2008/04/11

Midnight Boom (The Kills)


O terceiro álbum dos The Kills, 'Midnight Boom', trouxe consigo a mesma dúvida que eu tive no ano passado relativo ao 2º álbum dos Arctic Monkeys, ou seja, se pensarmos que 'No Wow' foi quase uma continuação de 'Keep on Your Mean Side' e neste caso, podemos juntar estes 2 num só álbum, 'Midnight Boom' é um audacioso trabalho que posiciona o grupo numa especie de fase de transição ou de mutação, não sabendo eu, exactamente, como classificar este entre os outros dois.

Tal como dizia há tempos, os The Kills provaram com 'Midnight Boom' que continuam a recusar serem os parentes pobres dos White Stripes. Toda esta nova tendência presente demonstra que os The Kills estão a tirar, na minha opinião, grandes dividendos de algum afastamento da atmosfera blues-punk predominante nos álbuns anteriores, embora muitos considerem que o facto deste novo posicionamento num novo mundo laboratorial de experiências não lhes fique (muito) bem, uma vez que 'Midnight Boom' é muito mais lúdico que ou qualquer outro trabalho da banda. Eu, pela parte que me toca, saúdo com prazer esta viragem empreendedora a qual continua a manter o seu padrão de qualidade.

Mas o que também é certo é que, apesar destas novas experiências, toda a verdadeira essência dos The Kills continua presente em 'Midnight Boom': a cumplicidade habitual dos elementos da banda e a energia, carregada de tensão, presente na generalidade dos temas, ajudada quer pela belíssima voz da vocalista VV (Alison Mosshart) quer pelas guitarradas de Hotel (Jamie Hince) continuam vivas. Todo o suporte do sexy-duo lá se encontra com a mesma qualidade e ainda, com mais criatividade e sobretudo alegria, como se os The Kills tivessem descoberto que a vida feita com mais cores, que não o quase exclusivo preto e branco, tem muito mais piada.

Os temas em destaque são quase todos... Deixo uma menção especial para os temas "U.R.A. Fever" [MP3 aqui], "Cheap and Cheerful", "Tape Song", "Last Day of Magic", "Hook and Line", "Black Balloon" e "What New York Used to Be" (talvez o melhor tema do álbum, na minha opinião).

Álbum recomendado!!

!! The Kills em concerto amanhã, 12 Abr '08, na Casa da Música, no Porto.

:: "What New York Used to Be" pelos The Kills, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Kills neste blog: 1. Boredom-Insanity-Set, 7 Mar '08; 2. The Kills-Novo Álbum: 'Midnight Boom' [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 2].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Anónimo disse...

É capaz de ser o melhor disco deles e prefiro-os de longe aos White Stripes, que acho muito mais repetitivos e enfadonhos. E espero que passem por Lisboa este ano.

Shumway disse...

Em perfeita sintonia.
A melhorarem de disco para disco.

Abraço

Unknown disse...

Gonn1000 :) Também eu, Gonn, prefiro-os de longe aos White Stripes, pelo menos nesta actual fase dos WS... Vamos lá ver se eles vêm a Lx... nunca se sabe.

Qto ao disco, as opiniões parecem dividir-se. Eu também gosto muito deste álbum e continuo a achar que os trabalhos não devem ser comparados.

Unknown disse...

Shumway :) Pelos vistos também achas que este é o melhor trabalho dos The Kills! :D

Hugzzz

Anónimo disse...

.
como eu suspeitava, o álbum ao vivo é excelente, mais versátil que o anterior.
.
ainda que em paredes de coura tenha sentido mais aquela tensão sexual entre os dois. também havia lama... pode ter sido disso. (risos)
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) Hahaha! Adoro esses teus comentários, hehe! Lama não deve ter sido pouca, LOL. Quando os vi no SW não havia lama, mas uma grande química sexual entre eles, isso sim, hehe! :D

Imagino como não terá sido o concerto na Casa da Música! A ver se voltam a PT, desta vez a Lisboa. :S