2006/11/26

06-01-48/Raise the Alarm (The Sunshine Underground)


[Post #500]
    'Raise the Alarm' é mesmo um álbum para elevar o som e acordar de manhã já, de certa forma, algo frenético ou por outras palavras, bastante alegre.

    Inseridos, voluntariamente ou não, nesta recente vaga 'New Rave Order', os The Sunshine Underground lançaram este ano um dos melhores álbuns début de 2006. Vamos ver é como serão os álbuns sucessores desta banda britânica, vinda de Leeds, e quais serão as influências que terão no futuro por terem tido este rótulo 'New Rave'.


    Com um som um pouco gritante como os The Rapture, o vocalista do grupo, Craig Wellington, parece querer eleger a sua banda como os Rapture Britânicos. Mas isto não importa porque este pessoal fá-lo com sentimento e sensação, ao contrário de outros grupos 'New Rave'.

    E se muitos destes novos grupos, apesar de algo agradáveis, não acrescentam nada de novo à cena musical, os The Sunshine Underground conseguiram com o seu mérito, lançar um álbum com muita guitarrada efervescente (como se de uma pastilha de vitamina C num copo com água se tratasse), com música altamente contagiante nas pistas e com um som altamente destacável, sem parecer utilizar material de 2ª mão. Um álbum feito com muito capricho e que floresce inteiramente como um novo som, bastante contemporâneo e que nos deixa bastante surpreendido, mesmo que tenha algumas influências, como acima dito, pelos The Rapture ou mesmo pelos Happy Mondays.

    Canções explosivas como "Put You In Your Place", "Wake Up", "Borders", "Commercial Breakdown" ou mesmo "Panic Attack" e o tema que encerra o álbum "Raise the Alarm" (que já foi sendo pretexto para fim de uma minha DJ Session) demonstram como os The Sunshine Underground têm ainda muito para dar e antecipam claramente o que eles ainda terão escondido entre as mãos.

    Um disco genuíno e que pode ser considerado um fenómeno, atendendo a que se trata de um álbum de estreia. O que é preciso melhorar são alguns temas que fogem um pouco à marca do álbum: baladinhas como "Someone's Always Getting in the Way" parecem um pouco a tender para o deboche. Fixem-se no que realmente parece saberem fazer! :)

    Recomendado.

    :: "Borders" pelos The Sunshine Underground, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

    Sem comentários: