2007/11/22

07-05-47/Editors @ Pavilhão do Restelo, 16 Nov '07


Numa noite algo fria fora do Pavilhão do Restelo, os Editors regressaram a Portugal, desta vez para um concerto próprio, para satisfazer às várias camadas de pessoas que se dirigiram ao velhinho Belenenses, seja para aqueles que pensavam que os iriam ver este ano no Festival Sudoeste, seja para admiradores, seja para fãs, seja para curiosos. Obviamente também para divulgar o seu mais recente trabalho, 'An End Has a Start'.

Com o Pavilhão praticamente esgotado, apesar do exagerado preço do bilhete, para mim, este concerto foi uma agradável surpresa, não sendo o concerto do ano e apesar de achar que 'An End Has a Start' é um dos piores álbuns de 2007. Os motivos de tão boa surpresa são bastante variados. Nunca os tinha visto ao vivo e pude realmente comprovar que os Editors são realmente grandes em palco. Valeu mesmo a pena ver como o colectivo britânico defendeu os seus temas ao vivo, dispensando bengalas ou evitando temas mais susceptíveis de atingirem o deslize durante o concerto. Claro, tudo isso com uma inesgotável energia presente durante todo o concerto que ajudou a aumentar a temperatura do recinto.

O set foi bastante equilibrado, na minha opinião. Houve alguns momentos mais mortos, mas isto é a própria consequência do 2º trabalho da banda, onde alguns temas pedem efectivamente outro tipo de ambiente para divulgação. Tirando estes pequenos momentos, o concerto foi sempre a abrir e sem medos. Sem inocência e sem clichés por começarem logo a atacar com os temas de maior êxito e que a maioria das pessoas queria ouvir. Os Editors souberam alternar conscientemente grandes músicas do 1º álbum ("All Sparks", "Blood", "Finger in the Factories", "Open Your Arms", "Munich", "Lights") com as do 2º (com maior destaque aos melhores temas do 2º álbum, como "Bones", "Escape the Nest" e "The Racing Rats"), além de terem também intercalado um novo tema o qual será o lado-B do próximo single, 'The Racing Rats' e o lado-B de um outro, mais antigo, 'Bullets'.

Resta-nos esperar pelo próximo trabalho dos Editors, provavelmente em 2009, para comprovarmos como o bom desempenho da banda terá evoluído e que passe a demonstrar que a decepção do 2º trabalho da banda tenha sido apenas uma fase transitória e que efectivamente os Editors possam ser comparáveis aos Joy Division. Isto para mim é um sinal positivo, ao contrário daquilo que muitos fingem não defender.

:: "Munich" pelos Editors, em audição no Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Editors neste blog: 1. Interpol-Coliseu de Lisboa, 7 Nov '07; 2. Kraak no Incógnito-Set, 25 Out '07; 3. Stop Barking at Indie-Set, 4 Out '07; 4. I Want Candy-Set, 19 Set '07; 5. Once Upon a Time in the West (Hard-Fi); 6. Top '07 (Provisório), #2; 7. Ra Ra Riot-Novo EP; 8. Hey Interpol, How Are Things in the EAST Coast?; 9. An End Has a Start (Editors) [links para artigos mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tive alguma pena de não ter ido, gostava bastante de os ver ao vivo. Mas com tantos concertos, e a ao preço ridículo a que esse estava, tive de fazer escolhas.

São opiniões, eu sei, mas não concordo com a tua em relação ao último álbum deles. :P

Unknown disse...

Purple-Bottle :) Tens toda a razão: o preço do bilhete era ridículo para não dizer escandaloso. Foi pena não teres ido pq os Editors deram um muito bom concerto, na minha opinião.

Em relação ao último álbum, é mesmo assim: todos temos as nossas próprias opiniões e ainda bem que é desta forma! :) Gosto de saber os diferentes pontos de vista das pessoas! :)

Hugzz!