2006/09/03

06-01-36/The Trials of Van Occupanther (Midlake)


Após o lançamento do 1º trabalho dos Midlake em 2004, 'Bamnan & Slivercork', este quinteto originário de Denton, Texas (US), aparece em 2006 com o extraordinário álbum 'The Trials of Van Occupanther', seguramente um dos melhores álbuns de 2006, na minha opinião. Já tinha antecipado aqui qualquer provável boom, pelo menos na minha mente, deste grupo norte-americano.

Na mesma linha de mutação dos Grandaddy ou mesmo dos Mercury Rev e dos The Flaming Lips, os Midlake apresentam uma espécie de indie-rock bastante suave cujas origens passam pelo rock made in California dos anos '70. Os temas do novo álbum são de uma frescura e beleza contínua do princípio ao fim. Música que nos entra pelos ouvidos de forma temperada e que de tema para tema, cuja tendência de escuta aumenta de forma exponencial, mas sempre com algum alisamento. Trazem consigo uma mão-cheia de emoções, intimidações e melancolias, sem qualquer pretensão. Este é um factor ligeiramente diferente de alguns dos grupos existentes (similares) que produzem o mesmo tipo de canções.

O universo actual dos Midlake gira à volta das guitarras eléctricas, pianos e sobretudo nas vozes. Canções como "Roscoe" (rodou no Paixaum >+++'>), "Van Occupanther", In This Camp", "Branches", "Young Bride", "We Gathered in Spring", "Bandits" e "Head Home" (rodou por este blog) são as demonstrações claras deste extraordinário álbum bem como um convite do colectivo em convidar-nos para uma confortável viagem à volta da Terra e possivelmente com ramificações para outros mundos.

O disco, uma vez começada a sua audição, será muito difícil fazer uma paragem. Parece que temos que o ouvir todos os dias. É mesmo genial. Brilhante!

Este álbum é mais que recomendado!

:: "We Gathered in Spring", pelos Midlake, em audição, nesta data no side-bar deste blog.

.:: Automatic English Version powered by Google.

2 comentários:

joao disse...

tenho no meu querido ipod nano. ate agora, na minha opiniao, o melhor de 2006. amo a #5, young bride.

Unknown disse...

Hey João! :) Obrigado pela tua visita ao Kraak FM e ao comentário aqui deixado. Espero que possas regressar sempre que quiseres.

Nestes últimos meses, foste o único que partilhaste comigo essa opinião sobre os Midlake. :) Um CD fabuloso que já se encontra no meu TOP 10 de 2006, como podes ver pelo post de 2006.09.01.