2006/03/01

06-04-09/Arctic Monkeys


Relativamente a este post e alguns dos seus comentários, fica aqui uma pequena resenha sobre os Arctic Monkeys, uma espécie de punk inspirado nos gostos dos admiradores alternativos da Britpop. Formaram-se em Sheffield em 2003, lançando o primeiro CD-Single em Outubro '05, com o famoso "I Bet You Look Good on the Dancefloor". Recentemente (Jan '06) lançaram o álbum 'Whatever People Say I Am, That's What I'm Not' que vendeu mais de 118 000 cópias só no Reino Unido, atingindo um verdadeiro record de vendas, pois foram vendidas mais cópias do álbum do que todos os que, na altura, estavam no Top 20 britânico.

Não se percebe o hype à volta dos Arctic Monkeys, dizem. Eu percebo. É um álbum com graça e inteligência, com malhas à Clash, Smiths entre outros. Além disso, cresceram no passa-palavra via web, tal como os CYHSY!, e quer queiramos ou não, isto ajuda muito.

O que eu não percebo, e acho mesmo abusivo, é considerarem (NME de 28 Jan '06) este álbum como o 5º melhor (entre 100) álbum britânico de sempre, à frente mesmo de The Clash (London Calling), Radiohead (The Bends), Elastica (Elastica), Massive Attack (Blue Lines), Pulp (His 'N' Hers), Suede (Suede), PJ Harvey (Dry), entre outros.
    Dia 18 Mai '06 há Arctic Monkeys no Paradise Garage!

    2 comentários:

    My_Little_Bedroom disse...

    Os tipos são show! Por acaso comecei a ouvir falar deles do nada e a primeira música que ouvi foi o "Fake Tales of San Francisco" e achei que estes gajos eram logo dos bons. Sinceramente, há melodias óptimas como a de "When The Sun Goes Down", "Mardy Bum" ou "Dancing Shoes" (já para não falar numa das canções desta década: I Bet (That) You Look Good on The Dancefloor!
    "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not": subscrevo o playlist, é um dos álbuns do ano...

    P.S: Aproveitando este grande blog, queria dizer que se fosse editor disgráfico em Inglaterra a minha primeira contratação eram os Milburn....Ouçam e espalhem a palavra. Há mais nomes no sítio do costume...e estes são da colheita em que se incluem os Boy Kill Boy e os Envy and Other Sins (são da mesma altura em que me chegaram aos ouvidos), por volta de Setembro do ano passado...se os meus arquivos não me enganam.

    Cheers everybody!

    Unknown disse...

    My_little_bedroom :) Também gosto bastante, mas não sei se consideraria, para já, como sendo um dos meus TOP10 álbum do ano... Por acaso a 1ª que ouvi foi mesmo o single "I bet..."

    Obrigado pelo elogio ("grande blog"), não sei se é assim tão grande, caro Little, vou tentando fazer algumas coisas e manter-me actualizado e dar a conhecer algumas coisas... falta-me tempo.

    Milburn - não conheço. Vou seguir a tua sugestão e investigar. :D

    Cheers!