2007/06/14

07-05-24/A Strange Education (The Cinematics)


Ultimamente tem-se assistido (de forma exagerada) a um nascimento, tipo parto sem dor, de variados grupos que vão buscar as suas inspirações a bandas como os Joy Division, The Cure e os The Smiths. O quarteto escocês The Cinematics encontra-se neste grupo de bandas que andam a tentar fazer vingar aquilo a que se pode chamar post-punk numa determinada corrente musical. Se algumas bandas conseguem-no de forma correcta, há algumas que deixam muito a desejar. O caso particular dos The Cinematics situa-se num passo intermédio.

Após o single "Chase" lançado ainda em 2006, eis que o primeiro longa-duração da banda, 'A Strange Education', surge em 2007 (reportado de forma unânime aos idos anos '80) patrocinado especialmente pelo fortíssimo tema "Break" (óptimo para as delícias de qualquer bar indie). Quem ouve o disco começa logo por ficar com alguma boa impressão (lembro-me do primeiro disco dos portugueses Loto), vê que a fórmula aplicada parece resultar, mas a partir de determinado momento, infelizmente o disco perde força. Digamos que os primeiros temas, "Race to the City", "Break" e "Human" são bastante engraçados (com o devido destaque para "Break" e "Human"), seguindo-se uma fase estranha do disco, com alguma excepção para o cover do "Sunday Sun" (Beck) e para outros dois temas bastante engraçados, "Keep Forgetting" e "Maybe Someday".

Apetece dizer que quem começa a ouvir o álbum, se sente um pouco frustrado a partir de detrminada altura. Parece faltar ali algo mais, não sei bem exactamente o quê. Talvez a musicalidade presente nos temas iniciais do álbum, ou sobretudo no tema "Break" que gosto MUITO.

Esta rapaziada parece ter talento (parece que em palco são muito bons) e atendendo que estamos a falar do primeiro álbum do grupo, nada como aguardar pelo álbum sucessor de 'A Strange Education' e verificar se conseguiram criar a sua própria linha, continuando a incendiar as pistas de dança com alguns dos seus temas e sempre com a fabulosa voz do vocalista Scott Rinning.

Recomendado para os que só ouvem indie rock.

[The Cinematics presentes este ano na edição do Festival Sudoeste.]
----------------------
[Como complemento a este post, sugiro também a leitura de "The Cinematics-"A Strange Education" no blog do Strumer, Conspirasons.] (Actualizado a 14 Jun '07)

:: "Maybe Someday" pelos The Cinematics, em audição via side-bar deste blog.

.:: Artigos relacionados com os The Cinematics neste blog: 1. An Indie Ring-Set, 6 Jun '07; 2. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

8 comentários:

... disse...

Eu colocava-os um pouco acima do intermédio.

Strumer disse...

acabei de escrever um post sobre eles mesmo antes de ler o teu e...parece que estamos na generalidade em acordo..;) um album que perde alguma força com o desenrolar mas que consegue alguns bons momentos. "break" é muito bom..;)

abraço

Unknown disse...

Amazing :) Tal como no post dos Maps, tenho alguma dificuldade em classificar determinados discos. Talvez os The Cinematics com 'A Strange Education' se encontrem de facto um pouco (não muito) acima do ponto médio. Isto na minha opinião, claro!

Unknown disse...

Strumer :) Verdade!! Escrevemos quase a mesma coisa por palavras diferentes! "Break" é soberbo!! :))

Hugzz!

Sea disse...

medianamente posicionados.
é a minha opinião...

extravaganza disse...

Entendes agora quando eu escrevi que "poderão até ter um debut pouco consistente..."? Ele parece perder força lá para meio... Mas diz-se por aí que os putos ao vivo são muito bons, mesmo!! :))

Unknown disse...

Sea :) De acordo!

Unknown disse...

Extravaganza :) Claro que entendo! Já não és a primeira que dizes que os tipos ao vivo são muito bons. Acho que uma boa banda ou pelo menos uma banda com futuro é aquela que consegue ter boas actuações sem a bengala dos instrumentos de estudio. Acho que os The Cinematics terão grande potencial para um 2º álbum bastante melhor! :))