2014/06/10

Lee Ranaldo & The Dust, Neutral Milk Hotel, The National, !!! (Chk Chk Chk) @ NOS Primavera Sound Porto, 7 Jun '14

Sem querer ser exaustivo e maçador, fica por cá um registo da minha breve passagem pelo NOS Primavera Sound '14, sábado 7 de Junho , na cidade do Porto.

Desta vez não andei a correr de um lado para outro correndo o risco de só ver partes de concertos o que serviu para aproveitar rever alguns amigos bem como recuperar um pouco do fôlego com o objectivo de desfrutar efectivamente do que queria assistir.

Comecei por Lee Ranaldo e a sua nova banda The Dust. Não conhecia de todo este seu novo projecto. Para começar a ambientação ao local, foi agradável. No meio de malta conhecida que começava a chegar, serviu para trocar algumas palavras e novidades num ambiente relaxado, como se estivesse a ouvir os Sonic Youth numa fase calma da carreira. Nada a apontar.

Às 20:00 começaria um dos meus momentos altos do Festival com o concerto dos Neutral Milk Hotel, banda que me levou à Invicta propositadamente para ouvir muitos dos temas dos 2 únicos álbuns da banda, 'On Avery Island' e o magnífico 'In the Aeroplane over the Sea'. Num ambiente perfeito, o concerto desenvolveu-se de forma impecável ao princípio, mesmo que o vocalista Jeff Mangum tenha pedido à plateia para não os filmarem. Mais para o fim, notei que algo começou a perder-se, não sei bem o quê, talvez a voz de Jeff não saía tão bem, sem contar com o som que não estava grande coisa, provocando alguns ruídos desnecessários. Gostei do concerto, embora ache que o público merecia melhor.

De seguida passei o concerto de John Grant, que ao que parece foi magnífico. Estava cansado e a guardar-me para outros concertos e acabei por comer umas cenas e ouvir o concerto de longe. Azar o meu.

Cerca das 22:30 chegava outro momento aguardado do festival para mais um concerto dos The National. Apesar de ter sempre dito que os concertos da rapaziada resultam muito melhor em espaço próprio do que propriamente num festival, foi para mim uma surpresa ver um concerto da banda ao ar livre. Num concerto que cerca de 1h30m, passaram em revista muitos temas da discografia da banda, basicamente a partir do seu álbum 'Alligator' de 2005. Foi um espectáculo excelente com formidáveis vídeos como pano de fundo. Sem dúvida, o melhor concerto do festival a que assisti. Algumas vozes disseram que não acharam nada de especial, uma vez que foi a repetição do seu último concerto em Lisboa. Como não estive presente nesse concerto no MEO Arena, para mim foi tudo maravilhoso.

A noite festivaleira começou a fechar para mim (infelizmente não estive no concerto dos Slint) quando assisti o último concerto da noite com os !!! (Chk Chk Chk). Concerto energético como se esperava com algumas parvoíces já típicas do vocalista, passando em revista vários temas dos álbuns já editados, sendo que o foco maior foi dispendido no último trabalho da banda, 'Thr!!!er'. Serviu basicamente para descontrair durante uma hora a dançar sem parar.

Ainda houve tempo pelas 2h30 da manhã para ouvir 2 temas dos Cloud Nothings, uma banda que provavelmente terá o seu novo álbum nas listas de melhores do ano, só que com o adiantado da hora e com o cansaço que já trazia, optei por dispensar a distorção e o psicadelismo característico das suas músicas. Com pena, claro.


.:: Artigos relacionados com os Neutral Milk Hotel neste blog: 1. Vários Artigos Relacionados com os Neutral Milk Hotel neste blog.

.:: Artigos relacionados com os The National neste blog: 1. Vários Artigos Relacionados com os The National neste blog.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: