2009/04/21

Dark Was the Night


A compilação 'Dark Was the Night', para além da excelente qualidade musical presente ao longo de todos os temas que compõem os 2 CDs, tem o mérito de casar uma causa generosa com a maravilhosa (e inédita) contribuição musical de todos os artistas que nela participaram, coisa rara na maior parte dos tributos efectuados dentro do mesmo tipo, vide coisas como 'We Are the World' ou outras merdinhas semelhantes que nem vale a pena aqui serem mencionadas.

Ao longo dos 2 álbuns há um pouco de tudo. Desde temas muito bons a outros menos interessantes (veja-se "Lenin" dos Arcade Fire, por exemplo), os manos Dessner (The National) que além de coordenarem toda a compilação, também participaram em 2 temas, um com com Antony e outro com Justin Vernon (Bon Iver), covers, uniões como Feist (com Ben Gibbard (Death Cab for Cutie) e com os Grizzly Bear) ou mesmo David Byrne com os Dirty Projectors, entre outros. Além disto e a adicionar ao acima mencionado um conjunto de artistas de alta patente que demonstrou que é possível partilhar qualidade musical com aqueles que sofrem, com aqueles que em silêncio sofrem e com todos aqueles solidários. Sem armarices. Sem falsos pretextos.

Recomendado!

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

11 comentários:

O Puto disse...

Apesar de não apreciares a qualidade musical de iniciativas do género "We Are The World", discordo que lhes chames "merdinhas", dado o impacto e as receitas obtidas, que estarão bem longe das que esta colectânea angariará. Neste caso, não se deve olhar a meios para atingir os fins. Além disso, não é coisa rara essa conjugação causa/contribuição musical que mencionas, uma vez que as organizações Red Hot (responsável por esta iniciativa) e a War Child, por exemplo, lançaram várias compilações com um selo de qualidade. Aparte disto, gosto muito deste duplo álbum. Abraço!

Tiago Esteves disse...

Por acaso achei esta compilição em termos musicais fraquinha. São raras as músicas que gosto e tds parecem lados B chunga que não serviriam nem para uma edição de lados B :D

extravaganza disse...

A minha opinião sobre esta compilação:

Obviamente que esta não é uma compilação de lados A e hits tontos, música de pistas de carrinhos de choque, pulos e bebedeiras. Por muito solidária que eu seja (que sou), com um coração enorme e alma generosa, eu nunca compraria um desses cds. Ao passo que este já cá canta (literalmente!) há meses!

E as músicas não são fraquinhas, são músicas de compilação, robustas, com corpo e alma. É a beleza que as compilações têm. E as compilações editadas pela 4AD têm mestria nisso. Estas músicas ainda vão fazer correr muita tinta, durante muitos e muitos anos...

Pessoalmente estou muito encantada com a dos Yeasayer! Ouço aquilo num repeat obsessivo quando meto o cd no carro que nem consigo deixar o cd avançar! :)

Quanto à opinião do nosso amigo Puto, estou com ele quando escreve que não interessam os meios para atingir os fins. Se bem que quando vejo o vídeo de "We are the world", bem que apetece meter a mão na boca a um ou dois gajos!! eheheheheheh

Beijinhos aos dois!!

O Puto disse...

Aleluia, Miss Extravaganza! Já valeu a pena vir rever os comentários por aqui. Esse tema dos Yeasayer, com o que me parece ser ("Kitty kitty kitty..."), é viciante, bem como o dos Dirty Projectors e a versão do "Cello Song", entre outros. Beijinhos!

strange quark disse...

Extravaganza!!! Que é feito??? (espero que me sejam dadas permissões a estas manifestações de regozijo). Já estou como o Puto, só por te ler já valeu a pena...

Bom, mas eu também vinha aqui opinar, que agora estou com uma aberta para estes devaneios...

Compilações à parte, creio que formas de fomentar a solidariedade e de ajudar onde é mais necessário são actos nobres. Também não acho piada a músicas do género "We are the world" mas confesso que o adjectivo utilizado pela Extravaganza de "música de pista de carrinhos de choque" leva-me a pensar exactamente sobre o que ouvia nesses sítios quando era puto. Um dos nomes que me vem à memória assim de repente é... Blondie! E agora? Hehehehe! Por acaso tenho há cerca de 1 ano um texto sobre isto e sobre a música alternativa.

Quanto a esta compilação, foi tão somente o primeiro disco deste ano que comprei e gosto bastante dele. Subscrevo a minha adoração pelas mesmas músicas aqui referenciadas. No entanto, em termos globais, o primeiro CD é bem melhor que o o segundo. E não queria deixar de referir também aquela belíssima versão do Sufjan Stevens.

Abraço

P.S. O que nunca achei piada foi aquela manifestação há um ano sobre o Planeta Terra, onde o melhor que devem fazer é adoptar atitudes menos agressivas para o planeta, como por exemplo não usar aviões privados, como o faz a Madonna ao que parece e que participou na iniciativa. Isto sim, é pura hipocrisia!

Unknown disse...

O Puto :) Merdinhas, sim, desculpa. Não posso aceitar que o impacto e as receitas obtidas por essas compilações sejam argumentos associados à qualidade. Desculpa, mas nisso estamos em total desacordo, pelos vistos. Toda a santa gente sabe que música e esse tipo de compilações "para as massas" nunca fizeram um bom casamento, especificamente pela mediocridade existente no seu conteúdo.

Eu sei que 'Dark Was the Night' não é a primeira iniciativa deste tipo, assim como o recente lançamento pela War Child, mas serão assim tão frequentes a ponto de dizermos que não são raras?

Argumentos à parte, gosto mesmo muito deste duplo álbum, como lhe chamas. Muito bom. Está cá a NATA do indie-rock.

UHUH!

Hugzz!

Unknown disse...

Tiago Esteves :) Lados B chunga? HAHAHA! É a primeira vez que leio tal coisa sobre esta compilação. Bem, lá terás a tua opinião, mas sinceramente, sugiro-te que tornes a ouvir os 2 discos. Podes não gostar, achar uma seca, mas rotulá-los "chunga" parece-me um pouco abusivo. :P

Unknown disse...

Extravaganza :) !!!! UHUHUH! Re-bem-vinda! ENAA!

Gostei do teu comentário. Muito. Acho discutível essa questão "não se deve olhar a meios para atingir os fins", mas quase que até a não rejeito em determinados casos. Tal como tu, jamais compraria uma compilação do tipo 'Band Aid' (Do They Know It's Christmas?) pq os artistas nela presentes são os falsos apoiantes que apoiam isto ou aquilo, mas que na realidade, agem de forma precisamente contrária, tipo "Natal dos Hospitais" que de "pureza e caridade", financeiramente pouco terá. Mas não quero entrar por esta discussão.

A qualidade musical dos discos é formidável. Acho que o 1º disco é melhor que o 2º, mas de todas as formas, para além deste fantástico tema dos Yeasayer, também acrescentaria os dois boyz Sigur Rós, Riceboy Sleeps.

Bjzzzz!

extravaganza disse...

Tiago, não quis com o meu comentário ser antipática contigo ou algo do género, hã? :) (Eu até achei que o Tiago mandou uma provocação para o ar...)

Paz, amor, música e Dark was the night. ;)

Beijinhos a todos!

Quanto à minha ausência, ando em reestruturação interna! :))

Unknown disse...

Strange Quark :) Obrigado pelo teu comentário! Ao fim e ao cabo era o que já tinha dito ao Puto. Há determinadas celebrações que cheiram mesmo a hipocrisia e para essas, eu não contribuo nem sou muito a favor da máxima "não se olham a meios para atingir fins".

Acho que perdi a ingenuidade muito cedo. :S

Hugz!

Unknown disse...

Extravaganza :) Ainda em reestruturação interna? :)

Bjzz!