2006/03/12

06-01-11/Apologies To The Queen Mary (Wolf Parade)


Depois do boom dos Arcade Fire, eis que enquanto estes preparam o 2º álbum, os Wolf Parade, aparecem como uma espécie de "a grande promessa que se segue aos Arcade Fire".

E tudo começou em Montréal (CA), apesar de serem originários de Victoria (CA), após o lançamento do homónimo EP 'Wolf Parade' ao que se seguiu a participação, como 1ª parte, de um concerto dos Arcade Fire. Após várias audições deste 1º álbum, 'Apologies to the Queen Mary', é fácil concluir que o mesmo se tornou um acontecimento no cenário musical canadiano e suas ramificações mundiais, sobretudo via Europa. Um verdadeiro entusiasmo.

Originários de Montréal (CA), estes 4 rapazes (que pelo seu aspecto poderiam ser eles chamados de Arctic Monkeys), este 1º álbum é, na minha opinião, um excelente disco. Uma espécie de mistura pop com música clássica (barroca, dizem os críticos), com alguns momentos de depressão ilustrada nas suas letras, mas com um cuidado extremo na escolha do alinhamento do CD para não parecer que ao fim da 3ª faixa tenhamos que tomar uma sucessiva dose de xanax's, lexotan's ou prozac's. Como se de uma mistura se tratasse: oiçam a nossa música e tomem atenção ao que dizemos.

Transições entre faixas à parte, canções como "You Are A Runner And I'm A Father's Son", "Same Ghost Every Night", "Shine A Light", "I'll Believe In Anything" e "This Heart's on Fire", são as mais fortes do CD e possuem uma força interior saída das caves mais frias da Região do Quebec.

"Give me your eyes, I need sunshine
Your blood, your bones
Your voice and your ghost"

Atenção aos fiéis seguidores de Arcade Fire e Hot Hot Heat: Wolf Parade é uma referência obrigatória. Em viagem, no leitor do carro, no leitor mp3, no iPod, a pedalar, a tomar café ou um chá, a ler, antes de dormir ou mesmo a fazer amor. Um dos melhores CD's de 2005 que não ouvi na altura devida.

12 comentários:

extravaganza disse...

lá despertaste o meu bichinho da curiosidade :)
a capa já me conquistou, vejamos se acontece o mesmo com o conteúdo... thanks!

Spaceboy disse...

É um bom disco sim senhor. O Canadá o ano passado mostrou-nos muitos talentos e espero que continuem assim este ano.

par disse...

Descoberto a tempo na drogheria. Ainda figurou como um dos melhores do ano em 2005. Belo disco, que andou em alta rotação no mês de Dezembro. Recomendo.

Unknown disse...

Extravaganza :) No famoso CD está lá uma das faixas :) Enjoy it!

Unknown disse...

Spaceboy :) É verdade! Vamos ver o que os canadianos nos reservam este ano. Para já, ando ansioso pelo novo dos The Stills. Não sei se os Arcade Fire lançam o 2º álbum em 2006 ou não. Sabes alguma coisa?

Unknown disse...

Par :) Pois! Descobri-o no fim do ano passado :( e já não fui a tempo de o contemplar nos melhores de 2005. Foi pena. Também recomendo! E muito!

My_Little_Bedroom disse...

Para os fãs apenas dos Arcade Fire. Propriamente os Wolf Parade não são parecidos aos HHHeat. O álbum é sicneramente bom....
Quanto aos Arcade Fire...quem sabe. Mais vale esperar.

Definitivamente, o Canadá trouxe-nos alguns dos melhores discos deste novo milénio...

Unknown disse...

My_little_bedroom :) Eu acho que também tens razão quanto aos HHHeat. Deixei a referência propositada pq vi-a no Allmusic e achei um pouco estranha... Só se a semelhança é por alguns sons comuns e pelas bandas serem ambas canadianas (olha, já nem sei se os HHHeat são canadianos, penso que sim e que até são da mesma zona que os WP). Na minha modesta opinião, acho que se assemelham mais os CYHSY e aos Broken Social Scene.

Confusões à parte, é um grande álbum!! Pelos vistos, a opinião é consensual :)

My_Little_Bedroom disse...

Exactamente. Pelos CYHSY, o experimentalismo dos Animal Collective. Seria talvez essa a ideia a seguir.

P.S: Se já experimentaste os Milburn, diz lá que aquilo não são os We Are Scientists britânicos (com sons de pubs à mistura, riffs e outras coisas que tais...)

extravaganza disse...

No famoso CD? não, não está :)

Unknown disse...

My_little_bedroom :) Milburn ainda está a ser investigado :)

Unknown disse...

Extravaganza :) Não??!! Que falha a minha! :S