2009/01/21

PJ Harvey, Empire of the Sun e os Friendly Fires


Parece uma salganhada misturar estes 3 artistas/bandas num único post, não? Pois... também a mim. A questão é tentar condensar num único post algumas considerações em forma de protesto.

Primeiro: que raio se passou/passa pelo facto da PJ Harvey actuar com John Parish em data única em Portugal?

Segundo: que diabo se passa com a blogosfera ao anunciar que a união de facto entre Luke Steele (The Sleepy Jackson) e Nick Littlemore (PNAU), de nome Empire of the Sun é a big thing de 2009? Os The Sleepy Jackson para os quais nem os próprios australianos nunca tiveram muita pachorra, nomeadamente para Luke Steele? WDF? Os antípodas descobriram agora a forma de recuperar o atraso face ao modernismo musical norte-americano e europeu e decidem, de uns tempos para cá, massificar o resto do mundo com o mesmo tipo de ladainha? Poderá haver clip e música mais irritantes que "We Are the People"? Empire of the Sun? Isto é o quê? Uma fusão de MGMT com efeitos à la 30 Seconds to Mars? Caramba, eu não percebo muito de música, mas isto é de um descaramento acima de qualquer profecia. Haja paciência.

Terceiro: Já que 'Merriweather Post Pavilion' (Animal Collective) e 'Years of Refusal' (Morrissey) são os álbuns do ano e que os Empire of the Sun são a BIG THING de 2009, vou decretar o clip de "Skeleton Boy" dos Friendly Fires como o grande vídeo de 2009. Não haverá outro melhor a bem do destino da Humanidade. LOL.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

14 comentários:

paxxxeco disse...

Fuc* It!
já não tenho pachorra para música pré-catalogada de "o melhor de X Y e Z"...até acho uma desconsideração para todo o restante universo musical que anda a trabalhar no duro para produzir material cativante e vigorante.
se eu fosse músico fazia greve, e o pessoal que ficasse apenas com 2 ou 3 Lps para ouvir o ano todo, dado o reinado já estar definido à priori!
dos empire, achei piada à primeira faixa lançada...mas o estado de graça só durou esses 4 minutos...depois ao ouvir o Lp completo, para ver se merecia a compra, risquei-o logo da lista...apesar de nutrir simpatia histórica pelos Pnau...


ps-um obrigado sem escala pelos comentários em massa, e os jorros de simpatia...todos elas são recíprocos...

abraços bro

O Puto disse...

1. :p
2. Até acho piada ao tema "Walking on a Dream", dos Empire of the Sun. Estão incluídos na tal vaga de artistas australianos onde se incluem os Cut Copy, Midnight Juggernauts, Ladyhawke, Presets, etc., cujo hype baseado na revisitação do passado não me cativa assim tanto, com a excepção dos Cut Copy. Só não percebo a tua indignação. Além disso, o disco dos Empire of the Sun é do ano passado.
3. Desde quando se elegem discos no início do ano? Há que deixar de dar tanta importância ao endeusamento promovido pela imprensa e sites de música. Provavelmente até são bons discos, e talvez por isso não entenda estas posições extremas.
Abraço!

Unknown disse...

Paxxxeco :) Estou como tu. Não sei o que se passa este ano com estes alarmes de tipo alarido. Quando ouvi a primeira faixa lançada, não comentei nada. Estava mais preocupado com outras coisas, em termos musicais. Este "We Are the People" é algo que se tem tornado insuportável, desde a TV aos blogs/webzines.

Também nutro simpatia pelos Pnau, ao contrário dos The Sleepy Jackson que nunca gostei mesmo.

Não precisas agradecer os comentários! Tinha algumas cenas no Ecletic em atraso e, como sabes, todos os teus posts necessitam comentário! :) Obrigado.

HugzzZZz!

Unknown disse...

O Puto :) HAHA! PJ Harvey pões a língua de fora, não? Espertinho! Olha, já sabes que me terás aí à perna. *PRIMEIROS!!*

Os EotS... pois estão incluídos em toda esta cena de artistas que enumeraste e que eu também tinha escrito no texto, mas depois retirei. Tal como tu, destaco os Cut Copy. E também os The Presets, apesar de achar que 'Apocalypso' precisava ali de uns toques. Eu sei que o disco dos EotS é do fim do ano passado, mas o alarido tem-se feito notar mais este ano... ou então andava eu distraído.

Não é bem "indignação" que sinto... é mesmo "ira" por estes hypes criados que desviam a atenção de outros tantos artistas tão bons ou (muito) melhores que estes os quais andam a trabalhar para algo decente... e que depois, este mundo, já de si restrito, não lhes dá, provavelmente, a importância merecida.

Mas OK, há que conviver com isto. Sabes, estar em casa também me faz mal... Fico rabugento, LOL.

Hugzzzzz!!

Tiago Esteves disse...

Quanto aos Empire of the Sun, acho um álbum fraco exceptuando, duas ou três faixas e esta nem é das piores.

Qt aos melhores do ano sou um dos apologistas de que o álbum de Animal Collective será um deles, não tenho dúvidas. Por aqui toca intensamente o duplo LP :D

LuísQI disse...

Quanto á faixa de Empire of the sun até gosto bastante mas é das poucas já que o resto do álbum é muito fraco. E concordo que eles têm um cheirinho de MGMT.

Unknown disse...

Tiago Esteves :) Se a faixa em causa nem é das piores, eu imagino as restantes. É disco que não entra cá em casa. Nem que seja pirata...

É possível que os Animal Collective também estejam presentes no meu TOP '09. Se no meu top ficarem em 1º lugar, encararei isto como um péssimo sinal, digo-te já...

Unknown disse...

LuísQI :) Sorry, mas eu não gosto mesmo nada... Relativamente aos MGMT, eu diria mesmo um "cheirão", em vez de cheirinho... Para não falar na voz, até os tiques e a pose são idênticas, tirando a indumentária carnavalesca aka José Castelo Branco do Sr. Steele.

Tiago Esteves disse...

Kraak por aqui roda msm o pirata ahaha. Nunca iria gastar dinheiro neste LP :P

Na minha não se vai ser o 1º, mas de certeza que estará bem classificado :D

Unknown disse...

Tiago Esteves :) Aqui nem pirata entra! LOL. Olha, vê lá se não saem mais 30 discos este ano que irás curtir imeeensooo... :P

Tss tss!

Strumer disse...

A PJ Harvey respondo da mm forma que o puto - ;P! eheh

Em relação aos empire of sun destaco tb o facto deste album ser de 2008 e já bastante tinta ter corrido sobre estes rapazes. Mas confesso que não nutro tal odio por eles..pois músicas como "walking on a dream", "standing on a shore" ou mesmo a tão mal-amada "we are the people" são tidas em boa conta por cá!;) Tudo bem que o album promete bem mais do que realmente é (a 2a metade é fraquinha!) mas tb não há razão para tanto...;P

grande abraço

Unknown disse...

Ora bolas... E agora que a "We Are The People" (ainda que remisturada) estava pré-alinhavada para a nossa Could Be Underground?! lol

Acho que o set conjunto vai provocar conflitos, ai vai! :p

Curiosamente, nunca gostei particularmente dos MGMT (à excepção da "Kids", que ultimamente também já me tirou a paciência) e achei estes Empire of the Sun engraçaditos. À boleia dos norte-americanos, sim... mas estão longe de me irritar.

Dada a minha paixão pela música australiana, também sou suspeito. Lamento é que os Grafton Primary - só para dar um exemplo - não conheçam o mesmo tratamento...

São as diferenças saudáveis, que variam de ouvido para ouvido! ;) Mas com o actual ritmo da blogosfera, tão depressa se inventam hypes, como caem no esquecimento.

As melhoras pró braço!

Unknown disse...

Strumer :) Também tu com a PJ Harvey? :S ...

Quanto aos EotS, acho giro que digam que o álbum não é grande coisa (acredito mesmo que não), mas o que é um facto é que ele anda aí na berra. Já me fazem lembrar os Kings of Leon no verão do ano passado... mas estes, ao menos, lançaram 2 temas fortíssimos contidos no último álbum.

Hugzz!!

Unknown disse...

Bяuиo :) Ó buddy, não te preocupes com isso!! Passas o que tu quiseres! Mas onde é que já se viu conflitos entre 2 pessoas que vão passar som em conjunto? Pelo menos, comigo não. Estás à vontade!

Claro que se tentam passar músicas do agrado de quem está aos comandos dos pratos, mas não costumo (apenas) passar música para o meu umbigo, antes pelo contrário, passo muita coisa que nem gosto assim tanto ou que já estou farto ou mesmo que me pedem na altura.

De qualquer forma, se é uma remistura é capaz de ser melhor que o original, hehe. :P

E é como dizes, estas diferenças de ouvido são saudáveis e gosto de ver este tipo de discussão aqui pelo blog. :)

O braço lá vai estando melhor de dia para dia. O problema agora parece apontar para o braço esquerdo, dado o esforço que andei a fazer com ele na última semana... :S. De qualquer forma, obrigado!!