2007/06/17

07-01-25-Favourite Worst Nightmare (Arctic Monkeys)


Depois de todo o burburinho absurdo ocorrido em 2006 sobre os Arctic Monkeys e uma vez que, pelos vistos os ingleses já pararam de tentar convencer mais de meio mundo sobre o brilho existente neste grupo, eis que pouco mais de um ano após o lançamento do primeiro álbum, o grupo de Sheffield (UK) aparece com o seu segundo e orelhudo álbum 'Favourite Worst Nightmare'.

É engraçado porque oiço toda a gente dizer que este álbum é melhor que o primeiro (aliás já o diziam antes mesmo do álbum sair). Irrita-me um pouco esse tipo de opiniões precipitadas que nada mais é que uma campanha de marketing muito bem engendrada para que os Arctic Monkeys confirmem ou mantenham o pedestal antes mesmo de lá terem posto os pés com o devido mérito.

Com este segundo álbum, estes 4 Monkeys, produto dos anos '80, não negam as influências herdadas dos The Libertines e dos The Strokes e acabaram (mesmo que lhes pedindo algumas coisitas emprestadas) por criar o seu próprio universo musical, tratando o rock à sua maneira sem imposição de barreiras, tornando um pouco difícil a repetição dentro do próprio mundo Arctic Monkeys.

O que eu mais admiro neste grupo é a forma descontraída e sem pretensões com que fazem música. Acho genial que aparentemente os AM não tenham aspirações àquilo que lhes pretendem impor (basta ler algumas entrevistas com os membros da banda).

Sobre o álbum propriamente dito, volto à questão "melhor que o primeiro?". Talvez, mas com algumas dúvidas. Acho que à partida 'Favourite Worst Nightmare' não se ouve com tanto prazer como se ouvia 'Whatever People Say I Am That's What I'm Not', mas por outro lado, este novo longa-duração
parece ser mais expansivo que o anterior. Na realidade, acho que não consigo fazer comparações porque para mim, 'Favourite Worst Nightmare' é uma espécie de segundo álbum-debut. Estranho, não?

Se eu pudesse dividir o disco em três partes, digamos que as 4 primeiras músicas não anunciam grande coisa (são um pouco como alguns temas do primeiro álbum), incluindo o single "Brianstorm" que até é um pouco chato e de dificil audição. O álbum ganha mesmo corpo a partir do fabuloso tema "Fluorescent Adolescent", passando por "This House Is a Circus", "Teddy Pickers", "Old Yellow Bricks", "Do Me a Favor" e a belíssima "Only Ones Who Know", terminando quase que em apoteose com o tema "505".


O que eu sinceramente espero é que os Arctic Monkeys caminhem no sentido dos temas citados. A busca pelo 3º álbum terá que passar por aí, na minha opinião. O que também é importante é que esta rapaziada continue isenta do protagonismo e do pretensiosismo a preço de saldos.

Recomendado!
!! Arctic Monkeys em concerto no próximo dia 18 Jul '07, no Coliseu de Lisboa.

:: "I Bet You Look Good on the Dance Floor" pelos Arctic Monkeys, em audição no Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>.
:: "Fluorescent Adolescent" pelos Arctic Monkeys, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Arctic Monkeys neste blog: 1. About What You Know (Little Man Tate); 2. An Indie Ring-Set, 6 Jun '07; 3. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07; 4. The View; 5. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 6. Diz-se...; 7. Destaques 2006-Top 20-30; 8. Clap Your Hands Say Yeah; 9. Top '06, #2 (Provisório); 10. The Fratellis; 11. Calling At Omaha-Set, 21 Jul '06; 12. Little Man Tate; 13. Arctic Monkeys-Paradise Garage, 18 Mai '06; 14. Top '06 (Provisório); 15. Stellastarr* (by NME); 16. Apologies to the Queen Mary (Wolf Parade); 17. Arctic Monkeys; 18. NME Awards '06; 19. Prémios by Kraakinho, #3; 20. Playlist #50; 21. Shockwaves NME '06; 22. Arctic Monkeys-Novo Single.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

18 comentários:

Spaceboy disse...

Achei bem mais piada a este disco que ao primeiro, que além de um ou outro single não me convenceu. O single "Brianstorm" aliás é um belo single (e gosto bastante do vídeo tb).

Parrovski disse...

Gosto mais do primeiro álbum mas este tem para mim a melhor música que eles fizeram até agora: "Old Yellow Bricks"

clonixx disse...

Revejo-me na tua avaliação destes "catraios". Melhor o 1 ou o 2 tb não sei dizer bem mas que são dois albúns fantásticos são, e q vão concerteza incendiar os Recreios tb não tenho dúvidas... Dia 18 contriubuo pa isso!
Qto a músicas a q + gosto foi a q n falaste hehe..."Balaclava".

Anónimo disse...

Este disco parece-me demasiado igual ao primeiro... e entre este e o 1º voto no que me faz dançar - o primeiro :)

Strumer disse...

sem duvida que os AM estao bem lançados! no entanto acho que gosto mais do primeiro album..;)"teddy picker" é espectáculo!!(bom sinal ver cmo cada 1 escolhe uma musica e ainda assim facilmente nao coincidem..)

abraço

Spaceboy disse...

off-topic: a Robyn é a maior, digas o que disseres. Até o Astronauta gosta dela!

Sea disse...

pessoalmente gosto da Fluorescent Adolescent. talvez tenham sido um pouco vítimas do "circo" que se criou à volta deles.
honestamente, acho que não saiu nada de novo neste 2º álbum, por isso, acabo por gostar mais do 1º.

My_Little_Bedroom disse...

Este CD vem realmente mostrar mais alguma maturidade, e impressionou-me ler algumas coisas por aí pela imprensa internacional. Merecem mais respeito neste momento por mais gente e, para mim, são uma pouquinho (muito) mais que uma banda que vendeu umas centenas de milhar de discos de estreia na 1ª semana deste nos escaparates das lojas. Já saiu há algum tempo e ainda me anda a roubar tempo que gostaria de ter para ir conhecendo outras coisas, com muita culpa do single "Brianstorm", cuja opinião dada pelo Spaceboy é totalmente subscrita por mim...

Agora que toda a gente quer começar a dizer que o "prog" voltou e que continua a não interessar em nada os teus gostos em detrimento do género que ouves, agora sim: chegou a altura de vermos quem irá ficar para valer.

Se não deixarem também crescer o bigode e se não se auto-melindrarem com "síndromas de crescimento" e opiniões externas, acredito que a continuação do seu trabalho vai desembocar numa altura em que serão o porta-estandarte da frescura musical (que foram negando e aceitando conforme as modas...) de opiniões sensacionalistas. As mesmas que agora querem mais CD's prog, já que discos como os de Burial não conseguiram alimentar (felizmente) mais uma tendência errónea e fantasiosa.

Tenho a sensação que vou ficar com a mesma impressão que fiquei com os White Stripes: uma grande frustração em não os ter visto ao vivo - mesmo já tendo uma ligeira impressão do concerto de há 1 ano e um mês no Paradise Garage.

Cheers...

Spaceboy disse...

Que tendência fantasiosa é que o disco do Burial queria criar? Continua a ser para mim dos melhores do ano passado e bem melhor que muita coisa deste ano. Tem aí um novo ep e novas músicas que saíram na compilação da Soul Jazz que me fazem antever um belíssimo segundo álbum, e o mesmo espero do Kode9. Sinceramente não percebo o que é que quiseste dizer com isso. E faland de prog, o novo dos Battles é genial, se todo o rock tivesse metade da vontade (e concretização neste caso) de inovar, então o panorama seria muito melhor do que o que actual presenciamos.

My_Little_Bedroom disse...

Entendeste mal. A questão é que houve uma altura em que muito se falou sobre uma vertente mais darky e urbana da música liderada por esses senhores, mas (e não é para dar graxa) por terem qualidade, por não virem de encontro ao sonho anglófono de uma "next big thing" com uma sonoridade totalmente oposta e serem cautelosos nos seus lançamentos é que não alimentaram mais tendências estúpidas e habituais que estipulam hábitos de audição a quem, algumas vezes, prefere não procurar por si mesmo o gosto na audição de um determinado estilo, de uma determinada abordagem.
Sobre a inovação ou não, deixa-me que te diga: quantas não foram as bandas que decidiram inovar o seu som à procura de inovar o panorama da música actual (porque assim chamriam muito mais público melómano, também) e que não se conseguiram impor?

Para além do bigode (pronto, não se aplica a todas e nunca a aparência de alguém será um requisito para eu ouvir determinadas músicas), parece que poder-se-ia começar a ensinar que discos maus saem muitas vezes de quem vem para a rua descrever o sem trabalho com uma frase como esta "Queríamos fazer algo de diferente". A inovação não é necessariamente positiva, e se os Battles são inovadores (correcto, tudo bem, até gosto do álbum), não me importava nada de ficar com os White Stripes e com os Queens of The Stone Age pelas orelhas.

Cheers...

Unknown disse...

Spaceboy :) Pois... eu não sei muito bem distinguir. Penso que seja um nadica melhor que o 1º, embora, como disse parece-me mais um 2º álbum de estreia :)

Unknown disse...

Parrovski :) Não a classificaria como "a melhor", mas esta é a minha opinião. O tema é muito bom, realmente.

Unknown disse...

Clonixx :) "Balaclava"... por acaso não morro de amores por este tema... LOL.

Olha, seguramente que irão incendiar o Coliseu. Eu não poderei ir. Curte!

Unknown disse...

Number :) Pois... bem visto. É difícil a escolha... parece-me que é opinião generalizada :)

Unknown disse...

Strumer :) Acho giro que tenhas feito essa observação, Strumer. Cada um escolhe um tema preferido, mas sempre diferente da escolha de outrem. Muito engraçado. Demonstra mesmo que os AM estão aí a mostrar de facto o que valem :)

Hugzz

Unknown disse...

Spaceboy :) A Robyn? Eu já imaginava que não resistirias a deixar resposta à minha provocação, hehe :))

Acho a Robyn um bocado pirosa, desculpa lá. Já perguntaste ao Gonn? Normalmente ele tem sempre um "voto decisivo" nestas coisas, LOLLL.

Unknown disse...

Sea :) LOL. Por isso os AM fizeram um tema chamado "This House Is a Circus", hahaha.

Confirma-se que a escolha entre o 1º e o 2º é difícil...

Unknown disse...

My Little Bedroom, Spaceboy :)) Se me permitem não vou entrar no meio das v/ opiniões (não vou muito à bola com Burial como sabeis), mas deixem-me dizer algo sobre os Battles:

Parece-me interessante, tenho o disco, já o ouvi algumas vezes e concluo que seja algo que ainda precisa de alguma maturação. É estranho, sem dúvida. Não entra à primeira, mas nada como estar disposto a ouvir novas formas de progresso na área musical, embora ache que aquilo seja uma espécie de "rock armarento".

Preciso de amadurecer as minhas ideias/opiniões sobre aquilo a que chamaram "Math Rock".

"Tij" é genial! :)

Abraço aos 2!