2006/02/11

06-07-06/Z (My Morning Jacket)


Com o seu 4º álbum em 2005, intitulado 'Z', esta rapaziada de Louisville (US) afirma-se definitivamente no mundo musical da música pop independente americana, tal como os The Flaming Lips e os (extintos?) Galaxie 500. Foi em 2003 que os My Morning Jacket entraram numa digressão com os Voices, Doves, Foo Fighters e Burning Brides e talvez por este motivo começaram a ter uma maior projecção e conhecimento. E eis que em Outubro '05 aparecem com este novo álbum, claramente separado por dois motivos, como se de um CD com lado A e lado B se tratasse.

Canções como "Wordless Chorus" a qual inicia o desfile das canções de 'Z', possuem uma força que, segundo dizem, parece ter sido extraída de canções de outros tempos, numa espécie de misturas entre a folk, a pop, a música espiritual e uma espécie de reggae com influências rurais.

Comparativamente com os álbuns anteriores, as faixas que preenchem 'Z' têm mais guitarradas e as próprias músicas possuem letras muito mais firmes. O próprio single "Off the Record" favorece um clima de reggae dirigido para uma fusão de estilos, ou para aquilo a que chamam Air Noir.

Mas há mais canções a reter, como por exemplo, a mística "Gideon", a vigorosa "What a Wonderful Man", a agradável, melodiosa e muito rock à frente, "Anytime", a pianíssima "Knot Comes Loose" e a confortante e intensa "Dondante", com a qual fecham o álbum.

Em resumo, um excelente álbum de 2005 que não entrou na minha lista TOP30 '05, mas que em 2007 estará seguramente na lista do melhor de 2005 que ouvi em 2006. Há tempos atribuí aos My Morning Jacket o prémio 'A' (em oposição ao nome do seu último álbum). De facto, é a pontuação que merecem. Poderá haver alguma classificação A+?

Sem comentários: