2005/08/21

Stereophonics (UK)

Na década de '90 novos sons aparecem no ambiente britânico do rock alternativo, com o vocalista Kelly Jones à cabeça dos Stereophonics, em conjunto com Richard Jones e Stuart Cable. Enérgicos, com estilo, teatrais, irreverentes e melancólicos, os Stereophonics formaram-se em Cwmaman (País de Gales), com o nome inicial de Tragic Love Company. Uma das suas maiores influências foi sem dúvida Manic Street Preachers, mas também Oasis. O primeiro álbum salta para a ribalta em 1997 com o nome de "Word Gets Around", com sucessos como "Looks Like Chaplin", "More Life in a Tramp’s Vest" e o famoso "Traffic" [ :D ]. Seguiu-se em 1998 "Performance and Cocktails" com "The Bartender and the Thief" à cabeça e no meu caso particular, "Is Yesterday, Tomorrow, Today?" a rodar em modo repeat lá por casa e pelo carro. "Just Enough Education to Perform" em 2001 foi o 3º álbum (o mais fraco de todos na minha opinião) com o célebre single "Mr. Writer" e depois "You Gotta Go There to Come Back" em 2003 ("Maybe tomorrow" e "Madame Helga") para finalmente em 2005 aparecerem com "Language. Sex. Violence. Other?" e o famoso single "Dakota".

Actualmente, uma das suas músicas mais passadas é sem dúvida 'Dakota', do seu último álbum, e normalmente quem ouve Stereophonics, tem os ouvidos bem correlacionados com Feeder, Athlete, Ash, Travis, Coldplay, The Manic Street Preachers, Blur, Doves e Starsailor.

Texto elaborado com a ajuda de algumas fontes:
1. Alex Ogg, All Music Guide, 2. Audioscrobbler, 3. Capa-CD by Mp3.com

:: 1 - Dakota
:: 2 - Is yesterday, tomorrow, today?

4 comentários:

O Puto disse...

O tema "Dakota" surpreendeu-me, vindo de quem vem.

Planeta Pop disse...

todo esse disco surpreendeu-me muito pela positiva! Foi uma volta de 180º!

Unknown disse...

Puto :) Posso perguntar-te pq?

Unknown disse...

Asronauta :) A mim tb me surpreendeu bastante, uma vez que os 2 últimos trabalhos dos Stereophonics deixaram um pouco a desejar.

Hugzz from Space