2006/06/18

06-01-25/The National @ Koko (Londres)

Foi no passado dia 31 Mai '06, pouco antes das 19hs, lá estava eu à porta da Koko, Londres,
para assistir ao meu tão desejado concerto com o qual já andava a sonhar há algum tempo. Qualquer coisa mal percebida indicava que o concerto começaria às 19hs, mas na realidade às 19hs foi a abertura das portas... LOL! Mas não houve problema nenhum. Lá andava eu impaciente pelo início do espectáculo que teve lugar às 20h30 com os australianos
The Devastations,
um grupo que não chamou muito à atenção do público, o que é típico das primeiras partes dos concertos, seja em Portugal ou noutro país qualquer.


Finalmente, creio que pelas 21h45, lá apareceram os desorganizados The National, numa sala completamente à pinha, após dois concertos nos dois dias imediatamente anteriores com os Editors.


O vocalista Matt Berninger, um pouco desorientado em palco e relativamente zombie olhava para os seus restantes compinchas do grupo e dizia em tons de acordes "The English are waiting and I don't know what to do", haha :). Soou muito original sem qualquer cena premeditada à partida. Talvez pelo público se ter apercebido disto e a frase extraída do grande hit "Mr. November", houve logo uma grande ovação por parte dos "The English". "The English"? A maioria seriam ingleses sim, mas pelo que me apercebi havia muitos estrangeiros que ali estavam para assistir a um memorável concerto dos The National, nomeadamente, portugueses (!!), americanos e muitos franceses.

A abertura do desfile dos temas incluídos no seu último álbum 'Alligator', por mim considerado como o melhor álbum de 2005, começou com a extraordinária "Secret Meeting" ("And so and now I'm sorry I missed you I had a secret meeting in the basement of my brain"), seguindo-se uma série de canções que, de música para música, tornava a assistência cada vez mais agarrada e frenética, fazendo com que o grupo e, em particular, o carismático vocalista Matt Berninger ficasse mais à solta, fumando em pleno palco (!!) e chegando a abrir uma garrafa de champagne praticamente no fim do espectáculo, visivelmente satisfeito pela actuação da banda e respectiva resposta do público. Alucinado por completo.


Canções como "Daughters of the Soho Riots", "Baby, we'll be fine", "Wasp Nest", "Murder me Rachel" e "Karen" onde Matt Berninger parecia ter uma relação íntima com o microfone, sentindo as palavras que cantava, emocionando-se com a poesia que recitava, como se o seu coração fluisse pelo sangue que passava pelas suas cordas vocais caminhando directamente para as colunas que traduziam a sua emoção.



    Outros momentos de grande memória e rubro passaram por "Lit Up", "Abel", onde o repetido "My mind's not right" ecoava por toda a sala, seja através do público saltitante seja pela potente voz de Berninger. O grande momento da noite, o grande destaque, a altura onde Berninger perdeu definitivamente o despique entre prender e soltar as suas emoções, foi com o FABULOSO e POTENTE tema "Mr. November", onde se notou que o grupo e, em particular, Berninger, deu tudo o que tinha nestes 5 minutos de vibração natural. "I'm the new blue blood, I'm the great white hope" quando começava a sair pela voz do vocalista, ecoava pela sala e fazia o delírio total perante o público... "I won't fuck us over, I'm Mr. November". FANTÁSTICO! (Hoje, passados 15 dias após o concerto, estou a escrever isto e fico emocionado e arrepiado de me lembrar destes momentos).




      E claro, tudo isto também suportado pela extraordinária dupla de gémeos (os Dessner e os Devendorf). Um Concerto 6 estrelas!! Parabéns aos The National!





      yeah, I'm missing something, Abel, my mind's gone loose inside the shell...

      19 comentários:

      Sunday Morning disse...

      pelo descrição deve ter sido mesmo espectacular, gostava ter estado lá.
      Apenas ouvi os national no inicio deste ano, gosto bastante do albúm

      Anónimo disse...

      Obrigado pelos teus comments no meu Blog Kraak - entretanto mudei o template e os comments foram à vida :( - mas obrigado na mesma. Ah! Sim - e alguma inveja pelos The National em Londres :D

      par disse...

      É com alguma inveja, sim ela outra vez, que escrevo este comment. Pelo que descreves deve ter sido um dos concertos do ano para ti, provavelmente o concerto do ano. Da próxima, quem sabe, poderás ter companhia. Abraço

      gaZpar disse...

      quase estive lá com as tuas palavras. ;)
      hugz musicais

      Nadia disse...

      :D:D:D:D

      Unknown disse...

      Sunday Morning :) Foi mesmo espectacular!! O álbum, este é mesmo muito bom! Best '05! Se estivesse lá estado mais malta de cá, aquilo é que ia ser... :)

      Unknown disse...

      Número :) Então? Perdeste os comentários?? Huh! Deverias ter gravado parte do template para que eles voltassem a aparecer no novo. Deixa lá, recomeças agora tudo novamente :) e não precisas agradecer :)

      Unknown disse...

      Par :) Haha! Não sejas invejoso! Tss tss. Tu viste National ano passado em Paredes; eu não tive essa oportunidade :S De facto foi O concerto de muitos e muitos anos nestas andanças. Vamos lá ver se da próxima também alinhas :)

      Hugzz alinhados

      Unknown disse...

      GaZpar :) Pois... e tu andavas fisicamente lá por perto... A ver se da próxima vez também vens :)

      Hugzz com palavras (H-U-G-S)

      Unknown disse...

      Myself :) WEEEE!! Happy! Happy! Happy?

      :D

      ... disse...

      Que inveja!!!!!!!!!!!

      Unknown disse...

      Amazing :) Haha! Nada de invejas! Foi muit'a booommm!
      :D

      My_Little_Bedroom disse...

      Snif, snif, INVEJA desses concertos 6 estrelas que para aí abundam e que eu não vejo!
      Queria só perguntar se vais também fazer alguma lista semestral dos melhores discos, e quais os que falarás em breve, se falarás bem ou mal...
      É que o fenómeno "Bang Bang Rock 'n' Roll" começa a tornar-se mesmo num fenómeno em 2006. Compreendeste o disco dos Art Brut? Pelo menos o EP? Umas demos? Nada? É que falar de algumas bandas começa a ser como falar dos Pet Shop Boys: ninguém admite que gosta deles mas todos cantarolam o "It's a Sin" e tal...

      A QUESTÃO ART BRUT: haverá discos que ninguém percebe em 2006, para além do dos Stills (que vamos lá, compensa bem o "The Understanding" dos Royksöpp em 2006)?

      Unknown disse...

      My Little Bedroom :) Já fiz uma lista de CD's de 2006 relativamente aos 1º quadrimestre do ano. Agora só vou fazer outra no fim de Agosto. Podes encontrá-la aqui.

      Quanto ao concerto dos National, ... hehe :) Anda toda a gente invejosa, LOLL.

      O fenómeno Art Brut: estranho que digas isto agora, pois o CD é muito bom e já rodou bastante cá por estas paragens no ano passado. Tal como o Understanding dos Röyksopp... embora, este não considerei grande coisa em 2005 (salvo o destaque para uma música que participa a Karin Drejer dos The Knife).

      Não tens seguido muito o meu blog :P

      Stills em 2006: depois do fabuloso CD em 2003, este último é mesmo para esquecer :(

      Unknown disse...

      My Little Bedroom :) Esqueci-me do link. Aí vai. Vê aqui.

      My_Little_Bedroom disse...

      Até me lembrava por causa de ter falado num festival cheio de nomes interessantes, mas essa lista não me despertou muita atenção até porque algusn dos maiores lançamentos também se processaram neste 2º trimestre. O fenómeno "Art Brut" define-se como o fenómeno em que discos bons, que por vezes podem não acrecentar nada, são desprezados ou deitados literalmente ao tapete. Aplica-se a quem vem dizer misérias de um disco que não acrescenta nada e diz maravilhas do "Hail of The Thief" e afins...(como nas informações para os exames nacionais, REFIRA-SE O CARÁCTER EXEMPLIFICATIVO DESTE CD).

      Olha que ainda não me apeteceu ouvir o "Avalanche" do Sufjan Stevens, mas gostei bastante do "Greetings From Michigan" e deste "Illinois". E o disco dos Radio 4 é para mim um passo diferente na sua carreira. Não acrescenta nada, sim, mas é música de óptima resma. Parece-me.

      P.S: O fenómeno Art Brut ainda não perpassa por estas passagens, penso eu de que...Começo a ter idade é para pensar em desprezar a mediania, considerar uma mão cheia de discos maus em todo o ano e priveligiar o que me soa bem. Ecletismo Musical, não é?

      Unknown disse...

      My Little Bedroom :) Pois de facto citaste uma data de nomes sonantes num dos comentários do post. Foi aquilo a que classificaste como um "festival perfeito" :)

      Concordo contigo naquilo a que chamas mediania... de facto é preciso seleccionarmos bem o que queremos ouvir muitas vezes. O CD dos Art Brut é bastante bom, na minha opinião, e foge a essa mediania referida. O mesmo já não acontece com o "Hail of The Thief" dos Radiohead... estes preparam-se para um regresso. Vamos ver o que daí vai sair.

      Sufjan Stevens: Não gosto mesmo. Acho-o uma real seca. É no que o Devendra Banhart também se está a transformar...

      Radio 4: De acordo! Foi o que mais acima disse. É um bom disco, mas não acrescenta nada de novo :S

      Anónimo disse...

      que sorte :)
      e obrigada pela descrição, pois imagino como terá sido !!

      resta me ter esperanças de eles aparecerem por cá !!
      marta teixeira - prt

      Unknown disse...

      Anonymous aka Marta Teixeira :) Obrigado pela tua visita e pelo teu comentário. Espero que possas regressar sempre que queiras :)

      Quanto aos The National, como podes ter visto, o concerto foi estrondoso! :D Acho que foi o concerto da minha vida :)

      Quanto à vinda deles a Portugal, eles estiveram cá em 2005 no Festival de Paredes de Coura :D