2015/05/29

Kraak FM <'+++< em Revista | Ano de 2009



Na continuação deste post, hoje dedico-me ao ano de 2009 que teve o seu início com a presença dos norte-americanos Swell com "Make Up Your Mind" logo seguido pela publicação da segunda mixtape online (a primeira foi algo experimental) no blog pa lamber. 2009 foi o ano em que faleceu João Aguardela dos Sitiados e António Sérgio e foi também o ano dos Animal Collective com o álbum 'Merriweather Post Pavillion', dos Japandroids com 'Post-Nothing', dos Circlesquare e 'Songs About Dancing and Drugs', da compilação 'Sci-Fi-Lo-Fi, Vol. 3 (Shoegazing) e também de 'Dark Was the Night'.

Em 2009, o Facebook ainda não estava tão impregnado nas nossas vidas o que fazia que o mundo dos blogs, de certa forma, ainda tivesse algum lugar para viver. Desta forma, este blog foi nomeado pelo site Cotonete como blog da semana e blog do mês, numa altura que andava de férias pela Cidade do Cabo. A nomeação do Cotonete originou um convite para a realização de uma mixtape exclusiva para aquela publicação, o que originou que começasse a passear um bichinho dentro de mim para publicar mixtapes, vírus que ainda existe dentro de mim em 2015.

2009 também foi um ano de eleições legislativas e o Kraak FM <'+++< dedicou um vídeo a cada uma das forças candidatas a sentar o rabo no hemiciclo parlamentar: PS, PSD, CDS-PP, BE e CDU, deixando aqui um recado geral para todos eles. Por falar em prostitutas (ver link anterior), foi também em 2009 que alguém meteu na cabeça que o Cais do Sodré passaria a ser uma zona indie e toca de desalojar o putedo e a mitragem lá existente para dar espaço aos hipsters. Comecei assim a passar música no Tokyo e no Copenhagen, na vã esperança de não ter que ir a pé a Fátima. Errado, mais uma vez.

Na sequência da actividade da Undergrave Productions, 2009 foi o ano dos finlandeses Cats on Fire tocarem em Lisboa e no Porto e também o ano do regresso dos The Mary Onettes a Portugal. Para outros concertos fui eu, nomeadamente o Crossing Border em Haia (NL) onde tive contacto directo com os Cymbals Eat Guitars, entre outros concertos. Antes de partir, fiz uma mixtape especial para esta viagem à Holanda.

O melhor álbum do ano foi 'Yesterday & Today' dos The Field, o melhor álbum nacional foi 'Femina' (The Legendary Tiger Man), os concertos do ano foram autoKratz e Crystal Castles, ambos no Optimus Alive!, os piores disquinhos editados foram 'Jewellery' (Micachu and The Shapes) e 'Klang' (The Rakes), sendo que a música do ano foi 'Summertime Clothes' dos Animal Collective, e é precisamente esta que iremos aqui recordar.

2009 foi isto e muito mais!

Ficai bem. Em breve haverá mais resenhas.

Video Credits: Domino Recording Co. on youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: