo género no panorama internacional.

E foi durante cerca de 40 minutos que me vi envolvido em constante mutação, entre passado e presente, entre ritmo e melodia, entre alegria e melancolia, mas sobretudo com muita boa disposição e agradecido pelo profissionalismo que vi presente no palco do festival.

Para quem não conhece os Supreme Soul, sugiro uma visita urgente ao MySpace da banda. Longa vida aos Supreme Soul!

Recomendado!

[photos by Kraak @ Festival MUSA, Carcavelos, 5 Jul '08]

.:: Artigos relacionados com os Supreme Soul neste blog: 1. Unexpected Set-9 Jun '08.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2008/07/12

Mad Bugs [Puto + Kraak] @ Sound Club-Set, 11 Jul '08


!!! Mad Bugs Rock !!!
E... com muitos peixes coloridos e água fresca (e outras bebidas, hehe) para o calor da noite, fica aqui mais um post conjunto [em meu nome e no d'O Puto] para mais um dj-set da nova dupla Mad Bugs. Aproveitamos para agradecer a presença dos amigos e dos amigos dos amigos que apareceram e lá permaneceram pelos lados de Santos, para mais uma noite bastante animada :D. Deixamos também um agradecimento aos habitués do Sound Club, bem como à sua equipa de serviço, nomeadamente ao Alexandre Barbosa e à Catarina.

Fica então aqui registado o puzzle-set conjunto da noite (prémios para quem conseguir fazer a verdadeira transcrição do mesmo :P).

1. LCD Soundsystem - Someone Great
2. IAMX - Negative Sex
3. Bloc Party - Two More Years
4. Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent
5. White Rose Movement - Love Is a Number
6. The Pinker Tones - Working Bees
7. Moving Units - Wrong Again
8. Phoenix - Long Distance Call
9. New Order - Run 2
10. MGMT - Kids
11. Black Kids - Hurricane Jane
12. The Little Ones - Ordinary Song
13. Those Dancing Days - Those Dancing Days
14. Luscious Jackson - Naked Eyes
15. The Black Ghosts - I Want Nothing (Extended Mix)
16. Crystal Castles - Knights
17. Cut Copy - Nobody Lost, Nobody Found
18. The Presets - This Boy's in Love
19. Friendly Fires - Paris
20. Klaxons - Magick
21. Amo-te Mas Escolhi a Escuridão - De Acordo Com o Plano
22. Divisão da Alegria - Digital
23. Putos da Guerra Fria - Pendura-me a Secar
24. Mortes - Barato e Alegre
25. Ouro Santo - Os Artistas
26. Loirinha - Ex-Ofensor
27. Cassetes & Cassetes - Enforca-os a Todos
28. O Nacional - Reportagem do Apartamento
29. Colher - Sentimentos Mais Fixes
30. O Meu Blusão da Manhã - Restos
31. Morre! Morre! Morre! - Passeios (da Rua), Aí Vamos Nós
32. Fadas - Auto-estrada para Roswell
33. Sangue na Parede - Maria Susana
34. Filhos & Filhas - Complexo de Culpa
35. Potros - Pugie das Meias Vermelhas
36. Clube dos Motoqueiros Rebeldes e Negros - Espalha o Teu Amor
37. Unhas de 9 Polegadas - Essa Mão Que Te Alimenta

38. Um Lugar para Sepultar Estrangeiros - A Resolver a Ferida na Tua Cabeça
39. Filme Escola - Querido Eu
40. Os Rabanetes - Aquela Grande Canção de Amor
41. Laura Marling - Cruza os Teus Dedos/Rasteja a Partir do Mar
42. Beirute - Arma do Elefante
43. Os Decemberistas - 16 Mulheres de Militares
44. A Banda do Espírito - Ó Mandinha!
45. Infiéis - Gaja Que Não Diz Nada
46. As Marionetas - Perdido
47. Takka Takka - Desenha um Mapa
48. Joseph Alphonse - Sons of the Early Morning

2008/07/11

Clip: Future (Cut Copy)


Com o Festival Sudoeste quase à porta, nada como repassar algumas imagens do passado recente dos australianos Cut Copy. "Future", um dos primeiros (senão mesmo o primeiro) single, lançado em 2004/5, remisturado por altos nomes do dancefloor, como por exemplo, Chromeo ou os !!! (Chk Chk Chk), demonstra claramente o fascínio dos Cut Copy pelos anos '80, mas completamente adaptada às sonoridades que se fazem sentir no século XXI. Após o lançamento de um dos álbuns do ano, 'In Ghost Colours' (que espero escrever algo em breve), nada como começar já a preparar a dança ideal para, espero eu, ouvir "Future" na próxima edição do SW '08. De braços abertos.

Ao clicares na imagem abaixo, acedes ao site onde se encontra alojado o referido clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. A decisão é tua, mas depois não vale a pena dizeres que a inveja é uma coisa muito feia. :P




..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.