2006/09/05

06-03-36/Datarock


Mais uma vez a cidade norueguesa de Bergen marca pontos e desta vez através de dois amigos, Fredrik Saroea e Ketil Mosnes, os quais na última transição de século começaram a reparar que na cidade acima referida, a verdadeira música alternativa já não passava pelas clássicas salas de rock dos idos anos '90, mas sim pelos clubs mais resguardados onde se descobriam pessoas e músicas verdadeiramente interessantes.

Tal como os Röyksopp ou os Kings of Convenience no início das suas carreiras DJ-pop-electrónicas, estes 2 amigos (designados pelo grupo de nome Datarock) decidiram fazer-se à estrada e começaram, via Daft Punk, a mostrar o seu electroclash promissor, no meio de um corrente e enorme estufado musical. Inspiraram-se e começaram a produzir músicas com letras que falavam do próprio dia-a-dia e imaginário (libertino) das pessoas (sexo com robots, mulheres com pénis, etc), criando uma espécie de arte de libertação para elas próprias.

Após alguns singles gravados a nível local, o grande salto ocorreu no Festival Sonar '03 através de um pequeno EP lançado que lhes permitiu o pulo para algumas gigs internacionais, nomeadamente pela Suíça e pelo Canadá. A necessidade de lançar um verdadeiro álbum era cada vez mais premente, até porque a sua participação em determinados festivais estava condicionada pela falta de material.

Em 2005, os Datarock lançaram a nível norueguês o álbum 'Datarock Datarock', produzido pelos próprios e com grande destaque no meio musical norueguês. Em Julho '06, o álbum foi lançado em Inglaterra com sinais bastante positivos. De facto: acho o álbum formidável. Uma verdadeira New Rave Order! Experimentem este fenómeno Datarock e preparem-se para uma espécie de pop-funk agressiva e perversa, para uma espécie de electro-pop inovadora, completamente diferente do habitual, desde a potente bateria regada ao som de maracas, do tipo tosta de presunto, queijo e salmão. Pergunta monga habitual nestes casos: mas eles serão mesmo noruegueses?

Especial atenção aos temas: "I Used To Dance With My Daddy", "Computer Camp Love", "Nightlife To Uranus", "Sex Me Up", "Ugly Primadonna", "The Most Beautiful Girl", "Bulldozer" e "FA-FA-FA" (novo single a ser lançado no próximo dia 25 Set '06).

Delírio! Álbum obrigatório, especialmente para os admiradores de LCD Soundsystem, Tom Vek, Le Tigre, Daft Punk e Talking Heads/David Byrne!

:: "FA-FA-FA" pelos Datarock, em audição, nesta data pelo side-bar deste blog.

.:: Automatic English Version powered by Google.

6 comentários:

joao disse...

1) ja tive datarock - 2006 - datarock no meu querido ipod mini. ha imenso tempo, durante imenso tempo. apenas o nome chamou-me a atencao, no meio dos muitos ficheiros de um dos meus regulares do soulseek.
2) gosto imenso. assim que ouvi, vi logo. e um dos melhores do ano passado e isto e uma opiniao que partilho com alguem. ja me fartei de recomendar a amigos, nunca ninguem ouviu falar. ate ja pensei em comprar mas o disco aqui e importacao, so no amazon, e por isso um roubo.
3) acho delicioso que venham a ser famosos. nao sei porque mas preciso destas confirmacoes. pelo que me parece, e a annie e ao seu dj kicks que os senhores teem que agradecer.
4) na realidade, vem mesmo a calhar para a tematica de um post que tenho andado a desenvolver. para breve.
5) por ultimo, boa supresa. two in a row.

joao disse...

acrescento, apenas letras um bocado parvinhas e o que me irrita um pouco. "nightflight to uranus" e, na minha opiniao, uma piada de muitissimo mau gosto.

... disse...

A música é mesmo excelente.
O álbum é todo assim?

Unknown disse...

João :) Pois eu também gosto bastante! Descobri os Datarock há cerca de 3 meses e comprei o CD no mês passado. É uma delícia! Por acaso comprei via Amazon e custou-me à volta de € 14,00. Não foi caro e chegou em 4 dias!

De facto pelo que li dos rapazes, têm algo a agradecer a Annie. Mas também, essa malta começou toda da mesma forma :)

Fico satisfeito que tenhas gostado :)

Quanto às letras, elas são todas um pouco loucas, não? HAHAHA! Deixa lá, a letra pode ser ugly, mas a música é excelente? Refiro-me ao tema "Nightflight to Uranus". :)

Unknown disse...

Amazing :) Sim, o álbum é praticamente todo assim :) É como a descrição que fiz no post. Se curtes LCDS'system, Byrne, Daft Punk, etc., tens o CD a rodar em repeat durante uns tempos. :)

playlist disse...

gostei bastante..bom som! Thanks