2005/07/18

Madrugada (NO)



Originários da Noruega (Stokmarknes) e influenciados por Bruce Springsteen, Leonard Cohen, Gun Club, The Cramps e The Doors, os Madrugada já tocavam juntos há algum tempo antes do lançamento do seu primeiro álbum em 1998. Nessa altura, pelos idos anos de 1993, eram conhecidos como os Abbey's Adoption e tudo começou a mudar quando em 1995 rumaram em direcção a Oslo e onde em 1999 um dos seus singles, New Depression, começou a invadir as rádios norueguesas.

De género rock/pop e estilo indie/alternativo rock, o seu primeiro álbum, Industrial Silence, foi editado no outono de 1999 (talvez seja por isso que gosto muito destes rapazes). Tornou-se um sucesso, vendendo mais e mais cópias à medida que o seu grupo de fãs continuava a crescer. Sem serem limitativos fazendo espectáculos apenas na Noruega e/ou na Península Escandinava, os Madrugada tornaram-se uma atracção através da Europa, tocando em bares/clubs muito próprios em cidades como Berlim e Paris. Deste modo tornaram-se na banda norueguesa com o maior número de actuações no estrangeiro nos últimos anos.

Seguiu-se em Fevereiro de 2001 o single "Hands up, I Love You" e o seu segundo álbum, The Nightly Disease, um pouco mais sombrio e menos acessível que o primeiro álbum. Contam ainda com Grit (2002), Majesty (2004) e The Deep End (2005).

Actualmente, uma das suas músicas mais passadas chama-se The Kids Are On High Street (podem ouvir aqui) do seu último álbum e normalmente quem ouve Madrugada, tem os ouvidos bem correlacionados com BigBand (NO), Thomas Dybdahl (NO) e Minor Majority (NO).

Texto elaborado com a ajuda de algumas fontes:
1. Anders Kaasen, All Music Guide, 2. Audioscrobbler, 3. Capa-CD by Mp3.com

2 comentários:

Anónimo disse...

e agora vamos poder ve-los em paredes de coura e ouvir aquela "Masjety" voz ;-)

parabens pelo blog!
marta teixeira - prt

Unknown disse...

Hey Marta :) Recuaste muito no tempo! Sou fã incontestável dos Madrugada!! Nunca os vi ao vivo e fiquei muito contente pela presença destes noruegueses em Paredes de Coura :)

I'll be there. Do you?

Obrigado pelo elogio :)