2007/06/11

07-02-24/Loney, Dear


Como é do conhecimento generalizado, nos últimos tempos países como o Canadá e a Suécia têm sido, em termos musicais, muito citados devido ao alarme que ecoa por várias antenas espalhadas ao longo do globo. Mas se por vezes o alarme tem a sua razão de ser, noutros casos já não me parece que seja necessário tamanho alarido.

No particular caso da Suécia, se Robyn e I'm From Barcelona são, na minha opinião, para esquecer totalmente, já Emil Svanängen aka Loney, Dear fica mais ou menos ali em modo estacionário.


Comprei o seu mais recente trabalho, 'Loney, Noir' há pouco tempo, atraído não pelo single "I Am John", mas sim por algumas coisas que li por aí e pelo tema "Hard Days 1. 2. 3. 4.".

Loney, Dear parece seguir uma escola à la Belle & Sebastian ou Camera Obscura ou mesmo Sufjan Stevens, mas que perde um pouco quando tenta fazer algum jogo com a sua voz caindo em armadilhas desagradáveis como Mika em modo melancólico e sensível (ver também Danielson), dada a exuberância dos falsettos presentes nos refrões de alguns temas, especialmente no single "I Am John".


Produzido pelo próprio Emil Svanängen e lançado na Suécia em 2005, o álbum 'Loney, Noir' atravessou fronteiras este ano passando a ser mais um álbum citado pelos circuitos norte-americanos, britânicos e franceses. Se em determinados meios é altamente condecorado, noutros nem por isso.


'Loney, Noir' tem momentos altos e medianos. Apesar de o álbum não ser mau, é grande a distância que separa Loney, Dear dos Peter, Bjorn & John ou mesmo de Jens Lekman. Nada mais que uma espécie de indie-pop sueca standard própria para ser exportada.

Ideal para uma tarde de domingo deitado no sofá a ler o jornal.

:: "Hard Days 1. 2. 3. 4." por Loney, Dear, em audição via side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data (quando o servidor deixar de atrofiar).

.:: Artigos relacionados com Loney, Dear neste blog: 1. Kajak (Benni Hemm Hemm).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Sea disse...

tinha feito referência a este álbum no Sea Place. Ainda assim, acho o Sologne, o álbum anterior, melhorzito.

beijos (e agora, meke faço trocadilho :D)

... disse...

Até podem havre músicas neste blog que não me digam muito, como é óbvio, mas ultimamente as que tens colocado parecem-me ser todas muito boas.
Thks.

Unknown disse...

Sea :) O anterior não conheço, mas espero sinceramente que seja melhorzito que este :)

Bjzz anteriores :P

Unknown disse...

Amazing :) Hehe! A que te referes? Maps? Little Man Tate? Loney, Dear? :))

Obrigado, caro amigo.

Sea disse...

na minha modesta opinião, achei que era melhor. mais não fosse, por ter sido o álbum de estreia.

beijos estreantes :D

Unknown disse...

Sea :) Como disse, não conheço o primeiro trabalho de Loney, Dear, mas acredito na tua palavra :))