2007/09/23

07-01-39/We Are the Night (The Chemical Brothers)


Conta quem viu os The Chemical Brothers este ano em Lisboa que foi um espectáculo inesquecível, ainda por cima com toda a envolvência existente na bela e mítica renovada Estação de Lisboa-Rossio. Tive alguma pena em não presenciar tal concerto.

Nesta altura, 'We Are the Night', o último álbum dos The Chemical Brothers teria saído há muito pouco tempo e possivelmente muitos dos que demandaram a Estação de Lisboa-Rossio já conheciam alguns dos temas. Eu se já conhecesse o disco teria ido ao concerto apenas por dois temas deste novo álbum.

Curiosamente 'We Are the Night' parece dividir muitas opiniões: há quem o ache uma obra prima, senão o melhor álbum dos The Chemical Brothers, há quem o ache uma bela trampa e deverá haver com toda a certeza uma larga camada onde eu me insiro que não considera o álbum nada de especial, tirando alguns momentos muito interessantes do álbum.

De alguma forma foram os The Chemical Brothers que começaram há não sei quantos anos atrás (10? Mais?) através dos seus 2 primeiros álbuns, 'Exit Planet Dust' e 'Dig Your Own Hole' a demonstrar a extraordinária forma que os manos químicos inventavam sons e ritmos. Hoje o que vemos, apesar de toda a qualidade associada a 'We Are the Night', é algo muito voltado para uma excelente produção, uma formidável divulgação através dos originais concertos que o duo britânico tem proporcionado, mas no que diz respeito mesmo àquilo que era/seria a bandeira dos The Chemical Brothers, o que se vê nalguns temas é algum regresso ao passado e noutros a manutenção de tudo o que já fizeram ao longo da sua carreira, o que não pode ser considerado mau.

O álbum consegue ter alguns temas bem chatinhos, como por exemplo, "A Modern Midnight Conversation", "No Path to Follow", "Burst Generator" (enjoa pela sua duração interminável a qual só deve mesmo funcionar bem num concerto) e "The Salmon Dance" (que definitivamente prova que hip-hop não é de todo o meu estilo).

Os destaques de 'We Are the Night' são, na minha opinião, "We Are the Night", "All Right Reversed" (Hello Klaxons?), "Das Spiegel", "Battle Scars" e obviamente o melhor tema do disco, "The Pills Won't Help You", com a soberba participação dos norte-americanos Midlake. Um encerramento perfeito para este álbum.

:: "The Pills Won't Help You" pelos The Chemical Brothers (feat. Midlake), em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Chemical Brothers neste blog: 1. The Chemical Brothers [links para artigos mais antigos atraves deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Anónimo disse...

Penso que este foi o albúm dos The Chemical Brothers que prestei mais atenção. Concordo contigo na separação das músicas mais chatas daquelas que nos fazem ouvir e tornar a ouvir o album. No principio não ia lá muito com a The Salmon Dance (que raio de salganhada é esta? bolas), depois vi o video e a partir daí comecei a prestar mais atenção e não é que o raio da música é mesmo boa! Fiquei viciada =]

Unknown disse...

Invisible Girl :) WOW! Há tanto tempo! Estas férias desfasadas do pessoal fazem-nos ficar distantes durante um tempo! Bem-vinda novamente a estas paragens! :))

Essa "The Salmon Dance" é um bocado hip-hop'iana para o meu gosto... mas, vou ver o clip e ver se a minha opinião muda, hehe!

Será que também ficarei viciado? :)

extravaganza disse...

ADORO a "Salmon Dance"! O vídeo é excelente e a música faz cócegas, dá vontade de rir às gargalhadas!! Aqueles sons esquizóides ficaram-me a ressoar na cabeça durante dias e dias a (sa)fio...

Anónimo disse...

Não é uma obra-prima, mas é do melhorzinho editado este ano e o melhor dos Chemical desde "Surrender" (1999).
"Burst Generator" é excelente, assim como "Saturate", que criminosamente não referiste. Duração interminável é mais com as canções dos LCD Soundsystem, essas sim chatas :P

Unknown disse...

Extravaganza :) Ainda não vi o vídeo... mas a música não me convence muito... Em vez de cócegas é como me estivessem a dar beliscões

:S

Unknown disse...

Gonn1000 :) O melhorzinho editado este ano?? Não posso concordar contigo, infelizmente. No campo da electrónica saíram este ano discos bem melhorzinhos, como os dos Justice, dos Digitalism, de Apparat, entre outros, nomeadamente LCD Soundsystem. :D

Não mencionei "Saturate" pq é um tema que nem é bom nem mau. Aguenta-se bem :)

Não sou nenhum criminoso! :P

Hugzz!