2005/11/16

Aversão à Sony-BMG

Alertado por este post no blogue Planeta POP e na sequência do meu último post (Armados em Anjos), fiz algumas investigações sobre o assunto e deixo-vos aqui um pequeno resumo sobre o que se passa.
    Após um perito em segurança informática ter revelado o uso secreto, por parte da Sony-BMG, de um software com o objectivo de combater a pirataria ilegal da cópia de ficheiros, software este que deixa as portas abertas aos hackers, ficou demonstrado por peritos informáticos a existência de tal software, através de alguns testes efectuados os quais tiraram partido da fraqueza do software da Sony.

    A Sony rapidamente encontrou-se no meio de um turbilhão legal através dos direitos dos utilizadores após o perito Mark Russinovich ter descoberto que ao tocar certos CD’s Sony-BMG em computadores com o sistema operativo Windows, determinados programas secretos são instalados no pc por forma a interferir na cópia do álbum. Este tipo de programas, conhecidos por XCP, sendo um programa de roolkit (altera os arquivos de raíz do computador), instala-se sozinho e de forma automática quando os utilizadores concordam em instalar um player que se encontra presente em certos CD’s áudio. O XCP corre continuamente no background dos computadores sem que os utilizadores notem a sua presença, uma vez que foi escrito por forma a ser mascarado e não perceptível pelos utilizadores.

    A vigilância constante dos computadores cujos proprietários são fãs musicais teve grandes repercussões. Primeiro, potencialmente retarda a velocidade dos computadores assim como está sempre a correr em modo não visível via Windows, desperdiçando memória e energia para manter sob vigilância outros possíveis ficheiros e sistemas infectados. O que mais preocupa os utilizadores é o facto das máquinas estarem muito susceptíveis a ataques de hackers através do uso de trojans, ou seja, programas que são escritos com um código malicioso para furtivamente estes serem alvos de máquinas ditas não-suspeitas. 2 trojans foram descobertos pela BitDefender Labs no passado dia 10, em computadores britânicos cujos utilizadores instalaram involuntariamente o software.

    Devido a alguns problemas na sua composição, o XCP, desenvolvido pela First 4 Internet Systems é muito difícil de ser desinstalado, devido à sua natureza de alterar os arquivos de raíz do computador, e apagá-los manualmente pode ser bastante perigoso pois podem trazer consequências imprevistas no computador. Para remediar esta situação a Sony lançou uma patch, embora os utilizadores já se tenham queixado da perda de dados e da instabilidade do sistema.

    Ao que se sabe, os utilizadores mais exigentes não estão a papar esta manobra pois o The Washington Post noticiou que uma classe de advogados vocacionados para este tipo de problemas afirmou que o software viola os Direitos dos Consumidores bem como o Direito à Protecção contra o Spyware.

      Aqui fica uma lista de alguns dos CD's conhecidos que trazem de presente o software XCP:

      Trey Anastasio, Shine (Columbia)
      Celine Dion, On ne Change Pas (Epic)
      Neil Diamond, 12 Songs (Columbia)
      Our Lady Peace, Healthy in Paranoid Times (Columbia)
      Chris Botti, To Love Again (Columbia)
      Van Zant, Get Right with the Man (Columbia)
      Switchfoot, Nothing is Sound(Columbia)
      The Coral, The Invisible Invasion (Columbia)
      Acceptance, Phantoms (Columbia)
      Susie Suh, Susie Suh (Epic)
      Amerie, Touch (Columbia)
      Life of Agony, Broken Valley (Epic)
      Horace Silver Quintet, Silver's Blue (Epic Legacy)
      Gerry Mulligan, Jeru (Columbia Legacy)
      Dexter Gordon, Manhattan Symphonie (Columbia Legacy)
      The Bad Plus, Suspicious Activity (Columbia)
      The Dead 60s, The Dead 60s (Epic)
      Dion, The Essential Dion (Columbia Legacy)
      Natasha Bedingfield, Unwritten (Epic)
      Ricky Martin, Life (Columbia)

      Sem comentários: