2006/02/27

Arquivo Recuperado: Alligator (The National)



Tendo sido por mim eleito como sendo o melhor álbum de 2005, perguntava-me a mim próprio o motivo pelo qual ainda não tinha escrito nada sobre o último álbum dos The National, 'Alligator'. Acho que me senti um pouco estimulado após leitura do Y de 10 Fev '06, onde José Bonifácio assina uma extraordinária peça sobre os The National e, em particular, sobre este mais recente álbum.

Lamentando que apenas agora seja dado algum relevo a esta brilhante rapaziada americana (Ohio) mas com afirmação em Nova Iorque, que já vão no 4º Álbum, os The National afirmam-se definitivamente no panorama musical indie e começam a ser admirados um pouco por toda a parte, especialmente na Europa, mais especificamente em França e no Reino Unido.

Com intersecções com os Tindersticks, The Walkabouts e Pixies e com partes comuns aos Clap Your Hands Say Yeah!, Wolf Parade, Spoon, Arcade Fire, The New Pornographers e My Morning Jacket, por exemplo, é impossível a qualquer admirador destes grupos, passar ao lado dos The National. As características das suas canções revelam uma ambiguidade de sabores e receitas, como se pudesse dizer "agora sirvo-te cozido mas logo a seguir terás um bolo de chocolate de sobremesa". Revelam uma música cada vez mais urbana e dirigida apenas para aqueles que se revêm no que cantam, que sentem a fibra dos versos, que ouvem os problemas mundanos sem lamechices tontas e alienação colectiva pelo meio.

Uma espécie de luxúria combinada com austeridade, muitas vezes enfatizada pela voz seca de Matt Berninger, o barítono do grupo como menciona João Bonifácio na sua peça, cujo exemplo certeiro é a maravilhosa canção "Baby, We'll Be Fine" (já rodou aqui em Nov '05), [ a reter da letra: "I'm so sorry for everything" ], algo em que ele próprio parece cansado de viver mas, sem pedir desculpas directamente pelo que aconteceu e que lhe fugiu do controlo. Esta é uma excelente música.

Mas há mais, "Karen", "Lit Up" [ My body guard shows a revolver to anyone who asks ], "Mr. November" (já rodou em Out '05 aqui no stereo do Kraakinho), "Abel" (vídeo no Kraak FM <'+++), a recuperada "All The Wine" onde afirma "I’m a perfect piece of ass", (do mini-álbum de 2004 'Cherry Tree'), fazem-nos arrepiar não só pelo seu ritmo sedutor mas pela poesia e humor inteligente que nos agarra ao pavimento, sem deixar que algum peão ali ponha o seu pé sem antes saber onde está a andar.

Um álbum magnífico. Para os novos descobridores, sugiro também a audição do seu primeiro e homónimo álbum, "The National", de 2001.

:: Baby, We'll Be Fine, by The National in 'Alligator'

Sem comentários: