2009/10/23

Humbug (Arctic Monkeys)


Menos evidente que os álbuns anteriores, 'Humbug', o mais recente trabalho dos Arctic Monkeys, dá-nos um sinal que a banda está efectivamente a seguir um bom caminho, destacando a sua qualidade exemplar, reforçando a sua sonoridade, transformando-a de forma natural em algo maduro, mesmo que se tenha socorrido de uma inspiração vinda do outro lado do Atlântico através do músico e produtor Josh Homme (Queens of the Stone Age) ou mesmo que tenham ido repescar as experiências do vocalista Alex Turner no seu projecto lateral The Last Shadow Puppets.

Claro que o mega-sucesso obtido com os 2 álbuns anteriores aqui não são chamados (mais uma vez parece que os Arctic Monkeys apareceram agora pela primeira vez) e não é de estranhar que 'Humbug', apesar do caminho à procura de uma evolução por parte dos Arctic Monkeys tenha caído em saco roto para alguns já que a regra parece ter sido evidenciar não as guitarras frenéticas de outrora nem a energia contida na banda, mas sim um certo lado mais pop-atmosférico da música, deslocando para segundo plano a incidência de hits a saltarem pelas estações de rádio. É de louvar a coragem, para não dizer a audácia, da banda em realmente abandonar de álbum para álbum a rotina em que muitas das bandas (britânicas ou não) se encontram.

Dos 10 temas do álbum, ponho em destaque alguns que são realmente muito interessantes e que preenchem um espaço que nem todas as bandas gostariam de ocupar. Refiro-me a temas como "Crying Lightning", "Dangerous Animals", "Pretty Visitors", "Cornerstone" e "Potion Approaching".

Um álbum que sem dúvida é recomendado. Só não creio é que entre no meu Top '09, uma vez que até agora foram lançados álbuns bastante mais interessantes. No mês de Dezembro logo se verão feitas as famosas listas.

.:: Artigos relacionados com os Arctic Monkeys neste blog: 1. Clip: Cornerstone (Arctic Monkeys) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: