2008/11/21

Fantasy Black Channel (Late of the Pier)


Definir um género musical para os britânicos Late of the Pier talvez não seja uma tarefa muito fácil... krautrock, post-punk, new rave, electro, electro-pop, experimental? O que mais... ? De qualquer forma, isto também pouco deve importar porque estes 4 rapazes conseguiram em 2008 e após o lançamento de alguns singles bastante orelhudos, disponibilizar um dos melhores álbuns deste ano, 'Fantasy Black Channel'.

'Fantasy Black Channel' é um álbum muito especial: marca uma especie de renovação (explosiva) no mundo indie-pop e indie-rock, mistura uma série de tipos musicais, recuperando clichés corrigidos do rock clássico com os sintetizadores em voga nos anos '80, traz arco fresco ao movimento new rave e... tudo isto com a preciosa ajuda e empenho de Erol Alkan e muita inspiração trazida de Prince, Pulp, Supergrass, Duran Duran, Beastie Boys, David Bowie, entre outros artistas.

Entusiasmo no máximo com a energia própria de um grupo jovem, os Late of the Pier trouxeram com 'Fantasy Black Channel' algo que o Reino Unido, como instituição musical de referência (nem que seja para eles próprios), se deveria orgulhar, mesmo que tenha sido necessário customizar alguns guiões do passado. Proporcionou um renascimento/continuidade do movimento new rave deixado em aberto pelos Klaxons, (neste caso ainda considero que os Klaxons continuem num pedestal ligeiramente superior, pois a sua sonoridade é demasiado particular e especial) e até mesmo uma reinvenção do indie-pop trazido pelos Mystery Jets.

Com uma particularidade extraordinária e contagiante, todos os temas de 'Fantasy Black Channel' podem quase ser considerados no topo. Uma espécie de conjunto de singles que se reuniram num único álbum... e de forma eficaz. Cerca de 45 minutos de muita energia, boa sonoridade e bons beats que permitem em cada um dos temas, quase que reviver um género musical diferente, algumas vezes até como se tívessemos recuado cerca de 40 anos no tempo.

De todos os temas acima descritos e que poderiam estar todos em destaque para este prazer sonoro durante pouco menos de uma hora, fica aqui o meu destaque especial para alguns deles: "Broken", "Space and the Woods", "The Bears Are Coming", "Heartbeat" (talvez o melhor tema do álbum), "Whitesnake", "Focker" (talvez o melhor tema do álbum) e "Bathroom Gurgle". Temas mais que viciantes!

Fica aqui o clip oficial de um dos temas do ano: "Heartbeat".


Video Credits: parlophone @ youtube.com

Álbum Recomendado!!

9 comentários:

Graven disse...

Caríssimo Kraak, ainda tenho algumas reservas. O single Hearbeat puxa de facto a vertente pop, deixando o pézinho a bater no chão e os lábios a trautear, mas as poucas músicas que ouvi depois dessa (confesso que não ouvi o álbum todo) não deixaram qualquer marca.

Talvez o paralelismo com os Klaxons vá para além do estilo musical (ou será que devo dizer estilos musicais ou mesmo salganhada sonora) e descreva a maleita de que muitas bandas hoje em dia padecem: Uma mão cheia de bons singles que num álbum deixam algo a desejar, nomeadamente... o álbum e sua consistência! Exemplos Ting tings, los campesinos!, New Young Pony Club e Tokyo Police Club.

Graven disse...

Atenção: Disse salganhada sonora no melhor dos sentidos. O que a malta gosta é de promiscuidade musical! ^_^

Strumer disse...

Um dos melhores albuns do ano!! Muito viciante e surpreendente. Vai crescendo com as audições e de facto qq música é potencial single! Uma das grandes confirmações do ano..;)

entretanto "estou de volta"...;)

gd abraço

Unknown disse...

Graven :) Aconselho-te vivamente a ouvires todo o disco. MESMO! Não penses que se trata de música "a metro". Os LotP conseguiram, no meio de uma grande mistura, fazer um lote de canções, (quase) todas elas potenciais singles, reunidas num só album.

Concordo com a afirmação que fazes sobre bandas que têm uma mão cheia de bons singles e depois fazem um álbum que deixam a desejar. Os exemplos que apontas são flagrantes, excepto os The Ting Tings, que na minha modesta opinião, tudo o que fizeram poderia ser deitado ao esgoto.

Já agora e numa provocaçãozinha, também incluiria nessa lista os Foals. Hein? Foi precisamente isso que disse quando critiquei o álbum 'Antidotes'. :P

E não estou a ser promíscuo, hehe! :)

Unknown disse...

Strumer :) Exactamente da mesma opinião. Um dos álbuns do ano. Uma verdadeira revelação! Para mim, as grandes confirmações de 2008 são os Late of the Pier e os Friendly Fires.

Hugzzz!

Graven disse...

Já estava à espera dessa facadinha nos FOALS. ^_^ Existe, no entanto, uma grande diferença. Qualquer música do Antidotes cresce no ouvido. No geral é um álbum nivelado, coeso e que, mais importante ainda, não vive à custa dos singles. Reitero o que foi dito em relação ao Dear Science, uns posts mais acima... Não existe uma música que passe à frente. O álbum dos LotP, por outro lado, parece que vive à sombra do primeiro single, Heartbeat.

Unknown disse...

Graven :) Caríssimo! HAHA! Eu não gosto de facadinhas... só estava a realçar um aspecto importante na minha apreciação do álbum dos Foals. Pronto, mas ao menos quanto aos TVotR estamos de acordo. Ufa!

:P

Graven disse...

Facadinha é um pouco forte, admito. Tirada! Que tal?

Unknown disse...

Graven :) Gosto de "tirada". Melhor.

"Ó 'Mor espera aí um coche que eu vou ali dar uma tirada na nossa cena".

Yah, tira.

:P