2009/02/18

Merriweather Post Pavilion (Animal Collective)


Relativamente a um dos álbuns mais falados das últimas semanas, 'Merriweather Post Pavilion', dos Animal Collective, não sei se efectivamente será o (grande) álbum de 2009, mas seguramente estará, da minha parte, nos lugares cimeiros da lista que irei fazer para este ano, tenho que reconhecer. Se o EP 'Water Curses' foi para mim um dos melhores EPs do ano passado e se o anterior álbum dos AC, 'Strawberry Jam' foi, na minha opinião, um dos 10 álbuns de 2007, 'Merriweather Post Pavilion', com uma notável qualidade, estará no meu Top '09. Não há dúvida que desde 1 JAN '09 e até esta data, foi o que de melhor ouvi, com selo de 2009.

O álbum tem um equilíbrio quase que perfeito, não sei bem explicar. Alterna entre o lado psicadélico habitual dos Animal Collective e uma pop tão clara (não fico nada admirado pelo hit "My Girls" ter conquistado meio mundo, foi uma grande aposta estratégica), passando temperadamente e com o toque certo por sintetizadores, electrónica, house, xilofones ligados à corrente e uma inevitável vontade de mexer o corpo durante alguns temas que é algo que só por si me deixa fascinado neste álbum.

A própria capa do disco parece querer dizer qualquer coisa. Hipnotiza-me. Ainda hoje estive com o vinil na mão a olhar para ela, como se me desprendesse do mundano e me agarrasse ao etéreo. O próprio tema de abertura, "In the Flowers", (que só poderá ter a mão (quase) exclusiva de Panda Bear, como se este tema não tivesse sido incluído em 'Person Pitch'), acho que diz muito da arte inserida nesta capa.

'Merriweather Post Pavilion' é um álbum completamente diferente dos anteriores, muito mais acessível à captação de novos ouvintes e julgo mesmo ser um grande marco na carreira dos Animal Collective. Um álbum com muita classe e elegância que, atrevo-me a dizer, pode ser mesmo entendido como a fusão de 'Strawberry Jam' (Animal Collective) com 'Person Pitch' (Panda Bear).

Os temas em destaque neste álbum são praticamente todos, mas com particular destaque para "In the Flowers", "My Girls", "Summertime Clothes" (talvez a melhor do álbum?), "Bluish", "Taste", "Lion in a Coma" e "Brother Sport" (este tema é qualquer coisa de sublime... pois, é o último tema do álbum. Já com "Derek" de 'Strawberry Jam' foi a mesma coisa...)

Álbum Muito Recomendado!

:: "Summertime Clothes" pelos Animal Collective, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Animal Collective neste blog: 1. Andrew Bird-Metaforicamente Deve Haver Qualquer Coisa a Escapar-me; 2. Autopilot Engaged-Set, 31 Jan '09; 3. Telepathe-Novo Álbum: 'Dance Mother'; 4. Clip: My Girls (Animal Collective) [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: