2008/11/28

Dear Science (TV on the Radio)


Indo directamente ao assunto e sem grandes rodeios, não tenho dúvidas quanto à evidência que o álbum 'Dear Science' dos TV on the Radio é um dos grandes momentos de 2008. Salta logo à vista desde os primeiros minutos de audição, como se não fosse preciso ouvir todo o disco para se tirar tal conclusão.

Se já com os avanços que foram feitos há alguns meses atrás, através dos temas "Golden Age" e "Dancing Choose" o destino já parecia traçado, ao começar a ouvir o álbum logo, com aquelas que possivelmente serão as melhores músicas do álbum, "Halfway Home" e "Crying", os TVotR marcam a sua posição como sendo um dos grupos mais importantes da actualidade, ocupando lugares entretanto vagos pelos Talking Heads ou mesmo pelos Sonic Youth.

Completamente homenageado pela maioria dos blogs/webzines de prestígio deste mundo, é notório que toda a sensualidade e influências (absorvidas e exportadas) dos TVotR crescem de álbum para álbum. Desde o funk ao pop e ao rock, de tudo um pouco, se encontra presente em 'Dear Science', fazendo com que este quinteto de Brooklyn receba efectivamente o prémio do melhor ar fresco injectado no mundo musical actual, mesmo que alguns dos temas possuam aquele toque afro-electro-pop muito em voga nos dias de hoje, contornado por uma magia vocal indiscutível, pleno de sonoridades à la Prince, onde o bater do pé não deixa ninguém indiferente.

Todos os temas estão em destaque. Não há um único em que uma pessoa pensa "ah, vou saltar esta faixa". Não. 'Dear Science' é um álbum fantástico, inovador no seu género musical, surpreendente comparativamente a trabalhos anteriores dos TVotR, daqueles álbuns que se aprecia logo à primeira vez e que se começa a cantarolar logo a seguir. Recomendam-se, para maior destaque auditivo, os temas "Halfway Home", "Crying", "Dancing Choose", "Golden Age", "Family Tree", "Red Dress" e o fantástico "DLZ".

Álbum Recomendado!!

:: "Halfway Home" pelos TV on the Radio, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os TV on the Radio
neste blog: 1. Kraak no Coffee&Pot-Alexandre Herculano, Set-27 Nov '08; 2. Kraak (w/ Infadels+You Should Go Ahead)-Set, 14 Nov '08; 3. Top '08 (Provisório), #2; 4. Limbo, Panto (Wild Beasts); 5. Kraak+Barbie Pulga-Set, 11 Out '08; 6. Feet Are Both on Fire-Set, 10 Out '08; 7. Why?-"The Vowels, Pt. 2"; 8. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 28 Ago '08; 9. TV on the Radio-"Dancing Choose" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 9.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

16 comentários:

Strumer disse...

Completamente de acordo! Considero-o mais consensual que o anterior, mas sem dúvida muito eficaz! mais um album para figurar entre os melhores do ano..;)

André Forte disse...

eu fiquei um pouco triste com o álbum. É bom, muito bom até, mas não é tão impressionante quanto os anteriores, que quebraram algumas barreiras sem dó nem piedade: era TVOTR e quem não quisesse, não ouvia.

Agora ouço isto e apetece-me pegar nos álbuns de Prince e de Michael Jackson que tenho guardados em gavetas sinistras.

Unknown disse...

Sem dúvida: disco do ano!

Graven disse...

Tenho de admitir que Love Dog é a minha favorita. Não ligues... coisa de sub urbano depressivo.

Shumway disse...

Como é que não se pode gostar deste disco... Top 2008

Abraço

Anónimo disse...

Acho que também é o meu álbum do ano tal como alguém já disse. :)

Unknown disse...

Strumer :) Mais nivelado, talvez. Muito bom e é um dos meus preferidos de 2008! :))

Unknown disse...

André Forte :) Dizes que o álbum é muito bom e sentes-te triste? Hum... Mas eu percebo-te. Entendo o que queres dizer. Digamos que antes os TVotR preenchiam um espaço único e agora não? Eu continuo a achar que eles têm um lugar (quase que) único, mesmo que com algumas influências, ditas sinistras (haha), mas que na minha opinião não se aplicam a Michael Jackson.

Achas?
:S

Unknown disse...

Victor Afonso :) Obrigado pela visita e pelo comentário. Espero que possas regressar sempre que quiseres e puderes, Mr. Kubik! :)

Na minha opinião, não será o álbum do ano, mas sim um dos 10 melhores! :)

Unknown disse...

Graven :) Eu ligo! LOL. Que cena é essa de suburbano depressivo? :S Vai ouvir "Halfway Home"! NOW! :P

Unknown disse...

Shumway :) Como dizia acima, TOP 10! De certezinha!

Hugzz!

Unknown disse...

Filipe :) Para mim não será, mas é quase por uma unha negra! :)

Graven disse...

Ups... neste momento estou a ouvir Guillemots. Eu sei, eu sei, não é assim muito animado, mas olha que Halfway Home também não é assim uma explosão de alegria. Toda a letra aponta para relacionamento falhado, mas enfim...

Is it not me?
Am I not folded by your touch?
The words you spoke
I know too much
It's over now
And not enough

Bom, posto isto, vou para o meu cantinho, abanar o cocuruto e abstrair-me um bocado na bizarria electrónica de Mr Oizo.

Unknown disse...

Kraak: já agora, diz-nos lá qual o teu disco do ano? :)

Unknown disse...

Graven :) What? Relacionamentos falhados é comigo mesmo, LOL. Gosto muito do tema "Halfway Home"... deve ser por isso. Ainda bem que me ajudaste a fazer a analogia explosivo-relacional.

Os Guillemots lançaram este ano um álbum vergonhoso, na minha opinião. Bem poderiam dedicar-se a dar consultas matrimoniais.

Unknown disse...

Victor Afonso :) Hehe! Está quase a sair! Ontem saíram mais 11, anunciados no Top '08. Mas olha, o álbum do ano não será nenhuma surpresa para quem tem vindo a acompanhar estes meus escritos... :)

Fica já a dica!