2005/11/21

Sigur Rós @ Coliseu de Lisboa

Sem palavras foi como me senti ao sair do Concerto. Ou melhor, conseguia dizer: "estou cheio de dores nas pernas!" :) Foi um concerto deslumbrante, numa noite diluviana onde o mau tempo não foi motivo para o afastamento de ninguém daquele Coliseu completamente esgotado.


A primeira parte coube às meninas Amina que foram de alguma forma antecipando o imaginário dos Sigur Rós com todos aqueles instrumentos (quase que) artesanais produzindo um som de uma calma celestial. Muito bom.

Pelas 22hs lá apareceram por trás de um pano, os tão aguardados Sigur Rós a abrir a noite com Glósóli e onde quase todo o público teve a oportunidade de voar através do salto que deu de um promontório onde a guitarra, o jogo de luzes, a bateria e a voz fluíam como uma qualquer corrente marítima a impulsionar a descolagem. Um espectáculo bem equilibrado com canções do último álbum Takk... (obrigatório) e algumas dos anteriores álbuns :)

Curioso como o público tentava adivinhar qual seria a canção seguinte e quando se descobria, havia uma espécie de saudação como se estivéssemos num concerto pop-rock. Foi lindo!


Deixo uma nota negativa a muitos dos espectadores que deveriam ter o bom senso de saberem onde estavam, pois o silêncio era algo que deveria ter sido respeitado e não o foi por vezes (pessoas a falar ao telemóvel durante o concerto - francamente! -), bem como alguém que recebeu uma mensagem sms no meio de um dos momentos de rara beleza do espectáculo. Outra nota negativa: como é possível ser permitido fumar no Coliseu? Que falta de respeito! O ambiente já estava quente e tornou-se demasiado abafado com o fumo que pairava pelo ar. Ó pessoal: aprendam! (Eu também fumo, porra!)


Um concerto contagiante. E emotivo. :)

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente contigo. De facto, o concerto de Domingo foi mágico, encantador, hipnótico (aquela voz...) e envolvente. Um dos melhores concertos a que pude assistir. As meninas Amina deram o mote e foram surpreendentemente encantadoras e aquele discurso em inglês no final, ainda mais empatia criou com o público. Fiquei deveras surpreendido com a diversidade de gente presente no coliseu. Não esperava que a música de Sigur Rós chegasse a tão diverso público. Ainda bem que assim é.. Não posso deixar de te dar razão em relação aos aspectos negativos da noite. Incrível a falta de respeito de alguns. Já não falo na quantidade de telemóveis no ar e máquinas digitais com aqueles terríveis flashs que me iam deixando cego (eu também tinha uma, mea culpa.lol).. isso já faz parte da nossa sociedade de 3ªgeração..lool. Mas falar ao telemóvel é, de facto, inadmissível. Quanto ao fumar... mesmo que fosse proibido, infelizmente, seguir regras é o que se faz menos neste tipo de eventos.. :s
Saí com uma terrível dor de costas... é verdade... mas saí embalado. Soube a pouco. Desculpa lá a invasão mas não podia deixar de comentar..
Abraço.

Unknown disse...

Duende :) Obrigado pela visita e pelo comentário bastante interessante que escreveste. Espero que possas regressar a este espaço em breve ou quando quiseres. De facto houve um aspecto que não mencionei no post: havia uma grande diversidade de pessoas a assistir ao concerto! É bom que isto aconteça. Significa que os Sigur Rós estão a captar cada vez mais público de álbum para álbum :) Voltando ao concerto, foi mesmo MAGNÍFICO! Relativamente aos flashes, pois também tenho que reconhecer que levei a minha máquina e tirei umas 5 fotos, LOL! (mea culpa também). Mas isto não é nada comparado com a paranóia dos telemóveis a tocar e o fumo :S

Invade à vontade e sempre que quiseres. Eu também irei em breve invadir o teu espaço :) e follow the INSTRUCTIONS (by Amina) - LOLL.

Abraço

Anónimo disse...

.
ainda não consegui ter a maturidade suficiente para ir a um concerto dos sigur rós... (risos)
.

O Puto disse...

Eu tinha mais vontade de os ver há uns anos. Mas, se não tivesse estado a passar música, provavelmente teria ido vê-los ao Porto. Mas parece que foi um concerto encantador.

Unknown disse...

Corpo :) O que é isso de maturidade? És muito rockeira, está visto :)

Unknown disse...

Puto :) Sigur Rós é sempre Sigur Rós. Há uns tempos e agora também, hehe (pelo menos eu penso assim até esta data). Foi um concerto encantador, de facto! Terias gostado, seguramente. Garanto-te! (you just start all again...) ;-)

Anónimo disse...

.
olha que não, olha que não! (risos)
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) Hahaha! LOLLL. Explica lá então! Não te feches em copas! Corpo "Rockeira" Visível. É um nick giro :D

Anónimo disse...

.
nem nos teus sonhos mais selvagens! (risos)
.
apenas os acho demasiado oníricos.
.
não me inquietam.
.
e eu ainda preciso de coisas que tragam consigo algum tipo de inquietação (não tem de ser rock).
.
.
ah! já tenho programa para madrid.
.
um amigo meu que é cantor lírico arranjou bilhetes para a ópera!
.
claro que aposto que vamos acabar pela chueca!
.

Unknown disse...

Corpo :) Haha! És tão gira! Concordo contigo, mas também preciso dos meus momentos oníricos :) E já tens programa em Madrid :) Boa! Olha lá as noitadas em Madrid - tens que trabalhar! -, LOLLL! Chueca obrigatório! Em 1996 e em 2001 passei lá a passagem de ano. Vantagens de uma amiga que lá vivia com casa mesmo em frente à mercearia da Susi e com uma chocolateria ao fundo da rua. Com uns churros espectaculares!
Que ópera vais ver?

Spaceboy disse...

Ainda bem que foi um bom concerto. Eu infelizmente não pude ir, por isso fico aqui com roído de inveja...a minha prima escreveu um texto sobre o concerto no meu blog, sendo que tb ela gostou mt do espectaculo.

Unknown disse...

Spaceboy :) Tens que apanhar o comboio e vir mais vezes aos concertos :) Foi magnífico! Deverias ter vindo. Tenho que ir ler o post da tua prima :)