2010/01/10

Fall Be Kind [EP] (Animal Collective)


Para quem gostou e elogiou o último álbum dos Animal Collective, 'Merriweather Post Pavilion', saído no princípio do ano passado, seguramente não deixou escapar o EP 'Fall Be Kind', saído mesmo no fim de 2009, como se os Animal Collective quisessem marcar a agenda de 2009 abrindo e fechando o ano musical da melhor forma.

Muito se tem dito sobre os Animal Collective: "Gosto". "Não gosto". "Já gostei". "Sobevalorizados". "Hype a mais". "Agora estão muito limpinhos" e assim por diante... O que é certo é que esta rapaziada já lançou não sei quantos álbuns e não sei quantos EPs (sem contar com a participação de alguns dos seus membros quer em projectos laterais ou projectos a solo) em 10 anos de vida e, cá pelos meus lados, continuam a exercer um certo fascínio psicadélico.


O EP 'Fall Be Kind' pode ser considerado uma extensão de 'Merriweather Post Pavilion', já que os 5 temas presentes no EP datam todos da mesma altura em que trabalhavam para o seu último álbum, para não referir as semelhanças de sonoridades entre os temas. A questão é que entre estes 5 temas, há 3 que são verdadeiramente fascinantes e que não devem ser "desprezados" por terem sido lançados num EP ou num lado-B de um qualquer single.

"Graze" abre a excursão ao Inferno com direito a festim no caldeirão onde o diabo alegremente prepara o seu jantar. Quando passamos à faixa #2, "What Would I Want? Sky", somos retirados do lume e fazemos a agulha para alguns momentos calmos, mas onde, mesmo assim, continuamos a viajar como se fossemos uma câmara a fazer o travelling pela sala onde toda a festa está a ser preparada. Genial. Dá a ideia que, como a banda não consegue estar sossegada, os seus elementos querem partilhar estes momentos com o seu público, obrigando-te a viajar no mesmo barco que eles.

Saltando os temas "Bleed" e "On a Highway" que podem perfeitamente entrar num alinhamento de lados-B a lançar pela banda, chegamos ao último tema, "I Think I Can", pérola composta por Noah Lennox (Panda Bear) que surpreendentemente parece andar à sombra dos suecos The Knife. Como no próprio tema se diz, "I think I can, I think I can, I think I can". Sim, podes.


Muito bom. Um dos melhores EPs saídos em 2009.

Recomendado!

.:: Artigos relacionados com os Animal Collective neste blog: 1. Top Músicas 2009; 2. Amplificador '09; 3. [TOP TRACKS 30-2009] Kraak FM Deseja um Óptimo 2010 + Clip: Summertime Clothes (Animal Collective) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 3.].
..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: