2008/11/30

The Stand Ins (Okkervil River)


Na senda do último trabalho dos Okkervil River, 'The Stage Names', um dos melhores álbuns lançados em 2007 na minha opinião, eis que surge no outono deste ano, uma espécie de continuação ou complemento àquele álbum, 'The Stand Ins', marcando mais uma etapa de destaque na carreira dos Okkervil River.

Confesso que tinha algumas reservas relativas a este novo álbum. Não sei bem explicar, mas do que tinha ouvido, havia algo que não me estava a despertar muita atenção. Quem me convenceu a ouvir o álbum do princípio ao fim e na sua versão original, foi o amigo Puto, sugerindo-o como uma continuação de 'The Stage Names' que eu tanto gostara. E assim foi. Se pensarmos como um álbum duplo 'The Stage Names+The Stand Ins', teríamos algo digno de podium. Os dois álbuns, vistos de formas separadas, é notório que 'The Stand Ins', apesar de ser um muito bom álbum, está umas décimas abaixo do seu precedente. De qualquer forma, uma coisa é certa: os Okkervil River têm lançado álbuns marcantes, digamos que de 2 em 2 anos, se tivermos em conta que a sua grande ascensão se deu em 2005 com 'Black Sheep Boys', um ícone na vida desta banda norte-americana e imaginando 'The Stand Ins' como uma espécie de apêndice ao álbum 'The Stage Names'.

Como habitual, preenchido por temas de uma melodia embalada com papel brilhante e com letras recheadas de poesia e inspirações que ultrapassam a mediana de qualquer amostra (Will Sheff, vocalista e líder da banda, é bem conhecido por este dom), 'The Stand Ins' é mais um daqueles álbuns que nos convida a um passeio auditivo especial, sobretudo quando presente em áreas naturais fora do ambiente urbano, entre serras e mares, entre planaltos e planícies, óptimo para aquecer este outono frio que tem assolado o país nos últimos dias. Chora-se, pensa-se, adormece-se, relembra-se, dedica-se. Um disco que possui todos os sentidos humanos virados para um único caminho... aquela alma que um dia foi perdida e, que certamente será recuperada muito em breve, mesmo que com alguns arrepios, quer de frio, quer de medo.

As preciosidades contidas em 'The Stand Ins' são algumas. Muitas até aparecem como se fossem mesmo continuação de temas do álbum anterior, por exemplo comparar "Girl in the Port" de 'The Stage Names' com "Blue Tulip". Na realidade, a maioria dos temas são de uma beleza inconfundível, mas quero destacar aqui temas como "Singer Songwriter", "Starry Stairs" (talvez a melhor do álbum), "Blue Tulip", "Pop Lie", "On Tour With Zykos" e "Calling And Not Calling My Ex". Impossível passar ao lado deste álbum.

Álbum Recomendado!

:: "Pop Lie" pelos Okkervil River, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

2 comentários:

O Puto disse...

Fico contente que tenhas dado uma segunda oportunidade ao álbum. Foi graças a ti que conheci melhor "The Stage Names". Abraço!

Unknown disse...

O Puto :) Também eu fiquei! Comprei o álbum nesse mesmo dia e aí no Porto! :D

Foi troca por troca! :P

Hugzzzz!