2008/11/06

Visiter (The Dodos)


Apesar de 'Visiter' ser o segundo álbum dos norte-americanos The Dodos, para mim é como se ele fosse o primeiro, porque só conheci este duo durante o presente ano. Acolhi-os com bom entusiasmo cá pela aparelhagem cá de casa, pois 'Visiter' reveste-se de uma guerra de ritmos bastante pacífica, como se não fosse necessário pôr a bandeira branca do lado de fora da janela a decretar a paz.

Influenciados seguramente por alguns ritmos tribais (leia-se exóticos), os The Dodos, com toda a sua simplicidade e longe de hypes de algumas (pseudo-)vedetas arrivistas, conseguem fazer uma mistura interessante de várias sonoridades com uma criatividade respeitável.

A todo este figurino, junte-se uma dose de lirismo e romantismo, algum travão nos seus temas mais enérgicos e temos os The Dodos numa versão pop-experimental, em modo acústico (quase como se estivessem a cantar algumas versões dos The Magnetic Fields ou mesmo dos seus descendentes suecos directos, Jens Lekman ou os Suburban Kids with Biblical Names), capazes de fechar o circuito de 'Visiter' cujo caminho se passeia por vários arcos que unem diversos nós de amarração onde a incisiva percussão e as suas belas e calmas melodias fazem um ponto de paragem obrigatório em cada um desses nós.

Temas em destaque e a reter por diversos leitores mp3 e playlists da vida sonora: "Walking", "Red and Purple" [vídeo abaixo], "Fools" [vídeo aqui], "Joe's Waltz", "Winter", "Jodi" e a maravilhosa "God?".

Álbum Recomendado!


Video Credits: TheBoss2332 @ youtube.com

!!! The Dodos em concerto em Portugal: dia 5 Dez '08 no Salão Brazil, em Coimbra e dia 6 Dez '08, em Lisboa, no MusicBox.

.:: Artigos relacionados com os The Dodos neste blog: 1. Top '08 (Provisório), #2; 2. The Dodos.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Parrovski disse...

Adorei o álbum.

Unknown disse...

Parrovski :) Somos 2!! :D