2005/12/03

05-07-49/CD da Semana-(Strange Geometry-The Clientele)


Não sei se lhe poderia chamar apenas o CD da semana, mas talvez o CD que irá figurar na minha Top 10 List '05.

    Desconcertante no actual panorama musical britânico, através de uma pop saborosa mas ainda pouco madura e que poucos conhecem, os The Clientele, que estiveram recentemente no Porto e que já em 2004 haviam lançado "The Violent Hour", somam e seguem na sua linha musical, deixando de lado algumas das suas marcas sonoras ultra-sonhadoras do último álbum, marcando desta vez uma identidade mais forte, integral e coesa através das maravilhosas canções que nos deixam ir por uma tarde inteira em constante repeat.

      Com letras belíssimas e intimistas, melancólicas, doces e emotivas, cheias de literatura e poesia pelo meio, as canções de "Strange Geometry" assentam perfeitamente no meio do urbanismo e sub-urbanismo, recriando assim a elegância equilibrada do seu propósito e forma, com fantasmas românticos que nos perseguem e que naturalmente fazem parte das nossas queixas mas que na realidade todos gostamos e não conseguimos viver sem eles.

        Trechos musicais como:

        "
        All my senses sharp, my hands are fists, I'm pretty tired of making lists" (de 'Since K got over me')
        ou
        "like the sea inside a shell, everything speaks to itself" (de 'My own face inside the trees')

        são realmente de um contexto onde só os amantes (da poesia ou não) poderão equacionar a localização geométrica de tais palavras.

        'Since K got over me' pode ser ouvida na playlist do meu blogue principal.

        Para ouvir e/ou roubar:
        :: My own face inside the trees, by The Clientele, Strange Geometry, 2005 Pointy Records

        6 comentários:

        Sunday Morning disse...

        gostei de ler a tua critica sobre este álbum, as letras realmente estão cheias de emoções poéticas
        "(...)I walked in wall because there was nothing else for me to do and by the breeze the light began to fade. The mouth of an avenue led me to the verge of a long greasy A road that rose up in the far distance with symmetrical terraces falling steeply down and up again from a distant railway station(...)"

        Unknown disse...

        Sunday Morning :) Obrigado pelo teu comentário e ainda bem que também sentiste o mesmo que eu ao ouvires Strange Geometry. Quando decides parar o CD e voltares atrás para novamente ouvir uma música e teres atenção à letra e confirmares algumas palavras e/ou frases através das letras descritas na livro incluso no CD, ficas verdadeiramente knock-out. Deste mais um exemplo ao citares mais uma fantástica passagem :)

        r.b.S disse...

        viva... por acaso vi o teu blog no blog.com.pt e decidi dar uma vista de olhos. gostei. continua! quando poderes visita o meu blog. http://rbs1.blogspot.com
        tambem escrevo sobre musica!

        Unknown disse...

        rbS :) Obrigado pela visita e espero que possas em breve regressar. Já lá fui visitar-te e também gostei do teu blogue. :D

        Abraço

        r.b.S disse...

        obrigado por me teres chamado a atenção. vou emendar o endereço e o link!
        abraço!

        Unknown disse...

        rbS :) Okis! Também já estás blinkado :)