2005/10/31

Elbow

O último álbum dos Elbow foi alvo de notícia hoje no Blitz por Gonçalo Frota. E na minha modesta opinião, muito bem reportado. Com uma grande injecção de emoções nas suas músicas, os Elbow não se reconhecem na britpop standard, de fácil e agradável audição inicial. Os membros do grupo conheceram-se nos idos anos '90 numa faculdade em Bury e acabaram por formar a banda no ano de 1997 em Manchester onde participaram localmente nalguns espectáculos os quais chamaram a atenção da Editora Island com a qual a banda assinou o 1º contrato em 1998. Após alguns atropelos com a Island e de seguida com a EMI, os Elbow assinaram com uma editora independente de Manchester, Uglyman, a qual realizou 2 dos seus EPs ('Newborn' e 'Any Day Now'). Os elogiados EPs permitiram um contrato com a V2, a qual realizou em 2001 'Asleep in the Back'. Este disco foi inserido numa pequena lista de nomeados para o Mercury Prize em 2001 o que parece ter-lhe valido o lançamento do mesmo no mercado norte-americano no princípio de 2002. Seguiu-se em 2004, 'Cast of Thousands', um forte follow-up na carreira dos Elbow.

Actualmente, o seu último álbum, 'Leaders of the Free World',
lançado neste outono, está inspirado em acontecimentos políticos e no comportamento destes com os meios de comunicação.

Com um som semelhante aos dos Doves, Turin Brakes, Athlete, Starsailor, Embrace, Radiohead e The Coral, entre outros, os Elbow foram muito influenciados por Talk Talk, Peter Gabriel e Pulp. Há quem diga que se notam algumas semelhanças com os Coldplay, que segundo Gonçalo Frota (blitz), estes admitem ter "roubado" aos Elbow a ideia base de 'Grace Under Pressure', do anterior álbum 'Cast of Thousands'. Só que os Elbow nem querem saber das lamúrias chorudas e amorosas de Chris Martin.

Para ouvir e roubar:
:: Forget Myself

8 comentários:

Unknown disse...

Maria :) Muito bom, MESMO! Gosto bastante :) Bom partilhar a mesma opinião!

Unknown disse...

Maria :) Wee! Uma horita de carro a ouvir os Elbow :) Bem bom! Mas olha lá, essa viagem é um bocadito rápida, não?

Unknown disse...

Maria :) Estava a meter-me contigo, LOL. Não sei de onde vens nem para onde vais. Brincaderita!

Unknown disse...

Maria :) LOL! Da minha terra? De nascença ou onde vivo? Oeiras?

Unknown disse...

Maria :) OK! Então boa noite, vizinha :D

Unknown disse...

Maria aka Vizinha :) Um bom dia também para ti. Hoje cheguei aqui rápido :) Não havia muito trânsito, hehe :) Vim a ouvir The Paddingtons :)

Unknown disse...

Maria :) Okis. Ao meu critério?

Unknown disse...

Maria :) Sujeitas-te ao meu gosto? Depois havemos de combinar para te dar o CD.