2009/07/31

Primary Colours (The Horrors)


O mais recente trabalho dos britânicos The Horrors, 'Primary Colours', é um exemplo de como determinadas bandas conseguem realmente provar o que valem e passam imunes ao síndroma do 2º álbum.

Confesso que os The Horrors, com o seu primeiro álbum, 'Strange House', me passaram um pouco ao lado. Achei-os na altura um bocadinho goth-psycho-pseudo-Cramps wannabes que, em determinadas alturas, nomeadamente através de clips ou entrevistas que vi e li, quer pela televisão quer pela web, me fizeram um pouco de medo. Toda aquela obscuridade, em partes devida aos Joy Division, parecia um pouco monocromaticamente forçada. A questão é que com 'Primary Colors', os The Horrors sofreram uma magistral (e inesperada) metamorfose, ajudada por um dos mestres do trip-hop Geoff Barrow (Portishead), mas sobretudo levada a cabo pelo vocalista Faris Badwan (o seu nome também sofreu uma transformação, antes era conhecido por Faris Rotter), que se apresenta na mesma um pouco a Ian Curtis, mas muito mais estiloso e interessante que antes e com uma leque de ligações mais vincadas aos My Bloody Valentine, The Jesus & Mary Chain ou mesmo a Nick Cave.

E se em 2007 o universo das guitarras distorcidas já era uma vantagem de certa forma dominada pelos The Horrors, em 2009 este universo ainda se acentua mais, convergindo num álbum brilhante, progressivo, tornando a escuridão mais clara nos dias mais sombrios, evoluindo de forma completamente natural, alargando a sua palette de cores para um rol de influências e estilos musicais menos óbvios, desde o nu-metal, dub ou mesmo a uma Britpop menos popzinha e chata.

Ao contrário de algumas (novas) bandas que também andam pelos lados sheogazes da vida, os The Horrors percorrem um caminho de uma certa originalidade, bebendo influências de grandes bandas do passado é certo, mas ajustando as suas sonoridades à época actual, aos novos estilos musicais surgidos no século XXI, chamando a atenção que o que era antes já não é hoje. Coisa que, por exemplo, os tão aclamados The Pains of Being Pure at Heart que com o seu bem bom EP-début antecipava uma boa recepção para o seu álbum de estreia, mas que, na minha opinião, conformaram-se como uma espécie de cópia chatinha regresso ao passado dos My Bloody Valentine.

São temas como "Mirror's Image", "Three Decades", "Who Can Say", "Do You Remember", "Scarlet Fields" [bem, este tema é tão "Love Will Tear Us Apart" (Joy Division), chega a ser escandaloso], "I Can't Control Myself" e a espectacular "Sea Within Sea" (talvez o melhor tema do álbum) que permitem destacar 'Primary Colours' como um dos grandes álbuns de 2009.

Notável. Álbum Recomendado!

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/30

Delphic-Novo Single: "This Momentary"

Na senda da conquista de lugares mais altos no meio musical, fiquei a saber via Planeta Pop, que os britânicos Delphic anunciaram há pouco tempo o lançamento do seu mais novo single, "This Momentary", o qual irá para as lojas em formato 12'' no próximo dia 31 Ago '09. O lançamento em formato digital também está previsto para a mesma data.

"This Momentary" apesar de não ter a força do primeiro single "Counterpoint" é um bom tema e o clip oficial já está disponibilizado pelos Delphic. Para quem não esteve no seu recente concerto em Portugal, é só conferir o novo tema pelo clip.


Video Credits: delphicmusic @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Delphic neste blog: 1. Delphic no Optimus Alive! '09, 9 Jul '09 [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/29

Agenda de 29 Jul-Algumas Sugestões

29.07 - Patrick Wolf, Sean Riley & The Slowriders, The Strange Boys in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
30.07 - Leonard Cohen @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.07 - Linda Martini, Riding Pânico @ MusicBox, Lisboa
30.07 - The Temper Trap, The Horrors, Holy Ghost!, Franz Ferdinand, Supergrass, The Pains of Being Pure at Heart, Chew Lips in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Nine Inch Nails, Portugal. The Man, Peaches, Blood Red Shoes, Punks Jump Up in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Hedningarna in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
01.08 - The Hives, Howling Bells, Jarvis Cocker, Foge Foge Bandido in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Brigada Victor Jara, Llan de Cubel in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
06.08 - Kraak [DJ-Set] in The Sound Club Goes to Tokyo @ Tokyo Club, Lisboa
06.08 - The National, Ladyhawke, The Veils, DeVotchKa in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
06.08 - Bloc Party in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
07.08 - The Legendary Tiger Man, The Pinker Tones in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
08.08 - Faith No More, X-Wife, Low in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
08.08 - My Bloody Valentine in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
09.08 - Au Revoir Simone, Virgem Suta, Bunnyranch in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
13.08 - 2ManyDjs in Super Bock Super Fest @ Praia do Tonel, Sagres
28.08 - Dead Combo, Mão Morta, Andrew Thorn, Noiserv, Foge Foge Bandido in Noites Ritual @ Palácio de Cristal, Porto
10.11 - Spandau Ballet @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa

2009/07/28

Friendly Fires-Novo Single: "Kiss of Life"

Após o brilhante primeiro e homónimo álbum lançado em 2008, um dos 20 melhores álbuns de 2008 na minha opinião, possuidor de temas tão contagiantes como "Paris", "Lovesick", "White Diamonds" ou "Skeleton Boy", só para citar alguns, os Friendly Fires regressaram em 2009 com um novo single, "Kiss of Life" que será incluído numa reedição do citado álbum, apesar de estarem a preparar o seu 2º álbum de originais que se prevê saia ainda este ano.

Na minha opinião e, para quem tem acompanhado este blog, os Friendly Fires foram uma das melhores bandas que apareceram nos últimos tempos. A qualidade presente na forma como mistura estilos funk e indie-rock com toda uma camada electrónica subjacente é extraordinária, não ficando ninguém indiferente aos seus temas, mesmo quando se ouve pela primeira vez os Friendly Fires.

Este novo single não deixa de ser um retrato disso. Apesar da sua qualidade, acho o tema um bocado para o popinho FM o que sinceramente espero que os Friendly Fires não comecem a afastar-se do seu lado mais rock, dando lugar a umas batidas de sambinha assim meio para o coiso, mesmo que o vocalista não tenha jeito nenhum para dançar e mesmo que o clip tenha sido rodado na tropical ilha de Ibiza. Enfim... ou é o carnaval antecipado ou um AVC ou concorrência à Beyoncé.

Fica aqui o clip oficial de "Kiss of Life".


Video Credits: XLRecordings @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Friendly Fires neste blog [e adjacências]: [1. As Gotas que Pesam no Meu Ombro Direito]; 2. Delphic no Optimus Alive! '09, 9 Jul '09; 3. Kraak no Purex-Set, 25 Jun '09; 4. Riverside Sessions-Set, 30 Mai '09; 5. No Guitar No Fun (w/ What DJ?)-Set, 8 Mai '09; 6. Release the Brakes-Set, 1 Mai '09; 7. Clip: Counterpoint (Delphic); 8. Looming on the Rise-Set, 17 Abr '09; 9. Mad Bugs [Kraak+Puto]-Set, 10 Abr '09; 10. Podcast da Páscoa-PodKraak #4 Para o Cotonete; 11. Pop-Rock Bulbs-Set, 19 Fev '09; 12. Could Be Underground (w/ What DJ?)-Set, 13 Fev '09; 13. Autopilot Engaged-Set, 31 Jan '09; 14. Party Kraakers-Set, 30 Jan '09; 15. Top Músicas 2008; 16. PJ Harvey, Empire of the Sun e os Friendly Fires; 17. Incógnito Convida Kraak-Set, 14 Jan '09; 18. Mr. S vs Kraak-Set, 9 Jan '09; 19. Prémios by Kraak, 2008; 20. Amplificador '08; 21. Kraak FM Deseja um ÓPTIMO 2009 + Clip: Paris (Friendly Fires); 22. Tasting Delight-Set, 19 Dez '08; 23. Kraak no Coffee&Pot-Alexandre Herculano-Set, 18 Dez '08; 24. The Shuffle of Your Feet-Set, 13 Dez '08; 25. Kraak e os Destaques 2008-Álbuns: Top 11-20; 26. Sugar-High Toddlers-Set, 7 Nov '08; 27. Top '08 (Provisório), #2; 28. Friendly Fires (Friendly Fires) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 28.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/27

autoKratz @ Optimus Alive! '09, 11 Jul '09


Após o excelente concerto dos Linda Martini que francamente mereciam ter tido outro palco para actuar (mas o que está a dar são Os Pontos Negros..., enfim), foi a vez de dar uma corridinha para o Palco Super Bock para um dos concertos mais aguardados por mim, já que falhei a vinda deles cá há pouco tempo: trata-se do duo britânico autoKratz, composto por David Cox e Russel Crank.

Trazendo consigo o seu primeiro álbum 'Down & Out in Paris & London', álbum este que na realidade é uma compilação dos diversos singles e lados-B lançados entre 2007 e 2008, os autoKratz trouxeram ainda o recém-chegado 2º álbum, 'Animal', embora tenha sido mesmo aquela compilação a responsável pela libertação de adrenalina, não só pelo duo, mas também pela assistência.

Num palco não muito cheio, foi a pouco e pouco que se calhar algum do público que ali não estava começou a aperceber-se do extraordinário concerto que por ali estava a ocorrer. Assim, a pouco e pouco, o palco foi ficando composto com muita gente a vibrar pela inovação no campo electrónico que os autoKratz tão bem sabem fazer, casando estilos techno e pop de uma forma sábia e original. Tudo isto teve um único resultado possível: o concerto foi um autêntico delírio de energia. Muito bom. Pelos vistos demonstraram uma vez mais em Portugal que os concertos electrónicos podem ser formidáveis. É pena que algumas pessoas ainda não tenham acordado para esta realidade.

Foi, sem dúvida, um dos melhores concertos do Optimus Alive! '09. Temas como "Reaktor", "Stay the Same", "1000 Things", "Last Show" e "Pardon Garçon" foram as vitoriosas da noite. Um autêntico espectáculo que até deu direito, quase à moda antiga, de partir a guitarra no fim do concerto.

Fica aqui uma pequena amostra do que foi o concerto com parte do fim do tema "1000 Things" e o início do tema "Reaktor".



Video Credits: elvisdapelvis @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os autoKratz neste blog: 1. Kraak Mini DJ-Set no Tokyo, 16 Jul '09; 2. Kitsuné Maison #7-'The Lucky One'; 3. Could Be Underground (w/ What DJ?)-Set, 13 Fev '09; 4. Down & Out in Paris & London [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/26

Podcast dos Saldos: PodKraak #7


Nesta altura estival em que os saldos começam a apelar aos nossos vazios bolsos, fica por aqui mais um PodKraak para quem quiser descarregar e leva-lo aos ouvidos, quando forem às compras. Desta vez, uma lista com 16 temas, para ouvirem sem interrupção, como habitualmente, devidamente remisturados em forma de mixtape, com uma duração de pouco mais de 1 hora. Se quiserem, o download está acessível através desta ligação!

Eis o alinhamento do PodKraak #7:

00:00:00 | 1. The Thermals - When I Died
00:03:22 | 2. White Denim - Mirrored And Reverse
00:07:02 | 3. Spoon - Got Nuffin
00:10:41 | 4. The Phantom Band - The Howling
00:17:02 | 5. Calvin Harris - I'm Not Alone (Extended Mix)
00:21:13 | 6. Gossip - Heavy Cross (Fred Falke Remix)
00:27:21 | 7. Yeah Yeah Yeahs - Zero (Erol Alkan Rework)
00:32:20 | 8. Bombay Bicycle Club - Always Like This (James Rutlidge Remix)
00:36:06 | 9. Passion Pit - The Reeling
00:40:03 | 10. Japandroids - Young Hearts Spark Fire
00:44:56 | 11. The Asteroids Galaxy Tour - Push The Envelope
00:48:40 | 12. Maxïmo Park - Our Velocity
00:51:55 | 13. The Answering Machine - Obviously Cold
00:54:47 | 14. Late Of The Pier - Whitesnake
00:57:16 | 15. Three Trapped Tigers - 1
01:01:38 | 16. Two Door Cinema Club - Something Good Can Work

2009/07/25

Hoje: Kraak @ Radio ALL STARS


Hoje, o RADIO Bar vai fazer um especial RADIO ALL STARS para (infelizmente) encerrar a frequência 167. Com muita pena, mesmo que em modo temporário, o RADIO vai fechar portas e vai realizar uma festa de despedida com todos os que pelo RADIO passaram, numa espécie de recapitulação de noites bem fixes por lá passadas.

Desde os DJs que ofereceram noites de grande escolha musical, passando pelas pessoas que colaboraram com o RADIO até aos clientes que grande ambiente criaram.

A ideia não é um "funeral" mas sim uma celebração pelas grandes memórias que todos nós temos destes grandiosos 4 anos e 4 meses.


Apareçam! Vários DJs vão passar música, entre os quais, RecPop, O Puto, Mr. Teaser, Classe de 70, Plano Alternativo e eu próprio, entre outros.

Tudo a monte e fé em dEUS no interior.

(act: um furo impediu-me de ir)

2009/07/24

Neon Indian-"Deadbeat Summer"


Ao estilo misterioso como os suecos The Knife, os norte-americanos Neon Indian, o até há pouco tempo desconhecido duo formado por Alan Palomo (Vega) e por uma desconhecida rapariga vinda de Brooklyn, tem produzido uns temas lo-fi-electronic assim do mais interessante ouvido nos últimos tempos. Para quem quiser tirar a prova dos 9, por favor, visitar urgente o MySpace desta banda com algumas simpáticas semelhanças aos suecos Air France ou aos norte-americanos Memory Cassette.

Temas de inédita satisfação, os Neon Indian preparam-se para lançar no próximo dia 13 Out '09 o seu álbum de estreia, 'Psychic Chasms', onde músicas como "Deadbeat Summer", "6669 (I Don’t Know If You Know)" ou "Terminally Chill" (disponíveis no MySpace) estão presentes. Os Neon Indian já foram comparados à vanguarda MGMT e aos New Order adaptados ao século XXI.

Fica aqui um vídeo caseiro (só áudio) de "Deadbeat Summer", tema este que muito em breve se encontrará numa mixtape ao pé de ti. Formidável. Parece que este ano o indie-electronic é que está a reinar, depois de alguns fabulosos álbuns já saídos, como por exemplo 'Songs About Dancing and Drugs' dos Circlesquare e 'Yesterday and Today' dos The Field.


Video Credits: MaroonCafe @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/23

Linda Martini @ Optimus Alive! '09, 11 Jul '09

E depois de ver 20 minutos de Los Campesinos! e outros tantos no regresso ao Palco Optimus Discos para os deliciosos Madame Godard, eis que chega a hora de um dos grandes concertos do Optimus Alive! '09: os (felizes) portugueses Linda Martini que comprovaram, uma vez mais, o seu grande e profissional estilo em palco e, felizmente, para um numeroso público presente que os abraça com o seu reconhecimento.

O concerto foi algo de excelente... então quando tocaram um dos seus temas mais conhecidos, "Amor Combate", houve total vibração no palco e plateia que, sinceramente punha em risco a estrutura armada para aquele palco. Momentos de grande intensidade e, por vezes, arrepiante, no conjunto sonoro formado por aqueles 4 elementos. Um concerto de uma banda nacional onde já há bastante tempo não encontrava uma dedicação recíproca existente entre banda e assistência.

Acho que não preciso dizer mais nada. Nem palavras tenho para tal intensidade durante os 3 dias de festival. Fica o vídeo de "Amor Combate", gravado directamente do concerto, para uma melhor verificação do que tentei descrever.


Video Credits: bolinha666 @ youtube.com

!! Linda Martini em concerto com os Riding Pânico, no próximo dia 30 Jul '09 no MusicBox, em Lisboa. A não perder.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/22

Agenda de 22 Jul-Algumas Sugestões

24.07 - Danças Ocultas @ Largo 1º de Maio, Águeda
29.07 - Patrick Wolf, Sean Riley & The Slowriders, The Strange Boys in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
30.07 - Leonard Cohen @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.07 - Linda Martini, Riding Pânico @ MusicBox, Lisboa
30.07 - The Temper Trap, The Horrors, Holy Ghost!, Franz Ferdinand, Supergrass, The Pains of Being Pure at Heart, Chew Lips in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Nine Inch Nails, Portugal. The Man, Peaches, Blood Red Shoes, Punks Jump Up in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Hedningarna in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
01.08 - The Hives, Howling Bells, Jarvis Cocker, Foge Foge Bandido in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Brigada Victor Jara, Llan de Cubel in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
06.08 - Kraak [DJ-Set] in The Sound Club Goes to Tokyo @ Tokyo Club, Lisboa
06.08 - The National, Ladyhawke, The Veils, DeVotchKa in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
06.08 - Bloc Party in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
07.08 - The Legendary Tiger Man, The Pinker Tones in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
08.08 - Faith No More, X-Wife, Low in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
08.08 - My Bloody Valentine in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
09.08 - Au Revoir Simone, Virgem Suta, Bunnyranch in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
13.08 - 2ManyDjs in Super Bock Super Fest @ Praia do Tonel, Sagres
28.08 - Dead Combo, Mão Morta, Andrew Thorn, Noiserv, Foge Foge Bandido in Noites Ritual @ Palácio de Cristal, Porto
10.11 - Spandau Ballet @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa

2009/07/21

The Pragmatic @ Optimus Alive! '09, 11 Jul '09


O 3º e último dia deste Festival começou para mim no Palco Optimus Discos pelas 19h30 com a actuação dos The Pragmatic, banda norte-americana que tem na sua composição o português André Anjos, com o qual tive o prazer de conversar no fim do concerto.

Com alguns problemas técnicos pelo meio do concerto nomeadamente vindo dos sintetizadores que adoram pregar estas partidas, os The Pragmatic deram um concerto bastante simpático, apesar da apatia que reinava pelo espaço, que infelizmente não conseguia ser contrariada pelos deliciosos e orelhudos temas do EP 'Circles' que o vocalista deixava soltava através da sua voz, com o apoio incondicional dos restantes elementos do colectivo, em especial da formidável bateria que dava uma força enorme ao concerto.

Tive mesmo pena que uma pequena pista de dança não tivesse sido ali elaborada. Num concerto onde seria inevitável dançar, fiquei com a impressão que se houvesse cadeirinhas por ali, o pessoal ainda se sentava. Apesar da concorrência forte de Los Campesinos! (que eu ainda fui a correr ver o fim do concerto), foi efectivamente uma pena que o público não tivesse aderido às sonoridades synth-pop que os The Pragmatic trouxeram a Portugal, numa espécie de casamento entre os Cut Copy, Bloc Party e The Postal Service.

O concerto terminaria com um dos grandes temas do EP 'Circles', "You Blame Me". Apesar dos problemas técnicos, foi um concerto bastante competente.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/20

Fischerspooner @ Optimus Alive! '09, 10 Jul '09


Já estou um pouco farto de só falar de concertos neste blog...

Bem, para terminar o 2º dia de festival, faltava assistir ao show dos Fischerspooner. Não foi propriamente um concerto, mas sim uma mega-performance de Casey Spooner que praticamente trocava de fato, música após música, ou pelo menos, aparecia com um novo ornamento pelo corpo nas transições de temas.


Com a tenda nitidamente mais vazia (Placebo oblige), o espectáculo desenrolou-se de forma simpática e comunicativa com Casey Spooner a percorrer o palco de um lado para o outro no meio de umas bailarinas semi-orientais que deram corpo à apresentação do álbum 'Entertainment', o mais recente trabalho dos Fischerspooner.

Num concerto/performance curioso, mas igualmente morno, os momentos mais altos surgiram quando o (clássico) tema "Emerge" saltou pelas colunas, assim como os temas mais conhecidos e mais interessantes de 'Entertainment', a saber, "Supply and Demand" e a poderosíssima "The Best Revenge", um dos melhores temas saídos em 2008, na minha opinião e que foi por mim cantarolada com muita garra.

Fim do concerto, 3 longos minutos a ver The Prodigy para depois curtir até às 2 da manhã o fabuloso dj-set de Miguel Quintão, integrado na dupla Zig Zag Warriors, em conjunto com o Zé Pedro (Xutos & Pontapés).

.:: Artigos relacionados com os Fischerspooner neste blog [e adjacências]: [1. How Long Will I Wait for...]; 2. Programa Para Hoje-Optimus Alive! '09-Dia #2; 3. Kraak no Purex-Set, 25 Jun '09; 4. Podcast do Solstício de Verão: PodKraak #6 Para o BrainDance; 5. Fischerspooner-Novo Single: "Supply and Demand" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 5.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/19

Does If Offend You, Yeah? @ Optimus Alive! '09, 10 Jul '09

Para fechar este sucessivo rol de bandas britânicas, de quase do mesmo estilo, a actuar no Palco Super Bock, vez dos poderosos Does It Offend You, Yeah?, que para além de terem desfilado os temas mais pujantes do seu álbum de estreia 'You Have No Idea What You're Getting Yourself Into', ainda tocaram algumas novidades que provavelmente integrarão o seu 2º álbum, neste momento em fase de produção.

E... mais uma vez com a tenda cada vez mais a ficar apinhada de malta simpatizante (ou não) dos DIOY,y? e dos seus sintetizadores que dão mais brilho ao rock efervescente por eles produzido, o concerto processou-se de forma contagiante, como se estivéssemos todos a celebrar qualquer acontecimento, com toda a malta a dançar e a esbracejar com temas como "Battle Royale", "We Are Rockstars", "With a Heavy Heart (I Regret to Inform You)", entre outros, numa contínua ginástica sem tréguas durante cerca de 50 minutos.

Pela primeira em vez em Portugal e, muito sinceramente, fico à espera que regressem em concerto próprio, faltaram os temas mais calmos do álbum, aqueles que deram um brilho pop a tão interessante álbum: "Epic Last Song" e "Dawn of the Dead". Fica para uma próxima. Rápido, SFF.

Fotos neste concerto foi mesmo boca. Não deu.


.:: Artigos relacionados com os Does It Offend You, Yeah? neste blog [e adjacências]: [1. TOP 31-2008: A Alvorada dos Mortos]; 2. Programa Para Hoje-Optimus Alive! '09-Dia #2; 3. No Guitar No Fun (w/ What DJ?)-Set, 8 Mai '09; 4. Release the Brakes-Set, 1 Mai '09; 5. Looming on the Rise-Set, 17 Abr '09; 6. Mad Bugs [Kraak+Puto]-Set, 10 Abr '09; 7. Radio ALL STARS-Set, 14 Mar '09; 8. Could Be Underground (w/ What DJ?)-Set, 13 Fev '09; 9. Autopilot Engaged-Set, 31 Jan '09; 10. Top Músicas 2008; 11. Incógnito Convida Kraak-Set, 14 Jan '09; 12. Mr. S vs Kraak-Set, 9 Jan '09; 13. Amplificador '08; 14. Tasting Delight-Set, 19 Dez '08; 15. The Shuffle of Your Feet (w/ John the Revelator)-Set, 13 Dez '08; 16. You Have No Idea What You're Getting Yourself Into (Does It Offend You, Yeah?) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 16.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Kraak Mini DJ-Set @ Tokyo, 16 Jul '09

Fica aqui o registo da minha contribuição de apresentação do colectivo de DJs do antigo bar Sound Club que agora se prepara para atacar as quintas-feiras do Tokyo Club, em Lisboa, num esquema de rotação. Para já, o meu regresso a solo, no próximo dia 6 Ago '09.

Noite designada como "The Sound Club Goes to Tokyo", foi uma noite de apresentação bastante simpática onde cada um dos convidados apresentou o seu som aos amigos, clientes e forasteiros que demandaram o Tokyo no passado dia 16 Jul '09.

Fica aqui o mini-set da noite "Kraak et. al. in The Sound Club Goes to Tokyo":

1. The Thermals - When I Died [do álbum 'Now We Can See']
2. The Pragmatic - You Blame Me [do EP 'Circles']
3. New Order - Regret [do álbum 'Republic']
4. The Rapture - Whoo! Alright-Yeah... Uh Huh [do álbum 'Pieces Of The People We Love']
5. Grafton Primary - Telling Lies [do álbum 'Eon']
6. autoKratz - Stay The Same [do álbum 'Down And Out In Paris And London']
7. Passion Pit - The Reeling [do álbum 'Manners']
8. The Gaslight Anthem - The '59 Sound [do álbum 'The '59 Sound']
9. Late Of The Pier - Focker [do álbum 'Fantasy Black Channel']
10. The Answering Machine - Obviously Cold [do single 'Obviously Cold']
11. White Lies - To Lose My Life [do álbum 'To Lose My Life']

2009/07/18

Hadouken! @ Optimus Alive! '09, 10 Jul '09


Se, apesar de certos reparos, o anterior concerto já tinha sido bom, o concerto dos Hadouken! ultrapassou, em grande, os Late of the Pier. Mais experientes em palco, mesmo sendo também um dos mais novos projectos britânicos, o grime-nu-rave-hardcore apresentado por este colectivo arrasou o preenchido Palco Super Bock que se ia enchendo cada vez mais, dadas as alternativas menos interessantes existentes nos outros palcos.

E se muita gente não sabia quem eram os Hadouken!, ficaram a saber e eu, em particular, fico muito satisfeito por esta banda ter integrado o line-up deste Festival, já que foi uma banda muito pouco falada pelas webzines e blogs nacionais durante 2007/8.

Com apenas um álbum, uma mixtape e 2 ou 3 singles verdadeiramente contagiantes, o menu para a noite não seria muito difícil de adivinhar. Passear-se pelo álbum 'Music for an Accelerated Culture' que se transformou numa grande surpresa para a audiência, tendo sido possivelmente, um dos grandes concertos do dia, tendo agradado a gregos e troianos no Palco Super Bock.


E foi pelo meio de temas como "That Boy That Girl", "Crank It Up", "Liquid Lives", "Declaration of War" ou "Get Smashed Gate Crash" que abriu a festa no palco, que os Hadouken! com a sua batida forte e acelerada convidaram o público a libertar do corpo os seus mais profundos atrofios pessoais, numa explosão de alegria e feng shui interno surpreendente, pelo menos no meu caso particular.

Uma grande festa e um grande concerto. Para os mais novos e para os mais velhos.

Fica aqui uma amostra, com o tema "Liquid Lives".
Drink! Smoke! Fuck! Fight!



Video Credits: Lamelaz @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Hadouken! neste blog [e adjacências]: [1. Haha, My Brain Is Still Damaged...]; 2. Programa Para Hoje-Optimus Alive! '09-Dia #2; 3. Math the Band-"Why Didn't You Get a Haircut?"; 4. It's Close Up, Far Away (The Kissaway Trail); 5. Podcast da Páscoa-PodKraak #4 Para o Cotonete; 6. Party Kraakers-Set, 30 Jan '09; 7. Top Músicas 2008; 8. Prémios by Kraak, 2008-Parte 3; 9. Incógnito Convida Kraak-Set, 14 Jan '09; 10. Amplificador '08; 11. Tasting Delight-Set, 19 Dez '08; 12. Clip: Elvis (These New Puritans); 13. Sugar-High Toddlers-Set, 7 Nov '08; 14. Top '08 (Provisório), #2; 15. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 4 Set '08; 16. Riot on the Roundabout-Set, 14 Ago '08; 17. Music for an Accelerated Culture (Hadouken!) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 17.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/17

Late of the Pier @ Optimus Alive! '09, 10 Jul '09


Depois de ter ido dar uma espreitadela de 20 minutos no valente rock que os Eagles of Death Metal e, em especial, o vocalista Jesse Hughes (no seu estilo próprio), largavam espontaneamente para o ar no Palco Optimus e que rebentava na pacífica mistura entre o Tejo e o Atlântico, chegara a hora para um dos concertos mais aguardados: os Late of the Pier que, em conjunto com Erol Alkan, foram os responsáveis, na minha opinião, por um dos melhores álbuns de 2008: 'Fantasy Black Channel'.

Pela primeira vez em Portugal, os Late of the Pier apareceram em palco na sua forma descontraída (embora envergonhada) e um pouco à la Klaxons, dando início ao concerto que foi ligeiramente atrofiado durante as duas primeiras músicas. Após alguns discretos acertos no seu material, sintetizadores sobretudo, foi ao fim do 2º tema que os Late of the Pier se entregaram totalmente ao público, perdendo um pouco a sua timidez adolescente e agradando a todo o público conhecedor ou não do seu trabalho.

Com apenas 'Fantasy Black Channel' em carteira, não foi preciso mais nada para a festa cedo reinar no Palco Super Bock. Portadores de temas deliciosos como "Focker", "The Bears Are Coming", "VW", "Heartbeat", "Random Firl", "Whitesnake", "Bathroom Gurgle", entre todos os outros de 'Fantasy Black Channel', o concerto foi bastante bom com grande parte do público a acompanhar fielmente os seus temas que, em palco, perderam um pouco da electrónica do disco, mas que foi igualmente contagiante.

Um dos concertos do dia! Muito bom! Fica aqui um dos grandes momentos da noite: "Focker" (um dos grandes temas de 2008) com um bocadinho da "Bathroom Gurgle", comigo youtubado (sem eu saber)... :S


Video Credits: Lamelaz @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Late of the Pier neste blog [e adjacências]: [1. Kraak Bear Youtubado no Alive!]; 2. Programa Para Hoje-Optimus Alive! '09-Dia #2; 3. Riverside Sessions-Set, 30 Mai '09; 4. No Guitar No Fun (w/ What DJ?)-Set, 8 Mai '09; 5. Re-Animations Vol. I (Beyond the Wizard's Sleeve); 6. Release the Brakes-Set, 1 Mai '09; 7. Looming on the Rise-Set, 17 Abr '09; 8. Podcast da Páscoa-PodKraak #4 Para o Cotonete; 9. BrainDance Exclusive #23 // Kraak; 10. Could Be Underground (w/ What DJ?)-Set, 13 Fev '09; 11. Autopilot Engaged-Set, 31 Jan '09; 12. Party Kraakers-Set, 30 Jan '09; 13. Top Músicas 2008; 14. Prémios by Kraak, 2008-Parte 3; 15. Incógnito Convida Kraak-Set, 14 Jan '09; 16. Mr. S vs Kraak-Set, 9 Jan '09; 17. Amplificador '08; 18. [TOP TRACKS 31-2008] Kraak FM e o Natal '08//Clip: Focker (Late of the Pier) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 18.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/16

The Gaslight Anthem @ Optimus Alive! '09, 10 Jul '09


Com um público reduzido e sobretudo abaixo dos 18, os The Gaslight Anthem iniciaram o seu concerto pontualmente às 17 hs. Numa confirmação das inspirações vindas de Bruce Springsteen directamente para esta banda norte-americana que, airosamente mistura estas influências com outras sonoridades mais punk-hardcore, os The Gaslight Anthem, pela primeira vez em Portugal, trouxeram nas suas mochilas 2 álbuns de originais, embora o concerto tenha incidido basicamente no mais recente álbum, 'The '59 Sound'.

Apesar da hora do concerto e do pouco público presente, os The Gaslight Anthem foram competentes, sim senhor. O público reagiu bem assim como vibrou intensamente com as malhas apresentadas por eles, tendo os momentos altos do concerto surgido com os temas "American Girl", "Great Expectation" e obviamente com o poderoso single "The '59 Sound". Curiosamente muito da audiência conhecia alguns dos temas da banda norte-americana. Um concerto bem recebido, de facto.

Fica aqui um excerto de um dos mais enérgicos momentos do concerto:


Video Credits: Lamelaz @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/07/15

Erol Alkan [DJ-Set] @ Optimus Alive! '09, 9 Jul '09

Curto e rápido: o dj-set de Erol Alkan... foi um deboche. Temos pena. Fiquei mesmo desiludido.

.:: Artigos relacionados com Erol Alkan neste blog: 1. Programa Para Hoje: Optimus Alive! '09, Dia #2; 2. Re-Animations Vol. I (Beyond the Wizard's Sleeve) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 2.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Agenda de 15 Jul-Algumas Sugestões


16.07 - Kraak et. al. in (on Rotation) [DJ-Set] in The Sound Club Goes to Tokyo @ Tokyo Club, Lisboa
16.07 - Primal Scream, Kaiser Chiefs, Lamb in Festival Marés Vivas 2009 @ Praia do Cabedelo, Gaia
16.07 - Bishop Allen in Festival Manta @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
17.07 - Jens Lekman in Indie Songs Don't Lie @ Salão Brazil, Coimbra
17.07 - The Young Gods in Festival Manta @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
17.07 - The Pragmatic @ Insólito, Braga
18.07 - Jens Lekman @ Maus Hábitos, Porto
18.07 - Telepathe, Aquaparque @ ZdB, Lisboa
18.07 - The Walkmen, Mando Diao, The Killers in Festival Super Bock Super Rock @ Estádio do Restelo, Lisboa
19.07 - Telepathe @ Plano B, Porto
29.07 - Patrick Wolf, Sean Riley & The Slowriders, The Strange Boys in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
30.07 - Leonard Cohen @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.07 - The Temper Trap, The Horrors, Holy Ghost!, Franz Ferdinand, Supergrass, The Pains of Being Pure at Heart, Chew Lips in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Nine Inch Nails, Portugal. The Man, Peaches, Blood Red Shoes, Punks Jump Up in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
31.07 - Hedningarna in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
01.08 - The Hives, Howling Bells, Jarvis Cocker, Foge Foge Bandido in Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
01.08 - Brigada Victor Jara, Llan de Cubel in Festival Intercéltico de Sendim @ Sendim, Miranda do Douro
06.08 - Kraak [DJ-Set] in The Sound Club Goes to Tokyo @ Tokyo Club, Lisboa
06.08 - The National, The Veils, DeVotchKa in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
06.08 - Bloc Party in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
08.08 - Faith No More in Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
08.08 - My Bloody Valentine in Rock One Festival @ Autódromo Internacional do Algarve, Portimão
13.08 - 2ManyDjs in Super Bock Super Fest @ Praia do Tonel, Sagres
28.08 - Dead Combo, Mão Morta, Andrew Thorn, Noiserv, Foge Foge Bandido in Noites Ritual @ Palácio de Cristal, Porto
10.11 - Spandau Ballet @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa

2009/07/14

Crystal Castles @ Optimus Alive! '09, 9 Jul '09

Para fim de noite e (quase) fim de dia #1 no Optimus Alive! '09, fui arrastado para o concerto dos Crystal Castles, embora não me tivessem levado pelas orelhas para a tenda. Não tinha mesmo planeado ver a actuação deste duo canadiano, mas a vontade de ir embora também não era muita e apesar do meu ódiozinho de estimação pelos Crystal Castles, também tinha uma certa curiosidade de os ver ao vivo.

A questão é que... ainda bem que fiquei para este concerto, pois para mim foi uma das grandes surpresas da noite, senão mesmo o concerto do dia. É que não poderia mesmo imaginar que os autores de umas remisturas assim um bocado manhosas para os Klaxons ou para os Bloc Party ou os donos daquele homónimo álbum de desvario electrónico fossem capazes de transformar aquele cómico disco num concerto que deu cartas do princípio ao fim.

Mal o concerto deu o toque de início, o palco Super Bock transformou-se assim, de repente, numa enorme pista de dança. Se os fãs já estariam à espera que a fasquia alta era mesmo compensadora, só posso mesmo dizer que os Crystal Castles preencheram completamente até os mais cépticos (meu caso). Não sei se era a forte presença da bateria em palco ou de todo o ambiente à volta ou da energia positiva libertada pela irreverente Alice Glass (mesmo que com ar armada em mazinha) fizeram que aquele triste disco ganhasse outra dimensão musical.

A maioria do público seguia freneticamente os seus temas, como, por exemplo, "Alice Practice", "Courtship Dating", "Air War", "Crimewave" que arrasaram no meio do público, em delírio constante, especialmente quando a menina Alice berrava pelo palco, como se estivesse a comandar um mosh generalizado.

Foi mesmo brutal. Confesso. Como já havia afirmado algures neste blog, os Crystal Castles são mesmo bons em palco. Valeu a pena. O concerto do dia.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.