2006/08/19

06-06-33, #4/Morrissey @ Festival de Paredes de Coura


Cerca de 22000 pessoas aguardavam com grande entusiasmo pela entrada em cena do veterano Morrissey. E à hora prevista, Morrissey entra em palco no seu melhor e actual estilo pequeno-burguês o qual durante muitos anos foi o seu cavalo de batalha.

Sem querer entrar em grandes pormenores, até porque do que assisti do concerto foi via écran gigante, não quero de todo ser injusto com a prestação do ex-Smiths. Aproveitei o meu pouco entusiasmo para o ver e ao facto de ter começado a chover para sair e comer qualquer coisa.

Não sei exactamente se o concerto foi o que o público esperava (não fui vasculhar a web para saber), mas conheço pessoas que foram a Paredes de Coura propositadamente só para ver Morrissey. Do que assisti e do que ouvi, penso que o concerto teve o nível adequado, embora não tenha havido muita paciência para o feitio de Morrissey.

Bocas foleiras durante o concerto do tipo "a porta de entrada é a porta de saída", "quem não gosta de mim, não tem que cá estar", "há cá malta em Portugal que comprou o meu último álbum, mas não sei quem são", "já estão chateados de cá estar?", para além do concerto ter terminado de uma forma que ninguém estava à espera...!! Francamente, Morrissey deve pensar que ainda é a vedeta de outrora.

Bem, também não quero bater tanto no ceguinho, Morrissey teve palavras bonitas e conseguiu aquecer e manter o público em pé, mesmo quando chovia em pleno recinto e arredores. Curiosamente, aqueles que tanto queriam ve-lo, na hora em que São Pedro lavava o céu, bazaram para longe. Vi eu! LOL.

Estrela da Noite? Concerto da Noite? Por favor, isso era na década de '80 quando orientava os Smiths.

4 God sake, keep your english heart to your friend Oscar Wilde.
:P

26 comentários:

My_Little_Bedroom disse...

Sobre Paredes de Coura e o verão estou a preparar um artigo. Depois poderás lê-lo. Mas se alguém quiser fazer um top5 de concertos, penso que serão unânimes. E tenho novidades fresquinhas nos vídeos e mais bandas novas...

Spaceboy disse...

Infelizmente não fui vê-lo, mas muito sinceramente, nao percebo a admiraçao pelo que o Moz fez. Toda a gente sabe qual é o seu feitio, que é um provocador nato e é isso que lhe dá muita da piada e é algo que duvide que alguma vez mude (e ainda bem). Ficar espantado com isto é como uma pessoa ir a um concerto dos Radiohead e estar lá o Thom Yorke a cantar e ficar espantada por isso!
Era de admirar era se não tivesse acontecido nada de provocante por parte do Morrissey.

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Cá ficarei à espera então do teu artigo :) Sobre o Top5, possivelmente ele será unânime em termos de bandas, mas não em termos de posições... Para mim que só estive nos dias 15 e 16, elenco o meu Top5:

1) Bloc Party
2) Yeah Yeah Yeahs
3) Broken Social Scene
4) Fischerspooner
5) Madrugada

A evitar numa próxima: (hehe)

1) We Are Scientists
2) Gang of Four
3) Morrissey

Unknown disse...

Spaceboy :) Não é admiração, é apenas pensar que tudo evolui e o Morrissey continua a ter aquela característica muito própria que já lhe ficou bem há anos atrás. Just it. Não penses que não admiro Morrissey... Já gostei e muito, especialmente quando liderava os The Smiths (foi um dos primeiros CD's que comprei na minha vida...). Só acho que hoje em dia há cenas que já não se justificam... Características e feitios à parte, até acho que Morrissey proporcionou um bom concerto.

Não percebi muito bem a relação entre Morrissey e Radiohead/Thom Yorke. Uma coisa é Thom Yorke é o vocalista dos Radiohead e portanto teria que estar obrigatoriamente no concerto dos Radiohead. Outra coisa é verificar que Morrissey continua na mesma, após a evolução do tempo... O tempo voa cada vez mais depressa... nada comparado à 1ª metade da década de '80. Ele precisa de um update, na minha opinião.

Spaceboy disse...

É tão óbvio ir a um concerto dos Radiohead e estar lá o Thom York, como é óbvio ir a um concerto do Morrissey e ele ter aquela atitude de provocar tudo.

Unknown disse...

Spaceboy :) Sim, mas o Thom Yorke ainda se mantém como vocalista dos Radiohead, certo? Já fui várias vezes a Roma e não fui ver o Papa... nem sequer o Vaticano.

Anónimo disse...

.
eu gostei (muito) do morrissey, do seu ar dandy e provocador.
.
fui das que ficou para ali à chuva, completamente siderada naquele tipo que enchia o palco de uma maneira que há muito eu não sentia.
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) Gostei da expressão "ar dandy"! LOL! Ainda bem que curtiste. Já imaginava que irias adorar. Só foi pena a chuva, não? Mas valeu a pena, pelos vistos! Como leste, eu não gostei assim tanto...

Anónimo disse...

.
não sei porque é que imaginavas que eu ia gostar...
.
nunca liguei muito aos smiths. quando toda a gente os ouvia eu andava ainda demasiado obcecada pelos joy division.
.
estou desfasada no tempo. agora é que me começam a interessar. (risos).
.
ah! a chuva foi apenas um pormenor de charme. (risos)
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) HAHAHA! Disfarça... Foi através do meu 6º sentido masculino :P

Tal como tu tb andava obcecado pelos JD mas andava a curtir Smiths. :) Ainda ontem estive a ver um clip velhinho deles na MTV2. Aquilo sim era giro!

Anónimo disse...

Para o idiota que abriu este topico sobre MORRISSEY, vou dizer o seguinte:
Morrissey mudou muito e não foi ontem que mudou.Eu fiquei na frente e não vazei durante o concerto.Depois, o gajo que abriu este topico é um perfeito ignorante sobre a carreira de Morrissey a solo e ao contrario do que julgas ele tem mais sucesso a solo do que com os Smiths.Aconselho-te a ouvires Morrissey de raiz, se isto fosse um exame estavas chumbado, e eras expulso da escola por inutilidade.
Estou a ver que aqui em Portugal ha muitos ignorantes que gostam de mandar bacoradas sobre o que desconhecem.

Anónimo disse...

Se calhar ia perder o meu tempo a ver os Yeah Yeah Yeahs ou os Bloc Party à chuva, por esses eu pirava-me mesmo dali para fora;
Eu ja ouvi cada disparate escrito sobre o Morrissey, que é de bradar aos céus.O pessoal não conhece a carreira dele a solo e depois aparecem estes convencidos a falar do que não sabem: Veterano Morrissey???? e os Cramps??? o que são???? e os Bauhaus???? todos mais antigos e mesmo assim a dar actuaçoes superiores a muitas bandas debutantes como Bloc Party que passaram por terras de coura?
O Morrissey tem manias? pois tem, e o michael jackson tb e outros, que se passa? o homem tem de ser um sacristão????O concerto foi razoavel para quem ja conhecia as actuaçoes dele da sua actual digressão e a sua saida de palco foi das melhores coisas que eu vi nos ultimos tempos em concertos;A carreira de Morrissey não se esgota nos Smiths, um aviso à navegação, recomendo southpaw grammar, vauxhall and i, maladjusted, your arsenal, etc, tudo discos bons da carreira de Morrissey a solo.ahhh, quem não gosta não precisa de ouvir, nem precisa de vir para os blogs disparatar,armado em comentador de concertos de festival como o autor do topico.

Unknown disse...

Caro Anónimo :) Obrigado pelo teu comentário e pelo paciência que tiveste em defender, mesmo com arrogância e deficiência mental, o teu ponto de vista sobre Morrissey. Arrogância porque não se comenta um tópico a chamar "idiota" e "armarento" a quem o escreveu. Deficiência mental porque só prova que leste o post em diagonal sem perceber o que lá estaria escrito e sem dar valor aos comentários efectuados e às respostas dadas pelo (suposto) idiota que criou o post.

Não é pelas pessoas estarem em desacordo que as opiniões são expressas da forma como o fizeste, sujeitando-as a um exame final. Não sejas ridículo (a). Isto é um blog: não é uma página oficial de nenhum musicólogo nem de ninguém que está aqui para se armar aos cucos.

Falas de coisas que nem sequer foram escritas neste post. Bauhaus? Cramps? Mas quem falou nestes grupos? Que relação é essa que fizeste com Michael Jackson?

Não perderias o teu tempo a ver Bloc Party e Yeah Yeah Yeahs? Estás a ver como também expressas o teu ponto de vista (e de forma grosseira) e não serei eu que te vou "evangelizar" para gostares desses grupos.

Olha, deves ter parado no tempo e continuas a defender algo que, muito sinceramente, deverias reflectir.

Os The Smiths foram uma grande banda da década de '80 pela qual tinha muita admiração e de que gostava bastante. Para tua informação, tenho os primeiros trabalhos de Morrissey a solo os quais alguns foram muito bons e outros mauzitos ('Vauxall and I' é o exemplo de um óptimo disco, como afirmas e 'Kill Uncle' ao contrário é muito fraco). A partir da metade dos anos '90, nada mais de interessante foi produzido, na minha opinião e na de muita gente espalhada por este mundo.

Se achas que a sua saída de palco foi brilhante, deves ser uma das poucas pessoas que o achou. Não é por aí que se marca a diferença. Revelas-te ou como um adolescente que descobriu Morrissey há pouco tempo ou então como uma daquelas pessoas da minha geração que não aceitam opiniões divergentes das suas e que parecem inserir-se num clube de fãs tipo seita que não conseguem ver nada mais para além do grupo onde se inserem.

E para finalizar, é como dizes: quem não gosta não precisa cá vir. Isto não é um forum musical que roça nos foruns de futebol, telemóveis ou carros.

Anónimo disse...

Não voltes a falar mais de Morrissey aqui pois tu não percebes nada da sua carreira para aqui escrever sobre ele.Simplesmente julgas que és algum iluminado e opinas sobre o que tu não sabes e nem sequer aceitas criticas,e o problema é que nem sequer servem para te ofender, pois ser ignorante e presunçoso é o que tu és e não adianta negares. Tu é que deves ter descoberto o Morrissey a semana passada, aliàs os teus fracos comentàrios assim o revelam.De vez em quando aparecem uns cromos destes a falar e a escrever julgando-se muito espertos e na realidade não sabem nada.
Pois fica sabendo que o Kill Uncle de 1991 é um grande album, e cada vez começa mais a ser visto assim;não é um disco que fale de gajos que comem gajas boas, nem de sol e de praia, aquilo està ao melhor nivel de um album dos joy division, apesar da sonoridade diferente. As musicas de Clive Langer e de Mark E. Nevin são o som um pouco estilo madness, mas cumprem a sua missão na melhor das hipoteses para as letras de Moz.Para quem se afirma gostar de Morrissey como tu, fica-te mal dizer que ele jà não é o que era e tb te fica mal comparares a merda dos bloc party e dos yeah yeah yeahs ao morrissey, sim que ele è um artista consagrado e esses aindqa vão ter de comer muita papa e beber muito leite para là chegarem, e se chegarem a algum lado.
Estou-me nas tintas para o teu blogzinho, agora deturpar as coisas isso tu não voltas a fazer pois tu não percebes nada de Morrissey para vir aqui opinar seja o que for sobre ele; não gostaste do concerto, tanto pior, não fosses là apanhar chuva como eu e centenas de pessoas o fizémos. E não so o vi agora como em 1999 nos coliseus onde tu de certeza não estavas, devias estar em casa a ouvir modern talking, jà que falas tanto dos 80!!!!
Morrissey tem trabalhos iguais e melhores do que com os smiths, ele sempre manteve o espirito smiths vivo nos seus discos enquanto o marr faz outras coisas como boomslang com o filho do ringo starr, ou os seus trabalhos com bernard sumner e outros tantos sem esquecer os seminais the the e pretenders;Mas a alma smiths é morrissey quem a carrega nos seus discos a solo, e aposto que tu nem sabes quem é o boz boorer ou o alain whyte????
cà em Portugal, é sempre a mesma coisa, vai-se atras do que os idiotas da comunicação social dizem e tu tb o fazes, mesmo que eles agora jà não ataquem o morrisey.Felizmente aquilo que tu dizes é para deitar ao lixo do esquecimento.
Faz um comentàrio sobre o quim barreiros; talvez tenhas mais sorte. grande nabo!!!!

Anónimo disse...

se estar "parado no tempo" é ouvir todos, mas mesmo TODOS os albuns do Morrissey a solo e desprezar yeah yeah yeahs e bloc party, então eu prefiro ficar parado no tempo do que ouvir poluição sonora.
Se és assim tão evoluido como dizes ser devias saber que os smiths são uma referencia fundamental para muita banda debutante que anda por ai fora a procurar um lugar ao sol. Foram dos anos 80, sim, e tb dos 90 e dos 00, o som deles està sempre actual e os smiths não morreram, muito menos o Morrissey a solo, deves ser um tipo que não deve perceber muito de musica, mas esta bem, eu compreendo isso.Mas não tentes desviar as atenções para outro lado,e da forma como falaste a dizer que ficaste desagradado com a saida de Morrissey do palco nauseabundo de coura, é porque não conheces Morrissey de todo, e digo mais, tiveste sorte de o ver ao vivo mais uma vez em Portugal, em outros lugares ele chega a cancelar concertos à ultima da hora sem dar cavaco a ninguém.
Realmente os smiths e Morrissey nunca foram grande coisa em Portugal e continuam a não ser pelo que vejo deste otàrio do krunch fm;VAI APRENDER A OUVIR MUSICA!!!!

Anónimo disse...

Deve ser para rir essa de me chamares deficiente mental,o teu pretenso post sobre Morrissey està cheio de contradições, primeiro dizes que te piraste para ir comer e que nem estavas interessado em ver o concerto dele e depois adiante dizes que gostas dele e muito,quem é aqui o deficiente mental? hein???? isto dà para rir, eu estou farto de me rir com os disparates que tu aqui escreves, espero que a malta que frequenta esta bosta de blog leia o que tu afirmaste pois jà dà para ver que tu não deves ser levado a sério nem por um jacaré, ah ah ah!!!!!
Jà tàs a dar o crack fm ou então drogas-te com crack, deves ter snifado disso, so dizes asneiras e depois dizes que os primeiros discos que compraste foram dos smiths.Quando foi isso??? a semana passada não foi? hein, conta là? Pois ainda nem tiveste tempo para comprar os do Morrissey pois não???
Jà agora, o Morrissey usa bigode, certo???? e tem cabelo comprido como um metaleiro, não è???? aposto que tu nem sabes como é o Morrissey e nem deves ter ido ao concerto, apenas deves ter ouvido um pouco da sua transmissão pela antena 3.
As tuas tentativas para denegrir o bardo de manchester so te deixam ficar mal e aconselho a todos que aqui aparecem a procurar outro blog pois este é uma anedota a começar pelo pastor que escreveu o topico sobre o concerto, o crunch fm, que devia ser onda curta em mono; ahhh e não dês lições de moral; tu não és exemplo para as dar com as tuas mentiras que aqui escreves.

Anónimo disse...

"Bocas foleiras durante o concerto do tipo "a porta de entrada é a porta de saída", "quem não gosta de mim, não tem que cá estar", "há cá malta em Portugal que comprou o meu último álbum, mas não sei quem são", "já estão chateados de cá estar?", para além do concerto ter terminado de uma forma que ninguém estava à espera...!! Francamente, Morrissey deve pensar que ainda é a vedeta de outrora."

grande energumeno, que ridiculo o que escreveste!!!! bocas foleiras, foleiro és tu seu peixe crack de um raio!!! incomodou-te e são bocas foleiras, deves ter sido o unico pois ninguém atirou ovos para o palco de coura.Se dizes isso é pq não conheces mesmo o Morrissey e as suas brincadeiras.

Francamente, Morrissey é vedeta de outrora e de agora e tu crack dos peixes não és nada apenas um imbecil convencido!

Anónimo disse...

MENTIRA!!!!! MORRISSEY NUNCA DISSE "QUEM NAO GOSTA DE MIM NAO TEM DE CA ESTAR"////

JA AGORA ESQUCESTE-TE DOS COMENTARIOS QUE MORRISSEY FEZ SOBRE A EQUIPA NACIONAL NO MUNDIAL 2006????? ESSES TB ERAM FOLEIROS????

MENTIROSO!!!!!TU NEM ESTIVESTE NO FESTIVAL!!!!!

Anónimo disse...

Sim, realmente o autor deste tópico cheira-me que é um perfeito idiota armado em pseudo-intelectual da música alternativa.

Então não é que o homem que estava a comer enquanto o morrissey dava um brilhante concerto ao nível dos melhores que já lhe vi dar presencialmente (com smiths ou a solo), sim eu vi smiths ao vivo, ainda caga postas de pescada sobre uma coisa que só viu pelo videowall.

Realmente já não há pachorra para aturar o que estes cromos vão vociferando sobre o morrissey sem conhecerem nada da sua obra e da sua vida.

There´s is a place in hell reserved for me and my friens.

Unknown disse...

Caros Anónimos que agora aparecem em bando pq um sozinho não consegue defender o seu ponto de vista.

Quando faltam argumentos para continuar uma discussão, é muito fácil ofender sem motivos às pessoas que aqui aparecem e especialmente no dono deste blog. Vós não sois ninguém para para ditar regras aqui neste espaço. Falais de coisas que nem os mais ignorantes na matéria concordariam com tamanhos disparates (considerar o 'Kill Uncle' como um grande álbum de Morrissey é de ir às lágrimas), mas enfim... Vós pensais que sabeis muito e não sabem ponta de quase nada. Eu não tenho pretensões a nada, vós é que pareceis que tendes. Uns iluminados que na puta da vidinha que tendes só Morrissey é que conta. É triste. Não sei se sabeis que há vida para além de Morrissey.

Além de tudo, continuais a não perceber nada do que se escreve e do que se passa e mudam o tema passando ao ataque pessoal a quem escreveu o post, desconhecendo por completo a sua pessoa.

Tenho mais que fazer em alimentar uma discussão que não leva a lado nenhum. O v/ veneno já cá foi descarregado e não me importei com a crítica, mesmo que arrogante, ao contrário do afirmado. Vós é que não aceitais opiniões divergentes da vossa.

Se tendes problemas em casa, falta de erecção, dor de corno, etc, o problema é vosso.

É como já disse: não gostas disto, não voltes. É que estou literalmente a cagar para vós. A vossa cabeça pode ir pelo esgoto que não me ralo, mesmo nada.

Unknown disse...

só um anormal pode questionar a qualidade de Morrissey mas também de quem gostou de Madrugad(pior concerto de Paredes de COura a seguir a Maduros)não se pode esperar inteligencia.

Gang of Four é muita bom

Unknown disse...

João Vala :) Óptimo. Sê feliz então com a tua inteligência e respeita as opiniões contrárias à tua.

Unknown disse...

queria deixar aqui uma explicação para o meu comment.
Não vou retratar-me mas apenas esclarecer que não considero racional que alguem ponha em causa uma banda (ou neste caso um cantor) com tão grande sucesso e com uma legião de fans tão vasta.
Podes dizer que gostos não se discutem mas a verdade é que Morrissey já fez mais pela música do que algum dia os Madrugada algum dia farão. Considerei como insultuosa a forma como a ele te referiste e daí o meu comentario (talvez demasiado ofensivo).

Um abraço
joão Vala

Unknown disse...

João Vala :) Ok. Primeiro chamas-me "anormal", depois achas "que não é racional". Tudo é discutível, sem dúvida. Só acho é que neste post não pus em causa a qualidade de Morrissey, fui honesto quando afirmei que vi a maior parte do concerto pelo écran gigante nem comparei os Madrugada ao Morrissey. Se leste os outros posts, deves ter reparado que houve outros concertos que me interessaram muito mais que os Madrugada.

Sem dúvida que Morrissey fez muito mais pela música que algum dia os Madruagada o farão. Estou completamente de acordo. A forma insultuosa que afirmas, se assim o foi, foi à pessoa "Morrissey" e não à sua qualidade musical. Assim como afirmei tais palavras que saíram da sua boca (não fui eu que as inventei) também afirmei que teve palavras bonitas para com o público que enchia o recinto.

Insultuosa é a forma como algumas pessoas resolvem vir para aqui comentar sem ler os posts como deve ser, bem como algumas das afirmações ditas por Morrissey durante o concerto (mas isto damos um desconto pq já sabemos como ele é).

Quanto à legião de fãs, verdade que Morrissey tem grande sucesso. Mas sem ser o caso, desculpa mas isso não é condição suficiente para o artista ser muito bom. Gostas de James Blunt? Marco Paulo? Robbie Williams?

Obrigado pelo teu regresso. Aparece sempre que quiseres. Olhar crítico e são é o que toda a gente que frequenta e comenta neste blog (inclusive o seu proprietário) aprecia. Ofensas é que ninguém acha piada.

Abraço

Unknown disse...

caro kraak,
aceito que o meu primeiro commet foi algo precipitado e por isso peço desculpa mas estou farto das criticas que acusam Morrissey de estar acabado. concordo que morrissey é conflituoso (apesar de todas as estrelas pop rock o serem à excepçao do inimitavel Alex Kapranos) apesar de não ter ouvido morrissey dizer o que lhe acusas de ter dito. Peço desculpa pelo post e espero que acabe aqui o nosso conflito. Queria dizer que a conclusão do teu post ainda me deixa bastante revoltado.
Finalmente queria dizer que não concordo minimamente com o que foi dito por alguns anonimos, nomeadamente pelo que diz que Bloc Party e YYYs não têm qualidade.Quanto ao aspecto da legião de fans também não concordo contigo pois os fans de morrissey e smiths continuarão a se-lo depois do fim deste o que não acontecerá após o meloso James Blunt ou o repetitivo Robbie Williams e isso é que caracteriza uma legião de fans.
Um abraço,
João Vala

Unknown disse...

João Vala :) Isto não é um conflito! São opiniões e críticas interessantes de serem discutidas. O "conflito" poderia ser pela forma como abordaste o tema. Mas, tudo bem. Tudo sanado. Gosto de saber os teus pontos de vista :) Sério!

Abraço e volta sempre!