2007/11/18

07-01-47/Interpol @ Coliseu de Lisboa, 7 Nov '07


O entusiasmo com que fui para o concerto dos Interpol não foi o mesmo que tinha quando caminhava para os ver no Rock Werchter '07, ao contrário dos Blonde Redhead (1ª parte). As razões são simples e comuns a muitas pessoas: gosto bastante dos álbuns anteriores, não gosto muito do recente trabalho 'Our Love to Admire' (no meu caso particular, excepto 2 ou 3 temas) e já os tinha visto este ano.

Tal como já tinha expressado e agora confirmo, os concertos dos Interpol são bons, mas nada que se aproxime do "excelente" ou daquilo a que se pode chamar "O concerto". Notei que finalmente a questão da "arrogância" dos Interpol parece ter sido definitivamente afastada do plano social. Desta vez, ao contrário, apesar de se ter notado uma maior interacção com o público, notou-se um certo desgaste por parte do grupo, alguma ausência de energia, especialmente durante temas como "Evil", "C'mere", "Not Even Jail" e "Slow Hands", onde apenas o guitarrista Daniel Kessler parecia oferecer ao público a vibração que era pedida.

Relativamente ao público presente no Coliseu de Lisboa, considero a sua reacção perfeitamente normal num concerto deste tipo. A maioria das pessoas estava ali para curtir, dançar, tentar fazer mosh, gritar e cantarolar e cantar os temas que sabiam de cor. Isto é positivo. Significa brio, vontade, gosto por ali estar, quer tenham 13/14 anos, quer tenham 50. Quer conheçam os temas por vontade própria quer conheçam os temas pela telenovela da noite. Quer porque ouviram na Radar ou na RFM.

O alinhamento foi bastante equilibrado na minha opinião. Claro está que a promoção do 3º álbum seria importante, apesar de ter sido bastante bem ponderada com temas dos álbuns anteriores (efectivamente a parte mais chata do concerto desenrolou-se na presença de alguns temas do 3º álbum, com excepção para "Pioneers to the Falls" (que abriu o espectáculo de forma arrepiante), "Mammoth" e "Rest My Chemistry", que considero as melhores músicas do álbum.

Apesar de tecnicamente correctos, apesar de seguirem os seus temas em palco tal como se estivessem em estúdio, claro que a reacção do público foi totalmente cooperante, especialmente após "Mammoth", com o desfile dos hits (excepto "The Lighthouse" ali pelo meio) até ao fim com o escaldante "Not Even Jail" e imediatamente antes dos encores finais.


Apesar de algumas vozes negativas do lado dos media ou do lado de alguns bloggers, embora com alguma razão entre alguns aspectos notificados, continuo a achar que o concerto foi bom. Para quem não estava muito inspirado naquela noite (apesar de ter sido, à partida, uma noite muito especial para mim), sair do Coliseu contente e com um sorriso, significou que a noite ali passada foi positiva e isto para mim chega para classificar o concerto como bom.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sim, também li algumas críticas menos positivas ao concerto. Apesar de tudo gostei do concerto, só achei que por vezes o som estava um pouco alto demais (notei mais na Lighthouse). Quando aos Blonde Redhead que também li o que escreveste, gostei muito, apesar de só conhecer o "23". Fiquei com vontade de descobrir outros álbuns deles.

Unknown disse...

Purple-Bottle :) Eu também gostei do concerto. No que te referes ao som, é verdade, especialmente para mim que estava numa das laterais onde sentia por vezes algumas distorções... :Z

Hug The DJ disse...

Idem ""...

(na lateral direita)

:)

Anónimo disse...

Apenas bom? Depois eu é que sou esquisito :P
Achei muito bom, e não precisei de os ver aos saltos pelo palco para que transmitissem intensidade, as músicas falaram por si e a banda é de uma coesão inatacável. E até já gosto mais do último disco que, ainda assim, foi mesmo o elo mais fraco da noite.

Mr. S disse...

Subscrevo o teu relato do concerto. Eles são bons, não foi "o concerto" mas diverti-me à grande. Quanto aos blonde redhead soube a pouco!
Cheers!

Unknown disse...

Hug the DJ :) Bem, então estavas mesmo ao pé de mim, não? Olha a coincidência! Estava mesmo por cima de uma das saídas :)

Unknown disse...

Gonn1000 :) Como assim esquisito? "Bom" não chega?? Sou um dos poucos que apesar de tudo digo bem do concerto e tu dizes "apenas bom"? LOL. O que tem que ver os saltos com o concerto dos Interpol? Referes-te aos Editors?

Quanto à coesão dos Interpol, eu não tenho tanta certeza como tu. Bastou ver onde o Carlos D se situou durante todo o concerto.

Mas vá lá concordarmos que o último álbum não é grande coisa :)

Hugz!

Unknown disse...

Mr. S :) Obrigado Mr. S. De facto quanto aos BR soube a muito pouco. Queremos mais e depressa! :D

Cheers!