2009/10/27

Time to Die (The Dodos)


Não sendo propriamente a hora de morrer, tal como o título do 3º trabalho dos californianos The Dodos sugerem, julgo que também não será a altura certa para fazer o funeral à banda. 'Time to Die', álbum sucessor de 'Visiter', um dos 20 melhores álbuns de 2008 na minha opinião, marca uma pequena viragem no percurso da banda, mostrando-nos um lado mais folk-friendly, deixando de lado algumas das alegorias psicadélicas apresentadas em 'Visiter'.

Numa aproximação mais ou menos notória ao folk bucólico apresentado pelos Fleet Foxes tendo presentes algumas malhas à la Arcade Fire (vai-se lá perceber que motivo os levou a tal), os The Dodos se calhar tentam limpar um pouco da imagem hype que alcançaram no ano passado, avançando claramente para um universo mais perto da pop, possivelmente influenciados pelo grande boom do álbum homónimo dos Fleet Foxes e, já agora, querendo ganhar algum terreno face ao aguardado novo álbum dos The Shins. Fasquia elevada, é certo, mas que nem sempre se traduz em grandes proveitos para uma banda como os The Dodos.

Composto por 9 faixas, 'Time to Die' é sem dúvida um álbum que entra bem pelos ouvidos. Só que ao fim de algumas audições, a conclusão que se tira é que realmente o que vale a pena mesmo são cerca de 3 a 4 faixas e são estas que constantemente estão em modo repeat quando ponho o disco a correr. Posso mesmo considerar que há 1 ou 2 temas assim um pouco estranhos, como se quisessem fazer algo que não resultou lá muito bem, mas salienta-se o destaque visível dado pela bateria, totalmente adaptada ao ritmo sonoro que os The Dodos propõem neste novo trabalho.

Não conhecendo o primeiro trabalho da banda, 'Beware of the Maniacs', já que só os conheci no ano passado, 'Time to Die', apesar de ser um álbum que recomendo está a alguma distância de 'Visiter', na minha opinião. Os temas que realmente merecem um grande mérito são o belíssimo single "Fables" (talvez mesmo o melhor tema do álbum), "Troll Nacht", "Acorn Factory" e o tema de encerramento do álbum e que também lhe dá nome, "Time to Die".

Fica por cá o clip oficial do single "Fables".


Video Credits: frenchkissrecords @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com The Dodos neste blog: 1. Autopilot Engaged-Set, 31 Jan '09; 2. Prémios by Kraak-2008, Parte #3; 3. Amplificador '08; 4. (TOP 2008) Kraak e os Destaques 2008-Top Álbuns: 11-20; 5. Sugar-High Toddlers-Set, 7 Nov '08; 6. Visiter (The Dodos) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 6.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

1 comentário:

1% disse...

hmm... estes devem ter-se mudado de s. francisco para brooklyn :•P
adeus experimentalismo, olá $$$!