2007/11/23

07-06-47/The Stage Names (Okkervil River)


Embora a minha vida não seja um filme, ela poderia servir de inspiração para rabiscar alguns contos que, seguramente quem os escrevesse, poderia transcrever alguma narrativa interessante. Claro, mas esta (minha) vida mediana não é nada comparada à grandiosidade do mais recente trabalho dos Okkervil River, o seu 4º álbum, 'The Stage Names', o qual tem servido para uma grande reflexão no interior dos rios que ando a percorrer ao longo de toda esta minha curta vida. Curiosamente uso neste parágrafo expressões inspiradas nas próprias letras presentes por alguns temas do álbum 'The Stage Names'.

Os 3 primeiros temas do álbum abrem o ar happy-rock do álbum e parece dar o sinal do que virá a seguir, como se não conseguíssemos mesmo travar as mãos desta banda. Parece estarem todos concentrados ao princípio para não nos obrigar a deixar o disco a meio. Mas se estes 3 primeiros temas já nos agarram ao tecto, o melhor vem a seguir, com o desfile de beleza, romantismo, solidão e emoções quer sonoras quer escritas as quais conseguem transformar o tecto em chão, como se ficássemos de pernas para o ar. Coração e mente já arrasadas, o pino inverte a cadência do sangue e a viagem pelo disco, que parece interminável, continua o seu curso, podendo mesmo acabar de maneira triste, segundo o alinhamento do álbum.

Sem ignorar os The National, nos últimos tempos só mesmo os Okkervil River conseguiram reunir num mesmo álbum um conjunto de temas de tal forma inspirados e que me obriga a parar para interpretar as letras que dão voz às músicas (já ia tendo um acidente à pala deste disco). Relacionar tópicos banais da vida com a morte, a perda ou outras aflições quase quotidianas, obriga à reflexão daquilo a que temos que sobreviver para continuar a viver com todas estas tribulações. Tudo isto graças não só aos Okkervil River enquanto banda, mas especialmente ao vocalista e também compositor Will Sheff. Soberbo.

No actual contexto musical mundial onde parece que cada vez mais se vive à base de downloads, piratarias, electrónica em grande quantidade mas com qualidade duvidosa, djs a reavivarem a dance-music pelas pistas deste mundo, o mínimo que posso aconselhar às pessoas mais sensatas é que comprem este álbum (aproveitem também para ouvir o belíssimo trabalho anterior dos Okkervil River, 'Black Sheep Boy') o qual é uma verdadeira pérola para nunca ser esquecida e disperdiçada pelo disco rígido do computador ou por um leitor mp3 pleno de canções. Isto serve para lembrar que com tantos álbuns por aí à solta, este é um daqueles que seguramente preenche (quase) todos os universos... e pelos mais variados motivos temos que o ter em casa para os momentos mais especiais das nossas vidas, nem que seja a pensar no futuro.

Dos 9 temas presentes neste álbum, depois do que já escrevi, destaco todos, obviamente. São todos muito bons. Entretanto, e como habitualmente, deixo um destaque especial para "Unless It's Kicks", "A Hand to Take Hold of the Scene", "Savannah Smiles", "A Girl in Port" e o último tema do álbum, "John Allyn Smith Sails", o qual parece aproveitar uma referência lírica de um tema dos The Beach Boys ("Sloop John B", de 1966), interpretada com malhas à Nick Cave, e que é de uma beleza extraordinária, apesar de relatar o trágico episódio relativo ao suicídio de um poeta norte-americano, John Berryman, em 1972. Um dos grandes temas de 2007, na minha opinião.

Altamente Recomendado!

"I've come to feel, out on the sea
these urgent lives press against me"

:: "John Allyn Smith Sails" pelos Okkervil River, disponível para audição via side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data.
:: "A Girl in Port" pelos Okkervil River, disponível para audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Okkervil River neste blog: 1. Vídeo: John Allyn Smith Sails (Okkervil River); 2. Clip: Our Life Is Not a Movie or Maybe (Okkervil River).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Jorge Oppenheim disse...

por acaso está óptimo.

Unknown disse...

Jorge :) BOA! Só que acho que não é por acaso!! Está mesmo óptimo!! :D