2008/04/08

Elegies to Lessons Learnt (iLiKETRAiNS)


Após alguns singles em 2005 e uma espécie de mini-álbum ou maxi-EP ou o que se quiser chamar, 'Progress-Reform' em 2006, os britânicos iLiKETRAiNS lançaram no ano passado o álbum 'Elegies to Lessons Learnt' o qual segundo o próprio grupo é o seu verdadeiro primeiro álbum.

Sendo 'Progress-Reform' constituído por um conjunto de temas verdadeiramente especiais, este novo álbum embora lhe fique um bocadito atrás, não é de forma alguma para ser ignorado. Confesso aqui o meu pecado para com os iLiKETRAiNS, uma banda que me fascinou desde a primeira vez que os ouvi.

Se a trip-psicadélica oferecida pelos Fuck Buttons não é permanente nos meus ouvidos, estes têm que ser compensados por todos os ambientes fascinantes e misteriosos que os iLiKETRAiNS me oferecessem. Toda a História cantada nos seus temas, toda a atmosfera ferroviária a reinar em muitos dos seus temas, todos os recados presentes ao mundo moderno, tirados das lições do passado são, em conjunção com as guitarras em modo post-rock e ajuda daquela voz grave e melancólica do vocalista, a inspiração para um concerto único, onde os Tindersticks dividiriam o palco com os Sigur Rós... e eu, ali ao pé, a assistir na primeira fila da plateia.

Os temas em destaque deste álbum são, na minha opinião, "We All Fall Down", "Twenty-Six Years", "The Deception", "The Voice of Reason", "We Go Hunting" e "Spencer Perceval". Esta até faz tremer as plantas cá de casa quando o CD toca em modo repeat. Já agora, e para quem não teve oportunidade de conhecer, fica aqui o lado-B do single 'Spencer Perceval', o tão falado e belíssimo tema "I Am Murdered" [MP3 cortesia de Matthew (aka Mr. Toad) através do seu site Song by Toad] que não está presente em 'Elegies to Lessons Learnt'.

Sem dúvida, um álbum a marcar cada vez mais pontos, embora, como já afirmado, algo inferior a 'Progress-Reform', na minha opinião.


Recomendado!

2 comentários:

M.A. disse...

Como já te devo ter dito, este disco foi, para mim, uma semi-desilusão. E eu que tinha ficado fascinado desde a 1.ª vez que ouvi "Terra Nova"...

Abraço

Unknown disse...

M.A. :) Sim, já me tinhas dito e quase concordo contigo. Não ponho as coisas como "desilusão" pq há lá temas fascinantes também, na minha opinião.

Reconheço que 'Progress-Reform' é de qualidade superior, sem dúvida!

Hugzz!