2006/01/21

06-07-03/Hal (Hal)

Os Hal, quarteto originário da Irlanda (mais precisamente da área sul de Dublin) e à cabeça composto por dois irmãos (Dave e Paul Allen) cujos pais eram músicos folk irlandeses, tentam revelar, desde o lançamento deste charmoso e interessante álbum de estreia (Abril '05 pela Rough Trade Records), a sua paixão pela harmonia vocal (o vocalista Dave tem uma voz fantástica), o seu amor pelas canções tocadas pelos pais e curiosamente assinalada nas suas baladas e a exaltação da nostalgia e do chamado "mundo nebuloso".

Bastante carregado de sons dos anos '60, não é de todo uma perca de tempo a sua audição, ideal para quando se está calmo em casa ou numa viagem de carro por estradas secundárias, apesar de poder haver algum cansaço nos intensivos "wah wah wah's" de fundo nas músicas e algumas
influências muitíssimo claras de Van Morrison e The Beach Boys.

Com malhas à The Thrills (sem entrar no aspecto exageradamente comercial do último CD), este álbum homónimo ainda tem referências a Simon & Garfunkel, sem esquecer os escoceses Teenage Fanclub.


Canções como "Keep Love As Your Golden Rule", "Don’t Come Running" (em audição nesta data no blogue principal Paixaum >+++'>), "I Sat Down" (uma das minhas eleitas) e "Worry About The Wind" são provas de uma caminhada bem acompanhada por um qualquer trilho ou levada pelo meio de uma serra carregada de bruma.

Ideal para quem gosta de Mercury Rev, The Flaming Lips, Super Furry Animals, Polyphonic Spree, The Thrills, Animal Collective e The Heavy Blinkers.

4 comentários:

Spaceboy disse...

Estes Hal também me fazem lembrar os The Thrills (que levaram muita porrada injustamente por causa do 2º disco que não é assim tão mau como o pintam). Continuo a preferir Thrills, mas este disco dos Hal também é muito agradável.

Anónimo disse...

hummm, eu gosto de mercury e flaming, vou experimentar :)

Unknown disse...

Spaceboy :) Tens razão quanto aos The Thrills: acho uma porrada injusta pq afinal, apesar do aspecto bem mais comercial do último CD comparativamente ao anterior, é um álbum bem agradável e interessante. Tive a oportunidade de os ver no SW :)

Unknown disse...

Membio :) Ouve o CD que não te arrependerás, já que curtes Mercury Rev e The Flaming Lips :)