2010/01/04

Post-Nothing (Japandroids)


Nos últimos tempos tem havido alguma associação, incorrecta obviamente, em relacionar qualquer nova banda canadiana como se tivesse que soar a qualquer coisa semelhante aos Arcade Fire. Acordem para a vida, porque há um conjunto de bandas canadianas que não tem nada que ver com os Arcade Fire, Broken Social Scene, entre outras do universo indie-rock que nos últimos 5 anos saltaram para a ribalta do conhecimento generalizado. Os Japandroids são mais um exemplo de um duo canadiano que produz, sem que eu queira entrar em clichés, música mais "made in USA" do que propriamente no Canadá.

Após terem lançado alguns EPs com alguma visibilidade além fronteiras, os Japandroids tal como alguns dos seus parentes próximos (No Age, Wavves ou mesmo Future of the Left, por exemplo), rapidamente avançaram para a construção de um álbum, 'Post-Nothing', onde o refinamento noisy-garage guitarra-bateria se notou comparativamente aos seus anteriores trabalhos.

Se o tema de abertura do álbum, "The Boys Are Leaving Town", é algo que diverge do que se pode descobrir a seguir, os restantes 7 temas deste formidável álbum é algo que me fez mesmo incluir 'Post-Nothing' como um dos melhores álbuns saídos em 2009. Todas aquelas misturas que fazem duplicar a minha capacidade auditiva lá se encontram: desde o rock bem esgalhado ao shoegaze, passando por uma melodia quase a roçar ao movimento emo, com lembranças evidentes dos At The Drive-In ou mesmo dos pesadões Deftones ou dos Fugazi.

Inspirado essencialmente na vida dos elementos da banda pela cidade de Vancouver, é precisamente no tema "Rockers East Vancouver" que os Japandroids se evidenciam e que, em conjunto com os temas "Young Hearts Spark Fire" e "Heart Sweets", foram por mim eleitos como sendo os melhores temas de 'Post-Nothing'.

Um mais que recomendado álbum de estreia, sendo mesmo uma grande revelação em 2009.

Álbum recomendado para os amantes do chamado noisy-garage-punk-rock.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: