2006/03/26

06-01-13/And The Glass Handed Kites (Mew)


Há uns meses atrás, li casualmente uma crítica sobre o (então) último álbum dos Mew, 'Frengers', a qual não me causou grande vontade de despertar, curiosamente. Sendo os Mew originários da Dinamarca, não sei porque fiquei a pensar que seriam mais uns secas chatinhos como os Michael Learns To Rock. No fim de 2005, voltei a ler uma outra review dos mesmos rapazes, só que desta vez relativa ao último álbum lançado, sucessor de 'Frengers' e 4º (!!) álbum, 'And The Glass Handed Kites'. Fiquei bastante curioso com tamanhos elogios (sobretudo pela imprensa onde li tal artigo e também pelo facto da Amazon estar a recomendar-me o álbum), que decidi, antes de investir na descoberta dos Mew, ouvir alguma coisa e saber mais sobre o grupo.

E voilà, sem arrependimentos!
Este último álbum é contagiante, bastante original e suplica pela nossa atenção, apesar de algumas canções serem muito parecidas, sendo divergentes apenas nas letras. Mais: para mim, este último trabalho não deve ser ouvido em qualquer lado. Creio que é preciso algum ambiente especial à volta. Talvez o silêncio e o relax.

Com um som muito especial, não sei bem como classificar musicalmente os Mew, mas segundo o que li, assentam bem num ambiente do tipo Sigur Rós, M83, Elbow e mesmo Pet Shop Boys (?).


Voltando ao álbum, há uma beleza contida no mesmo que é inexplicável... Canções (que já são/foram
singles) como "Apocalypso" (já rodou no Paixaum >+++'>), "Why Are You Looking Grave?" e "Special" são verdadeiramente muito agradáveis de se ouvir, mas volto a dizer que a atmosfera da escuta deve ser privilegiada, bem como o uso de headphones também podem ajudar à criação da perfeita envolvência, pois as músicas parecem ter outra dimensão. Confesso que se houver uma maior atenção às letras, chega-se ao ponto de verter uma ou outra lágrima.

Além de tudo isto, este disco é uma espécie de álbum com uma só música, pois não existem intervalos entre as faixas, ou seja, é qualquer coisa que emite um som contínuo que exerce um extraordinário poder de satisfação aos nossos ouvidos.


Especial atenção a outras canções, que não singles, "The Zookeepers Boy" (single a ser lançado a 17 Abr '06), "White Lips Kissed" e "Louise Louisa".


Uma verdadeira viagem emocional ao longo de 50 minutos, onde fiz questão de pagar o bilhete!

2 comentários:

par disse...

Depois de ler, fiquei com vontade e ouvir o álbum com mais atenção já que o concerto não me despertou grandes emoções.

Unknown disse...

Par :) Pelo que descrevi neste texto, não sei efectivamente se também iria curtir ver os Mew ao vivo. Acho que é preciso uma atmosfera especial para a audição das sucessivas faixas :) Mas, ouve melhor e depois diz-me o que achaste, okis?

Hugzz uit Melkweg :)