2015/05/14

Kraak FM <'+++< em Revista | Ano de 2005



Este ano, o Kraak FM <'+++< completa 10 anos de existência. 10 anos de muito prazer em escrever algumas linhas por aqui. 10 anos com altos e baixos. 10 anos de resistência para que este blog se mantenha de pé, ao contrário de muitos outros que acabaram por não resistir ao tempo disponível dos seus autores e também às múltiplas formas que foram criadas para a divulgação musical online.

Em jeito de fazer uma pequena resenha do que foram estes últimos 10 anos, pretendo destacar, ano após ano, os melhores momentos que por cá ficaram, para quem sabe um dia, mais tarde recordar. Uma espécie de Kodak Kraak FM em revista desde 2005.

O blog nasceu com nome de rádio para separar claramente as águas de um outro blog que tinha na altura, o Paixaum >+++'> (entretanto mudou o seu nome depois de sepultado para Pleasure Songs), que não era mais que um blog de assuntos dedicados à nossa sociedade com muito daquilo que na altura sentia, mas que inevitavelmente estava a ser inundado com posts musicais e plug-ins que na altura eram permitidos no Blogger, quase que tornando o blog Paixaum >+++'> como uma rádio online. Daí ter nascido a necessidade de separar o trigo do joio e criar um blog exclusivamente dedicado à música.

Em 2005 o Kraak FM <'+++< começou a tomar mais ou menos o corpo que hoje ainda tem. Downloads gratuitos, a rubrica "Agenda", a chacota habitual do mundo musical, a divulgação de novas bandas, resumos de participação em concertos, os tops de músicas e discos e as críticas habituais aos álbuns entretanto editados. 2005 foi o ano onde o Kraak FM <'+++< foi ao Festival Sudoeste assistir aos concertos de Peaches, LCD Soundsystem, Kasabian, The Thrills, Josh Rouse, Doves, Athlete, Wray Gunn e The Kills, Owen Pallett ainda como Final Fantasy na ZdB, Devendra Banhart na Aula Magna, foi o ano dos Bloc Party e do seu 'Silent Alarm', dos Elbow e do seu 'Leaders of the Free World', dos British Sea Power e 'Open Season', tendo 'Alligator' dos The National, ter sido eleito o álbum do ano de 2005.

O tema do ano, apesar de originalmente ser de 2004 e lançado na Europa em 2005, foi "Neighborhood #1 (Tunnels)" dos Arcade Fire, logo seguido por "Hoppípolla" dos Sigur Rós, do álbum 'Takk...', um dos grandes álbuns de 2005.

Vamos então recordar estes dois temas e fechar o ano de 2005. 


Video Credits: Merge Records on Youtube on youtube.com


Video CreditsSam Muir on youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: